Aluguel de equipamentos de informática: por que é uma boa decisão?

Foto do autor

Uma solução em prestação de serviços de TI que está conquistando cada vez mais espaço no Brasil é o aluguel de equipamentos. Isso acontece porque o investimento em informática é um dos mais necessários e custosos à qualquer empresa, seja ela pequena ou uma grande corporação. 

De acordo com previsões divulgadas pelo IDC Brasil em fevereiro de 2021, os segmentos de TI e Telecom devem crescer 7% até o fim deste ano. Além disso, o aluguel de equipamentos de informática deve apresentar um crescimento de 24% no período, segundo levantamento também realizado pela consultoria.

Esses dados são reflexos diretos das mudanças de hábitos ocasionados pela pandemia Covid-19. Mas, também fazem parte de uma decisão inteligente para otimizar os resultados da estratégia dos negócios. 

O investimento em informática faz parte de um posicionamento com foco em desenvolvimento sustentável. A sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou Meio-ambiente, Social e Governança Corporativa) nunca foi tão pautada como atualmente.

O outsourcing de TI, ou simplesmente terceirização, é uma decisão que compõe as práticas de uma boa governança corporativa. Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Neste artigo você vai conferir:

  • Por que investir em informática
  • Quais os benefícios do aluguel de equipamentos
  • Como investir em transformação digital
  • Por que o aluguel de equipamentos vale a pena

Por que investir em informática?

sala de escritório com várias pessoas e computadores representando o aluguel de equipamentos
Aluguel de equipamentos permite renovar parque tecnológico da empresa gastando menos

Durante a pandemia, as empresas com posicionamento voltado para o ESG apresentaram uma boa resposta ao cenário de crise. Não por acaso, todas têm em comum o investimento em digitalização e inovação

Um exemplo brasileiro de sucesso é a locadora mineira de veículos Localiza, que alcançou lucro recorde em 2020. Ademais, outro dado que reforça essa correlação entre o ESG e lucros maiores é um levantamento realizado pela consultoria McKinsey, divulgado no início de 2020. 

De acordo com o estudo, as companhias que direcionam seus recursos para a transformação digital apresentam um LAJIDA (Sigla para ‘Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização’) cinco vezes maior que em outros negócios.

As corporações que investem em tecnologia estão se preparando para cenários desafiadores, e deixando “sua casa” pronta para o crescimento exponencial. Assim, o seu negócio não precisa ser uma grande empresa, tampouco de TI, para investir em digitalização. 

Até porque, se lembrarmos bem, veremos que boa parte dos grandes empreendimentos começaram a partir do empreendedorismo familiar. Nesse sentido, é a qualidade da administração que vai definir o seu sucesso no mercado. 

Por isso, neste momento, os gestores que souberem direcionar da maneira correta os seus investimentos em TI vão colher bons frutos no futuro.

O papel da informática e da transformação digital no crescimento dos negócios é tão importante, que hoje existem organizações que oferecem programas de aceleração para startups de tecnologia. Neles, essas “aceleradoras”, como são chamadas, financiam as soluções e dão suporte de aprendizado em gestão com profissionais que são referências no mercado.

Prepare seu negócio

Quais são os seus benefícios?

A produtividade do negócio cresce e a satisfação dos seus colaboradores também. Isso porque optar pelo aluguel de equipamentos e outros itens de informática traz uma série de vantagens para o seu negócio. Naturalmente, no entanto, a proporção dos resultados depende diretamente de como a locação é feita. 

Assim, vale ressaltar que nenhuma empresa é igual a outra e cada mudança na organização deve ser estudada, a fim de que seja implementada com o melhor desempenho possível.

Nesse sentido, é interessante efetuar um benchmarking com outros negócios para entender quais dores tinham e como a solução foi adotada. 

Tão importante quanto esse estudo, entretanto, é contar com parceiros confiáveis, com expertise e ampla presença no mercado. Dessa forma, você prepara o seu investimento de uma maneira mais direcionada, reduzindo as chances de erros. 

A seguir, veja os principais benefícios de realizar o aluguel de equipamentos de informática:

Potencializa a segurança de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados ou, simplesmente, LGPD, está em vigor desde 2020, e as empresas que não se adequarem à norma podem ser multadas. Além do prejuízo financeiro, uma eventual condenação por descumprimento à Lei pode acarretar graves danos à imagem da companhia. 

Esse, portanto, é um risco ao qual seu negócio não pode ficar exposto, fazendo com que seja essencial investir em segurança da informação

Dentre os recursos que contribuem com essa pauta, é possível citar a computação em nuvem. Além de tornar os dados mais acessíveis e reduzir custos, a tecnologia cloud agrega proteção aos processos, uma vez que muitas possuem sistemas antivírus integrados.

Mas você sabia que a escolha das suas máquinas de TI também influencia na qualidade da segurança de dados da sua organização? 

Isso acontece porque os dispositivos corporativos são programados com recursos específicos de segurança. 

Ademais, quando se opta especificamente pelo aluguel de equipamentos, um dos benefícios mais comuns é a atualização periódica do software e do hardware dos aparelhos.

Com isso, tanto o sistema quanto os componentes embarcados na infraestrutura de TI da sua empresa estarão preparados para as novas (e mais sofisticadas) ameaças.

Mais produtividade

Em resumo, o investimento em informática também é responsável por gerar mais produtividade. Isso porque a transformação digital das organizações acontece por meio da conciliação entre recursos físicos e virtuais. 

Não por menos, um estudo realizado pela Dell Technologies, divulgado em dezembro de 2020, revelou que computadores ruins afetam consideravelmente a qualidade de vida (e o trabalho) dos profissionais.

Conforme a pesquisa, colaboradores que contam com aparelhos obsoletos ou defeituosos podem levar até 40% mais tempo para concluir uma tarefa, em comparação com quem utiliza as ferramentas adequadas. 

Ao longo de uma semana, a economia proporcionada por um dispositivo moderno pode ser de até 15 horas, ou 23 minutos por hora de expediente.

Assim, especialmente em razão da atualização periódica citada anteriormente, o aluguel de equipamentos de informática também acaba contribuindo com a rapidez e eficiência das rotinas do negócio. 

Redução de custos

A maneira como os gestores de uma empresa direcionam seus recursos é, com certeza, um dos pontos mais sensíveis para seu crescimento. 

Isso porque decisões inteligentes são capazes de reduzir os custos operacionais. Assim, o investimento no aluguel de equipamentos em informática também pode ser uma forma de obter vantagens financeiras.

Mas como isso é possível? Bem, é preciso considerar os aspectos contábeis da administração de empresas. 

Se você está acostumado a realizar o balanço patrimonial do seu negócio, já deve estar familiarizado com o conceito de depreciação.

A depreciação faz com que você precise revender um dispositivo antigo por um valor consideravelmente inferior ao pago na compra. Além disso, a própria venda também gera gastos, já que é preciso se encarregar da logística. 

Nesses casos, a locação ou leasing podem servir como uma solução, uma vez que não só eliminam o esforço de ter que vender os aparelhos obsoletos como também reduzem a carga tributária sobre a atualização do seu parque tecnológico.

Isso porque, ao optar por este método, uma despesa que seria de capital (CAPEX) se torna uma despesa operacional (OPEX), o que permite deduzir impostos. Ademais, com a verba que seria utilizada para comprar novos equipamentos, é possível fazer investimentos estratégicos.  

Maior valorização da marca

Um aspecto muito positivo das decisões ESG para o seu negócio está na forma como ele passa a ser visto. Em resumo, a reputação da sua empresa no mercado está diretamente relacionada à qualidade da governança corporativa. 

Negócios inovadores tendem a oferecer uma melhor experiência para os seus clientes. Por sua vez, esse fator contribui para a famosa propaganda “boca a boca”, atraindo novos consumidores e oportunidades.

Mais do que isso, existe um impacto direto no relacionamento com o capital humano. 

Profissionais que contam com os recursos adequados para trabalhar, além de mais produtivos, são mais realizados com o trabalho. Isso porque as rotinas se tornam fluidas, reduzindo gatilhos que possam gerar situações de estresse. 

Para se ter uma ideia, essa é uma vantagem até para a retenção de talentos. Afinal, se os colaboradores estão satisfeitos, eles vão permanecer, evitando o custo de perder alguém qualificado e já integrado à cultura da empresa. 

Adicionalmente, na prática, o seu negócio também estará atuando na gestão de pessoas, reduzindo os chamados “custos de turnover”, ou, em bom português, os prejuízos gerados pela rotatividade de funcionários.


ASSISTA AO WEBINAR: As soluções cloud adequadas para cada momento do negócio


Mas como realizar esse investimento?

mulher negra olhando para a tela de um notebook
Equipamentos atualizados aumentam qualidade de vida no trabalho, além da produtividade

Para investir na transformação digital do seu negócio, é primordial ter um checklist de boas práticas de gestão. Por mais simples que pareça, esse é um fator necessário para que os gestores enxerguem as mudanças como projetos. 

Assim, cada mudança, sobretudo as estruturais, devem ser feitas por etapas, seguindo um cronograma e metas definidas. Continue a leitura e veja quais cuidados precisam ser tomados.

Avalie as necessidades do negócio

O primeiro passo na hora de investir no aluguel de equipamentos é avaliar quais são as necessidades do seu negócio. Isso pode parecer básico, mas demanda atenção e uma análise profunda das operações. 

Neste ponto, é interessante ter dados prévios para identificar o que deve ser priorizado. Portanto, vale ter um canal para registrar ocorrências de TI. 

Se você tem uma pequena empresa, por exemplo, comece registrando esses casos em uma planilha do Excel. Lembre sempre de incluir:

  • Data da ocorrência;
  • Descrição;
  • Tempo de solução;
  • O que aconteceu até a solução ser obtida;
  • Patrimônio do equipamento;
  • Custo do reparo.

Essa é uma forma de identificar quais são os problemas comuns, por que eles estão acontecendo e em quais máquinas há frequência. Dessa forma, os gestores terão informações para definir uma matriz de prioridade.

Defina um limite orçamentário

A sua empresa deve ter um limite de orçamento disponível, ou previsto, para todos os tipos de investimento. Além disso, é necessário destacar qual retorno ela espera obter e em quanto tempo. Dessa forma, há como definir indicadores e identificar a qualidade, ou não, de uma decisão.

Outro aspecto importante da definição de limite orçamentário é cruzá-lo com as necessidades do seu negócio, citadas anteriormente. 

Assim, ao tratar com um fornecedor de aluguel de equipamentos, por exemplo, é possível ter mais clareza do que a sua organização precisa e, dentro das possibilidades financeiras do momento, do que o prestador de serviços pode oferecer.

Pense na escalabilidade 

Um erro comum entre gestores que não estão habituados com a área de TI é não pensar no crescimento da operação. É essencial tomar decisões que sejam sustentáveis a longo prazo e suportem a ampliação das atividades da sua empresa. Nesse sentido, é interessante avaliar como o fornecedor vai atendê-la em cenários como:

  • Aumento de contratações de colaboradores;
  • Criação de novas filiais;
  • Implementação de novos recursos

Aqui, ainda vale um destaque para o último ponto citado acima: sempre pense na integração com outras tecnologias. Os equipamentos devem ter essa disponibilidade e a prestadora deve dar o suporte necessário para tal.

A dica para obter sucesso neste ponto é contar com um parceiro one-stop shop, expressão da língua inglesa que pode ser traduzida como “loja de parada única”. Na prática, uma one-stop shop é aquele fornecedor com o qual pode-se adquirir tudo o que seu negócio precisa.

Esse é um fator importante, pois, dessa forma, você aumenta as chances das soluções de TI contratadas serem facilmente integráveis, uma vez que partem de uma origem em comum. Noutras palavras, busque por parceiros com portfólios robustos e modernos.

Considere a reputação dos fornecedores

Hoje, é muito simples identificar e avaliar a qualidade dos serviços prestados por qualquer tipo de negócio. Por exemplo, fazendo apenas uma busca rápida de palavras-chave no Google é possível encontrar a percepção dos clientes quanto a uma marca. 

É interessante considerar quais são os produtos que esse fornecedor oferece. Ter um guarda-chuva de soluções permite um maior poder de negociação. Além disso, isso facilita a sua gestão de fornecedores. 


LEIA MAIS: Saiba como escalar negócios usando a tecnologia


O aluguel de equipamentos é uma boa decisão, afinal?

Quando a sua empresa define que vai investir esforços para a transformação digital, ela tem diversas opções de soluções no mercado. Além do aluguel de equipamentos, é possível contratar um consórcio para a compra deles, ou mesmo um leasing de máquinas, que é feito diretamente no banco. 

Considerando a escalabilidade do negócio e os custos envolvidos, com certeza, a locação acaba sendo a melhor opção. É preciso apenas atenção aos aspectos relacionados a:

  • Orçamento disponível;
  • Escolha do fornecedor;
  • Metas e expectativas de crescimento

Tanto para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) quanto para as grandes corporações, esse modelo de gestão de infraestrutura de TI traz as vantagens citadas no decorrer deste artigo.

A diferença, contudo, vai ser proporcional: uma companhia com 10 mil funcionários tende a visualizar isso de forma mais clara, por causa do volume. No caso das PMEs, os benefícios são identificados no longo prazo. 

Para tanto, é necessário ter uma rotina de métricas para acompanhar com precisão o desempenho das operações.

Ademais, se uma organização quer conquistar metas desafiadoras, deve contar com verdadeiros parceiros durante sua jornada de digitalização. Ciente dessa necessidade, a Vivo Empresas oferece soluções em TI que certamente farão a diferença no sucesso do seu negócio.

A partir de um portfólio completo e constantemente atualizado, é possível escolher entre serviços de conectividade, aluguel de equipamentos de microinformática, segurança de dados e mais.

Se você gostou deste artigo, o que acha de conferir outros conteúdos especiais sobre a importância da transformação digital nas empresas? Você também pode gostar de:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato