Certificação ambiental é peça-chave no crescimento sustentável dos negócios

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Há uma preocupação global com os impactos causados ao meio ambiente, seja pelos métodos de produção ou até de consumo da sociedade. Nesse cenário, surge um importante aliado na criação de um futuro mais sustentável: a certificação ambiental.

Na prática, esse tipo de reconhecimento surge a partir de iniciativas dentro das companhias para tornar seus processos mais verdes; ou seja, são ações que mitigam efeitos negativos ou ainda combatem ativamente problemas de sustentabilidade. 

Mediante a efetividade desses projetos, a empresa pode receber diversos tipos de selos que marcam seu comprometimento com valores ESG: ambientais, sociais e de governança. Isso inclui desde práticas de zero desperdício até a otimização na utilização de energia elétrica, por exemplo.

Como resultado, além de auxiliar o planeta, as certificações ambientais também passam confiança para consumidores e investidores que estão cada vez mais atentos a essas questões.

Para esclarecer a importância dessas ações e dos consequentes reconhecimentos, neste artigo, serão abordados:

  • O que é uma certificação ambiental;
  • Quais são os tipos existentes;
  • O que cada selo significa;
  • Por que as empresas devem se preocupar com isso;
  • Como é concedido o reconhecimento;
  • Como o Eco Smart pode ajudar.
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O que é uma certificação ambiental?

A certificação ambiental é uma forma padronizada de reconhecer iniciativas sustentáveis que dão resultado. Já faz tempo que há uma certa atenção aos impactos causados pelas produções. Porém, muitas dessas considerações paravam no discurso de grandes companhias ou se concentravam em pequenas ações que afetavam um departamento específico. 

Hoje, o movimento é diferente: as ações sustentáveis estão chegando ao centro dos negócios, mudando toda a cadeia de produção. Não basta apenas falar, é preciso se comprometer com essa transformação. Com isso, as certificações ganharam destaque, pois demonstram cuidado com o meio ambiente nos processos de criação e manutenção de produtos e serviços.

Nesse sentido, estão incluídos desde a seleção ou extração de matéria-prima, a fabricação e o sistema de distribuição e descarte de resíduos. E, para cada uma dessas ações, existe uma certificação ambiental que garante esse diferencial produtivo referente ao meio ambiente e, de modo geral, à sustentabilidade.

Assim, são diversos os órgãos certificadores que analisam e conferem os selos verdes a essas práticas sustentáveis, desde que sigam as normas vigentes e as leis ambientais.

Conheça os tipos de certificação ambiental

Existem muitos selos de sustentabilidade ambiental, tanto nacionais como internacionais. Para compreendê-los é importante conhecer a classificação da Organização Internacional de Padronização, conhecida mundialmente como ISO. 

Vale dizer que esse órgão criou uma série de normas, como a ISO 14000, que apresenta diretrizes para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), incluindo avaliação de desempenho, rotulagem e análise de ciclo de vida dos produtos. 

Dentro da categoria descrita acima, é a ISO 14001 que auxilia e certifica o SGA. Esse reconhecimento pode ser obtido pelo Organismo de Sistema de Gestão Ambiental (OCA) do INMETRO.

Nesse sentido, a autora Adriana Maria Magalhães de Moura descreve em seu artigo O Mecanismo de Rotulagem Ambiental: Perspectivas de aplicação no Brasil, publicado em junho de 2013, os três tipos de certificação ambiental.

Tipo 1 – Rótulo Ecológico

Esse reconhecimento é atribuído e monitorado por órgãos governamentais ou instituições importantes no mundo. Como é conferido por uma terceira parte independente, que deve ser isenta, esse é um selo que traz bastante credibilidade à marca.

Tipo 2 – Autodeclaração

É comum encontrar na descrição de produtos ou serviços certas autodeclarações ou reivindicações sobre práticas sustentáveis. No entanto, nesse tipo de afirmação dos fornecedores e fabricantes, não há critérios ou padrões estabelecidos. Como resultado, essa não é uma certificação altamente confiável do ponto de vista do público consumidor e investidor. 

Tipo 3 – Declaração Ambiental de Produto

Da mesma forma que no tipo 1, esse selo é verificado por terceiros. Contudo, nessa divisão, é considerado o ciclo de vida do produto como um todo, o que exige um extenso processo de análise de dados de cada etapa. 

É um dos reconhecimentos mais completos em relação aos impactos causados, apesar de não determinar uma padronização a ser atingida. 

O que cada selo significa?

Atualmente, há cerca de 400 selos com apelo sustentável no mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Por conta dessa grande variedade, uma prática antiética também ganhou espaço nos mercados: o Greenwashing.

Isso acontece quando marcas se dizem comprometidas com a responsabilidade socioambiental, mas não a praticam de fato. Desse modo, se torna imprescindível conhecer as principais certificações oficiais das entidades comprometidas, como as mostradas a seguir.

Rótulo Ecológico/Selo Verde (ABNT)

Reconhece produtos de baixo impacto ao meio ambiente ao longo do ciclo de vida, ou seja, da extração, processamento, transporte e uso da matéria-prima até a destinação final dos materiais e produtos.

Selo Procel de Economia de Energia 

Garante a eficiência no uso da eletricidade, por exemplo, priorizando eletrônicos que gastam menos desse recurso. 

Certificação FSC (Forest Stewardship Council)

São diversos selos (Reciclado, Misto, Comunitário) focados em produtos madeireiros e não madeireiros provenientes do manejo florestal responsável. 

Selo Rainforest Alliance Certified

Atua em valores sociais e ambientais, focando na proteção da biodiversidade, práticas responsáveis de manejo e respeito aos trabalhadores rurais.

Selo Orgânico IBD

Uma das maiores certificadoras de produtos orgânicos da América Latina, atua com foco em produtos de alta confiabilidade para diferentes segmentos, como agricultura, pecuária, insumos, extrativismo e vinhos.

Certificado Produto Vegano (SVB)

Concede um selo vegano a produtos dos setores de alimentos, cosméticos, higiene, limpeza e calçados. É reconhecido nacionalmente.

Certified Humane Brasil 

Voltado a garantir o bem-estar animal, ou seja, uma vida livre de maus tratos e crueldade, para produtos de origem animal, como carnes, aves, ovos, laticínios e derivados. 

Por que uma certificação ambiental é importante?

Conseguir um selo verde não é algo instantâneo, é um processo que exige planejamento, tempo e investimento. Só para ilustrar, ao implementar etapas sustentáveis, muitas vezes é necessário mudar a cultura da empresa e transformar o comportamento de empreendedores, gestores e funcionários.

Tendo isso em vista, é preciso deixar claro também os benefícios de ter uma certificação ambiental que certamente faz com que todo o esforço valha a pena. A princípio, é essencial ressaltar que esses selos existem porque há uma demanda dos consumidores e investidores; ou seja, o mercado dá preferência a quem é transparente nos processos e prioriza valores ESG.

Tanto é que o Global Consumer Insights Survey, publicado pela PwC, em junho de 2022, mostra que há comportamentos de consumo alinhados a esses princípios. Como exemplo, os consumidores estão dispostos a pagar mais em produtos locais ou nacionais:

  • 35% – por saber onde e como são produzidos;
  • 25% – por reduzir a pegada de carbono

Aliás, a pesquisa indica que o compromisso de uma empresa com fatores ambientais influencia a decisão de compra de 39% dos brasileiros. Entre as ações citadas, estavam a redução de emissões de CO2, o emprego de materiais reciclados e a redução do uso de plástico.

Então, é possível dizer que, além de contribuir com o futuro e com a natureza, a certificação ambiental confere um reconhecimento positivo no mercado. Ademais, dependendo das iniciativas aplicadas, há vantagens em economia de gastos com energia e água, por exemplo.

Em resumo, os principais benefícios são:

  • Otimização da produção e dos recursos utilizados;
  • Redução de gastos e desperdícios;
  • Diminuição dos impactos ambientais;
  • Melhoria da imagem e reputação das companhias;
  • Diferencial competitivo em relação a marcas não certificadas;
  • Acesso a novos mercados e até a exportações que exigem certificações, como a ISO 14001.

Como é concedida uma certificação ambiental

A jornada que um negócio deve percorrer a fim de conquistar uma certificação ambiental nem sempre é muito clara. Na verdade, esse é um caminho que exige conhecimento tanto do setor em que a empresa está inserida, quanto das normas e leis ambientais praticadas.

Apesar das especificidades dos selos e dos segmentos de mercado, existem alguns passos comuns a todos que buscam esse reconhecimento. Confira seis etapas cruciais para tornar a empresa mais sustentável e conseguir um selo verde.

1. Analisar o negócio

É fundamental conhecer os pontos fortes e de aprimoramento da companhia para entender quais adaptações serão mais rápidas e quais demandam mais esforço.

2. Ler a documentação

Conheça a certificação ambiental através da documentação oficial. É a partir dela que será possível selecionar o que é de maior interesse ao empreendimento e ao setor em que está inserido. 

3. Conferir o processo com quem entende

Independentemente do órgão de certificação, há auditorias especializadas que informam as particularidades do reconhecimento. Aqui, o empreendedor fica sabendo quanto aos prazos de testes, provas e outras etapas da auditoria. 

4. Realizar uma consultoria pré-auditoria

Existem profissionais focados no treinamento para os processos da auditoria, caso seja necessária uma ajuda extra. Os próprios certificadores tendem a disponibilizar consultoria para as empresas que buscam o selo. Esses especialistas também realizam uma pré-auditoria para simular o processo final.

5. Receber a auditoria

A auditoria em si tem etapas que condizem com o que está sendo avaliado, como uma análise de produção de um produto ou serviço. Assim, o documento para a certificação irá detalhar o que foi feito (provas, testes etc) e o resultado.

6. Manter-se atento

A certificação ambiental não acontece só em um determinado momento. Quando um negócio obtém seu reconhecimento, é necessário manter visitas regulares de um auditor para a renovação do documento. A validade e os processos de atualização variam conforme o tipo de selo.

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Como o selo Eco Smart pode ajudar?

Quando se pensa em produtos, a tecnologia muitas vezes é associada a um impacto negativo no meio ambiente. Mas a realidade é que os serviços tecnológicos são primordiais para alcançar altos níveis de evolução sustentável, e também podem ajudar a obter uma certificação ambiental.

Como exemplo, a digitalização das empresas reduz o uso de data centers privados e locais, o que pode diminuir as emissões de carbono em 84%, segundo artigo da Accenture, de agosto de 2022.

Nesse cenário, a Vivo Empresas aliou os conceitos ESG à inovação e criou o selo Eco Smart. Esse selo de sustentabilidade oferece soluções digitais certificadas em Cloud, cibersegurança, Internet das Coisas (IoT) e Big Data. Por conseguinte, quando companhias de pequeno a grande porte contratam o serviço, já são informadas quanto aos benefícios ambientais atrelados.

O selo Eco Smart atua principalmente em quatro elementos sustentáveis: eficiência energética, redução de consumo de água, diminuição das emissões de CO2 e apoio à economia circular.

Tecnologia em prol da sustentabilidade

Não há dúvidas que a certificação ambiental é um instrumento efetivo para fomentar as práticas sustentáveis em diversos setores. Da mesma maneira, é inegável que a tecnologia pode ajudar nessa jornada. 

A Vivo Empresas é uma grande apoiadora da transformação digital com foco nos valores ESG. Para isso, oferece um portfólio de soluções que auxiliam na otimização de recursos para otimizar processos a fim de inovar os setores, ao mesmo tempo que evita o desperdício e foca em um desenvolvimento sustentável. 

Aproveite e conheça outras inovações que auxiliam na sustentabilidade no campo e na cidade:

Até a próxima!

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