Conheça os principais benefícios da automação de marketing para as pequenas e médias empresas

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Ao aliar tecnologia a boas estratégias, uma empresa – seja ela pequena, média ou grande – consegue otimizar os processos e impulsionar as vendas, gerando resultados positivos para os negócios. E uma boa forma de fazer isso é investindo em automação de marketing. 

Apesar de o termo sugerir ações automáticas e padronizadas, esse tipo de software irá oferecer muito mais do que o disparo de e-mail marketing, por exemplo.

Com a ferramenta, é possível criar campanhas direcionadas para cada estágio do funil de vendas, segmentar o público, além de realizar testes para entender se as estratégias estão, de fato, funcionando. 

Nesse contexto, a solução tecnológica não só traz como diferencial a eficiência do desempenho das atividades no dia a dia, mas também uma maior integração do time de marketing com o de vendas. Isso é essencial para garantir aos clientes uma experiência satisfatória. 

Para compreender melhor como a automação de marketing funciona e quais vantagens esse tipo de software oferece às empresas, o artigo abordará os seguintes pontos: 

  • O que é a automação de marketing 
  •  Quais ferramentas são necessárias para a automação de marketing? 
  • Quais são os benefícios para as PMEs 
  • A Vivo Empresas apoia as pequenas e médias empresas  

O que é a automação de marketing 

A automação de marketing é uma solução tecnológica que tem como finalidade tornar os processos de uma empresa mais ágeis e eficientes. Assim, através dos softwares, é possível criar estratégias direcionadas e personalizadas e, ao mesmo tempo, mecanização de atividades repetitivas do marketing digital, como: 

  • Agendamento de posts.
  • Disparo de e-mails.
  • Gerenciamento de campanhas.
  • Segmentação de público.
  • Monitoramento de sites.
  • Análises comportamentais.
  • Qualificação de lead scoring.  

Desse modo, as ferramentas ajudam a diminuir os erros, já que o levantamento de tais dados feito de maneira manual tem grandes chances de apresentar números equivocados. 

Além disso, a automatização possibilita, também, que os profissionais estejam mais focados na parte estratégica do processo, em vez de se aterem diariamente a tarefas repetitivas. 

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Quais ferramentas são necessárias para a automação de marketing? 

Graças ao impulsionamento da digitalização das empresas, principalmente durante a pandemia — que trouxe à tona a necessidade ainda maior da tecnologia no dia a dia —, softwares como os de automação de marketing têm sido cada vez mais utilizados nos negócios. 

É o que aponta o relatório  State of Marketing, produzido pelo Hubspot em 2022. 

Segundo o levantamento: 

  •  76% das organizações usam algum tipo de ferramenta de automação. 
  •  Desse total, 47% utilizam bots – isto é, robôs que mecanizam as tarefas. 

Diante desse cenário de crescimento, nada mais essencial do que conhecer os principais softwares do mercado. Por isso, trouxemos aqui 5 ferramentas de automação de marketing que irão fazer grande diferença no dia a dia das empresas, gerando mais agilidade, otimização e produtividade. Confira  a seguir.

Leadlovers 

É uma plataforma que tem a finalidade de gerar leads e atrair novos clientes. Ideal para todo tipo de negócio, o Leadlovers funciona como uma verdadeira máquina de vendas, tanto para o meio online quanto físico. 

Conheça algumas das suas vantagens: 

  • Concentrar todo o funil de vendas em uma só plataforma.
  • Identificar a etapa em que cada cliente se encontra na jornada de compra. 
  • Criar infoprodutos – como e-books, aulas, infográficos, cursos, etc – através dos templates que a Leadlovers disponibiliza. 
  • Criar landing pages personalizadas, de acordo com cada etapa do funil. 
  • Controlar o processo de vendas através do Pipeline comercial oferecido pela plataforma. 
  • Criar estratégias com base no contador de escassez, que leva em consideração os gatilhos mentais. 
  • Produzir relatórios para medir os resultados e otimizar as conversões. 

RD Station marketing 

A ferramenta de automação de marketing digital tem como base a metodologia da máquina de crescimento. Nesse sentido, o software traz diversas funcionalidades que ajudam a atrair visitantes, convertê-los em leads e melhorar a comunicação com o público-alvo.  

Veja a seguir alguns dos seus recursos: 

  • Estratégia de CRM
  • Segmentação de público
  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Nutrição e análise de leads
  • Agendamento de publicações das redes sociais
  • Produção de relatórios de campanha
  • Buscador de palavras-chave
  • Disparo de email marketing 
  • Criação de Landing Pages. 

Active Campaign  

A plataforma tem como principal foco integrar os diversos canais de atendimento e vendas. Para isso, ela oferece: 

  • Estratégia de CRM.
  • E-mail marketing.
  • Suporte para chat.
  • SMS.
  • Extensão para o Gmail e planilhas do Google.
  • Recursos de pesquisa e planejamento.
  • Monitoramento do comportamento dos usuários.
  • Testes A/B.
  • Qualificação de leads. 

Hubspot marketing 

O software possui diversas funcionalidades que têm como objetivo atrair visitantes, convertê-los em leads qualificados e realizar vendas a partir do inbound marketing em escala. 

Nesse sentido, ele oferece: 

  • Gerenciamento unificado das redes sociais. 
  • Estatística de taxa de conversão de blogs ou landing pages. 
  • Criação de e-mail marketing sem necessidade de codificação. 
  • Customização de relatórios em dashboard intuitivo. 
  • Criação de relatórios com atribuição de receitas.
  • Personalização do fluxo de trabalho.  

Mailchimp 

É um software gratuito que oferece ferramentas de e-mail marketing. As suas principais funcionalidades são: 

  • Configuração de layouts de e-mail de maneira simplificada. 
  • Estratégia de CRM.
  • Otimização na campanha de marketing.
  • Teste A/B para e-mail marketing.
  • Segmentação de lista de contatos.
  • Automatização de disparos de e-mail.
  • Integração com outras plataformas de marketing. 
  • Criação de anúncios no Facebook. 
  • Produção de relatórios de desempenho. 

Quais são os benefícios para as PMEs 

Segundo a pesquisa realizada pelo Sebrae, Transformação Digital nos Pequenos Negócios, 100% das pequenas empresas estão presentes na internet, seja via smartphone ou computador, e boa parte dessas empresas vende seus produtos ou serviços online tanto em redes sociais, como em aplicativos em geral.

O fato dessa fatia do mercado estar crescendo no meio digital faz com que os empresários e empreendedores precisem entender sobre marketing digital, caso desejem que as suas estratégias alcancem o resultado esperado.  

Do mesmo modo, compreender o que é a automação do marketing e a sua funcionalidade no contexto das pequenas e médias empresas irá promover uma série de benefícios para elas. Conheça a seguir alguns deles.

Maior qualificação de leads 

Com a automação, o relacionamento com o lead se torna muito melhor. Afinal, através da segmentação do público, de acordo com o estágio do funil de vendas, a comunicação fica mais assertiva e isso acaba contribuindo para uma nutrição de leads mais produtiva. 

O resultado é um aumento do número de vendas. Consequentemente, as chances de fidelização de clientes também aumentam, assim como a de pessoas dispostas a indicarem a marca de forma orgânica para os amigos e conhecidos. 

Redução de custos com estratégia de marketing 

Para pequenas e médias empresas, esse ponto é ainda mais fundamental, visto que a automação possibilita reduzir os custos com profissionais, sem deixar de lado a qualidade do serviço oferecido.  

Dessa maneira, a tecnologia irá proporcionar um bom desempenho dos processos, garantir eficiência das tarefas e aumentar os lucros com campanhas de marketing efetivas. 

Segmentação do público 

Uma das possibilidades que o software de automação oferece é a segmentação do público. Essa divisão é baseada nas informações de cada usuário em relação aos estágios do funil de vendas e ao lead tracking, o qual gera dados conforme o comportamento dos leads. 

Com a segmentação, é possível o envio de conteúdo personalizado e a criação de estratégias mais direcionadas às necessidades de cada público. Isso tende a causar uma diminuição do tempo de conversão e maior agilidade no processo de venda.  

Potencialização de engajamento do público 

Esse é um ponto também muito importante para o contexto das pequenas e médias empresas. Isso porque, com a automação do marketing, tarefas repetitivas podem ser realizadas pelo software, otimizando as atividades do dia a dia e gerando mais engajamento por meio dos processos de nutrição e qualificação de leads, como: 

  • Disparo de e-mails.
  • Agendamento de publicações em redes sociais. 
  • Chatbots. 

Maior integração entre o time de marketing e de vendas 

Com a automação, os dados dos leads ficam armazenados em um só lugar — seja os de comportamento, preferências, localização do usuário, estágio do funil que se encontram, etc. E isso gera uma compreensão maior de quem são esses leads, tanto para o time de marketing quanto para o setor de vendas.

Isso acaba possibilitando uma integração entre os times. Juntos, eles podem pensar em ações mais assertivas, personalizadas e direcionadas para cada tipo de público. 

A Vivo Empresas apoia as pequenas e médias empresas 

Para que os negócios se tornem cada vez mais competitivos, estes precisam investir em tecnologia e aperfeiçoamento do conhecimento — principalmente sobre como se posicionar no mundo digital. Afinal, hoje não basta utilizar ferramentas tecnológicas, é necessário também aliá-las a boas estratégias de marketing. 

No caso das pequenas e médias empresas, otimizar o tempo, reduzir os gastos e usar as tecnologias da melhor maneira possível são imprescindíveis. Isso porque essas ações irão impactar diretamente na receita e no desenvolvimento do empreendimento.  

Como mostrado ao longo do texto, a automação de marketing proporciona essas e outras vantagens para o contexto dos negócios, como: produção de conteúdo personalizado, estratégias mais afinadas com o tipo de público, maior compreensão sobre o impacto das campanhas, aumento do engajamento, etc. 

E para tornar o uso desse software ainda melhor, não tem jeito: é preciso contar com tecnologias de ponta. Pensando nisso, a Vivo Empresas oferece diversos serviços especializados, que têm como propósito fortalecer as pequenas e médias empresas.  

Confira a seguir alguns desses serviços: 

  • Vivo Fibra para internet de ultravelocidade e estabilidade. 
  • Ferramentas de colaboração, que ajudam a integrar a gestão e a comunicação entre as equipes. 
  • Planos pós-pagos para potencializar a conexão entre os profissionais, através de ligações ilimitadas e pacotes extensos de internet.
  • Soluções de cloud para reduzir os gastos operacionais, manter a segurança dos dados, aumentar ou diminuir a infraestrutura do TI, entre outros – tudo isso através do armazenamento de dados e arquivos na nuvem. 

A Vivo Empresas traz, ainda, outras soluções tecnológicas que são capazes de melhorar o desempenho e alavancar os resultados positivos dos pequenos e médios negócios. Para conhecer mais sobre as tecnologias de ponta da Vivo, acesse o seu portfólio completo. 

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 Até a próxima!

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