O impacto da transformação tecnológica contribuiu decisivamente para a transformação do modo de consumo da sociedade. Com a facilidade e praticidade de se fazer compras online, as lojas virtuais têm se tornado cada vez mais seguras para o consumo de produtos e serviços.
Diante desse cenário de crescimento do e-commerce, o dropshipping, ou “remessa livre”, veio para revolucionar de vez o comércio eletrônico.
Eficiente, esse modelo de vendas se popularizou rapidamente por tornar possível um lojista ter o seu e-commerce sem, para isso, precisar manter um espaço físico somente para armazenar o estoque de produtos – sendo, neste caso, a responsabilidade do fornecedor e não do vendedor de assegurar os artigos em determinado local.
Para entender mais profundamente como essa prática pode fortalecer o negócio online e a melhor maneira de evitar problemas legais na aplicação desse modelo no dia a dia, neste artigo serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é o dropshipping
- Como funciona o dropshipping?
- Quais são os produtos mais vendidos
- O dropshipping é ilegal?
- Como manter o dropshipping legalizado
- Impacto do dropshipping no mercado digital
- A importância da tecnologia para as vendas online.
O que é o dropshipping
Conhecido como “vendas sem estoque”, o dropshipping é uma prática que ocorre entre dois parceiros: o varejista, que possui o e-commerce e é responsável pelo marketing e venda dos produtos no site; e o fornecedor, que tem todos esses itens armazenados no estoque e libera alguns deles quando o varejista solicita.
Como funciona o dropshipping?
Nesse sentido, a cadeia logística funciona da seguinte maneira: o lojista expõe os produtos no catálogo do seu e-commerce e, ao vender algum item, aciona o fornecedor – através de um canal de venda – para que ele separe o artigo desejado e este faça o envio logo em seguida para o comprador.
Por não precisar gastar com um espaço físico para manter o estoque de produtos, esse modelo de vendas tem se mostrado muito eficaz, principalmente para os pequenos empreendedores, que podem poupar com o investimento inicial da sua loja virtual.
Assim, além de não necessitarem arcar com custos com estoque – e aqui considera-se o gasto com a formação, manutenção, armazenamento, movimentação e logística dos produtos –, existem também outras vantagens que o dropshipping traz para os empreendedores. Confira a seguir algumas delas:
- Investimento inicial de baixo custo.
- Possibilidade de oferecer maior variedade no catálogo de produtos.
- Não há necessidade de se preocupar com as questões de logística e transporte.
- Foco apenas no marketing e nas vendas.
Mas para que tudo ocorra da melhor maneira possível e sejam evitados problemas — como vendas de produtos que não estejam disponíveis em estoque, por exemplo —, é importante garantir dois aspectos. O primeiro é uma comunicação eficiente entre o lojista e o fornecedor; e o segundo é a boa conectividade e a utilização de tecnologias adequadas.
Afinal, sem uma comunicação clara, não é possível fazer transações. Do mesmo modo, sem uma internet de ponta e ferramentas tecnológicas de qualidade, que viabiliza a digitalização das empresas, fica inviável oferecer qualquer tipo de serviço no mercado digital.
Quais são os produtos mais vendidos
O comércio eletrônico, no Brasil, teve um crescimento intensivo no período da pandemia e, atualmente, continua registrando ótimos resultados, como pode ser observado através da Previsão de vendas no e-Commerce para os Próximos 5 anos, realizada pela ABComm Forekast, da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
De acordo com o estudo, em 2022, o e-commerce brasileiro faturou R$ 169,59 bilhões, quase R$ 18 bilhões a mais em relação ao ano anterior – que registrou, no mesmo período, o faturamento de R$ 150,82 bilhões. A estimativa para 2023 é que o somatório da receita chegue a R$ 185,7 bilhões.
E se o objetivo é aproveitar o mercado aquecido, não tem jeito: os empreendedores precisam utilizar as melhores estratégias para conseguir se destacar em um contexto cada vez mais competitivo. Uma das formas de fazer isso é entendendo quais são os melhores produtos para vender em dropshipping atualmente.
Veja a seguir quais são esses itens e como impulsionar as suas vendas.
Aparelhos e dispositivos tecnológicos
Os produtos de tecnologia são um dos mais vendidos na internet. Portanto, se você deseja vender mais com esse tipo de nicho, vale a pena:
- Anunciar aparelhos e dispositivos diferentes do que a maioria vende.
- Oferecer produtos de qualidade com ótimos preços.
- Comercializar itens que trazem soluções reais para a vida das pessoas.
Utensílios para o lar
Com o objetivo de deixar o dia a dia ainda mais prático e organizado, muitas pessoas acabam comprando diversos produtos de casa pela internet. E para aproveitar a alta de consumidores nesse tipo de mercado, vale a pena investir em:
- Novidades que vêm de fora do Brasil.
- Produtos que trazem soluções práticas para o dia a dia.
Artigos para pets
Os clientes de artigos de pets costumam ser bastante apaixonados e dispostos a oferecer o melhor para os seus bichinhos de estimação. Por isso, para se destacar nesse tipo de nicho, é importante:
- Investir em produtos de qualidade.
- Vender itens que resolvam os problemas do seu público.
- Comercializar produtos estrangeiros com preços mais acessíveis.
Itens de beleza
Com uma busca cada vez maior, pelos mais variados itens de beleza — para pele, unha e cabelo —, esse segmento tem se tornado uma das principais apostas para o dropshipping. Portanto, se você deseja criar um diferencial competitivo, é imprescindível:
- Investir em bons produtos;
- Ficar antenado sobre o que os dermatologistas recomendam.
- Oferecer itens variados, que atendam às demandas dos consumidores.
- Garantir melhores preços.
- Comercializar produtos que não são tão fáceis de serem encontrados em outras lojas.
O dropshipping é ilegal?
Uma das dúvidas mais recorrentes sobre o dropshipping é se esse modelo de vendas está dentro da legalidade ou não. E a resposta é que sim, esta prática é totalmente legal. Inclusive, empresas famosas, como Walmart, Submarino e Lojas Americanas, utilizam esse modelo de vendas há muitos anos.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, pois caso o e-commerce não possua autorização comercial ou não siga o que está previsto no Código do Consumidor, o empreendimento poderá gerar irregularidades, tanto fiscal quanto jurídica.
Como manter o dropshipping legalizado
Para evitar qualquer tipo de problema nesse sentido, separamos aqui alguns pontos que qualquer empreendedor precisa ficar atento para manter o dropshipping regularizado. Confira a seguir.
Abertura de CNPJ
Independentemente do modelo de negócio, se é dropshipping ou não, toda empresa precisa possuir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo, já que é somente através desse cadastro que o negócio conseguirá emitir nota fiscal para o cliente, assim como comprovar o recolhimento de impostos.
Mas, para abrir o CNPJ, é preciso, primeiro, entender qual é o porte da empresa – e isso está diretamente relacionado com o valor do faturamento anual do empreendimento. No caso do dropshipping, esse modelo de negócio pode ser registrado de duas maneiras:
- Microempresa (ME): pode arrecadar até R$ 360 mil por ano.
- Empresa de Porte Pequeno (EPP): pode faturar até R$ 4,8 milhões ao ano.
Tributação da CNAE
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é muito importante, pois é o que irá definir de qual modalidade o seu empreendimento faz parte. No caso do dropshipping, existem duas opções:
- 7490-1/04: que versa sobre as atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários;
- 52050-8/01: comissária de despachos.
O que irá diferenciar ambas é o tipo de tributação de cada uma das modalidades. Para compreender qual a melhor opção para o seu negócio, o mais indicado é buscar a ajuda especializada de um contador.
Imposto Sobre Serviço (ISS)
O Imposto Sobre Serviço (ISS) é um tributo cobrado às empresas prestadoras de serviço e aos profissionais autônomos. Contudo, em alguns municípios, há isenção do ISS para qualquer atividade exercida.
Como essa cobrança varia de localidade para localidade, é importante consultar a legislação do município onde está inserida a sua empresa a fim de entender se há ou não a isenção do tributo. Isso, com certeza, evitará qualquer tipo de problema com a Justiça.
Direitos do consumidor no dropshipping
Assim como nas lojas físicas, o comércio eletrônico também precisa respeitar o Código de Defesa do Consumidor. No caso de dropshipping, os direitos dos consumidores estão garantidos por meio da lei do E-commerce. Veja a seguir as principais:
- Artigo 31 – Estipulação clara de preço.
- Artigo 39 – Disponibilidade do produto.
- Artigo 49 – Lei do arrependimento.
Impacto do dropshipping no mercado digital
Segundo o anuário E-commerce Trends 2023, publicado pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, 61% dos brasileiros afirmaram preferir comprar pela internet, em vez de ir até a loja física. Isso quer dizer que, em média, de cinco pessoas, três delas costumam recorrer ao comércio eletrônico para realizar as suas compras.
Os principais motivos apontados pelos mais de dois mil consumidores entrevistados sobre a preferência do varejo online na hora de consumir algum produto foram:
- Praticidade de não precisar sair de casa para comprar algo.
- Preços mais em conta – mais promoções online.
- Maior variedade de produtos no mercado digital.
Nesse contexto de rápida expansão do comércio eletrônico, no qual os consumidores mais e mais optam por fazer compras pela internet, o dropshipping tem se mostrado cada vez mais como o futuro do negócio online.
A importância da tecnologia para as vendas online
Conforme o relatório produzido pela Reitail X sobre o e-commerce na América Latina em 2022, o Brasil foi o país que mais cresceu durante o ano, se comparado aos outros do continente latino-americano. De acordo com os dados da pesquisa, o varejo brasileiro:
- Faturou US$ 49,2 bilhões em vendas online.
- Liderou a maior parcela de tráfego (84%) da web latino-americana.
Mas, para que o comércio eletrônico continue se expandindo, as empresas precisam investir em tecnologia a fim de conseguir suprir todas as demandas do mercado.
Afinal, sem uma boa solução de conectividade, não existe a possibilidade de manter uma loja virtual funcionando. Do mesmo modo, sem ferramentas tecnológicas de ponta, não há como gerir um negócio de forma online.
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Até a próxima!