Como o totem de autoatendimento impacta nos negócios?

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O totem de atendimento veio para revolucionar a experiência do cliente, promovendo a ele um serviço rápido, prático e personalizado. Muitos cinemas, bares, restaurantes, estacionamentos e aeroportos, por exemplo, já começaram a utilizar essa tecnologia como forma de inovar e superar as expectativas de um público cada vez mais exigente. 

Inicialmente criado para realizar triagens e atendimentos preliminares, hoje o sistema entrega muito mais, graças às transformações digitais que vêm ocorrendo ao longo dos anos. Por conta dessas mudanças, agora é possível também fazer pedidos, efetuar pagamentos, incluir observações, entre outros. 

Para entender melhor quais os benefícios que essa tecnologia traz para o dia a dia da empresa, neste artigo serão abordados os seguintes assuntos: 

  • O que é um totem de autoatendimento?  
  • Quais são as funções de um totem?   
  • Quais mudanças um totem pode trazer para um negócio? 
  • Vantagens de um totem de autoatendimento  
  • Como a tecnologia apoia os bares e restaurantes 

O que é um totem de autoatendimento?  

O totem de autoatendimento é um terminal no qual os clientes podem realizar compras sem precisar de auxílio de algum funcionário do estabelecimento. Prático, ele permite não só selecionar os produtos que se deseja comprar, como também escolher a melhor forma de pagar por tais itens. 

Como essa tecnologia é conectada ao sistema de atendimento da empresa — e, portanto, utiliza o mesmo banco de dados dos produtos que estão em estoque e daqueles que já foram vendidos —, não há perigo de vendas duplicadas (como na venda de ingressos de cinema) ou até mesmo perda de pedidos na fila de um restaurante, por exemplo.  

Quais são as funções de um totem?  

O totem foi criado inicialmente para realizar triagens e atendimentos preliminares. Mas, com o decorrer dos anos, a demanda por transformações digitais com a digitalização das empresas foi intensificada, e a tecnologia passou a apresentar novas funcionalidades. 

Durante a pandemia, por exemplo, muitos condomínios começaram a investir nesse tipo de sistema. O objetivo era que os moradores pudessem comprar seus produtos sem sair do prédio, evitando, assim, aglomerações e contaminações em farmácias e supermercados. 

Atualmente, diversos setores da economia já utilizam o totem de autoatendimento como estratégia para inovar e oferecer serviços de maneira rápida e eficiente. Como é o caso dos mercados, estacionamentos e restaurantes, que possuem o terminal instalado, a fim de garantir aos seus clientes menos filas e mais agilidade na hora do consumo. 

Conheça abaixo as principais funções de um totem: 

  • Realizar o autoatendimento – isto é, não há a necessidade de um profissional do estabelecimento para efetuar uma compra. 
  • Pegar senhas de atendimento em guichê de bancos, órgãos públicos, etc. 
  • Comprar ingressos de cinema ou eventos. 
  • Comprar, adicionar serviços, fazer check-in ou emitir passagens aéreas. 
  • Realizar um pedido na lanchonete, bar ou restaurante. 

Quais mudanças um totem pode trazer para um negócio? 

A implementação de um totem de autoatendimento tem se mostrado bastante lucrativo para os negócios. Isso porque, ao mesmo tempo em que a tecnologia proporciona uma experiência diferenciada ao cliente, esta ajuda a reduzir os custos da empresa. 

Não à toa, nos últimos anos, o uso do totem em estabelecimentos tem aumentado, o que vem gerando, consequentemente, o crescimento do mercado de autoatendimento no mundo todo. 

De acordo com a pesquisa Self-Checkout System Market Size By Solution, realizada pela Global Market Insights, a previsão é de que de 2021 a 2027 esse mercado cresça, em média, 11% ao ano. Somente em 2020, o setor ultrapassou o lucro de US$ 3,5 bilhões. Em 2027, o valor deve chegar a US$ 6,5 bilhões.  

Diante desse cenário positivo, vale a pena ficar atento às possibilidades para inovar e provocar transformações significativas, tanto para o negócio quanto para os clientes. No caso de restaurantes e bares, a implementação da tecnologia irá proporcionar mudanças importantes no dia a dia. Confira a seguir quais foram.

Melhor aproveitamento dos funcionários 

Com o totem exclusivo para os clientes realizarem o próprio atendimento, os garçons poderão dar uma atenção mais personalizada ao seu público. Afinal, eles não precisarão mais coletar os pedidos, apenas entregá-los devidamente a cada pessoa. 

E com o oferecimento de um serviço de qualidade, a empresa tem tudo para: 

  • Fidelizar clientes. 
  • Fazer a equipe render mais. 
  • Reduzir custos. 

Entrega de uma experiência diferenciada  

Com o avanço tecnológico no setor, as relações de consumo foram se transformando ao longo do tempo. Hoje, por exemplo, as pessoas buscam não apenas um lugar para comer, mas também uma experiência diferenciada – que combine comida boa com rapidez, eficiência e qualidade em um só atendimento. A automação em bares e restaurantes é um exemplo disso.

Proporcionar tudo isso aos clientes é ter um diferencial competitivo que faz com que a empresa esteja à frente da concorrência.  Até porque, embora o mercado de totem de autoatendimento tenha crescido bastante nos últimos anos, muitos estabelecimentos ainda não implementaram essa tecnologia no dia a dia. 

Redução de erros nos pedidos 

Quando os bares e restaurantes ficam lotados, os garçons precisam se desdobrar para atender à grande quantidade de clientes. E com tantos ruídos no momento, os erros nos pedidos podem ocorrer mais facilmente. 

Por outro lado, com o totem de autoatendimento, os próprios clientes apontam qual comida irão querer, registrando as observações pertinentes sobre o que desejam consumir. No contexto de um estabelecimento cheio, as chances de haver problema na comunicação é muito menor.  

Isso, de forma consequente, irá reduzir os erros nos pedidos, além do desperdício de tempo e também de alimentos ou bebidas. 

Valorização de alimentos e bebidas mais rentáveis no cardápio 

Com o totem, é possível deixar em destaque no cardápio os itens mais rentáveis, para que estes sejam pedidos com mais frequência pelos clientes. Para isso, basta usar a tecnologia como aliada e um design apropriado.  

Construção de um menu mais atrativo 

O cardápio em papel tem um espaço reduzido, se comparado a um totem de autoatendimento. Desse modo, é possível aproveitar melhor tal vantagem tecnológica através do uso de muitas imagens atrativas das comidas e bebidas, além das descrições mais ricas e bem elaboradas dos pratos. 

Assim, ao aumentar o interesse do público pelos itens do estabelecimento, o consumo também tende a crescer; da mesma forma, o ticket médio do local, sem que, para isso, o bar ou o restaurante precise ter mais gastos. 

Personalização dos pedidos 

Com um menu apresentado pelo totem, os clientes conseguem decidir como montar o seu prato, de uma forma totalmente personalizada. O resultado é um atendimento único e uma boa experiência do consumidor garantida. 

Melhor aproveitamento do espaço físico do estabelecimento 

Como o totem é o responsável pelo atendimento — e isso economizará no balcão de pedidos, por exemplo —, além de ser uma tecnologia compacta, o espaço físico pode ser melhor aproveitado. Uma possibilidade é a adição de mesas no local onde antes era destinado aos profissionais que coletavam os pedidos. 

Vantagens de um totem de autoatendimento  

No estudo Desconstruindo o Prazer: Compreendendo a Complexidade das Expectativas do Consumidor, da Opinium, em parceria com a Freshworks, de  2021, 11.502 pessoas de diversos países, como Brasil, Austrália, Alemanha, Índia, entre outros, foram entrevistadas. 

De acordo com o levantamento, 87% dos brasileiros afirmaram admirar empresas que investem na combinação de serviços de autoatendimento com atendimento humano de qualidade. Além disso, 48% dos entrevistados disseram que, para resolver problemas, o autosserviço é muito mais rápido do que outros canais de atendimento. 

Esses dados apontam que os clientes brasileiros já reconhecem os benefícios da tecnologia de autoatendimento e enxergam as empresas que apostam nessa solução como algo positivo. 

Diante disso, vale a pena conhecer as vantagens da utilização do totem para todo o tipo de estabelecimento e negócio. Confira abaixo algumas delas: 

Redução de gastos 

Com a implementação dessa tecnologia, a empresa consegue reduzir alguns custos, tais como: 

  • Menos desperdícios, já que os erros diminuem.
  • Treinamento de profissionais de atendimento e de vendas.

Diminuição das filas 

O totem agiliza as vendas, fazendo com que o processo se torne mais rápido e prático. O resultado é uma experiência de compra agradável e sem fila. 

Jornada de compras mais simples  

O totem de autoatendimento possibilita uma jornada de compra mais simples. No entanto, para que a venda ocorra de forma tranquila e bem-sucedida, a comunicação precisa ser construída de maneira clara, objetiva e direta, assim como o sistema deve possuir uma interface simples e fácil de manusear. 

Como a tecnologia apoia os bares e restaurantes 

Para uma implementação efetiva do totem de autoatendimento, os estabelecimentos precisam contar com tecnologias de ponta que sejam capazes de tornar a experiência dos clientes a melhor possível.  

Pensando nisso, a Vivo traz diversas soluções tecnológicas para ajudar os bares e os restaurantes a proporcionar ao seu público ferramentas inovadoras, sem abrir mão da qualidade e eficiência nos serviços prestados. Confira algumas dessas tecnologias: 

Conectividade 

As soluções de conectividade são muito importantes para manter todo o sistema funcionando. Por isso, a Vivo Empresas oferece o serviço de internet banda larga com fibra de alta velocidade, garantindo, assim, uma conexão rápida, eficiente e segura. 

Display Pro 

O Display Pro é uma solução de mídia digital para comunicação em telas e em totens interativos. O objetivo dessa ferramenta é melhorar a experiência dos clientes e alavancar os resultados da empresa.  

Desse modo, através do software de marketing dinâmico, será possível: 

  • Centralizar o gerenciamento de todos os dispositivos do negócio. 
  • Adaptar campanhas para as diferentes lojas.
  • Receber alertas de problemas que podem ser resolvidos de modo remoto.
  • Ter acesso ao status dos equipamentos, configurações e padrões operacionais. 
  • Centralizar os conteúdos em uma única biblioteca.
  • Gerenciar as campanhas digitais em uma única interface. 

IoT 

As soluções de IoT, conhecida como a Internet das Coisas, possibilita a coleta e o compartilhamento de dados com outros dispositivos em tempo real. Conheça algumas das suas vantagens: 

  • Gera mais eficiência e segurança. 
  • A troca de dados permite tomada de decisões mais rápida. 
  • Auxilia na otimização de custos.
  • Oferece uma plataforma de gestão robusta.
  • Garante uma equipe de especialistas digitais para dar todo o suporte necessário. 

Segurança gerenciada 

As soluções de segurança gerenciada são um serviço oferecido pela Vivo que tem como objetivo garantir proteção de redes Wi-Fi privadas ou públicas. É ideal para manter a segurança da conectividade nos estabelecimentos. Veja abaixo as suas principais características: 

  • Agrega camadas de segurança, que ajudam a identificar e controlar ataques cibernéticos de baixa complexidade. 
  • Disponibiliza recursos de gerenciamento de tráfego e controle de usuários. 
  • Possui camadas de “Analytics” e “Heatmap”, as quais auxiliam na captura de comportamento dos usuários.
  • Possui Captive Portal “Splash Page”, que dá acesso aos usuários públicos do Wi-fi. 
  • Tem camada de firewall, que permite o controle de portas, IPs e protocolos que se comunicam com a internet. 

A Vivo Empresas desenvolveu essas e outras soluções tecnológicas para ajudar as empresas a crescerem ainda mais, apostando em inovação e serviços de qualidade. Confira o seu portfólio completo agora mesmo! 

Gostou do conteúdo sobre o totem de atendimento? Então, continue conosco e aprenda mais sobre como a tecnologia pode transformar o seu negócio: 

Até a próxima!

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