Wi-Fi em bares e restaurantes: por que é fundamental para aumentar a receita do seu negócio?

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Alguns podem até pensar que a conexão por Wi-Fi em bares, restaurantes, cafés e similares é só um plus oferecido por alguns estabelecimentos. Mas você já reparou que a pergunta “qual a senha do Wi-Fi” muitas vezes vem antes do atendente conseguir anotar o próprio pedido?

Boas conexões não têm preço, e por isso você chegou até aqui. Porque, assim como nós, já nem lembra mais da vida sem conectividade.

Nesse cenário, gestores do setor A&B (Alimentos e Bebidas) vêm dando maior atenção às redes especialmente agora, na era em que as relações remotas trouxeram mais qualidade de vida a milhões de consumidores que podem passar horas trabalhando, estudando ou só assistindo a uma série pelo smartphone mesmo. Tudo isso, de onde estiverem, enquanto consomem.

Mas quando um serviço deixa de ser um plus para se tornar uma necessidade do mundo moderno, oferecer conexão passa a ser um dos fatores decisivos para criar ambientes agradáveis e ainda reter clientes ao entregar uma experiência de excelência, para além do paladar – com reflexos diretamente perceptíveis na receita do negócio.

Só que uma coisa é fato: quando estabelecimentos desse nicho propõem inovações disruptivas – cardápios digitais, totens de autoatendimento, comandas eletrônicas e tantas outras –, o sinal do Wi-Fi não pode gerar desgastes para a jornada do consumidor, cada vez mais exigente. Do contrário, as iniciativas terão efeito inverso e o estabelecimento, avaliações possivelmente negativas nas redes.

Para entender melhor quais os benefícios do Wi-Fi em bares, restaurantes, cafés e restaurantes, neste artigo serão abordados os seguintes assuntos: 

  • O Wi-Fi e a conectividade nas necessidades dos clientes;
  • Crowd empowerment: insights valiosos extraídos das telas conectadas ao Wi-Fi;
  • Wi-Fi e dados: identificando perfis para o aumento da receita;
  • Benefícios extras: quais as outras vantagens por trás da oferta de Wi-Fi no seu estabelecimento?

A importância do Wi-Fi em bares, restaurantes e similares

As inovações no comércio são incrementais, por isso o Wi-Fi no mercado de bares e restaurantes requer atenção na era digital.

Quando a pausa do consumidor é para comer ou tomar um café, engana-se quem pensa que ele ficará menos tempo conectado ao smartphone.

Ainda que estudos alertem para os males físicos causados pelo excesso de conectividade durante as refeições, há consumidores que valorizam a disponibilidade de boas conexões para acessar e-mails, trabalhar remotamente, fazer chamadas de vídeo ou apenas navegar na internet.

Por isso, a oferta de Wi-Fi nesses espaços vem sendo determinante na escolha de um estabelecimento em detrimento de outro, especialmente cafés, ambientes ainda mais propícios para o uso de notebooks.

Um exemplo clássico é o da rede de cafés Starbucks, conhecida mundialmente como um ponto de encontro para reuniões de trabalho e estudo, ou seja, não só pelo seu café, mas também pelo ambiente e, obviamente, pela rede Wi-Fi – com maior permanência da clientela em suas lojas físicas, a rede vê também o aumento da receita do negócio, já que quem fica, consome mais.

O uso da tecnologia deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação nesse mercado, especialmente agora, com tecnologias como os totens de autoatendimento e os cardápios QR Code, que empoderam o consumidor e liberam os funcionários para que possam investir no que realmente importa: buscar a excelência operacional para garantir o sucesso total da jornada do cliente.

Mas os benefícios não param por aí no auge do chamado crowd empowerment. Entenda.

Crowd empowerment – o empoderamento do cliente na era do Wi-Fi

Na esteira dos novos hábitos de consumo e tendências do setor para 2023, o Wi-Fi em bares, restaurante, cafés e similares já pode integrar o espaço físico ao digital, a fim de fisgar a atenção do cliente por meio de experiências, além dos próprios produtos.

Nessa seara, o alto potencial de captura de dados na comunicação por telas entre estabelecimentos e o consumidor sentado à mesa ou balcão pode levantar informações valiosas para conhecer melhor suas preferências e personalizar o atendimento. Como resultado: a geração de impactos visíveis diretamente no aumento da receita do negócio.

O crowd empowerment, ou empoderamento de multidões, foi um dos métodos mais discutidos na NRF Retail’s Big Show de 2023, um dos maiores eventos de varejo e consumo do mundo, realizado em janeiro, em Nova York.

Na prática, consiste no empoderamento de qualquer pessoa com um smartphone em mãos, por meio de algumas técnicas. Vamos entender melhor!

Wi-Fi, dados e o aumento da receita de bares, restaurantes e similares

Há uma realidade vivida principalmente por padarias e cafés: clientes podem entrar no seu estabelecimento e decidir por não consumir nada. A prática reforça a relevância do crowd empowerment, uma vez que, conectados ao Wi-Fi de seu comércio, você pode:

  • Oferecer promoções e condições especiais ao consumidor que concordar em responder um breve questionário ao se conectar à sua rede. Assim, você terá em mãos dados cadastrais como contato, idade e gênero, entre outros, podendo assim desenvolver estratégias focadas no perfil real de cada um e ainda descobrir quais são recorrentes, entendendo o nível de fidelização;
  • Quando conectados automaticamente ao seu Wi-Fi, você poderá mostrar banners promocionais de acordo com os itens de preferência sinalizados pelos próprios visitantes no questionário mencionado, cenário em que a comunicação torna-se certeira para a divulgação de novos produtos;
  • Convidá-los a retornar a seu estabelecimento. Com os dados cadastrais obtidos, gestores de bares, restaurantes e similares podem estabelecer contato por e-mail ou mesmo WhatsApp. A tática é muito utilizada, inclusive, para movimentar happy hours, com mensagens enviadas perto do fim do expediente de seus visitantes;
  • Dar a opção de que, automaticamente, façam check-in, curtam e compartilhem as redes sociais de seu comércio. Além de gerar engajamento e publicidade gratuita, você poderá usar os dados do Wi-Fi para desenvolver campanhas de anúncios direcionadas a perfis similares ao de seu próprio público no Instagram, Facebook e TikTok.

Outros benefícios do Wi-Fi no setor

Além da fidelização de clientes e da prospecção de novos consumidores, a oferta de Wi-Fi em bares, restaurantes, cafés e similares ainda dá um novo respiro para as atividades operacionais. A oferta por conectividade cria alternativas que indiretamente refletem no aumento da receita do comércio, já que:

. Colabora para a redução de erros nos pedidos;

. Melhora o aproveitamento dos funcionários — que, em vez de anotarem pedidos, podem dar atenção mais personalizada aos consumidores;

. Otimiza a tomada de decisão do gestor, que pode oferecer promoções de alimentos e bebidas mais rentáveis no cardápio; 

. Ajuda na construção de menus visualmente mais atrativos e interativos que os cardápios de papel;

. Facilita a personalização dos pedidos pelos próprios clientes, promovendo experiências únicas.

Wi-Fi em alta conexão

Todos os benefícios apresentados acima, claro, repetem a máxima que trouxemos no topo do artigo: “o sinal do Wi-Fi não pode gerar desgastes para a jornada do consumidor, cada vez mais exigente. Do contrário, as iniciativas terão efeito inverso e o estabelecimento, avaliações possivelmente, negativas nas redes”, lembra?

Daí a importância de promover conexões de alta qualidade no seu espaço físico, sem nenhuma zona cega de sinal. Afinal, problemas de conexão para conferir o menu digital – especialmente quando não há a opção do cardápio físico – são péssimos para a experiência.

O cuidado deve ser ainda maior nos comércios alocados em shopping centers e áreas em que o sinal da rede móvel pode ficar comprometido devido às barreiras de paredes ou nos subsolos.

Por isso, a Vivo Empresas desenvolveu o Vivo Fibra, com as melhores ofertas para o seu bar ou restaurante escalonar, com conectividade, apostando em inovação e serviços de qualidade.

Tudo com foco na segurança digital do seu negócio e de seus clientes, com a proteção garantida de sua rede interna e camadas criptografadas ativas.

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