Uma camada de brigadeiro. Outra de bolo. Mais uma de brigadeiro. Alguns morangos por cima…
Esse é o chamado “Copo da Felicidade”, um doce facilmente encontrado em algum aplicativo de Delivery na busca por sobremesas. Só pela descrição dá para saber o motivo, mas é cada vez mais frequente pessoas buscarem refeições, produtos e até serviços por delivery.
Esse é um mercado que não para de crescer! Dois dados ajudam a entender o cenário:
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que o mercado de Delivery passa por notável crescimento: em 2019, apenas 30,4% dos internautas brasileiros utilizavam serviços de entrega de refeições. Entre 2020 e 2021, o número saltou para 54,8%.
Segundo dados da Statista, o Brasil é responsável por 48,77% de todos os pedidos de delivery feitos na América Latina, superando países como México e Argentina.
Com o surgimento de tecnologias extremamente acessíveis e aplicativos dos mais diversos, ter uma plataforma de delivery não é algo exclusivo de grandes empresas (ou da sua pizzaria favorita).
Todo mundo pode começar um negócio de delivery! Basta acesso à internet, um celular e computador na mão e o conhecimento certeiro do que é preciso ter para entregar refeições, sobremesas ou outros serviços diretamente na porta do cliente.
Na leitura desse texto, você confere um guia para abrir seu próprio delivery, que segue os passos abaixo:
- Pesquisa de mercado e definição de produto
- Legalização e regulamentação
- Crie sua Dark Kitchen
- Entrada nas plataformas
- Início dos trabalhos
Pesquisa de mercado e definição de produto
Você quer começar um negócio de delivery direto da sua casa, mas não sabe por onde começar?
O primeiro passo é sempre identificar o seu nicho de mercado e o produto que você quer colocar à venda. É a definição do produto que afetará sua logística de produção, definirá suas estratégias de marketing e até definirá em qual plataforma de delivery você deve inserir seu negócio.
Dois segmentos se destacam no setor: o de alimentos e bebidas. Enquanto o de bebidas foca principalmente na entrega em porta de bebidas alcóolicas, o de alimentos é muito mais amplo.
Dá para oferecer comida caseira, fast food, comida saudável, ou uma culinária específica, como italiana ou asiática. E, é claro, o delicioso Copo da Felicidade!
Definir o tipo de comida ou bebida para começar seu negócio de Delivery é fundamental. Se você quiser vender comida japonesa, precisará ter uma logística que garante o frescor dos alimentos crus que essa culinária costuma ter. Caso queira oferecer massas, precisará pensar numa embalagem que mantenha o calor.
Após a definição, é hora de mergulhar profundamente no mercado. Faça uma pesquisa detalhada para entender as preferências dos consumidores, aposte na análise lacunas existentes e conheça bem a concorrência, seja ela local ou mais abrangente, como grandes redes de fast-food.
Legalização e regulamentação
Uma vez definido seu produto, é hora de lidar com questões legais e registrar seu negócio. É preciso ter todas as licenças necessárias, incluindo licenças de funcionamento e saúde, total conformidade com as regulamentações fiscais de sua área.
Para um delivery de comida ou bebida, será preciso adquirir:
Licença de Funcionamento (Alvará de Funcionamento): essencial para operar legalmente seu negócio, é emitida pelo município onde você está localizado.
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ): principal registro principal de uma empresa, emitido pela Receita Federal. Necessário para a identificação fiscal e tributária da empresa.
Licença Ambiental: Empresas que podem impactar o meio ambiente, como indústrias, restaurantes e postos de gasolina, podem precisar de uma licença ambiental para operar legalmente.
Licença Sanitária: Negócios que lidam com alimentos, como restaurantes, lanchonetes e mercados, precisam de uma licença sanitária para garantir que estão seguindo padrões de higiene e segurança alimentar. A licença normalmente é emitida pelo estado.
Crie sua Dark Kitchen
Se você acha que um negócio de delivery dá para acontecer da cozinha da sua casa, é melhor pensar bem! Um negócio desse tamanho exige uma produção de porte e rapidez, e a solução são as chamadas “Dark Kitchens”.
Preparamos um conteúdo especial só sobre Dark Kitchens: leia aqui!
Esse modelo de produção conta com apenas uma marca e uma cozinha para preparar as refeições. A cozinha conta com equipamentos profissionais, como refrigerador de alta potência, fogão industrial e tudo o que é necessário para atender a demanda que chega no celular ou no computador. É o modelo ideal para quem quer operar exclusivamente no modelo de delivery e não pensa em atender clientes no local.
A criação da Dark Kitchen precisa vir acompanhada da definição de estoque e da logística de entrega. Não basta apenas ter os insumos e saber a receita: o empreendedor precisa garantir que sua equipe conseguirá produzir a demanda que chega.
Entrada nas plataformas
Você tem seu produto definido, estudou seu mercado, está com tudo regularizado e montou sua dark kitchen. Agora é a tão esperada hora de fazer seu cadastro em uma plataforma e aguardar os primeiros pedidos!
Mas antes, é bom pesquisar as plataformas de entrega populares em sua região. No Brasil, duas se destacam: iFood e Rappi. No exterior, a UberEats e a DoorDash e destacam entre as mais populares. Cada plataforma pode ter uma presença mais forte em determinadas áreas geográficas como cidades ou estados, por isso é muito importante pesquisar.
Cada plataforma tem requisitos mínimos exigidos para o empreendedor que queira iniciar um negócio. Tenha em mãos licenças de operação, registro comercial e padrões de higiene. Certifique-se de que seu negócio atenda aos requisitos de cada plataforma para operar.
A maioria das plataformas exige que seu negócio de delivery tenha fotos em alta resolução e um logo. Isso ajudará a impulsionar suas vendas e a “vender seu peixe” quando algum potencial consumidor queira escolher um determinado alimento. Ao entrar nas plataformas, capriche no marketing, aposte em descrições detalhadas e fotos nítidas do que você oferece.
Início dos trabalhos
Tudo pronto: chegou a hora de receber os primeiros pedidos!
Dá aquele frio na barriga ao ouvir o apito de que um pedido chegou.
Todo empreendedor sente bem essa empolgação, mas cuidado: é preciso mandar muito bem nos primeiros pedidos para não sofrer nenhum tipo de banimento da plataforma e conseguir angariar os primeiros clientes.
Uma dica é deixar alguns insumos ou alimentos prontos, ou apostar num cardápio menor, mais rápido de ser preparado.
Outra dica é mandar os primeiros pedidos com “mimos” ou brindes, o que ajuda a conquistar elogios e ranquear seu negócio nas posições mais altas de cada plataforma.
Por ser um negócio totalmente digital, ter uma internet confiável e rápida é fundamental para evitar erros e começar seu negócio no modo turbo ligado!
A Vivo Empresas oferece um portfólio amplo de produtos e serviços para apoiar negócios de delivery, como Vivo Fibra, planos pós-pagos e outras soluções tecnológicas que facilitam o dia a dia e a interação com clientes e fornecedores.
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Até breve!