Ambientes instagramáveis para food services

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A hora de comer é tão gostosa que muitas vezes é irresistível não  pegar o celular so para fazer aquele registro. Especialmente quando o prato chega à mesa e enche os olhos da clientela. 

Mas o setor de food service também vem integrando os ambientes instagramáveis à experiência do cliente – alternativa que ainda gera marketing orgânico e pode alavancar as vendas com os compartilhamentos nas redes sociais. 

A estratégia, cada vez mais popular, está trazendo diversos benefícios para os estabelecimentos que aderiram à tendência. Mas como gerar valor e quais os pontos de atenção na hora de escolher agregar esses espaços ao seu negócio? 

Na leitura de hoje, responderemos a essas perguntas e você vai descobrir também: 

  • O universo das fotos em um ramo competitivo 
  • Benefícios da aplicação do conceito 
  • Principais desafios na utilização da abordagem 
  • 9 dicas essenciais para desenvolver o seu 

Food service: os ambientes instagramáveis no auge da concorrência 

No vale-tudo do concorrido mercado de food service, cafés, bistrôs, restaurantes e redes de fast food vêm fazendo de tudo para ganhar destaque – recorrem a promoções, cartões fidelidade, música ao vivo e, se for preciso, até anúncios em alto-falantes se a cidade for pequena. 

Mas entre os métodos mais recentes, os ambientes instagramáveis ganharam destaque. Até porque muita gente não resiste a esses espaços esteticamente agradáveis projetados para que consumidores possam compartilhar aquela foto “sem defeitos” nas  redes sociais, não é mesmo? 

As buscas pelo termo “instagramável”, aliás, cresceram 210% em 2022, segundo o Google. Isso se deve, claro, ao Instagram e aos hábitos de seus 99 milhões de usuários diários no Brasil, de acordo com pesquisas recentes da Opinion Box – mostrar a vida hoje é algo tão importante que o público acaba apostando no exibicionismo também no TikTok. 

No final, as vantagens de aderir à abordagem parecem incontestáveis, mas requer cuidados – há desafios que não devem sair do radar, especialmente de gestores de pequenas e médias empresas. Por isso vamos conhecê-los, mas, antes, passaremos por seus benefícios. 

Espaços instagramáveis e seus benefícios no setor 

O marketing orgânico é o mais óbvio, afinal, quando clientes tiram fotos do que consomem ou dos espaços que frequentam, promovem os negócios com que se relacionam gratuitamente. 

Dessa forma, os espaços instagramáveis representam impulsos valiosos de marketing que até exigem um investimento inicial, mas dispensam gastos adicionais em publicidade. Mas, além disso, colaboram para: 

Público jovem 

As redes sociais contam com público diverso e hoje não excluem a participação nem dos 60+. Mas os consumidores mais jovens ainda são mais influenciados por essas plataformas, público que vê mais valor naquilo que entrega originalidade e experiências visuais. 

Negócios que pretendem atrair o público de 18 a 30 certamente farão uma boa aposta e, se acertarem no conceito, poderão ganhar menções e seguidores curiosos nas redes. 

Engajamento 

Mais do que uma visita para conhecer o seu cardápio, os espaços instagramáveis no food service geram experiências mais interativas a seus consumidores.  

No auge do apelo por experiências que fiquem cravadas na memória, falamos de situações que podem ser compartilhadas e revividas, colaborando para o retorno aos estabelecimentos, especialmente se a jornada de compra, no todo, agradar ao paladar do visitante. 

Identidade 

Esses espaços também podem dar mais personalidade para o negócio, colaborando para que ganhe vantagens competitivas em relação à concorrência. 

Nessa seara, sai à frente à loja que conseguir criar uma identidade única em seu ambiente e essa pode ser uma ferramenta poderosa para construir uma base leal de clientes. 

Espaços instagramáveis: atenção aos desafios 

Até aqui deu para perceber que as pressões estéticas podem ser enormes para que o espaço instagramável de seu food service caia no gosto da clientela, não é mesmo? 

Mas vale ressaltar que a experiência do consumidor não se encerra na foto que ele vai compartilhar ou não em suas redes sociais – ele pode esperar uma experiência inigualável com base no que vê nas redes sociais, mas se a comida, o atendimento e outros fatores não estiverem à altura da beleza do ambiente, isso pode levar a avaliações negativas, afinal, da mesma maneira como é fácil postar um reel ou story no  Instagramé igualmente fácil deixar uma má avaliação no Google. 

Por isso esteja atento: 

Investimento  

O desenvolvimento de um ambiente instagramável não costuma ser barato. Pode incluir a contratação de designers de interiores, a compra de móveis e decorações personalizadas, além da instalação de iluminação adequada e a criação de cenários atraentes.  

Nessa perspectiva, aderir a essa tendência pode ser desafiador para proprietários de pequenos negócios com orçamentos limitados. 

Manutenção 

Lembre-se de que falamos de um espaço onde se espera a interação do público, cenário em que mantê-lo em boas condições pode ser trabalhoso, já que a decoração provavelmente será desgastada, especialmente se exposta à luz solar. 

Pense que não faz sentido deixar de investir na manutenção, afinal, o que se espera desse ambiente é a absoluta perfeição para que as pessoas possam compartilhar registros perfeitos. 

Conexão 

Quem curte compartilhar momentos em tempo real, quase sempre tem um perfil imediatista, por isso o sinal do Wi-Fi não pode gerar desgastes para a jornada do consumidor, do contrário, a iniciativa terá efeito inverso. 

Redobre os cuidados com conectividade, especialmente se seu negócio estiver alocado em shopping centers ou locais em que o sinal da rede móvel pode sofrer por influência de paredes.  

Lembre-se que quando a pauta é conexão, não há qualquer desculpa. A Vivo  atende clientes instalados em subsolos de difícil acesso com o Wi-Fi Pro, solução em que você ainda pode usar os dados do usuário para interagir com ele por meio de campanhas de marketing, pesquisas e enquetes personalizadas com bastante facilidade. 

Confira agora dicas fundamentais para criar o seu ambiente! 

9 dicas essenciais para o seu espaço instagramável 

  1. Iluminação: para boas fotos, excelente iluminação. Essa máxima será sempre sincera, então prefira usar luz natural sempre que possível e complemente com iluminação artificial suave para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa. 
  2. Ornamentação: aposte em decorações únicas para servir de pano de fundo para as fotos dos clientes. Paredes pintadas com grafites, murais artísticos, elementos decorativos temáticos e até mesmo plantas podem adicionar charme ao espaço. 
  3. Cores: prefira paletas de cores vibrantes e convidativas, que se destaquem nos registros. Cores brilhantes e contrastantes podem tornar o espaço mais fotogênico, mas cuidado para não sair muito do contexto da própria identidade visual da sua marca. 
  4. Interatividade: inclua elementos com os quais seus visitantes possam interagir, como esculturas e instalações. 
  5. Explore o ambiente, no todo: crie áreas específicas dentro do estabelecimento, especialmente projetadas para serem fotografadas. Você pode explorar cantos com assentos confortáveis, mesas bem decoradas ou até mesmo espaços temáticos. 
  6. Backdrops: crie backdrops personalizados com o logotipo da empresa ou frases relacionadas à comida e bebida. Isso não só promove a sua marca, mas também incentiva os clientes a tirarem fotos com o backdrop como plano de fundo. 
  7. Menus: aposte em menus visualmente atraentes e criativos, que chamem a atenção dos clientes e se destaquem nas fotos. Lembre-se de que todo detalhe, no final, pode virar alvo de flashes. 
  8. Incentive: ofereça incentivos para os clientes que compartilham fotos do seu estabelecimento nas redes sociais, como descontos e brindes especiais, e não deixe de entregar, sempre que possível, o arroba da sua marca nas plataformas digitais (vale a captura por QR code). 
  9. Fique antenado: esteja atento às tendências e novidades nas redes para se manter atualizado sobre o que as pessoas estão procurando ao tirar fotos em estabelecimentos food service. Vale acompanhar também as movimentações de seus concorrentes. 

Agora que você já tem as artimanhas para desenvolver o seu espaço instagramável, confira estes conteúdos que podem te interessar também: 

Forte abraço!

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