Com o 5G, o modelo de gestão de empresas nunca mais será o mesmo

Foto do autor

O que você leu aqui no título é a mais pura verdade: o 5G irá revolucionar o modelo de gestão de empresas no mundo todo.

Digo isso porque é praticamente inevitável que todo o potencial dessa tecnologia represente um ganho sem precedentes (e ainda bem) para os negócios. 

Sabe aquela famosa imagem que representa a evolução das espécies humanas? Se pudéssemos representar a evolução da conectividade, essa nova geração estaria lá na ponta, mostrando o que há de mais atual e condizente com as necessidades que temos hoje.

Os motivos? Muitos. 

O 5G promete diminuir a latência, oferecer a estabilidade que as companhias tanto buscam para seus sistemas online e fomentar a Internet das Coisas (IoT)

Essa última, vale lembrar, é capaz de ampliar a conexão entre os dispositivos, permitindo a automação e a coleta de dados em larga escala. 

E eu aposto que você já ouviu falar sobre a importância desses dois conceitos para digitalizar os negócios, não é mesmo?

Enfim, todas essas características que menciono aqui têm uma capacidade enorme de impulsionar empreendimentos variados. Afinal, conexões mais rápidas favorecem aspectos ligados ao rendimento, à mobilidade e à confiabilidade, que são de interesse de todo tipo de organização. 

O 5G irá mudar tudo, principalmente a gestão de empresas

Particularmente, vejo o 5G como um pilar estrutural da digitalização no Brasil. E muito dessa visão vem das possibilidades que a conexão mais rápida oferecerá ao dia a dia dos negócios e das pessoas.

Afinal, se considerarmos que o acesso à internet é a base para quase toda tecnologia atual, acaba sendo natural que os benefícios da rede mais rápida se estendam também aos dispositivos nela conectados. 

Na prática, o que quero dizer é que quando temos esse tipo de recurso em mãos, conseguimos oferecer experiências cada vez mais ricas aos nossos clientes. 

A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) são dois exemplos – não é à toa que testemunhamos várias aplicações práticas durante a crise atual, sobretudo no varejo.

O 5G terá um impacto positivo em negócios de diversos setores e tamanhos. Presenciaremos uma evolução que irá favorecer todas as pontas da cadeia.

Pense bem: com o aumento das compras online, vai se destacar quem oferecer um ambiente mais atrativo para o consumo. E isso é algo que irá perdurar .

Recentemente, li uma pesquisa da Mastercard em que se anunciava que o setor de e-commerce teve um crescimento de 75% em 2020. E mais: 94% das pessoas que conheceram o comércio virtual nesse período afirmaram que pretendem continuar comprando pela internet, segundo outro estudo feito pela Criteo.

Justamente por isso, acredito que os níveis de digitalização deixarão esses consumidores cada vez mais exigentes, principalmente em relação ao atendimento, ao uso de novos recursos e à oferta de experiências cada vez mais completas. 

E, certamente, isso tudo será potencializado com o 5G.

Operações 100% conectadas

Outra área que será bastante beneficiada é a de missão crítica. Afinal, uma vez que é mandatório para alguns setores ter conexão de qualidade e sem falhas, o 5G pode oferecer a alternativa ideal em estabilidade e mobilidade.

Na prática, operações industriais que utilizam robôs e máquinas durante 24 horas por dia, por exemplo, poderão contar com a nova tecnologia. O mesmo acontece em hospitais, data centers e bancos, que também exigem disponibilidade total dos sistemas.

Esse tipo de negócio depende de algo que chamamos de redundância de conectividade. Ou seja, diversas conexões atuando em conjunto para diminuir o risco de queda da rede. 

Imagine, então, os ganhos que uma rede móvel de altíssima qualidade pode promover.

Por fim, preciso falar sobre ela novamente: a IoT. Com o 5G, veremos uma integração massiva de sensores e gadgets, favorecendo o dia a dia de indústrias, empresas de segurança patrimonial, de cidades inteligentes e de muitos outros negócios e vertentes.

É outro patamar. Essa evolução na internet móvel nos assegura um acesso de alta velocidade e sem fios. Uma novidade da qual seremos cada vez mais dependentes, vale citar.

E o que muda na prática?

Já fizemos muito com os serviços de conectividade disponíveis hoje. Mas, assim como representa a famosa ilustração que citei lá no início, a evolução é necessária e não deve parar

E fico feliz em ver que há sempre espaço para isso. 

Penso que o 5G impulsionará novas demandas de mercado e, consequentemente, aumentará até os níveis de exigência das entregas. 

Fiz uma breve lista dos ganhos em diferentes áreas para facilitar a compreensão de como a tecnologia é benéfica para a gestão de empresas:

  • Varejo com o 5G: realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR);
  • Mobilidade com o 5G: veículos inteligentes e autônomos, possibilitando transporte de pessoas, cargas e outros, sem necessidade de motorista;
  • Saúde com o 5G: diagnósticos por imagem com mais qualidade, terapias a distância (AR e VR), cirurgias realizadas de forma remota, hospitais inteligentes com soluções sincronizadas para se tornarem interativas e preditivas para os pacientes;
  • Financeiro com o 5G: atendimentos remotos, melhorias na infraestrutura das agências bancárias, maior proteção aos meios de pagamentos;
  • Cidades inteligentes com o 5G: setores focados na redução do consumo de energia, gestão de mobilidade, segurança, saúde, gestão das cidades a partir de visão integrada;
  • Mineração com o 5G: caminhões e perfuratrizes autônomos, além de sensores e dispositivos de monitoramento mais precisos;
  • Portos e aeroportos com o 5G: supervisão de áreas críticas de segurança com controle de acesso, câmeras de segurança, empilhadeiras e veículos semiautônomos;
  • Manufatura avançada com o 5G: linhas de produção com AGVs (Autonomous Guided Vehicles), braços mecânicos automatizados e robôs para supervisão de partes e peças;
  • Logística avançada com o 5G: AGVs realizando a coleta, a seleção e o despacho de grandes volumes de mercadorias nos depósitos.

Nosso papel

Falar sobre esse assunto é sempre gratificante porque nós, da Vivo Empresas, fazemos parte dessa transformação. Estamos muito orgulhosos em poder contribuir com essa evolução da conectividade no Brasil. 

Até porque já temos, por exemplo, a funcionalidade 5G DSS em oito cidades brasileiras (São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre). E trabalhamos para ir além.

Nosso propósito de #digitalizarparaaproximar representa bem o trabalho que executamos no dia a dia. Acreditamos muito nesse ideal, pois defendemos que a inovação tecnológica é capaz de encurtar distâncias

No caso do 5G, em especial, não poderia ser diferente. Essa infraestrutura irá interligar consumidores e fornecedores, parceiros e clientes, empresas e pessoas.

E com a imensa quantidade de dados gerados, será possível oferecer soluções cada vez mais personalizadas, solucionar problemas rapidamente e identificar oportunidades de economia nos processos produtivos. 

Sim, nos vemos diante de uma aceleração sem precedentes da transformação digital e, até por isso, devemos nos manter sempre atentos às melhores formas de aproveitar as tecnologias disponíveis. 

Inegavelmente, esse movimento irá impactar diretamente a gestão de empresas no Brasil e no mundo. 

Quer saber como fazer isso na prática?

Estamos aqui para apoiar o seu time nessa jornada. Fale com a gente.

Foto do autor
Solicite um contato