Toda empresa, independentemente do seu nicho de atuação, quer ser bem-sucedida. Mas, para alcançar o sucesso desejado, é importante que ela se destaque em meio a tantas opções do mercado e seja reconhecida pelos clientes como uma referência dentro do seu segmento. E isso só é possível quando o empreendimento decide investir em um diferencial competitivo.
Uma das formas de aplicar este conceito do marketing no dia a dia do negócio é através do uso do conhecimento e da tecnologia como aliadas. Assim, ao entender sobre as reais necessidades da empresa, qual o perfil dos seus clientes e quais soluções tecnológicas que cabem no seu contexto, é inevitável não se destacar diante da concorrência.
O resultado, para além da evidência em um cenário competitivo, é uma empresa que gera mais valor para o seu público, garante uma reputação no mercado, consolida a sua marca e, consequentemente, aumenta os lucros do negócio.
Para entender mais sobre o diferencial competitivo e como utilizá-lo da melhor maneira possível, neste artigo serão abordados os seguintes pontos:
- O que é diferencial competitivo?
- As suas principais características
- Como criar um diferencial competitivo na sua empresa
- Ferramentas que podem ser usadas para ter um diferencial competitivo.
O que é diferencial competitivo?
O diferencial competitivo é o que faz a empresa ser lembrada pela maioria das pessoas. E é o que a torna única e uma grande referência dentro do seu nicho de atuação, mesmo diante de uma vasta concorrência do mercado. Como uma prática, o diferencial competitivo pode ser atribuído estrategicamente a qualquer esfera do negócio.
Ele impacta em:
- Investimento em melhorias no atendimento ao cliente.
- Preços mais baixos, sem abrir mão da qualidade dos produtos.
- Bons modelos de distribuição.
- Soluções tecnológicas capazes de melhorar os processos internos e externos.
- Uso da criatividade na construção do design da marca.
- Comunicação entre o público e a empresa.
Tudo isso pode ser considerado como uma distinção importante que irá fazer com que o empreendimento tenha destaque em relação à concorrência. E, como observado, o diferencial, não necessariamente, está ligado a algo complexo ou extraordinário.
Muitas vezes, o uso da criatividade em conjunto com o conhecimento sobre as necessidades da própria empresa pode impulsionar soluções simples e baratas, que impactam positivamente no seu crescimento.
Dessa maneira, ao desenvolver um diferencial competitivo, o negócio consegue se consolidar no mercado, gerar mais valor aos clientes, alavancar as vendas e aumentar a reputação da marca.
Principais características do diferencial competitivo
Para falar sobre as principais características do diferencial competitivo, é importante mencionar uma das maiores autoridades em estratégias de competitividade, o professor da Harvard Business School em Administração e Economia Michael Eugene Porter.
Segundo ele, para ser considerado um diferencial competitivo, a ideia, serviço ou produto de uma determinada empresa deve apresentar os seguintes atributos:
Difícil de ser copiado
Para Porter, o diferencial competitivo só é mantido se ele não for facilmente copiado. Dessa forma, se uma empresa oferece um serviço personalizado e a concorrência utiliza da mesma estratégia para angariar novos clientes, a vantagem de um empreendimento sobre o outro deixou de existir. Isso significa que o diferencial competitivo também não existe mais.
Ser algo original
Seguindo a mesma linha de raciocínio do item anterior, o professor de Harvard irá afirmar que criar algo único é o que irá diferenciar uma empresa em relação às demais. Portanto, para que um aplicativo se destaque, por exemplo, é preciso que ele forneça algo que os outros não foram capazes de oferecer.
Assim, quanto mais original o produto, ideia ou serviço for, maior é a chance de uma empresa estar próxima do seu diferencial competitivo, o qual irá contribuir decisivamente para o crescimento dos negócios.
Ser durável a longo prazo
Outra característica apontada por Porter é a sustentabilidade do diferencial competitivo. Para ele, é necessário que esse diferencial seja mantido a longo prazo e que, dentro desse período, a empresa continue gerando lucros e crescimento.
Caso contrário, a vantagem – gerada por meio do diferencial sobre determinado negócio – deixa de ser competitiva para se tornar temporária.
Destacar-se diante da concorrência
Para se destacar no mercado, o professor de Harvard defende que uma empresa precisa desempenhar ações superiores em relação às suas concorrentes.
Nesse sentido, se uma rede de fast food tem como objetivo assumir a liderança no seu nicho, é importante que ela apresente um diferencial competitivo, como entregas mais baratas ou mais rápidas, por exemplo.
Como criar um diferencial competitivo na sua empresa
Desenvolver um diferencial competitivo, que seja capaz de agregar valor aos clientes e, ao mesmo tempo, resultar em crescimento para empresa, não é uma tarefa fácil. Exige esforço, conhecimento e muita vontade de fazer a diferença. Por isso, trouxemos aqui alguns pontos essenciais na hora de desenvolver um diferencial competitivo.
Conheça os seus clientes
Um dos pilares fundamentais para criar um diferencial competitivo é entender quem são os seus clientes. O que gostam? Quais são as suas dores? O que desejam? Quais são os seus interesses? Onde moram? O que fazem?
Através da compreensão do perfil desses consumidores — e aqui pode existir mais de um perfil —, é possível entender melhor qual a relação deles com os serviços oferecidos pela empresa. Esse conhecimento irá permitir a criação de um diferencial capaz de despertar a atenção do público-alvo.
Tenha uma equipe qualificada como aliada
Com o mercado cada vez mais competitivo, a inovação se tornou um pré-requisito para se manter firme diante da concorrência.
Porém, para modernizar, é preciso contar com profissionais qualificados e motivados. Afinal, uma equipe capacitada e valorizada é uma equipe que rende muito mais e que cria soluções inovadoras com uma maior facilidade.
Invista em um atendimento de qualidade
De acordo com a pesquisa Atendimento ao Cliente da Hibou, divulgada em agosto de 2022, 53% dos consumidores não voltam a comprar em empresas que não promovem um bom atendimento. A pesquisa, que consultou mais de 12 mil pessoas, aponta para uma insatisfação que tem sido cada vez maior por parte dos clientes.
Por isso, se um empreendimento deseja se destacar diante da concorrência, é preciso oferecer um atendimento de qualidade, até para fidelizar o seu público e garantir a ele uma experiência positiva. Nesse sentido, vale a pena investir em:
- Fortalecimento dos canais de comunicação.
- Profissionais capacitados, que entendem a fundo sobre os produtos e serviços oferecidos e conseguem passar as informações de forma clara para os clientes.
- Estratégias de coletas de dados dos consumidores, para criar uma maior aproximação entre eles e a empresa.
- Transparência, ouvir feedbacks, gerar valor através de conteúdos relevantes.
Garanta agilidade na entrega dos produtos ou serviços
Um dos grandes diferenciais competitivos é a rapidez na hora de entregar um produto ou serviço. Mas, para isso, é preciso que a empresa garanta antes:
- O controle da previsão de demandas, para que não faltem produtos e não atrase a entrega.
- Uma boa gestão de logística, para garantir um delivery rápido e mais barato.
- Profissionais treinados, para prestar serviços com maior agilidade.
- Uso de tecnologias como ERP, para auxiliar na entrada e saída das mercadorias.
Invista em soluções tecnológicas
Nos itens anteriores, algumas tecnologias foram citadas dentro de cada contexto. No entanto, a verdade é que as soluções tecnológicas devem ser utilizadas em qualquer circunstância.
Afinal, o tempo todo as coisas estão mudando, e as empresas precisam ficar atentas a essas novas tendências, e a forma mais efetiva de fazer isso é usando a tecnologia como aliada. As vantagens de investir em ferramentas tecnológicas são muitas, como:
- Automatiza os processos burocráticos, fazendo com que os colaboradores sejam direcionados para realizar funções mais criativas.
- Garante uma maior organização, integração e centralização das informações de cada setor.
- Ajuda a manter o controle de entrada e saída de produtos.
- Facilita a logística na hora da entrega.
- Agiliza os processos internos.
- Melhora a comunicação interna e externa.
Ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para ter um diferencial competitivo
Como visto, as soluções tecnológicas são fundamentais para criar um diferencial competitivo dentro da empresa. Por isso, trouxemos aqui algumas ferramentas que irão contribuir para que o seu negócio se destaque no mercado.
Internet de ponta
Garantir uma conectividade de qualidade na empresa é imprescindível, já que, sem uma boa internet, o sistema não funciona. E se o sistema não funciona, o trabalho não avança, gerando problemas internos e externos para o negócio.
Com Vivo Fibra, é possível ter acesso à banda larga de máxima velocidade, estabilidade, e segurança.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial pode ser utilizada como peça-chave nos mais diversos setores de uma companhia. Os benefícios são muitos:
- Otimização do tempo.
- Redução de custos.
- Personalização dos atendimentos.
- Previsão de resultados.
- Coleta de dados e maior previsibilidade na tomada de decisões.
Um exemplo disso é o software de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Com a utilização da tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning, esse programa consegue gerenciar os processos de diversos setores — como recursos humanos, produção, finanças, serviços, entre outros —, proporcionando maior agilidade e integração na hora de administrar a empresa.
Big Data
De maneira resumida, o Big Data pode ser compreendido como uma tecnologia capaz de analisar grandes quantidades de dados e, dessa forma, gerar insights importantes para o negócio. No contexto atual, em que o tráfego de dados aumenta a cada dia, utilizar essa solução tecnológica contribui significativamente para a tomada de decisões, além de promover maior automação dos processos.
Não à toa, a sua importância tem se refletido no crescimento do número de companhias que passaram a utilizar a tecnologia como estratégia para modernizar os negócios.
Por fim, em todos os setores, criar um diferencial competitivo é relevante para fazer com que a sua empresa se destaque e seja considerada entre os consumidores. A tecnologia, aliada à estratégia, pode potencializar os seus resultados. E para auxiliá-lo nessa empreitada, a Vivo Empresas, como parceira dos negócios, tem um portfólio completo para as suas necessidades.
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