A importância do ano fiscal para PMEs 

Foto do autor

Todo planejamento funciona melhor quando estabelecemos um ciclo capaz de nos dar a noção de começo, meio e fim. Por isso, seja para controle interno ou para o cumprimento com as leis, é muito importante que pequenos e médios empreendedores saibam o que é o ano fiscal ou exercício fiscal. 

Estabelecer esse período facilita o acompanhamento dos resultados e a identificação de problemas que gerem prejuízos para o negócio antes que gestores sejam pegos de surpresa. 

No todo, falamos de um conceito fundamental que, quando negligenciado, é uma das principais causas de mortalidade das PMEs. 

Dados do Sebrae dão conta que MEIs (microempreendedores individuais) têm a maior taxa de mortalidade, 29% fecham após 5 anos de atividade. Entre as MEs (microempresas), 21,6% têm encerramento após 5 anos de atividade. As EPPs (empresas de pequeno porte) têm a menor taxa, 17% fecham após 5 anos de atividade. 

Por isso, hoje, para que você não se some a essas estatísticas, desenvolvemos este conteúdo, que vai te mostrar também: 

  • Ano fiscal: o que é? 
  • O conceito na agenda das PMEs 
  • 5 passos para estabelecer o seu período 

O que você precisa saber sobre o ano fiscal? 

É tudo sobre um período contábil de 12 meses definido pela própria empresa, por isso não precisa estar atrelado ao calendário anual com começo em janeiro e término em dezembro. 

No varejo e modelos de franquia, essa escolha acaba sendo estratégica, já que são setores bastante influenciados por ciclos de vendas, estações e datas sazonais que impactam diretamente as operações. 

Mas a definição do ano fiscal para pequenas e médias empresas envolve outra série de fatores que podem variar de acordo com a natureza do negócio, a legislação tributária local e as necessidades operacionais e financeiras da companhia. 

Destacamos alguns deles: 

  • Legislação tributária: as leis tributárias em vigor podem ter requisitos específicos ou oferecer incentivos para escolhas de anos fiscais específicos. 
  • Ciclo de negócios: alguns setores têm ciclos de negócios sazonais que podem influenciar a escolha do ano fiscal para otimizar o momento da declaração de impostos. 
  • Fluxo de caixa: o fluxo de caixa da empresa pode ser melhor gerenciado se o ano fiscal for escolhido de forma a coincidir com períodos de receita mais elevada ou despesas mais baixas. 
  • Conveniência operacional: o ano fiscal pode ser ajustado para coincidir com os períodos de desenvolvimento de relatórios internos ou operações sazonais da empresa. 
  • Conformidade com padrões do setor: há setores em que é comum seguir um determinado padrão de ano fiscal por razões de conformidade ou comparabilidade. 
  • Considerações internacionais: empresas com operações internacionais às vezes precisam alinhar o ano fiscal seguindo requisitos fiscais de jurisdições diferentes. 

Se você não se sentir seguro com a escolha do seu ano fiscal, recomendamos o auxílio de contadores ou consultores fiscais, profissionais capazes de oferecer orientação com base na situação específica da empresa e nas leis tributárias aplicáveis. 

A importância do ano fiscal para PMEs 

Percebeu que a lista entregue acima permite às PMEs pensar em uma estrutura mais eficaz para a gestão ao unir conformidade regulatória, planejamento tributário e estratégico, ajudando a promover o crescimento e a sustentabilidade dos negócios, não é mesmo? 

Nesse cenário, o ano fiscal é crucial, porque: 

  • Serve como um período de referência para avaliar o desempenho financeiro da empresa e permite que proprietários e gestores avaliem sua saúde financeira do início ao fim do período, monitorando receitas, despesas, lucros e fluxo de caixa durante ciclos específicos. 
  • Pode ter implicações significativas para a carga tributária da organização – um ano fiscal bem escolhido pode ajudar a otimizar os pagamentos de impostos, permitindo que a companhia reduza sua responsabilidade fiscal dentro dos limites da lei. 
  • As empresas são obrigadas a apresentar declarações de impostos e relatórios financeiros dentro de prazos definidos pelos órgãos reguladores, cenário em que o método é capaz de fornecer uma estrutura para garantir que a empresa cumpra com todas as obrigações regulatórias e evite penalidades por atrasos ou não conformidade. 
  • Permite que a empresa defina metas financeiras, identifique áreas de oportunidade e aloque recursos de maneira eficaz para atingir seus objetivos comerciais. 
  • Ao seguir um ano fiscal consistente, as organizações podem realizar análises comparativas mais eficazes com o passar do tempo. Isso permite que comparem o desempenho financeiro de um ano para outro, identifiquem tendências e façam ajustes conforme necessário para melhorar o desempenho futuro. 
  • Muitas instituições financeiras e investidores solicitam informações financeiras precisas para considerar eventuais pedidos por crédito. Por isso um ano fiscal bem gerenciado pode aumentar a credibilidade e melhorar suas chances de obter financiamento externo. 

Como estabelecer um ano fiscal na sua empresa em 5 passos 

Jamais se esqueça de que o ano fiscal é mais que uma simples formalidade contábil, é um método estratégico capaz de melhorar significativamente a gestão financeira de uma PME.  

Agora, tome nota e saiba como implementá-lo!  

1.Diagnóstico do fluxo de vendas 
Identifique os períodos de pico e baixa de sua operação para definir o ano fiscal mais adequado. Este passo já pode, inclusive, ser automatizado com softwares acessíveis, como o ERP Vivo Gestão de Vendas, que automatiza cada etapa e centraliza as informações com visão em tempo real do seu desempenho. 

2. Escolha as datas 
Selecione início e término do ano fiscal que poderá atender melhor seus padrões operacionais. 

3. Sistemas contábeis 
Garanta que os processos contábeis estarão sincronizados com o novo ciclo. 

4.Consistência 
Evite alterações frequentes para não comprometer a integridade dos dados obtidos anualmente, mas, se achar necessário, reveja o período escolhido. 

5.Conte com especialistas 
Procure um contador ou consultor de sua confiança familiarizado com o setor para te ajudar com orientações específicas e lembre-se que nós.

Estamos aqui para TUDO! 

Acreditamos no poder da tecnologia para criar e desenvolver qualquer iniciativa. Por isso estamos prontos para apoiar o seu negócio rumo a seus processos de digitalização: da conectividade até a entrega de soluções capazes de acelerar a escalada de quem começa menor, mas pensa grande. 

Porque micro, pequenas e médias empresas precisam de um parceiro que consiga ajudá-las nos desafios diários para crescer, afinal, sem uma estratégia digital definida, dificilmente uma PME conseguirá ganhar competitividade, especialmente se estiver em estágio inicial. 

Conte com nosso conhecimento, parceria e inovação, conheça as soluções Vivo Empresas

Aproveite e confira nossas dicas estratégicas de conteúdo selecionadas especialmente para você: 

Forte abraço! 

Foto do autor
Solicite um contato