Todo micro, pequeno ou médio empreendedor sempre se depara com um dilema: adotar ou não um modelo de franquias?
Nos últimos anos, as franquias despontam como uma opção atraente para empreendedores que desejam iniciar ou expandir seus negócios. Permitem várias facilidades, um valor inicial de investimento relativamente baixo e diversas oportunidades de crescimento. Também são mais “certeiras” por serem marcas mais estabelecidas no mercado.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve crescimento significativo em 2022: o número de unidades de franquias aumentou em 7,8% e totaliza mais de 184 mil operações em todo o país. Já o número de redes de franquias aumentou em 6,8% e ultrapassa as 3 mil marcas.
Se somados, o faturamento de todas as franquias é de R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022. O crescimento de 14,3% foi superior aos 12% projetados pela associação, e é esperado que em 2023 esse crescimento chegue a 16%.
Os números mostram que investir em franquias pode ser um excelente negócio. Mas quem está dentro do mundo das PMEs sabe que é preciso avaliar muito bem o produto, seu potencial mercado, seus pontos fortes e fracos e principalmente o público para embarcar nesse modelo.
Aqui na Vivo, entendemos que esse mundo de oportunidades pode deixar micro, pequenos e médios empreendedores na dúvida na hora de escolher o modelo de negócio. Por isso, preparamos um conteúdo diferenciado para te explicar tudo sobre franquias, suas vantagens, desvantagens e tudo para você entender se esse é mesmo o modelo para você.
Na leitura desse texto, você irá entender:
- O que é uma franquia?
- Vantagens de abrir uma franquia
- Desvantagens de abrir uma franquia
O que é uma franquia?
Antes de mais nada, a franquia é um modelo de negócio. Um molde onde empreendedores fazem negócios. A franquia é um modelo de concessão de marca: uma empresa, a franqueadora, concede o direito de um empreendedor usar sua marca em troca de uma taxa inicial e uma incidência de manutenção, os chamados royalties periódicos.
A franquia funciona não apenas com marcas. Um produto, serviço, conhecimento, know-how e até um território pode ser franqueado. O importante da franquia é estabelecer a ideia de que a marca ou produto é de propriedade de um empreendedor, e esse empreendedor concede o uso dessa marca para um outro negócio.
Diversos setores podem ter franquias. Os mais comuns são alimentação, varejo, serviços, educação, saúde, entre outros. A franquia mais comum é aquela que empresta uma marca, como por exemplo o supermercado: supermercados podem ser franquias, onde um empresário adota a marca de um supermercado maior e opera seu negócio com aquela marca. Cada setor tem características específicas.
Uma coisa importante sobre a franquia é que ela pode ser feita em diversos modelos, mas há duas taxas que não mudam:
- A taxa inicial de franquia para adquirir os direitos e benefícios da marca e receber orientações para iniciar o negócio.
- Os royalties periódicos, que são uma porcentagem do faturamento ou um valor fixo, como compensação contínua pelo uso da marca e suporte do franqueador.
Vantagens de abrir uma franquia
Agora que você sabe o que é uma franquia, vamos às principais vantagens de aderir a este modelo de negócio.
Boa parte das vantagens tem a ver com o fato de que a franquia é uma concessão. Ou seja, o trabalho duro, que deixa muitos empreendedores de cabeça quente, já foi feito: estudo de marca, ciclo de vida do produto, estudo de viabilidade, pesquisas sobre público-alvo e muito mais. Com a franquia, é como se o pequeno e médio empreendedor se juntasse a uma empresa grande que desse aquele empurrãozinho inicial que todo mundo precisa.
Algumas outras vantagens são:
- Menor risco: as franquias já possuem marcas e/ou produtos estabelecidos no mercado, o que diminui o risco em comparação com a abertura de um negócio independente. As melhores franquias são aquelas com histórico de sucesso e uma fórmula estabelecida, o que diminui as incertezas do negócio.
- Marca reconhecida: boa parte das franquias são marcas famosas e conhecidas, seja localmente, nacionalmente ou até mundialmente. Ao adotar o modelo, o empreendedor se associa a uma marca com boa reputação no mercado, o que traz vantagens competitivas como confiança, reconhecimento do público e um retorno inicial mais garantido.
- Possibilidade de suporte e treinamento: boa parte das franqueadores oferecem suporte muito presente ao franqueado. Não basta apenas a adoção da franquia: há um setor dedicado no auxílio da gestão do negócio, no desenvolvimento de produtos, na aplicação da marca, nos processos iniciais e até no marketing. Isso é muito vantajoso para empreendedores com pouca experiência ou que possuem outros negócios e querem cortar caminhos na busca por operar o negócio de forma eficiente.
Desvantagens de abrir uma franquia
Como tudo tem um lado positivo e negativo, as franquias podem não ser o modelo mais indicado para você. Afinal, há um outro lado em tudo o que você leu até agora. Vamos a eles:
- Custo inicial: esse ponto varia muito conforme o tamanho da franquia e o quanto ela é estabelecida no mercado. Mas normalmente, a adoção de uma franquia exige um investimento inicial significativo, que pode incluir a taxa de franquia, royalties contínuos, taxa de publicidade e outros custos associados. Outro ponto é que há muitas despesas além do que está na franquia, que são as despesas de um negócio: aluguel de um local, reformas, equipamentos, estoque e contratação de funcionários.
- Dependência: quem empreende muitas vezes busca fazer as coisas do seu próprio jeito. A franquia nem sempre permite isso. Isso porque toda e qualquer franquia está vinculada às políticas e diretrizes estabelecidas pelo franqueador. O empreendedor tem menos controle sobre a tomada de decisões e a operação do negócio em comparação a iniciar um empreendimento independente, e muitas vezes não opina sobre os rumos e o futuro do negócio.
- Restrições de operação: como são modelos padronizados, as franquias seguem as diretrizes estabelecidas pelo franqueador. Isso pode limitar a flexibilidade e a capacidade do franqueado de realizar alterações significativas no negócio. Quem manda é o dono da franquia, que pode até limitar o crescimento de uma determinada unidade.
Como saber se o modelo da franquia é para você
Chegou a hora de colocar tudo na balança e compreender se o modelo de franquia é o mais indicado para o começo e a continuidade de sua jornada como micro, pequeno ou médio empreendedor.
Para saber isso, é primeiro preciso entender o motivo de você começar a empreender.
Quais foram seus objetivos? Suas motivações? O que você buscou mudar ao ter um negócio próprio e não seguir um modelo de trabalho tradicional? As respostas podem revelar muito sobre sua personalidade, seu tipo de liderança e o tipo de negócio que casa com você.
As franquias são ótimas se você é um empreendedor que busca menos riscos e quer um suporte operacional mais frequente. Se você não se importa em criar sua própria marca e enxerga no empreendedorismo mais uma forma de investir e conseguir bons resultados, o modelo de franquias pode ser uma boa.
Se você é um empreendedor que sonha em ter uma marca própria ou possui o desejo de criar negócios de impacto, o modelo de franquia pode limitar algumas ações. Também tira do franqueado o controle do seu próprio negócio, e torna difícil até a ação de deixar aquele negócio.
Em ambos os casos, a Vivo Empresas te ajuda a escolher o melhor modelo. Temos uma equipe de especialistas e dispomos de pacotes que cabem no seu bolso e podem te ajudar muito na escolha do modelo de negócio que casa com seu perfil.
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