Spam: 6 dicas para evitar o lixo eletrônico do e-mail

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Qualquer empresa com estratégia de e-mail marketing (emkt) sabe que a caixa de spam é uma realidade a ser evitada. Isso porque o canal de comunicação é uma ferramenta poderosa e, para usá-lo a favor do negócio, é essencial garantir que o conteúdo da empresa realmente seja acessado pelo potencial cliente.

Afinal, quando a mensagem vai direto para a caixa de lixo eletrônico, além de não chegar ao consumidor, o material ainda pode ser visto como perigoso ou desinteressante. 

A boa notícia é que há técnicas simples e de fácil implementação que ajudam a potencializar a estratégia e o contato com os clientes via e-mail. Isso sem falar em evitar a caixa de spam, impulsionando o processo de digitalização das empresas. Leia também:

  • O que é spam
  • O que acontece quando se abre uma mensagem indesejada
  • Por que alguns e-mails vão direto para o lixo eletrônico?
  • Dicas para os e-mails não caírem no spam

O que é o spam do e-mail

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A pasta de spam do e-mail é para onde vão todas as mensagens consideradas suspeitas pelo provedor do correio eletrônico ou, então, que são marcadas como indesejadas pelos usuários.

No caso de provedores, entre eles, Gmail e Yahoo!, por exemplo, os conteúdos apontados na categoria não confiável são identificados de forma automática e encaminhados diretamente para esse destino.

Quando o usuário abre a pasta “Spam”, pode checar todas as mensagens que foram categorizadas dessa forma pelo provedor ou pela própria pessoa. Há a possibilidade de enviá-las direto para a lixeira ou, até mesmo, sinalizar que não é indesejada.

Por que deve ser uma preocupação das empresas?

O correio eletrônico é uma das principais tecnologias do dia a dia. De acordo com dados do estudo Number of e-mail users worldwide 2025, do Statista, feito em 2021, existem 4 bilhões de pessoas que usam essa forma de comunicação diariamente. A expectativa é de que esse número suba para 4,6 bilhões até 2025. Mais de 306 bilhões de comunicações digitais são enviadas e recebidas todos os dias. 

Dentro desse contexto, garantir que as mensagens mandadas pelas empresas realmente chegam e são lidas pelos clientes é essencial. Afinal, ter uma estratégia de e-mkt sólida é um passo importante para o crescimento da companhia no mercado. 

Conforme dados do relatório State of Marketing 2022, da HubSpot, em parceria com Rock Content, Litmus e Wistia, 95% dos profissionais da área afirmam que é um canal excelente para melhorar os resultados de qualquer empreendimento.

Segundo a pesquisa B2B Content Marketing – Benchmarks, budgets and trends, realizada pelo Content Marketing Institute em outubro de 2021, 75% dos profissionais usam o e-mkt para fazer o marketing de conteúdo de suas empresas. 69% deles aderem às newsletters

Por que e-mails vão para o spam?

Em um contexto em que o correio eletrônico tem uma grande importância para a estratégia da empresa, é imprescindível garantir que as mensagens cheguem na caixa de entrada. Dados de 2022 da Email Tool Tester apontam que 15,8% de todos os e-mails se perdem após o envio ou são barrados pelos filtros de spam. A pergunta é: por que isso acontece?

No Gmail, por exemplo, cada mensagem tem um rótulo na parte superior que explica o porquê de ter sido enviada para a pasta de lixo eletrônico. Dentre os principais motivos, segundo o provedor, estão:

  • suspeita de spoofing, que é quando um domínio de e-mail é muito parecido com o de um contato conhecido, com a substituição, por exemplo, de uma letra “O” pelo número “0”;
  • phishing, ou seja, a mensagem parece um truque para o usuário compartilhar informações pessoais, como senhas e número do cartão de crédito;
  • as comunicações são de remetente não confirmado;
  • políticas definidas pelo administrador que, no caso, pode ser a empresa, a escola etc.
  • tentativa de cancelamento pelo usuário da mensagem do remetente;
  • e-mail sem nenhum conteúdo;
  • o usuário enviou a correspondência para a pasta.

O que acontece quando se abre um e-mail dessa pasta?

Quando a mensagem é apenas indesejada, como uma propaganda que o usuário não quer mais receber, abrir um spam é inofensivo. No entanto, no caso de ameaças digitais, como phishing, abrir um comunicado no lixo eletrônico e clicar em um link, por exemplo, pode comprometer até mesmo a segurança dos seus dados.

Nesse sentido, é essencial  que as empresas trabalhem para garantir que suas comunicações não sejam direcionadas para o lixo eletrônico. Além de se certificar de que o usuário receberá seus conteúdos, esse é um passo importante para manter a reputação da marca em dia.  

Dicas para os e-mails não caírem no spam

A primeira (e mais importante) é mandar a mensagem apenas para o público-alvo da empresa ou da campanha de e-mail marketing. Após a definição do perfil, é imprescindível se certificar que os destinatários realmente têm interesse no tema. 

De acordo com dados da pesquisa da Hubspot The State of Media & Content Planning em 2022, o emkt é o canal mais usado por 1 em 2 planners, e continuará a crescer este ano, com 22% das empresas usando a ferramenta pela primeira vez. Segundo o estudo, este tipo de comunicação tem o 3º maior ROI comparado a outros canais.

A vista disso, de nada adianta fazer um excelente texto, estruturado e direcionado, se ninguém vai ler. No entanto, há maneiras de impedir que isso aconteça, e são atitudes relativamente simples. Confira algumas delas logo abaixo.

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1. Atenção ao criar o assunto

O assunto faz toda a diferença na taxa de entrega da mensagem. Além de chamar a atenção do público, também pode evitar que o correio eletrônico vá parar no spam. Isso porque o uso de algumas palavras implica um caminho direto para o lixo eletrônico

É importante evitar usar expressões como “ganhe dinheiro”, “desconto”, “grátis”, “oferta imperdível”, “clique aqui” e “tempo limitado”, entre outras. Esse tipo de abordagem costuma não ser tão eficiente, pois os provedores entendem que a comunicação pode ser efetivamente uma propaganda indesejada, e até enganosa. 

Por isso, é preciso dar preferência a um conteúdo que chame a atenção do cliente pela qualidade dos produtos e serviços. Além disso, os assuntos do e-mail não podem ser escritos em caixa alta e devem ter, no máximo, 60 caracteres. 

2. Opção pelo HTML

Uma boa maneira de driblar a lixeira é construir a mensagem em HTML (códigos). Dessa forma, é possível inserir o que deseja sem ter as fotos e artes barradas.

Para mais, o formato deixa as mensagens mais atrativas e permite uma interação maior. Isso porque possibilita que o usuário clique diretamente nos botões de ação (chamados de call-to-action).

3. Visual e conteúdo caprichados

É importante não enviar um e-mail sem objetivo, mas sim criar uma comunicação que efetivamente fará a diferença para o cliente. Apostar em frases atrativas, convincentes e curtas é a receita, sem textos longos. 

Aliás, o layout também é importante, e é necessário saber mesclar imagens e palavras. Para garantir equilíbrio, o ideal é que haja 60% de texto e 40% de recursos visuais.

Combinar esses dois elementos também contribui para o aumento da taxa de entrega, pois os servidores de e-mail entenderão que se trata de uma mensagem que será de interesse da pessoa.

4. Uso de ferramentas de envio

Existem no mercado diferentes ferramentas que automatizam o endereçamento do e-mkt e que fazem todo o trabalho. Fora que garantem uma entrega mais assertiva. É interessante contratar esse serviço por um motivo: o sistema de envio fica muito mais fácil no dia a dia. Ou seja, é possível disparar a mensagem para um número maior de pessoas em menos tempo.

Uma vez que a máquina faz todo o serviço pela empresa, os profissionais da equipe podem focar apenas no conteúdo e no planejamento estratégico. A parte operacional fica nas mãos de um fornecedor que tem experiência no assunto.

Outra vantagem do uso desse tipo de ferramenta são os relatórios com as principais métricas da campanha, como taxa de abertura, tempo de leitura e taxa de rejeição. Assim, é possível ter um termômetro das comunicações.

No entanto, antes de contratar uma empresa especializada, é importante prestar atenção em algumas características, como reputação na internet e tipo de suporte oferecido. Um passo importante é fazer uma pesquisa, perguntar para colegas de mercado e, assim, escolher a melhor opção.

5. Mailing próprio

Uma vez que o artigo 7º da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece o tratamento de dados pessoais, é importante que o mailing seja criado pelo empreendimento. Isto é, com  integrantes que estão de acordo com o perfil do negócio. Assim, diminui-se a chance das mensagens da empresa caírem no spam. 

A melhor forma de começar a criar uma lista de qualidade é identificar quem pode se  interessar pelos produtos ou serviços e, então, verificar como consegue coletar as informações de contato desses leads.

Por exemplo: se o negócio é um café, uma boa maneira de conseguir enriquecer a lista é disponibilizar Wi-Fi gratuito e pedir que os clientes incluam seus dados quando forem fazer o login.

Outra forma é criar conteúdos relevantes, como e-books, e disponibilizá-los no site ou em qualquer outro canal que a empresa tiver. Em seguida, permitir que o download seja feito apenas depois do preenchimento de algumas lacunas, como o e-mail. 

Assim, o negócio terá informações de pessoas que estão realmente interessadas na companhia e poderá crescer a partir dessa base.

6. E-mail profissional

Ter um e-mail profissional faz toda a diferença para a empresa. Um negócio que conta com um endereço corporativo, além de passar mais credibilidade para os clientes, aumenta as chances de não ter suas mensagens enviadas para o spam, seja pelo provedor de e-mail ou pelo próprio usuário. 

A Vivo Empresas também personaliza o correio eletrônico da melhor maneira. Entre as vantagens estão o controle de o que e quem pode receber os e-mails e backup das mensagens recebidas e enviadas.

Não caia no lixo eletrônico

Evitar que as comunicações da empresa sejam categorizadas como spam é um passo essencial para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Além de ter atenção a pontos como assunto da mensagem e mailing de clientes, é importante, ainda, ficar atento ao outro lado da moeda.

Até porque os funcionários do negócio também têm que ter atenção ao spam para evitar riscos à segurança da informação. Na Vivo Empresas, um dos produtos oferecidos é a consultoria em cibersegurança, que oferece diagnóstico 360º do ambiente, processos e pessoas. 

Outra solução é o registro de domínio. Com uma URL própria, o site do empreendimento ganha mais credibilidade e o público confere a seriedade da companhia. A partir do domínio, é possível criar e-mails próprios e evitar que as comunicações caiam no spam

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