Nem todo problema relacionado à falta de bem-estar e saúde mental no ambiente corporativo diz respeito às jornadas de trabalho extras ou aos métodos questionáveis na gestão de líderes opressores.
No fino trato aos colaboradores, o cuidado com a escolha de ferramentas que permitam aos times desempenhar as atividades diárias com mais fluidez é parte do plano estratégico das empresas que entendem a necessidade de equilibrar metas, resultados e conforto para garantir produtividade, mas com satisfação.
Nessa seara, o uso da tecnologia é indispensável e as companhias nem têm mais desculpa – há ferramentas de colaboração pagas e gratuitas para objetivos diversos que mantêm a comunicação das equipes mais eficiente e organizada, impactando diretamente na qualidade da experiência dos colaboradores.
Tome nota, porque hoje vamos conhecer algumas delas, mas pretendemos te mostrar também:
- Raio-X: avaliação geral do ambiente de trabalho no Brasil
- Principais problemas para o bem-estar no ambiente corporativo
- Ferramentas de colaboração: o que são?
- Soluções de destaque no mercado
Ambiente de trabalho saudável? Cenário
O ano de 2022 jogou luzes para as pautas relacionadas ao ambiente corporativo quando dados do INSS mostraram que 209.124 pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, entre estresse, depressão e distúrbios emocionais. No ano anterior, foram registrados 200.244 afastamentos.
No levantamento da Pulses apresentado pelo portal G1, 81% dos trabalhadores disseram se sentir esgotados no trabalho – 60% relataram estar se sentindo sem disposição para trabalhar.
Entenda o que configura o chamado estresse no trabalho de acordo com ambos os levantamentos.
- Sobrecarga de tarefas;
- Competitividade excessiva;
- Metas inalcançáveis;
- Distribuição inadequada de responsabilidades;
- Remuneração incompatível com as funções;
- Falta de flexibilidade;
- Ausência de um plano de carreira e
- Infraestrutura problemática.
É sobre essa última avaliação que vamos nos debruçar.
Estresse: o impasse na construção de ambientes de trabalho saudáveis
Lá no topo, falamos que o descuido com a infraestrutura é, como provam as pesquisas acima, um dos agravantes para o bem-estar e a saúde mental de funcionários.
Quando empresas negligenciam esse eixo, não colaboram para que seus times desempenhem suas funções de forma fluida e confortável. Por isso organizações que adotam políticas organizacionais voltadas para a detecção e mitigação de riscos não devem oferecer:
- Material inadequado de trabalho;
- Móveis desgastados e que pequem em ergonomia;
- Maquinário antigo e equipamentos com defeitos;
- Iluminação precária;
- Espaço pequeno e mal ventilado;
- Falta de higienização dos banheiros e ambientes, no todo, além de
- Ferramentas de colaboração.
Alguns recursos pagos e gratuitos já contribuem (e muito!) para reduzir atalhos e facilitar a comunicação para que colaborador nenhum possa se queixar de estresse por problemas relacionados ao último tópico, por isso confira as ferramentas colaborativas mais bem avaliadas por gestores de pequenas, médias e grandes empresas nas seções a seguir, mas entenda:
O que são ferramentas de colaboração
Ferramentas de colaboração são softwares hospedados na nuvem, com fácil acesso online e offline, usadas para comunicação, organização e cooperação entre setores, funcionários, fornecedores e clientes de uma empresa.
Elas podem oferecer recursos como: comunicação em tempo real, compartilhamento de arquivos, gestão de projetos e muito mais, trazendo fluidez e, consequentemente, menos estresse para o desempenho das tarefas do dia a dia.
Alguns exemplos muito comuns são:
Google Drive: possibilita o compartilhamento e o acesso a documentos e projetos por pessoas autorizadas, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. Basta que elas tenham acesso a um dispositivo conectado à internet.
Slack e WhatsApp: são exemplos de ferramentas que viabilizam a colaboração instantânea, a partir da troca de mensagens em texto, áudio e arquivos. Muito utilizada por pequenas empresas, a versão gratuita do Slack é bem avaliada por seus usuários.
Trello: facilita a organização das etapas de trabalho, além da distribuição de tarefas que devem ser realizadas, por quem, quando e como. Vantagens que reduzem retrabalhos, evitam erros, priorizam atividades e agilizam a gestão de projetos. A versão gratuita é mais adequada para empresas com times menores, mas o diferencial da ferramenta é sua usabilidade.
Ferramentas avaliadas como “mais completas”
As versões não pagas entregues na seção acima, claro, têm seus próprios conjuntos de características, mas, no todo, costumam ser utilizadas pelas empresas em conjunto com os maiores players globais de soluções colaborativas do setor: Google e Microsoft.
Google Workspace
O serviço do Google oferece versões de vários produtos da marca que podem ser personalizados de forma independente com o nome de domínio do cliente.
A plataforma ainda traz uma série de aplicativos da web com recursos similares aos de pacotes de escritórios tradicionais, incluindo: Gmail, Hangouts (chat), Google Agenda, Drive, Docs, Planilhas, Apresentações, Groups, News, Play, Sites e Vault.
A aquisição por meio da parceria de Vivo Empresas ainda oferece essas soluções com o suporte de profissionais certificados. Conheça no link.
Microsoft 365
A família da Microsoft une seus softwares de produtividade focados no trabalho colaborativo simultâneo a equipes de diversos tamanhos.
No pacote constam: Outlook.com, OneDrive, Microsoft Teams (chat), programas do antigo Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook), além de serviços associados a esses produtos (Exchange Server, SharePoint, Yammer e planos de assinatura).
Também disponível no portfólio de Vivo Empresas com vantagens especiais. Confira aqui!
Parceiros na segurança
Além dos recursos fundamentais para a manutenção de ambientes de trabalho, com fluxos claros e sem estresse, as parcerias de Vivo Empresas com o Google e a Microsoft seguem firmes como vilãs dos ataques cibernéticos, que miram diariamente o mundo corporativo.
Ambos os serviços trazem soluções com controle protetivo avançado contra as ameaças digitais cada vez mais recorrentes no universo business.
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Até a próxima!