Diário escolar digital: vale a pena investir?

Foto do autor

O diário de classe é um dos documentos mais importantes que um professor precisa preencher. Na era da internet, porém, não é mais necessário mantê-lo no papel. Atualmente, já existem sistemas digitais que simplificam e agilizam o lançamento e a consulta de informações. Um deles é o diário escolar digital (DED).

O DED é um sistema que tem como objetivo facilitar a gestão da educação. Ele descomplica a rotina dos docentes e aumenta a segurança dos dados das escolas. 

Hoje em dia, o conceito diário escolar digital se expandiu. Graças à tecnologia, é possível ter acesso a apps que possibilitam fazer a gestão do diário de classe via internet, de onde estiver e quando quiser. Além disso, as novas ferramentas também ampliam as possibilidades de colaboração, garantindo a segurança da informação. 

Por saber da tamanha importância desta tecnologia é que preparamos este artigo. Aqui, você lerá também: 

  • O que é o diário escolar digital
  • Vantagens do uso da ferramenta
  • Como usar o diário escolar digital
  • Quem pode acessar a ferramenta
  • Soluções sob medida para a educação

O que é o diário escolar digital

O diário escolar digital é um sistema que tem como objetivo simplificar o lançamento de informações sobre estudantes, turmas e atividades.

Nele, professores podem registrar as notas e a frequência dos alunos, além dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, gastam menos tempo com atividades burocráticas. Além disso, têm acesso facilitado às informações inseridas, as quais são transformadas em relatórios.

Em um contexto em que o processo de digitalização se torna cada vez mais necessário para empresas, inclusive na área de educação, contar com essa ferramenta é um passo importante para conquistar benefícios como maior produtividade, acesso facilitado a dados e redução de custos.

Webinar | Tendências em tecnologia proteger sua empresa_V1

Quais as vantagens de usar o diário escolar digital?

De acordo com a Lei 9.394/96, que define diretrizes e bases do sistema educacional nacional, a educação digital passa a fazer parte da seção que trata do Direito à Educação e do Dever de Educar.

O tópico XII, incluído pela Lei nº 14.533, de 2023, define que a educação digital é um direito, “com a garantia de conectividade de todas as instituições públicas de educação básica e superior à internet em alta velocidade, adequada para o uso pedagógico”.

A Lei determina, ainda, a obrigatoriedade do desenvolvimento de competências voltadas ao letramento digital de jovens e adultos, além de criação de conteúdos digitais, comunicação e colaboração, segurança e resolução de problemas.

Investir no diário escolar digital é uma ação importante para instituições de ensino que querem se manter alinhadas com esse novo cenário da área. Entre os benefícios de usar o DED, estão a redução do número de faltas dos estudantes, menos custos com impressão e, ainda, controle facilitado de informações estratégicas. 

Redução do número de faltas

Com o monitoramento otimizado da frequência dos alunos, a tendência é que as faltas diminuam. Isso porque a ferramenta reúne dados sobre cada estudante de maneira centralizada, permitindo que os educadores entrem em contato com a família ou até com o Conselho Tutelar, caso alguma criança pare de frequentar a escola sem justificativa, por exemplo.

Mais tempo para atividades acadêmicas

Além disso, quando o professor consegue preencher seus diários com mais rapidez e acessar as informações gravadas a qualquer momento e lugar, ele pode dedicar mais tempo aos alunos e à elaboração de atividades para a sala de aula. 

Dessa forma, o DED é uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade do ensino.

Centralização de informações 

O diário de ensino digital funciona, ainda, como um espaço único em que ficam todas as informações importantes para a comunicação com os pais e para a tomada de decisões das equipes das escolas e de órgãos, como a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

 Organizados em um mesmo ambiente, os dados também ficam mais seguros.

Sustentabilidade

Ao adotar o diário escolar digital, a instituição de ensino também dá um passo importante no contexto da sustentabilidade. Afinal, o material não precisa ser impresso. Para consultá-lo, basta ter acesso a um desktop, smartphone ou tablet conectado à internet.  

Investir na ferramenta não é só uma iniciativa que reduz o uso do papel. É, também, uma forma de facilitar o compartilhamento de informações dentro da própria instituição de ensino. Ao armazenar os diários em soluções de Cloud, outros professores e funcionários administrativos internos também podem acessar com facilidade as informações sempre que precisarem.

Maior interação com os responsáveis

Investir no diário escolar digital também é uma maneira de aproximar a instituição de ensino da família, principalmente no caso da educação básica. Como o material é atualizado online, é possível compartilhar alguns dados, como frequência dos estudantes, com seus responsáveis, desde que haja soluções de conectividade.

Uma vantagem é que, em alguns casos, a instituição de ensino consegue se certificar de que os responsáveis acessaram o documento. Além disso, outra possibilidade é oferecer ferramentas de colaboração extras para interação, como chat, para uma relação mais direta entre escola e família, mesmo no caso do ensino a distância.

Redução de custos

A união entre educação e tecnologia como base do ensino do futuro não é à toa. Soluções como o diário escolar digital ajudam, ainda, a manter os custos da escola sob controle. Afinal, uma grande quantia é gasta todos os anos com a impressão de documentos para controle de frequência. 

Resmas de papel, cartuchos de tinta de impressora e materiais de escritório, entre outros, fazem parte do orçamento da escola para esse fim. Por ser totalmente online, o diário escolar digital é uma ferramenta e tanto para instituições que querem reduzir os seus gastos e otimizar as atividades do dia a dia.

Como usar o diário escolar digital

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2021, divulgada em julho de 2022 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 98% dos professores trabalhavam em escolas que ofereciam atividades na modalidade remota. 

Nesse contexto, um diário escolar digital facilita o dia a dia a partir do momento em que sua atualização e consulta são totalmente online, sem precisar nem mesmo comparecer à instituição de ensino.

No diário escolar digital, o professor pode, além de registrar a frequência dos alunos, lançar as aulas dadas, os conteúdos trabalhados e as avaliações aplicadas. 

Google Workspace for Education

Uma das soluções para o setor de Educação que é oferecida pela Vivo Empresas, o Google Workspace for Education também pode ser usado como diário escolar digital. Em sua versão Fundamentals, inclui recursos importantes. Entre eles, ferramentas de colaboração, como Google Sala de Aula, Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários. 

Professores podem usar o Google Sala de Aula para diversas atividades, que vão muito além do simples controle de frequências de estudantes e abrangem a aprendizagem digital. É possível, por exemplo, segundo a ferramenta:

  • Iniciar uma videochamada.
  • Criar e gerenciar turmas, atividades e notas online sem usar papel.
  • Adicionar materiais às atividades, como vídeos do YouTube, uma pesquisa em um arquivo do Formulários Google e outros itens do Google Drive.
  • Dar feedback direto em tempo real.
  • Usar o mural da turma para postar avisos e incentivar a participação dos alunos com discussões baseadas em perguntas.
  • Convidar pais e responsáveis para se inscreverem em resumos por e-mail com as próximas atividades e os trabalhos pendentes dos alunos.

Quem pode acessar o diário digital?

Há muitos programas que fazem esse papel. Um que é chamado Diário Escolar Digital – DED foi desenvolvido para escolas da rede pública estadual da rede de Minas Gerais. Por isso, este em específico só pode ser acessado por profissionais cadastrados na Prodemg. 

No entanto, há outras alternativas para instituições públicas e privadas que desejam abandonar o diário de classe em papel, como o próprio Google for Education.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, conta com o aplicativo Di@rio de Classe, em que podem ser feitos registros das aulas, lançamento da frequência e das avaliações dos alunos. Também, há opções disponíveis para escolas particulares, como o Proesc, sistema para gestão acadêmica, financeira, comercial e pedagógica escolar.

Atenção especial à segurança

O diário escolar digital é, sem dúvida, uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade, reduzir custos e facilitar a gestão escolar. Contudo, é importante ter atenção especial a aspectos relativos à segurança. 

Se, por um lado, a ferramenta protege os dados e evita perdas que poderiam acontecer com o material físico, por outro, é preciso atentar a alguns pontos relativos à segurança da informação

A Lei 13.709/2018 regulamenta o tratamento e uso de dados pessoais, dentro e fora dos ambientes virtuais. Nesse sentido, é fundamental garantir que a plataforma escolhida esteja adaptada ao que a lei regulamenta para não correr riscos. 

O Google Workspace for Education, mesmo em sua versão mais básica, oferece proteção contra perda de dados. Segundo a ferramenta, o recurso ajuda na prevenção contra a perda ou roubo de informações, porque permite que a instituição de ensino defina as próprias regras e políticas.

Soluções sob medida para a educação

O diário escolar digital apresenta diversas vantagens para instituições de ensino que querem aumentar a produtividade, otimizar tarefas e, também, garantir a segurança das informações em um ambiente online. 

A Vivo Empresas tem um portfólio completo de soluções para o setor de Educação, incluindo ferramentas que desempenham a função de gerenciar a sala de aula e aumentar a colaboração entre os diversos públicos da instituição de ensino. 

Produtos de conectividade, equipamentos sob medida para a sala de aula e, também, recursos relativos à segurança, como o Vivo Filtro Web, que bloqueia determinados conteúdos dentro da instituição, fazem a diferença no dia a dia. 

Entre os diferenciais da Vivo Empresas, estão capacidade de atendimento em todo o território internacional, central de relacionamento exclusiva e especializada em empresas, além de amplo portfólio de equipamentos e soluções tecnológicas.

Este conteúdo sobre o diário escolar digital foi útil? Então leia também:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato