Como migrar entre plataformas de e-commerce sem dor de cabeça?

Foto do autor

Com a ascensão da presença online, muitas marcas observaram um rápido crescimento nos negócios. Como resultado, as demandas de gestão e vendas aumentam e os empreendedores acabam em uma situação em que é necessário repensar a plataforma de e-commerce usada.

Esse é um cenário comum e, aliás, é um bom sinal para quem investe no comércio digital. Entretanto, é preciso adotar medidas que assegurem a continuação desse progresso. Atualmente, não apenas é possível trocar de sistema de e-commerce, mas também existem alternativas como investir em um site próprio, que pode ser implantado de forma simples por meio de um construtor de sites, como o da Vivo Empresas.

Para desvendar essas opções e entender como migrar entre plataformas de e-commerce sem problemas, neste artigo, serão abordados os seguintes temas:

  • Panorama do comércio eletrônico brasileiro;
  • Plataformas de e-commerce são caminho ágil na atuação online;
  • Como migrar sem problemas;
  • Soluções de negócio para lojas online.

Panorama do e-commerce brasileiro

GettyImages 1364482289
Homem trabalhando ao fundo em uma plataforma de e-commerce pelo computador e mulher a frente fazendo a leitura de um produto

O comércio eletrônico foi um dos setores que conseguiu se manter e até prosperar nos últimos anos, mesmo em meio a um cenário mundial conturbado. 

Segundo a 45ª edição do relatório Webshoppers, de maio de 2022, em 2021, as vendas online cresceram 27% em comparação com o ano anterior — totalizando R$ 182,7 bilhões de faturamento.

No entanto, todo esse destaque para o meio digital também significa que as companhias atuantes precisam estar atentas. É fundamental se atualizarem, a fim de atender às demandas do público, ficarem à frente da concorrência e permitirem que o negócio atinja seu potencial. 

Plataformas de e-commerce são caminho ágil para atuação online 

Na onda da digitalização e no esforço para entrar no comércio online, grande parte das empresas se apoia nas plataformas de e-commerce. De modo geral, essas apresentam soluções completas que não exigem um conhecimento específico do empreendedor.

Ou seja, é possível fazer a gestão da loja digital através de um software em vez de ter que lidar com a complexa configuração de um site. Atualmente, as opções disponíveis são variadas e, entre as mais populares no Brasil, estão VTEX, Nuvemshop, Shopify, JET e Tray.

Cada uma oferece uma gama de funcionalidades como diferentes formas de pagamento e variadas customizações de layout. Sem dúvidas, é uma maneira profissional e simplificada de manter um comércio eletrônico. 

Além disso, vários sistemas de e-commerce atuam como um serviço em nuvem e dispõem de características distintas da Cloud, como constantes atualizações de segurança e manutenção e a facilidade de acesso dos dados armazenados.

Apesar da flexibilidade do modelo, as condições contratuais e os pacotes oferecidos pelas plataformas às vezes podem ser limitantes ao estado atual de um empreendimento. Por isso, é preciso estar atento à necessidade de transferência da loja virtual para outra plataforma. 

Ademais, vale ressaltar que ter um site próprio é vantajoso, a fim de manter o contato e o suporte aos clientes mesmo no período de transição. Especialmente quando se usa um construtor de sites que simplifica a gestão e a criação do negócio online. 

Como migrar entre plataformas de e-commerce sem problemas

Na hora de escolher o sistema de e-commerce, seja pela primeira vez ou para mudar de fornecedor, é essencial levar em conta alguns fatores. A opção deve priorizar um serviço eficiente, que comporte as necessidades de vendas e gestão da companhia não só no presente, mas também no futuro. 

Afinal, é importante pensar no crescimento da empresa e o que será preciso no suporte a esse avanço. E, para ajudar nessa missão, serão apresentadas cinco dicas que devem guiar a migração e a escolha da plataforma:

1. Pesquisa

Primeiramente, é recomendado fazer uma lista com as principais necessidades do negócio, antecipando até momentos de demanda variável, como vendas em datas comemorativas. A partir daí, deve-se levar em consideração:

  • Preço: há opções com preços acessíveis e serviços de qualidade. Saber o que é necessário evita gastos com recursos excedentes.
  • Funcionalidades: é vital analisar a estrutura atual da loja online, separando o que é indispensável e quais seriam as ferramentas extras que poderiam agregar valor, como layouts personalizados.
  • Integração a outros sistemas: a plataforma de e-commerce deve permitir e facilitar o processo, como o alinhamento à gestão por ERP (do inglês Enterprise Resource Planning).
  • Compatibilidade: garante que o atendimento ao cliente siga sem interrupções, não prejudicando a jornada e experiência de compra.

2. Conferir a reputação e portfólio da empresa

Assim como os consumidores estão adquirindo o hábito de pesquisar antes de comprar, para contratar novos serviços também é indicado verificar o histórico da empresa. Nesse sentido, podem ser verificadas recomendações de outros clientes da plataforma, reclamações feitas sobre o negócio, marcas atendidas, entre outros. 

No caso, é muito comum utilizar sites como o Reclame Aqui para averiguar a confiabilidade da companhia, o atendimento e o suporte que ela dedica ao público.

3. Manter o endereço das páginas

Mesmo quando há a mudança de plataforma de e-commerce, é crucial manter as mesmas URLs, ou seja o mesmo endereço das páginas. Caso contrário, é possível que isso gere confusão e dificuldade de acesso aos clientes, potencialmente causando a perda de vendas e dificultando a gestão.

Então, na hora de migrar é vital fazer essa solicitação à empresa responsável pelo sistema do comércio eletrônico.

4. Levar os dados originais

Toda transação feita em lojas online gera dados valiosos para a gestão. Entre esses, estão a base de contato dos clientes, incluindo hábitos de consumo e preferências, até informações sobre estoque e vendas. São diversas as razões pelas quais o histórico deve acompanhar o negócio na mudança de plataforma de e-commerce, tal como realizar um melhor planejamento e gestão.

Aliás, soluções de inteligência de dados como Big Data usam esse material bruto com o intuito de entender tendências de mercado e preferências dos consumidores. Como exemplo, a Vivo Empresas oferece o serviço de Perfil Digital, que analisa o perfil do cliente a partir de hábitos de consumo. Há, ainda, a solução Tourism, que foca no comportamento de turistas para aumentar a efetividade de ações de marketing, vendas e eventos.

5. Planejar a continuidade das atividades

Durante o período de transição, o suporte aos clientes em outros canais, como redes sociais, WhatsApp ou pelo site proprietário é essencial. Essa estratégia omnichannel faz com que o consumidor seja atendido e encaminhado da melhor forma possível, mesmo que exista alguma instabilidade na página da companhia.

Soluções de negócio para lojas online

GettyImages 1323701120
Mulher preparando a embalagem de produtos de sua loja online

Inegavelmente, as plataformas de e-commerce agilizam o comércio eletrônico e facilitam a vida do empreendedor. Contudo, ainda é muito importante investir em outras alternativas com a finalidade de ampliar a presença digital das empresas.

A princípio, um dos elementos mais importantes para a reputação no mundo virtual segue sendo o site da companhia. Visto como um cartão de visitas e até como uma vitrine de serviços e produtos, ter uma página própria ajuda potenciais clientes a encontrarem a marca. 

E a boa notícia é que se essa criação antes era um procedimento técnico que exigia tempo e investimento, hoje há soluções práticas disponíveis. Um bom exemplo é o Construtor de Sites, oferecido pela Vivo Empresas.

Construtor de sites

A solução consiste em uma plataforma que simplifica o processo de criar sites, tornando o passo a passo mais intuitivo. É um serviço pensado para o pequeno e médio empreendedor que dispensa conhecimentos técnicos: o editor funciona no modo arraste e solte.

São disponibilizadas opções de personalização de layout: fontes, cores e modelos modernos para um site profissional, além de incluir domínio, armazenamento e e-mail. Ademais, todas as páginas criadas são responsivas, o que significa que são adaptadas automaticamente às telas de smartphones, tablets e computadores. 

A plataforma ainda permite integração com outras mídias, como redes sociais e Google Maps, e engloba serviços de SEO para posicionamento nos mecanismos de busca.

SEO

Esse é outro ponto importante para quem quer se destacar no ambiente digital. SEO é uma sigla para o termo inglês Search Engine Optimization, que representa o Motor de Otimização de Busca. Em outras palavras, é um conjunto de táticas que melhora o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo ou Bing. 

Investir nessa otimização é uma estratégia necessária quando o assunto é presença online. Isso principalmente porque os usuários dão preferência a páginas que aparecem entre os primeiros resultados da pesquisa. 

Apesar de sua importância, nem sempre é simples ter um site com um bom SEO e, por isso, existem soluções focadas em ajudar nessa tarefa. Esse é o caso da SEO Tool, da Vivo Empresas, que combina diversas técnicas de otimização para aumentar a visibilidade da marca nas buscas online.

Segurança

Por fim, nos negócios digitais como o e-commerce, não pode faltar a preocupação com segurança. Não é novidade que, com o aumento da exposição das marcas na internet, os ataques cibernéticos também aumentaram em volume, intensidade e complexidade. 

Sendo assim, é necessário manter os equipamentos utilizados no dia a dia da empresa atualizados e protegidos, com antivírus e proteções específicas contra malwares e demais ameaças. 

E-commerce vai além da plataforma

Vender e comprar pela internet era algo pouco habitual aos brasileiros, mas, nos últimos anos, tornou-se uma prática semanal ou até diária. Por isso, cada vez mais as empresas precisam estar em boa forma digital, o que inclui:

  • Ter um e-commerce que suporte a quantidade de atendimentos necessária hoje e em um futuro próximo, mesmo que, para isso, seja necessário trocar de plataforma;
  • Contar com um site que traga visibilidade à marca, sendo bem ranqueado em pesquisas online,
  • Manter uma estratégia ampla com mais de um canal à disposição do consumidor;
  • Fazer o uso inteligente dos dados disponíveis no negócio, o que permite conhecer melhor o público, ajustar a comunicação e aprimorar a experiência de compra. 

Embora sejam passos essenciais, não é fácil para companhias de pequeno e médio porte absorverem todas essas demandas. Nesse sentido, contar com um parceiro especializado em soluções tecnológicas pode ser o diferencial para se destacar no mercado. 

A Vivo Empresas está preparada para facilitar o cotidiano dos negócios digitais. Selecionamos alguns artigos focados no mundo do e-commerce e como a tecnologia é essencial na área:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato