Gestão de dispositivos móveis e seguro celular empresarial: ter ou não ter? 

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Nosso país ficou no topo da lista de ataques cibernéticos da América Latina pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, foram 325.326 ocorrências, representando 41,78% do total de 785.871 ataques na região.  

Se essa informação assusta usuários pessoa física, na certa deixa qualquer gestor de cabelo em pé – cenário em que empresários precavidos deverão permanecer nesta leitura, do início ao fim, para entender por que a contratação de um seguro para celulares corporativos e soluções de gestão de dispositivos móveis já não é mais uma opção, mas uma necessidade. 

O aumento de casos ano após ano reforça a necessidade de abordagens cada vez mais robustas de cibersegurança, mas também nos provoca a entender os principais motivadores por trás dessa escalada.  

É sobre isso que falaremos a seguir neste conteúdo, que vai entregar também: 

  • Cenário: ciberataques no Brasil nos últimos anos 
  • Impactos da perda, roubo ou furto de dispositivos eletrônicos 
  • Contratações adequadas de serviços  

Gestão de dispositivos e seguro celular empresarial: as consequências para quem negligencia esses cuidados 

“O aparelho pessoal de um usuário é bom. Mas os aparelhos móveis corporativos, com uma série de contatos e dados relevantes de outras empresas e consumidores, é sensacional”. Assim pensam os grupos criminosos que têm esses dispositivos na mira. 

Os desfechos dos ataques cibernéticos ultrapassam simples entraves técnicos – representam ameaças reais ao desenvolvimento operacional e à reputação das organizações – e não pense que os pequenos e médios negócios ficam fora dessa. 

Os ataques digitais direcionados às PMEs em 2022 aumentaram 140% em relação a 2021. O Brasil ainda traz dois agravantes no reforço à manutenção desse tipo de crime: uma cultura de segurança digital que ainda engatinha e fraudadores altamente especializados. 

O combo, claro, traz riscos legítimos para empreendedores com consequências que podem ser devastadoras – além de prejuízos financeiros diretos capazes de fechar as portas dos negócios agora, que as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estão a todo vapor. 

Com a evolução constante das táticas dos cibercriminosos, as empresas estão expostas a riscos significativos. Conheça, a seguir, os principais. 

Quais os impactos de eventuais perdas, roubos ou furtos de celulares e dispositivos empresariais? 

Quando um dispositivo móvel corporativo é roubado, pequenas, médias e grandes empresas estão expostas a uma série de preocupações e riscos que incluem: 

  • Vazamento de informações confidenciais: se o equipamento contiver dados confidenciais do negócio, como documentos, e-mails ou informações de clientes, esses dados podem ser acessados por pessoas mal-intencionadas que, sem grandes esforços, podem vazar essas informações, pedindo, muitas vezes, valores bilionários para que as companhias possam reavê-los – prática conhecida como ransomware. 
  • Acesso não autorizado a sistemas: se o dispositivo estiver configurado com acesso a sistemas corporativos, como e-mail ou intranet, golpistas podem, potencialmente, obter acesso a esses sistemas, comprometendo ainda mais a segurança da empresa. 
  • Perda de propriedade intelectual: se o armazenamento tiver projetos, ideias ou planos estratégicos de propriedade intelectual, essas informações podem ser comprometidas, o que poderia afetar a competitividade do negócio. 
  • Custos associados à substituição: substituir o dispositivo roubado, em si, já traz prejuízos – o custo do próprio aparelho e o tempo necessário para configurar um novo para o colaborador, com impactos diretos na produtividade, já que o funcionário pode enfrentar interrupções em seu trabalho diário. 
  • Riscos de conformidade: como mencionamos acima, a depender dos dados armazenados, a perda pode resultar em violações de conformidade com regulamentações de privacidade bastante rígidas como a LGPD, com a aplicação de multas, entre outras penalidades para a empresa. 

Todo esse cenário reforça a necessidade de muitas medidas de segurança necessárias, claro, para mitigar esses riscos. Mas se você, como qualquer outra “pessoa de Humanas”, acha tudo isso superdifícil, conte com a consultoria em cibersegurança do portfólio de Vivo Empresas e permaneça na leitura, porque a próxima sessão mostra… 

Qual a contratação mais adequada para o seu negócio? 

Agora que você pôde conhecer melhor o cenário atual e os imbróglios por trás da perda, roubo ou furto de dispositivos móveis corporativos, entenda o que os serviços podem oferecer para que até seu sono ganhe notas de maior tranquilidade: 

Gestão de dispositivos móveis 

As soluções mais recentes protegem, monitoram e têm controle completo dos aparelhos de seus colaboradores, aumentando a visibilidade do parque, elevando a produtividade e a segurança.  

Os pacotes da Vivo Empresas já contam com a facilidade da ativação do MDM (Mobile Device Management), que, além do gerenciamento, ainda protege os dados armazenados de eventuais ataques, colaborando para que as empresas permaneçam em conformidade com a LGPD. 

Seguro celular empresarial 

Os serviços recomendados devem garantir aparelhos novos em situação: 

  • De assalto, ameaça ou violência física, sem resistência; 
  • Nos casos em que o celular corporativo for levado sem contato físico, violando bolsa, pasta ou mochila; 
  • Em eventuais danos acidentais – exposição dos dispositivos a líquidos, por exemplo.  

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Nos vemos em breve! 

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