Vivo Empresas Inspira: conheça as inovações tecnológicas que impulsionarão os negócios em 2022

Foto do autor

Tecnologia e negócios são elementos indissociáveis. Afinal, especialmente em um mundo globalizado, um depende do outro para crescer e evoluir. Da mesma forma, em um cenário de aceleração da transformação digital, investir em tecnologia passou de opcional a mandatório. 

Assim, será cada vez mais recorrente que temas, como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Segurança Cibernética e Cloud, entre outros, circulem nos escritórios, nas indústrias, nas plantações e nas companhias em geral.

Por isso, é importante falar sobre as tendências tecnológicas que prometem movimentar os próximos meses, de modo que as organizações compreendam todo seu potencial. 

Inegavelmente, o presente e o  futuro estão conectados com a inovação. Quer saber mais sobre o tema? Este é o lugar. Aqui você verá:

  • Quais serão as inovações tecnológicas do próximo ano, segundo as principais consultorias globais
  • O que estava previsto e se confirmou em 2021
  • Vivo Empresas Inspira: como participar do evento gratuito para se informar, fazer networking e ter acesso a materiais exclusivos
  • Por que buscar informação é tão importante para todos os tipos de negócio?

2022 vem aí: inovações tecnológicas para o próximo ano

Mulher usando óculos de realidade virtual

Gary Hamel, professor da London Business School, disse uma frase emblemática sobre o uso da tecnologia. Segundo ele, “a inovação é a única garantia contra a irrelevância”. 

Além de um forte impacto, a fala do profissional tem o respaldo de grandes consultorias globais, como Gartner, Deloitte e Forrester Research. 

Em suas publicações, referência quando se discute tendências para o empreendedorismo e para os negócios, essas consultorias têm se dedicado a realizar pesquisas que mostram a importância do uso de recursos digitais em diferentes contextos empresariais.

O Gartner, por exemplo, acaba de lançar a sua famosa previsão para o próximo ano e destacou alguns temas. Entre eles, estão o uso de dados para potencializar os negócios, a continuidade do trabalho híbrido, a necessidade de se preocupar com a cibersegurança e a importância de construir uma infraestrutura de conectividade robusta.

São elementos que, de acordo com os pesquisadores, refletem três temas que podem ser considerados uma herança da era da pandemia: centralização humana, resiliência e capacidade de superar expectativas.

Os CEO’s  sabem que devem acelerar a adoção de negócios digitais e estão buscando rotas mais diretas para se conectar com seus clientes.”

David Groombridge, do Gartner.

Já em seu recém-lançado Guia de Previsões para 2022, a Forrester Research destacou que as pessoas comprarão cada vez mais das marcas que admiram e respeitam. Ou seja, produtos e soluções provenientes de companhias alinhadas às pautas de Environmental, Social and Corporate Governance (ambiente, social e governança empresarial), o ESG.

Além disso, a instituição fez um alerta para a cibersegurança

Segundo os analistas responsáveis pelo estudo, um novo ataque de ransomware ocorre a cada 11 segundos, resultando em um aumento de 300% na quantidade de extorsões (quando os criminosos exigem dinheiro ou algum pagamento para devolver os ambientes ou os dados que roubaram).

5G também é destaque

Já nas previsões para 2022 publicadas pela Deloitte, o destaque está no setor de saúde, que ficará ainda mais digital, sobretudo com a chegada e a popularização do 5G. Segundo a pesquisa, a cultura relacionada aos cuidados médicos será transformada com essas novas tecnologias. 

Nesse mesmo contexto, os dados terão peso de “ouro”, visto que a capacidade de captá-los cresce devido aos recursos incorporados  ao setor. Sendo assim, as informações coletadas podem servir de base para prever a resposta dos pacientes em relação aos tratamentos, aprimorando os resultados e a produtividade.


LEIA MAIS: Tendências em tecnologia: por quais caminhos seguiremos em 2022


Webinar | Transformação digital é essencial_V1

O que aconteceu em 2021

Em 2021, era esperado um grande avanço tecnológico devido à pandemia. E assim aconteceu. As empresas investiram em recursos digitais com maior frequência para alcançar resultados melhores e garantir uma boa adaptação ao novo contexto. 

A consultoria Gartner, por exemplo, previu uma crescente adesão ao conceito “anywhere operations” (que remete à capacidade de uma organização de operar a partir de qualquer local). O levantamento realizado pelo portal VAGAS.COM mostra uma preparação nesse sentido, dado que o volume de ofertas de emprego flexíveis aumentou 309% desde o início da crise sanitária.

Ainda na lista de inovações tecnológicas do Gartner para 2021, havia o constante investimento em cloud, mais especificamente no modelo de nuvem distribuída, outra projeção que se confirmou. Assim, ass companhias utilizaram soluções virtualizadas com maior frequência. 

Não por menos, segundo previsão elaborada pela consultoria Deloitte, o investimento em nuvem teve um aumento de 25% em 2020/2021, e deve chegar a 30% até 2025.

Ademais, os gastos com serviços do gênero devem superar a marca de US$ 482 bilhões até o final de 2022 (para se ter uma ideia, em 2020, o montante ficou em US$ 313 bilhões). 

A infraestrutura de cloud computing é a base que sustenta a maior parte dos serviços digitais, como automação, tecnologia 5G, serviços de streaming, uso de redes sociais, além de trabalho híbrido, Big Data, entre outros.

Outra importante previsão do Gartner foi o desenvolvimento de malhas mais robustas de cibersegurança. Com os ataques em constante crescente, quem não reforçou as barreiras virtuais dos seus negócios saiu perdendo — e a tendência é de que o cenário se acentue em 2022.

Vamos conversar sobre inovações tecnológicas?

Banner convite vivo empresas inspira
Você está convidado para o Vivo Empresas Inspira

De olho em todas essas movimentações — e principalmente em como a tecnologia pode ser uma importante aliada dos negócios — a Vivo Empresas decidiu estruturar um evento especial para falar sobre as inovações tecnológicas que impulsionarão os negócios nos próximos meses. 

É o Vivo Empresas Inspira, uma experiência online e gratuita, que será permeada por interatividade e informação, acerca do que há de mais moderno no mercado global de TI.

Os debates serão conduzidos pela futurista Andrea Bisker, e travados por especialistas da Vivo Empresas, da Wayra – o hub de inovação do grupo Telefônica – e por alguns de seus principais parceiros globais, como Microsoft, Checkpoint e Cisco, além de outros convidados especiais.

“Com esse encontro, nosso objetivo é reunir a comunidade tecnológica para encontrarmos, juntos, os melhores caminhos para avançarmos no processo de digitalização do nosso país, ajudando as empresas a endereçarem necessidades específicas de seus negócios.”

Gabriel Domingos, diretor de Marketing da Vivo Empresas.

Os participantes abordarão, com consistência, as principais tendências tecnológicas do mercado global para 2022, e discutirão como podem ser aplicadas nas companhias. Assim, os “macrotemas” estão totalmente alinhados às previsões realizadas pelas grandes consultorias globais (a seguir, confira o detalhamento de cada um).

O encontro ocorrerá no dia 4 de novembro de 2021, a partir das 9 horas, e contará com cinco painéis. A pauta de discussão estará em cima das tecnologias necessárias à aceleração da jornada de evolução digital, como as redes 5G – e todo seu potencial às indústrias brasileiras;  Cloud, Segurança, SD-WAN, IoT e Big Data. Conheça a programação:

Início às 9h

  • Apresentação Andrea Bisker – CEO | Spark Off

Abertura por Vivo Empresas
Das 9h05 às 9h35

  • Alex Salgado – VP | Vivo Empresas

PAINEL CLOUD
Das 09h35 às 10h05

  • Adriano Pereira – Diretor de Pré-vendas B2B | Vivo Empresas
  • Ricardo Wagner – Brazil MW & Security BG Lead | Microsoft
  • Carlos Aros – Diretor de Conteúdo | Jovem Pan News

PAINEL SEGURANÇA
Das 10h05 às 10h35

  • Alexandre Gaspar – Country Manager | Telefónica Tech
  • Claudio Bannwart – Country Manager | Checkpoint
  • Alex Amorim – Presidente | IBRASPD

PAINEL SD-WAN
Das 10h35 às 11h05

  • Alexandre Kim – Gerente Sênior de Pré-Vendas | Vivo Empresas
  • Marcelo Nunes – Service Provider Strategic Sales Manager | Cisco

Intervalo
11h05 às 11h20

PAINEL IoT
Das 11h20 às 11h50

  • Diego Aguiar – Head de IoT, Big Data e Inovação | Vivo Empresas
  • Livia Brando – Country Manager | Wayra
  • Jorge Leal – Founder and CEO | IoTag

PAINEL BIG DATA
Das 11h50 às 12h20

  • Leandro Rebouças – Gerente de Produtos | Vivo Empresas
  • Bianca Grasseschi Veloso – Gerente Big Data | Vivo
  • Fernanda Baggio – CMO | Neoway

Encerramento
Das 12h20 às 12h35

Durante o encontro, será possível estar em contato com grandes nomes da tecnologia e do empreendedorismo brasileiro, uma vez que os painéis são interativos. Desse modo, o participante poderá exercitar o seu networking junto a outros profissionais e, ainda, acessar conteúdos exclusivos relativos aos painéis, sem pagar nada.

Gostou da ideia? Para se inscrever, basta acessar a página do Vivo Empresas Inspira e se cadastrar (é necessário incluir dados como nome, cargo, e-mail, segmento, celular, nome da empresa, cidade, estado e áreas de interesse).


LEIA MAIS: Avanço da tecnologia corporativa favorece gestão inteligente dos negócios


Conclusão

Diante de tantos dados circulando e de uma evolução tão rápida das tecnologias digitais, entender os conceitos e as ferramentas disponíveis no mercado é essencial para identificar as melhores opções para cada negócio. 

Parafraseando o físico Isaac Newton, a ideia é desbravar o oceano — e não apenas uma gota, como costuma ocorrer quando não se expandem os horizontes.

Aliás, quando o assunto é inovação, a infinidade de possibilidades pode ser comparada aos mares que nos cercam. Daí a importância de participar de conferências e eventos online, além de pesquisar, ler e saber tudo o que se passa no seu setor.

Adicionalmente, contar com bons parceiros tecnológicos, que auxiliam a evolução do negócio em todas as decisões, é essencial. 

Quer entender mais sobre esse universo das inovações tecnológicas? Inscreva-se no Vivo Empresas Inspira

E aproveite, também, para ver outros conteúdos deste canal:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato