ERP para a expansão de franquias 

Foto do autor

Mesmo empresários experientes se sentem desafiados à frente do gerenciamento de franquias. E não por menos! O modelo, capaz de trazer uma série de vantagens para franqueados, pode pôr à prova o sono de qualquer administrador. 

Imagine vários departamentos que quase sempre contam com diferentes softwares: um para logística, outro para finanças, RH, controle de estoque… 

Nesse cenário, a gente poderia até recomendado, onerando as despesas com folha de pagamento.  

Tudo porque o espetacular mundo da inovação revolucionou a vida de quem precisa gerir qualquer tamanho de negócio ao trazer para o mercado o ERP (Enterprise Resource Planning). 

Neste post, você vai descobrir os impactos dessa ferramenta no dia a dia de pequenas, médias e grandes empresas e também: 

  • ERP: o funcionamento, na prática 
  • O sistema na proteção de dados 
  • Principais benefícios 
  • Ferramentas com outros diferenciais de segurança 

ERP: como funciona, afinal? 

ERP nada mais é que um software. Mas vamos entender seus impactos a partir de exemplos, para facilitar.  

Pense em uma cafeteria que planeja se expandir por meio do modelo de franquias

Até pequenos negócios se dividem em vários departamentos e, nesse caso, temos a cozinha (produção), o salão que recebe os clientes (vendas), o estoque onde são armazenados os ingredientes (gestão de estoque) e a administração (finanças e gestão), que pode até não ser anexa à loja, mas existe. Mesmo se for uma célula operante na residência do proprietário. 

Essa empresa requer processos muito bem definidos para que seus novos times consigam tocar o negócio com eficiência, não é mesmo? 

E é aí que entra o ERP: como um sistema de coordenação que conecta todos esses setores, garantindo que o pedido que saiu da mesa (vendas) siga automaticamente para a cozinha (produção) enquanto a ferramenta verifica a quantas anda o estoque – se há a quantidade de ingredientes disponível para que, futuramente, possam ser feitos novos pedidos de um mesmo item do cardápio porque, se não houver, ele emite um alerta.  

Percebe o “respiro” de uma operação auxiliada por esse software? 

A rotina do negócio ganha notas de requinte por minimizar eventuais tumultos, já que garçons não precisam correr entre salão e cozinha para entregar os pedidosenquanto gerentes não precisam verificar o dia inteiro a capacidade de seus estoques, nem registrar as vendas no final do dia, porque o ERP integra tudo de forma automática. Esse é um dos motivos pelos quais alguns comércios oferecem atendimentos mais eficientes que outros.  

Mas não pense que seus benefícios se esgotam “só” no projeto de escalada para o sucesso das franquias ou empresas independentes. Entenda o impacto do… 

ERP na proteção de dados 

Agora que você já conhece como a ferramenta orquestra a operação comercial, deu para perceber que fica difícil, especialmente para quem gerencia franquias, viver sem ela.  

Mas um sistema eficiente não pode negligenciar os cuidados com a segurança dos seus dados. E isso porque pode haver ameaças dentro de nossas próprias “casas”.  

Nesse cenário, esses softwares precisam dar autonomia para que apenas gestores escolham quais pessoas/funcionários terão acessos a informações financeiras, pessoais ou comerciais – lembre-se de que eventuais vazamentos de dados, sejam acidentais ou maliciosos, podem enquadrar sua companhia na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A alteração ou adulteração de dados via acessos não autorizados pode gerar outros tipos de impactos negativos, como perda de clientes, receita e fornecedores. Daí a necessidade de que o software conte com recursos como o do ERP da Vivo Empresa que, além da gestão de vendas, cria defesas tanto para ameaças externas quanto internas.  

Muito além do orquestramento e da segurança das franquias 

Além da segurança, listamos,, outras vantagens para as empresas que apostam nesse nível de automatização para a saúde de suas operações, de seus caixas e de seus gestores. Confira: 

Redução de custos de TI 

Um ERP centralizado elimina a necessidade de múltiplas infraestruturas de TI, separadas em cada unidade de franquia. Essa estratégia, aliás, é a menos sóbria em termos de hardware, software e suporte técnico. 

Por isso o sistema reduz consideravelmente custos operacionais e, de cara, ainda facilita as atualizações no software a partir de um único sistema. 

Informações em tempo real 

O ERP reúne dados de todas as unidades, com uma visão 360 graus do desempenho de cada loja. 

Nessa perspectiva, os franqueadores conseguem tomar decisões estratégicas com base em dados exatos, com informações sobre vendas, estoque e desempenho financeiro em tempo real – mecanismo que contribui para que percebam se é necessário fazer algum tipo de ajuste para expandir a rede. Uma redefinição de preços? O lançamento de novos produtos ou serviços? Fica mais fácil definir! 

ERP: mais recursos para ficar no radar 

O software ideal deve garantir recursos de segurança para além dos acessos às informações sigilosas da companhia e de seus clientes. 

Perceba, por exemplo, nos recursos entregues no software da Vivo Empresas

  • Controle de acesso granular: com a definição de permissões compatível com as necessidades de cada usuário. 
  • Autenticação e autorização: que exige autenticação dos usuários antes de acessarem informações e a liberação apenas do gestor e/ou responsável para que realizem determinadas ações. 
  • Criptografia: é capaz de criptografar dados sensíveis para protegê-los de acessos não autorizados. 
  • Backup e recuperação de dados: garante que as informações estratégicas do negócio jamais sejam perdidas. 

Tenha certeza de que a escolha da sua ferramenta padronizará os processos com consistência em todas as unidades franqueadas para diminuir erros, garantindo as medidas protetivas aplicadas a todas as lojas. 

Aquisições com responsabilidade! 

Você, que chegou até aqui, percebeu que a tecnologia vem criando cenários disruptivos capazes não só de facilitar as inúmeras atividades de gestores, mas também colaborar para que a receita das empresas seja melhor aplicada, não é mesmo? 

Claro que o seu sucesso também vai depender da escolha da ferramenta, do fornecedor e do cumprimento de cada fase de implementação com times criteriosos e dedicados a entender as necessidades do negócio, desde o começo. 

Nesse cenário, você já sabe: a Vivo Empresas entrega a própria plataforma de ERP Vivo Gestão de Vendas

O software, que também é indicado para pequenas e médias empresas, traz recursos que descomplicam e entregam insights valiosos para que gestores possam visualizar os dados das companhias de forma estratégica, para a tomada de decisão que melhor beneficie os negócios. 

Está esperando o quê? 

Entenda qual a melhor opção para o seu negócio com nossos consultores e siga nas leituras recomendadas para você hoje: 

Nos vemos em breve! 

Forte abraço, 

Equipe Vivo Meu Negócio. 

Foto do autor
Solicite um contato