Imagine um mundo onde o lixo se transforma em matéria-prima e os produtos são projetados para serem reutilizados infinitamente. Essa é a essência da economia circular. Mas, opa. Melhor corrigir!
Lixo, não. Porque se há utilidade para o que foi descartado, falamos de resíduos –aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo.
No auge do aquecimento global, com temperaturas que vêm castigando até quem é fã do verão, você, na certa, já entendeu a importância dessa pauta, não é mesmo?
Por isso, para que saiba o que é a abordagem e aprenda a aplicá-la em sua operação comercial (e na sua vida!), siga nesta leitura, que vai mostrar também:
- O que é economia circular?
- Principais benefícios do modelo
- A abordagem aplicada ao varejo
- Economia circular na prática: aplicando em seu negócio
Economia circular: conceito
Falamos de um modelo econômico que, na indústria, quebra a tradicional lógica linear do “extrair, fabricar, usar e descartar”, método em que os recursos são extraídos, transformados em produtos, usados até o fim de sua vida útil e, então, descartados como lixo.
O mote da economia circular é reduzir o desperdício mantendo os recursos em uso pelo maior tempo possível por meio da adoção de práticas como:
- Reciclagem;
- Reutilização;
- Reparo;
- Remanufatura.
A abordagem tem por meta criar um ciclo fechado de produção e consumo, isso começa já no início do desenvolvimento dos produtos, que passam a ser desenhados para serem duráveis, fáceis de reparar e reciclar – tudo para que os resíduos sejam vistos como recursos para o desenvolvimento de novos produtos.
Outros benefícios
Além de ser simpática ao meio ambiente, a economia circular traz oportunidades econômicas significativas. Novos modelos de negócios surgem, baseados na prestação de serviços e na venda de produtos, incentivando a durabilidade e a manutenção em vez da simples compra e descarte.
Quem protagoniza essa causa ainda são as os catadores de materiais recicláveis, cenário que traz números relevantes e necessários para os avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que desde 2010 tem como objetivo o gerenciamento do que é descartado, colaborando para o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade compartilhada e o reconhecimento desses materiais como bem econômico gerador de trabalho e renda.
Entre 2017 e 2020, a Reciclar Pelo Brasil – plataforma que atua na regularização, melhoria e profissionalização do trabalho de cooperativas e associações de catadores – gerou mais de R$ 413 milhões em vendas de materiais recuperados só pelas organizações vinculadas ao programa.
Falamos de 664 mil toneladas de resíduos resgatados no período.
Imagine, então, os impactos econômicos possíveis para a economia e o meio ambiente se todas as empresas se engajarem nessa pauta.
Portanto é hora de repensarmos nossa abordagem em relação aos recursos e ao consumo. A economia circular não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma necessidade urgente para garantir um futuro próspero para as próximas gerações.
Junte sua empresa a esse movimento e faça parte da mudança rumo a um mundo mais sustentável e equilibrado.
Mas como?
Fique, porque mais à frente a gente explica!
A economia circular no varejo
A adoção do modelo no varejo vai além da resposta às demandas crescentes por práticas sustentáveis – pense que a abordagem também traz oportunidades para inovar e criar valor para a sua marca.
Quando os métodos de produção, consumo e descarte são repensados, além dos varejistas minimizarem os impactos ambientais, passam a atender às expectativas dos consumidores, hoje bastante exigentes e vigilantes quanto à conduta ambiental das empresas que consomem.
De acordo com o Top Global Consumer Trends 2024, estudo da Euromonitor para as tendências de consumo e comportamento, o brasileiro pretende buscar empresas que avancem na agenda sustentável e deem provas disso, com mais seriedade e transparência do que nunca!
Nesse cenário, tome nota e entenda como implementar a economia circular em sua operação, no bloco a seguir.
Economia circular na prática: aplicando o modelo em seu negócio
Você vai perceber que, no fundo, economia circular é sobre escolhas simples. Sua implementação passa por programas de reciclagem, a opção por fornecedores que priorizam a utilização de materiais recicláveis e algumas iniciativas que não requerem tanto esforço — e que entregaremos agora!
- Retorno e reciclagem: estabeleça programas em que os clientes possam retornar produtos usados para reciclagem ou reutilização. Uma loja de roupas, por exemplo, pode aceitar peças antigas e oferecer descontos em novas compras. Um negócio de autopeças pode seguir o mesmo raciocínio: incentivar os clientes a deixarem seus resíduos automotivos no local oferecendo alguma vantagem que os motive.
- Revenda: crie seções para venda de produtos usados, restaurados ou recondicionados e propagandeie essa ideia. Trabalhe para que as pessoas reconheçam suas iniciativas sustentáveis.
- Reparo e manutenção: incentive a clientela a consertar em vez de descartar. O caminho mais prático é oferecer serviços de reparo nos segmentos de eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário.
- Aluguel: incentive seus consumidores a não comprar o que pretendem usar com pouca frequência e implemente modelos de aluguel para produtos duráveis, como ferramentas, equipamentos esportivos e até vestuário.
- Design sustentável: estimule seus fornecedores a desenvolver produtos que sejam fáceis de desmontar, reparar, reutilizar ou reciclar.
- Embalagens ecológicas: reduza o máximo possível o uso de embalagens ou prefira as opções biodegradáveis, recicláveis ou reutilizáveis.
- Educação do consumidor: invista em campanhas educativas para informar seus consumidores sobre a sustentabilidade, ensinando como podem contribuir para um consumo mais responsável.
- Parcerias: fortaleça as empresas de reciclagem locais e garanta que os resíduos da operação da sua companhia sejam processados de maneira adequada e eficiente.
- Iniciativas: além da redução de resíduos, busque implementar práticas sustentáveis no seu comércio, como uso de energia renovável, sistemas eficientes de iluminação e aquecimento.
- Transparência na cadeia de suprimentos: associe-se a fornecedores e parceiros que sigam práticas sustentáveis e éticas, e informe isso claramente em toda a comunicação com seus consumidores.
- Certificações ambientais: trabalhe para obter certificações para produtos e práticas mais verdes, como o selo FSC para produtos de madeira ou certificações orgânicas para alimentos.
- Avaliação de impacto ambiental: realize avaliações regulares do impacto ambiental da operação do seu negócio e busque trabalhar para reduzi-los de forma contínua.
Varejo sustentável
Muita gente pensa que o compromisso com a sustentabilidade deve ser um esforço só das grandes empresas, mas não se engane: todo comércio gera algum impacto, mesmo se for um e-commerce, afinal, o ato de fazer envios por correio já requer uma logística que depende de combustíveis provindos da natureza, não é mesmo?
Se você está pronto para adotar novas consciências, conte com a gente! O portfólio de Vivo Empresas para o varejo traz uma série de recursos preparados para que você fature mais com redução de custos e o auxílio de soluções sustentáveis.
Saiba mais com o auxílio de nossos consultores e vamos juntos, porque essa agenda tem pressa!
Fique mais um pouquinho e aproveite os conteúdos que selecionamos para você hoje:
- Desvendando o atacarejo: estratégias de sucesso para PMEs
- Feedback de clientes: como lidar com sugestões, elogios e críticas
Forte abraço,
Equipe Vivo Meu Negócio!