Supermercado do futuro: conheça as tendências e expectativas

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Sugestões personalizadas de produtos, self-checkout e integração entre canais online e offline. O supermercado do futuro, aos poucos, começa a surgir no presente. Uma das principais características do conceito é oferecer uma experiência cada vez melhor para o consumidor tanto nas lojas físicas quanto digitais.

Nesse sentido, a tecnologia, aliada a algumas práticas, é decisiva para tornar o novo modelo realidade. Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning estão entre as soluções tecnológicas que apoiam a revolução do varejo, principalmente no período pós-pandemia. Leia também:

  • O que é o supermercado do futuro
  • Principais características do novo modelo
  • Tendências para o supermercado do futuro
  • Influência da tecnologia no futuro do supermercado

O que é o supermercado do futuro

O supermercado do futuro é, em linhas gerais, um espaço de varejo altamente avançado tecnologicamente. O conceito incorpora uma série de características inovadoras, desenhadas para aprimorar a experiência do consumidor e agilizar o processo de compra. 

Tendo a digitalização como aliada, esse tipo de mercado conta com uma série de tecnologias e práticas que visam tornar as compras mais fáceis, convenientes e eficientes para os clientes.

O futuro do supermercado passa, também, pela forma como os dados serão usados pelas empresas do setor. Isso vale tanto para processos internos, como estoque, quanto externos, relativos à experiência do consumidor. 

Da loja física ao e-commerce

De acordo com o Ranking Abras 2022, divulgado em abril de 2022, em 2021 o setor de supermercados faturou R$ 611,2 bilhões. O número é fruto da operação de mais de 92 mil lojas espalhadas pelo Brasil e, também, das atividades digitais de muitas empresas.

Foram 28 milhões de consumidores atendidos, com um time de 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos em todo o País. Os números já mostram a relevância do setor para o Brasil, com o autosserviço nacional respondendo por 7,03% do PIB nacional.

Apesar de ser um dos setores mais relevantes da economia, é notório que as empresas precisam se adaptar a novos comportamentos dos consumidores, principalmente pós-pandemia, e incorporar tecnologias e práticas do supermercado do futuro. 

Segundo dados da consultoria McKinsey & Company, de abril de 2022, os e-commerces têm atraído cada vez mais compradores de supermercados e mercearias tradicionais. A combinação de conveniência e segurança impulsionou o crescimento de novos modelos de entrega, levando varejistas tradicionais a se adaptarem.

A consultoria acredita que clientes que continuam comprando em lojas físicas já estão buscando uma experiência de consumo diferente. De acordo com a McKinsey, a adoção do self-checkout cresceu quase 20% desde o começo da pandemia da COVID-19. Além disso, 75% dos respondentes da pesquisa que usam o self-checkout pretendem continuar. 

Principais características do novo modelo 

De forma geral, o supermercado do futuro é um espaço altamente digitalizado, sustentável e que preza pela personalização. Combina a conveniência das compras online com uma experiência de compra otimizada. Entre suas principais características, estão a automação de tarefas e a redução dos impactos ambientais como base.

Automação de tarefas

Graças ao uso de tecnologias como Inteligência Artificial, atividades rotineiras e repetitivas, como controle e reposição de estoque, podem ser automatizadas. Isso libera os colaboradores para atividades mais estratégicas e que agregam maior valor à experiência do cliente. 

Os quiosques de self-checkout e o pagamento automatizado também são exemplos de como a automação é aplicada no supermercado do futuro. Graças à prática, clientes podem fazer suas compras de forma mais rápida, sem necessidade de interagir com um atendente, por exemplo.

Mobile e online shopping

Com o crescimento da popularidade das compras online e mobile, essa tendência do varejo alimentar também tem como característica contar com uma plataforma de e-commerce robusta. Isso permite que os clientes comprem produtos não só in loco, como, também, dos seus smartphones e outros dispositivos, com o apoio da conectividade.

Outra característica é oferecer serviços de entrega e coleta de compras online. De maneira geral, ele integra, com sucesso, o mundo online e offline, oferecendo uma experiência de compra completa para o cliente.

Sustentabilidade

O supermercado do futuro já nasce com o objetivo de controlar o impacto ambiental. Práticas como redução do uso de plástico, aposta em fontes renováveis de energia e sistemas de reciclagem mais eficientes fazem parte de suas características. 

Com consumidores cada vez mais preocupados com o impacto ambiental de suas escolhas de compra, essa tendência no varejo foca, ainda, em oferecer opções mais sustentáveis de produtos e em reduzir sua pegada de carbono.

Delivery aprimorado

Não é segredo que um sistema eficaz de delivery é essencial para atrair mais clientes para o negócio. No entanto, o supermercado do futuro se destaca por ter um sistema de entrega em casa altamente aprimorado, considerando as características e necessidades dos consumidores. 

Horários alternativos, atendimento digital e facilidade para retornar produtos, por exemplo, fazem a diferença.

Embora alguns negócios já contem com uma ou mais dessas características, ainda há um longo caminho a percorrer para que o conceito se torne uma realidade que possa ser implementada em larga escala.

Tendências para o supermercado do futuro

Conhecer as tendências do varejo é um passo importante para entender o que esperar do supermercado do futuro. Entre as expectativas, estão o uso de IA para uma experiência de compra cada vez mais personalizada, a criação de experiências únicas nas lojas físicas e, até mesmo, o uso de carrinhos inteligentes.

Experiência personalizada

A tendência-chave, quando o assunto é supermercado do futuro, é oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para o consumidor. 

Quanto mais dados varejistas coletarem dos clientes, maiores serão as oportunidades de oferecer experiências de compra personalizadas, como recomendações customizadas de produtos e mensagens promocionais direcionadas.

Tecnologias como sensores, câmeras e Big Data possibilitam que o supermercado ofereça uma personalização para cada cliente, com sugestões que realmente correspondam ao seu histórico de compras.

Prateleiras podem se transformar, por exemplo, em displays digitais que acendem quando o cliente chega perto. Os sensores anexados podem rastrear as necessidades dos consumidores. Além disso, com a tecnologia, os colaboradores podem ser informados quando um produto não está disponível e precisa ser reabastecido.

Lojas menores, com experiências intimistas

Outra tendência que deve estar no radar é a opção por lojas menores e mais especializadas. Essa segmentação faz com que os espaços sejam mais fáceis de transitar e, também, ofereçam uma experiência de compra mais acurada para o consumidor.

Um dos principais desafios enfrentados pelos varejistas é aumentar o engajamento e garantir que os clientes fiquem nas lojas o máximo de tempo possível. 

Nesse sentido, investir em estratégias como organizar eventos especiais ou aulas de culinária e confeitaria pode ser uma oportunidade de criar uma experiência única para o cliente, aumentando as vendas.

Sendo assim, fazer parcerias com marcas de alimentos é uma forma de possibilitar que os eventos se tornem realidade. 

Carrinhos inteligentes

Carrinhos de compra inteligentes permitem que o consumidor se cadastre, receba benefícios de programas de fidelidade e faça self-checkout, por exemplo. Equipados com telas, balanças, sensores e câmeras, os carrinhos podem rastrear os itens que o consumidor coloca em sua cesta.

Na tela, é possível sugerir produtos similares ou complementares aos que estão sendo adquiridos. Os carrinhos inteligentes possibilitam, ainda, que os varejistas entendam como os clientes se movimentam dentro da loja, o que é uma informação importante na hora de dispor os produtos e decidir, por exemplo, onde colocar itens em promoção.

É importante, no entanto, ter atenção à segurança da informação. Afinal, é essencial que o cliente entenda quais dados relativos à sua experiência e ao seu perfil estão sendo compartilhados. A Amazon Go foi alvo de polêmicas em relação à coleta de dados em sua loja sem atendentes, conforme reportagem do TechTudo.

Saúde e bem-estar

Supermercados deverão aumentar o foco em oferecer opções de alimentos mais saudáveis e divulgar informações e recursos que ajudarão os consumidores a tomarem decisões mais embasadas sobre suas dietas.

De acordo com o estudo The Future of the Supermarket 2022: How technology is making grocery shopping more personalized, efficient, and sustainable, divulgado pela CB Insights, uma tendência que deve estar no radar é o uso da IA para recomendações nutricionais. 

A tecnologia seria usada para oferecer uma experiência personalizada para os clientes, além de sugerir novos produtos e coletar dados relevantes para os varejistas sobre comportamento e perfil do consumidor.

Influência da tecnologia no futuro do supermercado

O futuro do supermercado está intrinsecamente ligado à tecnologia. Soluções como IoT, que oferecem conexão de ponta a ponta entre dispositivos para coletar e compartilhar dados, por exemplo, são essenciais para compreender o comportamento do consumidor e oferecer produtos direcionados para o seu perfil. 

As compras online cresceram durante a pandemia e se mantêm firmes como opção para clientes de supermercado. Nesse sentido, com os avanços tecnológicos, modelos de negócios e operações que, hoje, não são lucrativos podem se tornar sustentáveis no futuro. 

Um exemplo é a personalização avançada, que pode aumentar a quantidade de pedidos em e-commerces de supermercados. Já a automação tem o potencial de transformar o modelo de custos para a preparação de entregas.

Como a Vivo auxilia o varejo

O supermercado do futuro também se destaca pela colaboração. Com a quebra da barreira entre online e offline, tecnologias como Cloud se mostram indispensáveis para interação. 

Afinal, um dos principais diferenciais é a proteção dos dados corporativos, o que é essencial, já que, cada vez mais, supermercadistas trabalharão com informações dos clientes para sugestões personalizadas.

É impossível pensar nessa tendência do varejo alimentar sem considerar a conectividade. Ela é a base de tudo. Investir em uma internet de alta qualidade, como a Vivo Fibra, é um passo indispensável para conectar os processos internos dele e, também, seus clientes.

Por fim, para garantir que o negócio esteja alinhado ao conceito de supermercado do futuro, conheça os produtos da Vivo Empresas. Com portfólio completo de soluções voltadas para o varejo, tem tecnologias sob medida para atualizar a empresa e adaptá-la às necessidades do novo consumidor. 

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Até a próxima! 

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