“Como aumentar as vendas on-line no inverno” é a pergunta que passa na cabeça da maioria dos gestores quando bate aquele frio e parece que as pessoas só não têm preguiça de pedir comida por aplicativo, não é mesmo?
Sim. E o varejo fica, como sempre, à mercê do clima, já que a chegada mais rápida ou tardia de uma estação, por exemplo, pode determinar se as novas coleções serão vendidas a preço cheio ou com descontos ao longo da estação.
No segundo trimestre do ano passado, as marcas do segmento de vestuário mostraram números positivamente surpreendentes pela chegada antecipada do inverno. Já o último verão, foi mais frustrante.
Claro que alguns negócios são mais diretamente afetados pelo clima mas, nesse cenário, estar atento às altas e baixas da temperatura é necessário para qualquer varejista que, no final, precisa fazer todo um malabarismo com muita estratégia se os apresentadores do tempo errarem muito nas previsões dos noticiários.
Por isso, para que você acerte na escolha dos seus produtos nessa temporada ou consiga crescer em escala com o que já tem em estoque, trazemos algumas dicas.
Fique, porque neste post você vai entender:
- A relação das estações com o comportamento de compra;
- O que vender no inverno;
- 5 ações para aumentar as vendas na estação.
Vendas no inverno e a relação com os consumidores
Mudam-se as estações e, com elas, o comportamento (e humor!) de grande parte dos consumidores. E é aí que os varejistas devem explorar os padrões da demanda orientada pelo clima, para ajudar a embasar as decisões de estoque e a previsão de demanda para prever o que os clientes querem, onde querem e quando querem.
Complexo, porque adivinhar como clientes se sentem no inverno é algo que pode variar de pessoa para pessoa, a depender de vários fatores, como a região geográfica em que vivem e preferências pessoais pelo clima frio ou quente, dentre outros.
Mas, no inverno, a coisa fica mais difícil. Afinal, tem gente que curte as baixas temperaturas porque realmente se sente melhor, mas tem quem viva feliz a estação por mera conveniência: quase sempre quando as férias do trabalho colaboram com viagens para a prática de esportes no gelo ou para conferir a beleza das paisagens cobertas pela neve.
No todo, em países tropicais como o Brasil, o clima frio pode causar desconforto físico, especialmente para aqueles que têm dificuldade em lidar com temperaturas baixas. Sem contar a “deprê”, que já tem até um nome: depressão sazonal ou depressão de inverno – condição que possui uma conexão direta com o clima nublado, frio e chuvoso.
Só que pequenas e médias empresas não podem entrar nessa deprê, porque as atividades não podem parar. E é justamente por esse motivo que, mais abaixo, a gente vai te entregar uma série de ações de marketing para que o inverno passe batido e o sol volte a reinar na sua operação como se, lá fora, o clima nem estivesse nublado!
O que vender on-line no inverno? Setores em alta
Se você, pequena e média empresa, está se perguntando o que vender no inverno, fique de olho em alguns segmentos estratégicos na temporada, mas não desanime se seu negócio não fizer parte desse grupo. Até porque, entregaremos estratégias para aumentar as vendas de qualquer produto ou serviço em tempos de baixas temperaturas, mais à frente.
- Beleza: os cuidados com a pele e os cabelos mantêm a mesma importância para o brasileiro que nos tempo mais quentes. Aí, quem reina são os produtos hidratantes, nutritivos e reparadores, que ajudam a manter a saúde e a beleza em dia.
- Alimentação: a fase é propícia para o consumo de alimentos quentes, calóricos e saborosos que, sobretudo, aqueçam o corpo. Sopas, caldos, fondues, chocolates, cafés, chás e vinhos são alguns exemplos que se destacam no período e que podem ser comercializados prontos ou por meio dos próprios ingredientes e a oferta de kits para preparo em casa.
A aposta em sugestões naturais de vitaminas, suplementos e produtos para aumentar a imunidade costuma ter maior demanda durante essa estação já que, com ela, há o aumento dos quadros de gripe.
- Lazer: o inverno abre um leque de oportunidades para vender produtos ou serviços que oferecem diversão e entretenimento para quem quer aproveitar o tempo livre em casa. Nesse cenário, a aposta em jogos, brinquedos, livros e cursos on-line são algumas ideias de lazer que podem atrair os consumidores.
- Produtos que aquecem: quando muita gente prefere curtir o ambiente doméstico e, segundo o Google, alguns termos mais buscados nessa época são “aconchego” e “conforto”, não falamos só da venda de aquecedores.
Aproveite esse cenário e aposte em produtos como roupas de cama, cobertores, mantas e tudo que possa criar espaços mais aconchegantes e quentinhos para as pessoas.
- Itens para pets: a categoria também aquece novas oportunidades no mercado com foco nos adoráveis animais de estimação. Por isso, não se esqueça das oportunidades de produtos para o inverno nas linhas pet, que incluem roupinhas, camas acolchoadas e mantas, dentre outros acessórios para os peludos.
Seu produto vendendo mais no inverno com ações estratégicas
Se nenhuma das propostas acima te convenceu, acalme-se. É hora de trabalhar melhor outras ações para o seu negócio. Tome nota dessas dicas:
1. Ofertas acertadas
Saber o que vender no inverno para vender mais é só uma parte do sucesso nesta temporada, já que é preciso entender também para quem está ofertando seus produtos, especialmente no Brasil, onde cada região apresenta um padrão de consumo diferente, muito influenciado por questões sociológicas e geográficas – sem contar nossa riqueza de diversidade cultural e comportamento.
Para oferecer o que de fato sua audiência precisa, é necessário conhecer a origem do tráfego da sua loja virtual e o perfil de consumo dos seus consumidores.
Por isso, não vire as costas para ferramentas valiosíssimas que mapeiam os dados dos visitantes do seu e-commerce, até para entender seus padrões de comportamento.
Conte com o Google Analytics, por exemplo — que, além de te ajudar nessa missão, ainda é 100% gratuito.
2. Kits
No período em que as pessoas buscam por maior comodidade, a estratégia de oferecer kits favorece bastante as vendas on-line. Por isso, analise quais produtos do seu e-commerce têm mais saída e, a partir deles, adicione à oferta itens complementares que possam cumprir com as necessidades dos clientes de forma prática.
Nesse combo, você pode adicionar produtos que podem estar parados no estoque ou que não têm um grande volume de procura para aumentar seus resultados – só não se esqueça que a oferta deve fazer sentido para os consumidores, e que você também deve levar em consideração as preferências do seu público-alvo, oferecendo opções variadas para atender diferentes necessidades e perfis.
Não deixe de comunicar os benefícios e a proposta de valor dos seus kits em suas campanhas de marketing e nas redes sociais, e sempre destaque a economia, a praticidade e a experiência completa que eles deverão proporcionar.
3. Clube de assinaturas
O relatório Consumer Trends 2023 já entregou que a personalização total da experiência do consumidor é um dos pilares para o crescimento do e-commerce, daí a relevância cada vez maior da aposta nos clubes de assinaturas, que podem ser disponibilizados por sua loja com diferentes planos e valores.
A expectativa dos varejistas brasileiros, aliás, é que o modelo de negócio cresça ainda mais do que nos Estados Unidos, que hoje, movimentam mais de U$ 10 bilhões por ano.
Ao oferecer a alternativa, os negócios proporcionam comodidade, conforto, além de uma experiência de compra agradável, simples e descomplicada. Ponto para a sua empresa que, de cara, ainda vai fidelizar a clientela mantendo receita, independente da estação.
Para estimular seu público a aderir ao clube, vale considerar ofertas de bônus adicionais na contratação da assinatura, como produtos complementares e acessórios exclusivos a partir de um determinado valor ou período de adesão.
4. Cross-selling
Estratégia traçadas. Ok. Mas ainda há mais cartas na manga para aumentar as vendas on-line no inverno.
Na página do produto, por exemplo, aposte em ofertas de cross-selling, técnica em que sua audiência acaba colocando mais produtos no carrinho e que, quase sempre, aparece como “Aproveite e compre junto” ou “Quem comprou isto, também levou”.
A estratégia consiste em oferecer itens complementares que provavelmente combinem com o primeiro objetivo de compra do seu cliente. Afinal, você pode dar um empurrãozinho e, de repente, nem ele mesmo saiba que pode precisar desse algo a mais.
5. Facilite a experiência de compra
Seu site não pode ser um impeditivo para que as pessoas concluam suas compras, especialmente na estação em que a maioria delas está morrendo de preguiça. Por isso, cuide para que a plataforma colabore com a experiência do cliente desde o início, na busca pelo produto, até o pagamento.
Conte com serviços de hospedagem que proporcionem vantagens competitivas para a sua marca e que entreguem todas as funcionalidades necessárias para seu site rodar redondo, sem gerar atritos e eventuais desistências de compra.
Plataformas bem desenhadas e intuitivas sempre tendem a ter maior conversão de vendas no mercado.
Um inverno hiperconectado
Pequenas e médias empresas com operações exclusivas no mundo on-line não podem dar bobeira, claro, quando o assunto é conectividade, e você deve ter percebido que todas as dicas acima se potencializam quando você, gestor, conta com um pacote de conexão que contemple as necessidades do negócio e de seus colaboradores.
Como especialistas e fanáticos por tecnologias que somos, já deixamos tudo no jeito: além dos planos de redes móvel e fixa, o portfólio de Vivo Empresas traz soluções de hospedagem de sites com domínio gratuito para cada modelo de negócio.
Não deixe de consultar nossos especialistas para entender quais soluções do nosso menu podem ajudar o seu negócio a crescer em escala e aproveite para conferir os conteúdos que selecionamos para você hoje:
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Até breve!