Como turbinar as vendas nos feriados e colocar seu negócio em destaque 

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Estamos quase no fim de 2023! Mas isso não significa o fim dos tão gloriosos feriados.  

Só no mês de novembro, temos o Dia de Finados (02/11), o Dia da Proclamação da República (15/11) e o feriado da Consciência Negra (20/11), que passou a ser nacional neste ano. Em dezembro tem Natal, Ano Novo e aquelas semanas em que todo mundo só pensa no fim do ano e nas celebrações natalinas. 

Feriados vão muito além de momentos de descanso do trabalho. Para quem está à frente de algum comércio ou negócio e não para nessas datas, eles são verdadeiras oportunidades de venda, destaque, marketing e crescimento. 

Segundo o ICVA, as vendas no varejo em abril de 2023 cresceram 1,7% em relação ao mesmo mês de 2022. Boa parte se deu por conta de o mês ser recheado de feriados, com três prolongados: Páscoa, Tiradentes e os dias antes de 1º de Maio.  

Ou seja: quanto mais dias de feriado, maior a tendência de consumo! 

Estamos falando de uma oportunidade imensa de colocar sua marca em destaque, potencializar suas vendas ou construir campanhas que angariam mais clientes.  

Na leitura desse texto, vamos te mostrar como turbinar vendas, promover sua marca e crescer (no faturamento e em clientes) na esteira dos feriadões que todo mundo ama. 

Entenda a natureza de seu negócio 

Pode parecer chover no molhado, mas o primeiro passo para usar feriados a favor da sua marca é entender muito bem a natureza de seu negócio. Tudo começa em ter informações sobre a periodicidade e quantidade de vendas, ou de contratação de serviços. 

Em quais meses e dias do ano você mais vende? Ou mais fecha serviços? As vendas e contratações são impulsionadas por algum evento específico, ou uma necessidade do cliente? As vendas acontecem num ambiente físico ou em dropshipping, num modelo de venda online? 

Ter as respostas dessas perguntas é o começo de tudo, pois te dará uma ideia muito clara sobre o fluxo de vendas. É assim que você identifica padrões de compra e traça os fatores que decidem essas compras, construindo um panorama completo sobre os hábitos de consumo de seu público-alvo. 

Munido dessas informações, você saberá se seu negócio está aberto para janelas de oportunidade como os feriados. Caso você tenha um negócio voltado a serviços que não são movidos por fatos extraordinários e se baseiam em produtos e serviços da rotina, não faz sentido pensar no feriado como oportunidade.  

Exemplo: o setor de decoração. Lojas especializadas em decoração natalina turbinam as vendas em novembro e dezembro e veem uma queda vertiginosa em janeiro. Mas se você tem uma loja de sofás, por exemplo, a venda pode acontecer no ano inteiro, sem depender exclusivamente do Natal. 

E não são só os feriados fixos que alavancam vendas! A Copa do Mundo, por exemplo, impulsiona a venda de televisores.  

Segundo levantamento da GfK, consultoria de inteligência de mercado, as vendas de aparelhos, na semana de 7 a 13 de novembro de 2022, apresentaram alta de 69,4% em relação ao mesmo período de 2021. O motivo: todo mundo queria uma TV para acompanhar a seleção brasileira no Catar.  

Esteja preparado para o aumento de venda 

Já entendemos que entender os hábitos dos consumidores é fundamental. Agora, vamos ver de fato quais são os produtos mais procurados nas vendas em lojas físicas e online. 

Como citamos o Natal anteriormente, vamos exemplificar com a data: segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, algumas categorias se destacam em vendas no varejo tradicional (lojas físicas) no período.  

É o caso de roupas, calçados e acessórios (51,5%), brinquedos (34,9%), alimentos para a ceia de Natal (28.8%) e perfumes (28.6%). Ou seja: todo mundo querendo boa comida e presente!  

Já no varejo online, os segmentos que se destacaram foram casa e decoração (13%), alimentação e bebidas (12%), perfumaria e cosméticos (12%) e moda e acessórios (9%). 

São exemplos que mostram que o empreendedor precisa estar preparado para o aumento da demanda. Invista em equipamentos, treine funcionários e se certifique que sua cadeia de suprimentos consegue operar.  

Outro ponto é o estoque: foque em ter um grande estoque dos produtos preferidos dos consumidores. Nesse sentido, um bom coletor de dados na gestão de estoque pode te ajudar no controle dos produtos que você tem, assim como nortear suas compras e quais produtos precisa incentivar mais as vendas. 

Além do estoque, um ponto fundamental é a logística. Garanta que sua empresa tenha acordos sólidos com empresas de transporte para garantir entregas rápidas e seguras, assim como para ser abastecido de produtos e insumos para seu negócio. A agilidade na entrega pode ser um diferencial competitivo importante, especialmente durante as festas de fim de ano e outros feriados, um momento em que prazos de entrega rápidos são valorizados pelos clientes. 

Invista no marketing 

Datas comemorativas e feriados são oportunidades de potencializar suas estratégias de marketing e sair da caixinha na hora de vender seu peixe.  

São ocasiões únicas em que a atenção do seu consumidor está totalmente voltada para o feriado. É um evento escasso. Aproveite essa ocasião e crie campanhas que usem o feriado como mote principal e liguem a data ao seu produto ou serviço. Um exemplo é aquela propaganda famosa que conecta um refrigerante ao Natal, por exemplo. 

Pense também numa estratégia de criação de conteúdo relacionado à data comemorativa, como guias de presentes, artigos, vídeos e outros. Esses textos, vídeos e imagens, quando combinados, atraem visitantes e os mantém engajados ao longo do ano. 

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa. Elabore newsletters personalizadas com descontos exclusivos, brindes ou informações sobre produtos sazonais. Use técnicas de comunicação que coloquem de urgência para incentivar compras imediatas, como ofertas válidas apenas durante o feriado ou um contador regressivo para o fim (ou começo) do feriado. 

Considere entrar no mundo dos influenciadores digitais. Colaborações bem-sucedidas podem aumentar sua visibilidade e atrair novos clientes para o seu negócio, especialmente se forem influenciadores que falam sobre o tema do feriado, ou da data comemorativa em questão. 

Não esqueça de extrair dados e feedbacks obtidos durante as campanhas de marketing. Essas informações podem orientar estratégias futuras e traçar táticas de marketing mais refinadas a cada feriado. 

Organização é a palavra-chave! 

Estar muito bem-preparado e organizado é o passo mais importante para usar o feriado a seu favor e turbinar seu negócio. É por isso que é fundamental manter sua empresa conectada, com uma boa gestão de informação e sistemas que operem de forma agilizada e profissional. 

O Vivo Gestão de Vendas é a ferramenta ideal para gerenciar a rotina do seu estabelecimento comercial. Com ele, você controla fornecedores, fluxo de caixa, loja virtual e vendas em um único lugar, com possibilidade de ter aplicativos mobile ou em seu computador. 

Na Vivo Empresas, você ainda encontra soluções para aumentar a presença online da sua empresa, o que aumenta as chances de ser encontrada por potenciais clientes nos feriados. 

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Boas vendas! 

Até a próxima! 

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