O que é comanda eletrônica e como implementar

Foto do autor

Investir em inovação para se diferenciar da concorrência é uma das premissas mais importantes do setor de bares e restaurantes. Por isso, muitos já adotaram a tecnologia conhecida como comanda eletrônica

Devido ao crescimento das vendas via Internet e à consequente mudança na forma de consumir, as empresas de alimentação se viram diante da necessidade de aprimorar a experiência do cliente quando ele escolhe ir presencialmente ao estabelecimento. 

Afinal de contas, o consumidor que sai de casa e vai até o restaurante quer um serviço rápido, eficiente e amigável. Esse sistema é capaz de entregar tudo isso e muito mais. Entre as vantagens, está a melhora no tempo do atendimento, menos erros nos pedidos feitos na mesa e redução de custos. 

No entanto, o que seria realmente essa tecnologia e como poderia ajudar um bar ou restaurante? Continue lendo, pois, a seguir, vamos explicar melhor essa solução por meio dos seguintes tópicos: 

  • O que é uma comanda eletrônica?
  • Quais são as vantagens ?
  • Como funciona a tecnologia?
  • O que é preciso para implementar ?
  • O futuro da automação nos restaurantes 

O que é uma comanda eletrônica? 

vivo meu negocio comanda eletronica interno1

Uma comanda eletrônica é um software integrado ao sistema de gestão da empresa, que funciona junto aos celulares e tablets usados pelos funcionários do estabelecimento. 

Ou seja, as cenas mais emblemáticas dos restaurantes, com os garçons anotando os pedidos dos clientes nos bloquinhos de papel, ficaram para o passado.  Com esse tipo de programa, tudo isso foi para o meio digital. 

Esse tipo de inovação representa uma revolução no atendimento das mesas. Afinal, é nesses dispositivos que os pedidos são registrados, não se usa mais o papel. A informação é levada diretamente dos aparelhos para a produção na cozinha, sem necessidade de deslocamento do profissional. 

A comanda pode ir diretamente para uma impressora, quando o restaurante sente ainda necessidade de ter os pedidos impressos para organizar a ordem dos pedidos, ou então para um monitor, que será visualizado pela equipe da cozinha. 

Além disso, esses programas não exigem Internet para funcionar, basta que exista uma rede sem fio local. As soluções de conectividade serão necessárias se o restaurante ou bar quiser funcionalidades suplementares,  como: 

  • Integração com os pedidos do delivery (iFood, por exemplo).
  • Transmissão de notas fiscais.
  • Funcionamento integrado com o Google Maps.
  • Sincronização com o software de gestão.
  • Pesquisa de endereços por CEP.

Vale lembrar que esse tipo de tecnologia é desenvolvido para atender à demanda de estabelecimentos de alimentação, como bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias, food truck, entre outros. 

Como funciona?

As ferramentas que trabalham assim foram desenhadas especificamente para o setor de serviços alimentícios. Com a tecnologia, o pedido do cliente é feito na mesa, o funcionário registra em um tablet ou smartphone, e a comanda segue virtualmente para a cozinha. 

Isso quer dizer que o garçom não precisa sair do salão para levar o pedido em papel até outro setor, aproveitando esse tempo para atender outros clientes. 

Uma das empresas que faz uso deste tipo de tecnologia é a Consumer. O software, chamado de comanda mobile, vem com modelos que facilitam a familiarização com a ferramenta para que seja fácil a aplicação no empreendimento. 

No entanto, antes de começar efetivamente a usar, será preciso realizar um reset no banco de dados. Essa ação irá zerar as informações sobre produtos, pedidos e tudo que estiver registrado no sistema. 

Instalação feita, o passo seguinte é fazer o cadastro do cardápio, algo bem específico de cada estabelecimento. Essa parte é fundamental, pois o registro deve ser realizado com muito cuidado para que o controle do estoque seja feito da forma correta e você tenha sucesso com a tecnologia. 

Vantagens de comanda de consumo digital

Agilidade e redução de erros estão entre os principais benefícios. Mas o programa também tem as seções de contas a pagar, relatórios financeiros e controle de estoque, o que agiliza o funcionamento do estabelecimento de maneira geral. 

Vamos ver, portanto, algumas das principais vantagens ao adotar esse tipo de solução para automatizar a gestão. 

Redução de erros nos pedidos

Quem trabalha com restaurantes sabe que um dos principais constrangimentos que acontecem na interação com o cliente é quando o pedido vem errado. 

O ritmo nesses estabelecimentos também costuma ser frenético, deixando margem para erros. Muitas vezes, as pessoas na cozinha têm até dificuldade em entender o que foi escrito na comanda por questões de caligrafia de quem anotou o pedido.

Com uma solução digital, esse tipo de problema fica praticamente resolvido. Nada será escrito, tudo que é pedido na mesa é registrado ali mesmo e segue automaticamente para a equipe que prepara os alimentos. 

Economia sustentável 

O consumidor moderno está cada vez mais preocupado com o impacto das suas escolhas. Por isso, empresas que prezam pela sustentabilidade tendem a se destacar da concorrência. 

A área de alimentação, por exemplo, gera uma quantidade enorme de resíduos — talheres e copos descartáveis, menu, anotações. 

Portanto, independentemente das outras medidas, investir em soluções que reduzem a necessidade do uso de papel como a comanda eletrônica ou cardápio em QR Code já ajuda a dar uma pegada sustentável ao negócio. 

Aumento das vendas 

O ticket médio do brasileiro em bares, restaurantes, bistrôs, food trucks e lanchonetes foi de R$ 34,80, em maio de 2022, de acordo com reportagem da Veja sobre pesquisa do Instituto Food Service Brasil, publicada em julho de 2022. Uma forma de aumentar esse índice é justamente com um sistema mais eficiente para atendimento. 

Um mecanismo como a usada nas comandas digitais deixa os atendentes livres no salão, já que não precisam ir até a cozinha toda hora levar os pedidos. Assim, conseguem atender mais clientes em menos tempo. A consequência será um aumento nas vendas. 

Ajuda no fechamento do caixa 

O balanço e fechamento do caixa é uma das partes mais sensíveis na gestão de qualquer empresa. Qualquer produto ou venda não registrados pode causar uma enorme dor de cabeça para o gerente. Por isso, quanto mais automatizado for o processo, melhor. 

Uma tecnologia de comanda eletrônica pode ser integrada ao software de gestão da empresa. Portanto, quando o cliente faz o pedido, o pedido segue para a cozinha, mas também para o caixa. Isso evita erros e facilita a contabilidade. 

Atendimento mais eficiente e ágil 

A experiência do usuário é fundamental. Em um contexto cujo produto é comida (ou alimentação), os consumidores querem atendimento rápido.

Uma vez que os clientes não gostam de se sentar às mesas e esperar muito, um sistema como o das comandas digitais viabiliza um atendimento mais rápido e eficiente. 

Fidelização dos clientes 

Hoje em dia, o serviço de delivery de comida se popularizou muito, principalmente após a pandemia. No mundo, a estimativa é de que o mercado global de entrega de alimentos online ultrapasse US$ 97 milhões até 2032, segundo o relatório Online Food Delivery Services Market Snapshot, de setembro de 2022. 

Por isso, é preciso tornar o atendimento presencial bem mais eficiente do que era. Nesse sentido, a digitalização de empresas, como bares e restaurantes, é essencial para cativar os clientes. A melhor forma de fidelizar é prestar um bom atendimento – rápido, eficiente e com boa comida. 

O que é preciso ter no estabelecimento para instalar a ferramenta?

vivo meu negocio comanda eletronica interno2

Muitos gestores podem ficar na dúvida sobre a complexidade de instalação de uma inovação desse tipo, mas normalmente não é exigido muito. 

Para começar a usar a ferramenta, será necessário um computador com sistema operacional Windows. Aqui vão algumas  recomendações de configuração para a solução rodar da maneira correta:  

  1. Processador Intel i5 de 5ª geração ou superior.
  2. Sistema operacional Microsoft Windows 11, Windows Server 2012 ou superior.
  3. Versão mínima do Framework 4.6.1.
  4. 8 GB de RAM (recomendável, mas também pode usar um com 4 GB). Além disso,  20 GB de espaço disponível. 
  5. Usar preferencialmente HD SSD.

É recomendada também para estabelecimentos com grande volume de pedidos a utilização de um servidor dedicado. Desse modo, ele será exclusivo e ficará integralmente à disposição da empresa. Em outras palavras, pode até ser instalado, hospedado e gerenciado pelo provedor de serviços, mas não será compartilhado com nenhum outro cliente. 

Outra necessidade será comprar tablets ou smartphones para a equipe de salão. Nesse sentido, as empresas podem contar com uma ampla oferta de equipamentos na loja Vivo Empresas

Automação no setor veio para ficar 

Quando se fala em automação dos bares e restaurantes, muitos podem pensar em robôs fazendo atendimento e cozinhando. A verdade é que isso não está muito longe da realidade. A gigante de alimentação Pizza Hut, por exemplo, em parceria com a Hyper Robotics, inaugurou em 2022 uma unidade futurista em Israel, conforme relatado no artigo do Business Insider

No local, foram instalados fornos, freezers e sistemas de limpeza que não exigem funcionários e conseguem fazer 50 pizzas por hora. Câmeras munidas de Inteligência Artificial (IA) tiram fotos de cada item preparado na cozinha para verificar se os robôs espalharam as coberturas adequadamente ou se estão sovando a massa da maneira correta.

Isso, no entanto, não é a realidade para a maioria. Um processo de automação pode ser bem mais simples do que se imagina. Um software de gestão, um menu em QR Code ou um sistema de comanda eletrônica já são suficientes para pequenos negócios que precisam se destacar da concorrência. 

Não à toa, o tamanho do mercado global de software de gerenciamento de restaurantes foi avaliado em mais de US$ 4 bilhões em 2022 e deve se expandir a uma taxa de crescimento anual composta de 16,3% até 2030. Os números são do relatório Global Restaurant Management Software Market Report.

Soluções para incrementar ainda mais a gestão 

A explicação para o otimismo para o futuro da gestão na área alimentícia se explica justamente na crescente adoção de soluções de automação, cloud computing, IA e Internet das Coisas (IoT). Esta última pode facilitar bastante a comunicação com os clientes. 

A Vivo Empresas, por exemplo, tem em seu portfólio diversas soluções IoT para facilitar a modernização do setor. Também possui o Display Pro, que permite a comunicação através de telas ou totens interativos em tempo real. 

Por fim, todas essas soluções, incluindo a comanda eletrônica, têm o objetivo de  simplificar o processo de pedido para os clientes. Assim, conseguem garantir que a qualidade do serviço do restaurante esteja no nível mais alto possível. E isso, no fim, é tudo que os clientes e os gestores precisam. 

Gostou do conteúdo? Siga lendo outros artigos sobre inovação em bares e restaurantes: 

Até a próxima! 

Foto do autor
Solicite um contato