A adoção do cardápio QR Code foi uma alternativa muito usada por bares e restaurantes durante a pandemia de covid-19. No entanto, mesmo após o fim do período de distanciamento social, a tecnologia mostrou que veio para ficar e continua sendo utilizada por muitos estabelecimentos.
Entre suas vantagens, destacam-se a praticidade para atualização do menu, a facilidade de vários clientes poderem consultar as opções ao mesmo tempo e, ainda, a questão da sustentabilidade, pois torna o uso de papel dispensável.
Neste artigo, serão abordados os seguintes assuntos:
- Como funciona o cardápio QR Code;
- Vantagens do menu digital;
- Quem pode usar;
- O que é preciso;
- Dicas de como criar um cardápio QR Code.
Como funciona o cardápio QR Code
O cardápio QR Code nada mais é do que uma versão digital do menu tradicional impresso, usado em bares, cafés e restaurantes. Seu funcionamento é simples: basta que o cliente escaneie o QR Code disponibilizado pelo estabelecimento com seu smartphone para acessá-lo.
Ao dar essa opção para os consumidores, os negócios eliminam a necessidade de ter um exemplar nas mesas, o que cria um ambiente mais amigável e limpo. Após os questionamentos sanitários levantados durante o período mais agudo da pandemia, tornou-se importante disponibilizar uma modalidade individual e segura para que os clientes conheçam seus produtos.
Segundo a pesquisa Insights: The value of hospitality venues to social and mental wellbeing, realizada pela International Alliance for Responsible Drinking (IARD), em outubro de 2021, 71% dos entrevistados concordaram que as medidas introduzidas por conta da covid-19 melhoraram a experiência nesses locais. Os fatores mais populares relatados foram sobre a ventilação e a higienização.
Eficiência como ponto importante
Com a digitalização das empresas se tornando cada vez mais uma necessidade, oferecer um cardápio QR Code também faz toda a diferença para o cliente, sobretudo quanto à eficiência. Isso porque a tecnologia oferece uma resposta rápida.
Dessa forma, basta apontar o celular, baixar ou acessar o arquivo e as opções oferecidas já estão disponíveis. Isso sem a obrigatoriedade de aguardar atendimento. Essa facilidade é muito similar ao já popular código de barras, que mostra com rapidez preço e até mesmo outras características do item para o consumidor.
A depender do estabelecimento, o menu digital também reforça a autonomia do cliente ao mostrar o que está disponível no dia. Fora que, ao possibilitar o endereçamento do pedido diretamente para a cozinha, otimiza o serviço e diminui possíveis erros de comunicação. Tudo isso pode ser realizado com a automatização do setor.
Vantagens do cardápio digital
O cardápio QR Code é uma das tendências tecnológicas do mercado de bares e restaurantes para 2022, pois apostar nesse tipo de tecnologia traz muitas vantagens para negócios da área. Entre elas, estão agilidade no atendimento, facilidade na atualização dos itens e, até mesmo, uma possível redução de custos.
Agilidade no serviço
A experiência do cliente em um local é composta por inúmeros fatores, como a qualidade da comida e o ambiente. Além disso, a rapidez na entrega do pedido é um dos componentes críticos, especialmente em estabelecimentos que têm como meta fazer entregas rápidas e sem erros.
Com o cardápio QR code é possível, ao chegar no estabelecimento, escolher o que pedir sem que seja necessário esperar alguém para receber o menu impresso. E com a URL no seu aparelho, é possível até compartilhar por mensagem para amigos e familiares que forem acompanhar a refeição, a fim de adiantar o pedido deles.
Redução de gastos com impressão
Em muitos restaurantes e bares, os pratos ou preços mudam com certa frequência. Atualizar o cardápio impresso quando foi introduzido um novo componente ou, então, em ocasiões em que algum ingrediente está em falta é algo que custa dinheiro.
Nesse sentido, investir em uma modalidade digital possibilita que essas alterações sejam feitas de forma quase instantânea, sem praticamente nenhuma despesa adicional. Segundo um chef norte-americano entrevistado pela OpenTable, a economia alcançada com a troca do menu físico pelo virtual chegou a US$ 3 mil em 2020 por não ter que arcar com reimpressões, designer etc.
Mais higiene e segurança
O cardápio QR Code também tem como benefício oferecer segurança para o cliente. E, por ser mais higiênico, disponibiliza a opção de uma compra totalmente sem contato.
Essa característica faz a diferença em um contexto pós-pandêmico, em que muitos consumidores ainda estão relutantes em lidar com dinheiro e, até mesmo, cartões físicos. Enquanto os menus impressos são, necessariamente, tocados por várias pessoas — e, por isso, necessitam de constante higienização —, os digitais não requerem nenhum tipo de troca física entre indivíduos, o que melhora a qualidade da experiência.
Possibilidade de compartilhamento
Grande parte dos bares, cafés e restaurantes não contam com um cardápio por cliente. Ou seja, é comum que poucas unidades sejam divididas entre as pessoas da mesa. Em alguns casos, é preciso, até mesmo, recorrer ao que está com desconhecidos para consultar os pratos.
Essa questão não é um problema no caso do QR Code: cada pessoa tem acesso individual ao menu, basta usar o seu smartphone. Além disso, também há a opção de salvar o arquivo no aparelho e verificar o que deseja pedir antes de chegar ao estabelecimento.
Quem pode usar o cardápio QR Code
De acordo com o relatório Digital 2022 Global Overview Report, publicado pelo DataReportal, em parceria com We Are Social e Hootsuite, em janeiro de 2022, mais de dois terços (67,1%) da população mundial usam celular, com número de usuários únicos atingindo 5,31 bilhões até o início deste ano.
É um contexto que mostra que o cardápio em QR Code é viável para a grande maioria das pessoas. Então, adotar essa ferramenta é algo possível e indicado para empresas do setor de bares e restaurantes, como:
- Pizzarias;
- Sorveterias;
- Fast food;
- Pubs;
- Hamburguerias;
- Hotéis;
- Casas noturnas;
- Lanchonetes;
- Cafeterias.
Antes de implementar essa tecnologia, no entanto, é importante fazer uma análise do perfil dos clientes para garantir a aceitação. Além disso, mesmo que o foco seja o uso individual, é recomendado que o local também disponibilize formas de acesso ao menu digital, caso o cliente não consiga pelo seu próprio aparelho.
Para tal, o estabelecimento deve contar com os instrumentos necessários para aproveitar ao máximo as potencialidades da ferramenta online, como tablets. Por meio do aluguel de equipamentos, a companhia consegue obter os equipamentos sem que seja necessária a compra.
Como criar um cardápio digital
Investir em cardápio QR Code é uma opção que não só torna o negócio mais moderno como, também, traz benefícios. Para criá-lo, há dois caminhos que podem ser seguidos: de forma gratuita ou via aplicativo.
Gratuitamente
Para ter um menu digital sem nenhum gasto, é preciso, antes de tudo, preencher um documento com os itens ofertados em formatos como PDF ou JPEG. O próximo passo é hospedá-lo em uma URL, ou seja, criar um site – ou, tecnicamente, fazer um registro de domínio– para o seu estabelecimento.
Depois que o arquivo completo estiver em um domínio, é necessário cadastrar o link da página em um gerador automático, que pode ser encontrado também gratuitamente na internet. Esse aplicativo emitirá o código bidimensional que será disponibilizado para os clientes.
Os consumidores poderão ter acesso ao cardápio digital por um banner na entrada no estabelecimento que apresente o QR Code, ou mesmo em um display instalado nas mesas. A pessoa só precisa capturar a imagem com a câmera do smartphone e receberá o link para ver o menu.
Em alguns casos, principalmente em aparelhos mais antigos, é preciso baixar um app para fazer essa leitura. O único requisito costuma ser o aparelho ter uma câmera.
Via aplicativo
Há algumas opções de programas para criar menu digital. Uma delas é o oimenu. Essa plataforma disponibiliza planos distintos, que possibilitam, por exemplo, a criação de um QR Code personalizado e gratuito. Isso permite que o cliente acesse o cardápio pelo celular, mas não consiga enviar o pedido diretamente para a cozinha.
Também há modalidades pagas, mas que trazem funções mais sofisticadas. Em algumas, o consumidor é capaz de solicitar um atendente sempre que necessário, fazer pagamentos e avaliar o atendimento e os pratos recebidos.
Outro meio para quem quer criar via aplicativo é o Kyte. Seu objetivo é apoiar a gestão de estabelecimentos e conta, inclusive, com um gerador de QR Code. Basta acessar o endereço, inserir o link do cardápio online no campo e criá-lo.
O que é preciso para implementar um cardápio QR Code?
A digitalização nos restaurantes veio para ficar. Então, é essencial preparar o estabelecimento para oferecer essa facilidade com eficiência e qualidade. Por isso, é importante ter uma boa conectividade.
Para disponibilizar um menu via tablet ou QR Code, é indispensável ter uma conexão de internet de qualidade. Afinal, o código pode ser usado para:
- Conferir conteúdos;
- Pagar por PIX;
- Conectar ao Wi-Fi.
Em todos os casos, ter uma rede confiável e estável é ainda mais importante. Com Vivo Fibra, a empresa tem acesso à banda larga de ultravelocidade. É possível assinar apenas a internet ou acrescentar o telefone fixo. Entre os benefícios, dependendo do plano, estão o e-mail profissional e o Construtor de Sites.
Além da conectividade, para implementar com sucesso um menu eletrônico, é preciso investir na compra dos equipamentos corretos. Smartphones de qualidade, notebooks e tablets são indispensáveis para aproveitar a tendência da melhor forma.
Dicas de como criar um cardápio QR Code funcional
A digitalização desse componente pode levar à redução de custos e melhor experiência do cliente. Em paralelo, é fundamental criar um menu que seja realmente funcional e otimize o tempo do consumidor no estabelecimento. Entre as dicas, estão o uso de fotos no cardápio e o posicionamento do QR Code em local visível.
Uso de fotos
Muitos bares e restaurantes incluem figuras em seus menus impressos. No entanto, como o espaço é limitado, muitas vezes, são colocadas apenas algumas ou opta-se por mini-imagens para reduzir o custo de impressão.
Para elaborar um cardápio digital eficaz, é importante se preocupar com as ilustrações. O ideal é apostar em uma para cada prato, caprichando na qualidade e na descrição do conteúdo para tornar a experiência do cliente ainda melhor.
QR Code em local vísivel
Outro ponto de atenção é garantir que o QR Code esteja visível para todos. Afinal, precisarão dele para ver o menu. É recomendado colocar um adesivo na mesa ou um banner chamativo em um local de fácil visualização.
Além disso, é necessário se certificar que o consumidor sabe o passo a passo para acessar o código. A explicação é especialmente importante para quem tem uma clientela que não está tão habituada a inovações tecnológicas.
Apoio a clientes que não têm smartphone
Por mais que o uso de smartphones seja comum, pode acontecer de um cliente estar sem o seu aparelho ou não se sentir à vontade para utilizá-lo no momento.
Nesse sentido, é importante que o estabelecimento esteja preparado e conte com um celular ou tablet que permita o acesso ao cardápio. Outra saída é ter sempre alguns exemplares impressos para essas situações.
Internet das Coisas otimiza experiência
Contar com um cardápio QR Code é um passo essencial no processo de digitalização de bares e restaurantes. No entanto, para manter a competitividade do negócio, deve-se estar atento às tendências.
Uma delas é o uso de Internet das Coisas (IoT) para tornar a experiência ainda mais completa. Afinal, a tecnologia possibilita uma conexão de ponta a ponta entre dispositivos para coletar e compartilhar dados. É isso que permite, por exemplo, que o cliente escolha os itens e que seu pedido seja enviado diretamente para a cozinha, sem necessidade de intervenção humana.
A Vivo Empresas oferece soluções sob medida para o setor de bares e restaurantes. Com as tecnologias disponibilizadas, é possível otimizar o atendimento ao consumidor e aumentar o alcance de atuação do negócio, aproveitando o crescimento da demanda do mercado.
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Até a próxima!