Energia solar rural: saiba o que é e quais as vantagens

Foto do autor

O agronegócio caminha continuamente para ser mais eficiente e sustentável. Uma das soluções que colaboram com esse propósito é a energia solar rural. Limpa e inesgotável, essa fonte energética é uma excelente alternativa para que se tenha uma produção mais econômica e ambientalmente responsável.

Além de iluminar a fazenda, esse sistema pode ter diversas aplicações no dia a dia do campo, sem contar que ela gera créditos a serem abatidos na conta de luz. A luz solar fotovoltaica também conta com linhas de financiamento exclusivas, e sua instalação valoriza a propriedade rural.

Aliada à conectividade, é um recurso que colabora para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas agropecuárias. Saiba mais sobre essa tecnologia pelos seguintes tópicos:

  • O que é energia solar rural
  • Como funciona 
  • Panorama da energia solar no Brasil
  • As 9 vantagens da energia solar no campo
  • O que é preciso para instalar
  • Outras tecnologias que auxiliam o produtor rural

O que é energia solar rural

vivo meu negocio energia solar rural interno1

A energia solar aplicada à agricultura é uma solução energética alternativa à tradicional rede pública de distribuição elétrica. Por meio de um sistema fotovoltaico, a propriedade rural obtém fornecimento energético complementar, ou totalmente autônomo, para as suas atividades do dia a dia.

Dessa forma, propriedades rurais isoladas, em que a energia elétrica não está disponível, podem obter um sistema energético autossuficiente à base de luz solar. 

O modelo também beneficia fazendas conectadas à rede de distribuição que querem reduzir seus custos, visto que essa fonte é mais econômica a médio e longo prazos.

Essa solução pode ter inúmeras aplicações na agricultura, fornecendo energia a equipamentos de irrigação, refrigeração, cercamentos, bombeamento de água, entre outras aplicações.

A energia solar no campo também tem correlação com a agricultura de baixo carbono, pois possibilita uma fonte energética limpa, não poluente e renovável. Dessa forma, é uma solução que proporciona benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Como funciona a energia solar rural

A transformação da luz solar em energia elétrica funciona, basicamente, da seguinte maneira: painéis fotovoltaicos (também chamados de painéis solares), instalados no telhado ou no solo captam a radiação solar e, por meio do efeito fotovoltaico, transformam fótons em elétrons, convertendo luz em eletricidade de corrente contínua.

Essa energia captada pelas placas é enviada a um inversor solar, que a altera para corrente alternada e a transforma em eletricidade convencional. Por fim, a energia fica disponível para alimentar todos os dispositivos elétricos do ambiente.

Todo esse processo passa por dois tipos de modelos de instalação de painéis solares: o on grid e o off grid.

Energia solar on grid

Um sistema fotovoltaico on grid nada mais é que uma geração energética solar conectada à rede pública de distribuição elétrica. Nesse modelo, o excedente da energia produzida pelos painéis solares é absorvida pela rede, e o proprietário da unidade produtora ganha créditos para abater nas contas futuras.

O contrário também pode ocorrer, ou seja: a rede pública fornecer eletricidade quando os painéis solares estiverem inoperantes, ou não produzirem energia suficiente. Isso ocorre durante a noite, em que a produção cessa, ou em períodos chuvosos.

Esses saldos são regulados pela Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevendo um prazo de 60 meses de utilização do benefício. O cálculo energético é realizado por meio de um equipamento instalado no sistema fotovoltaico chamado medidor bidirecional.

O modelo on grid, portanto, é recomendado para proprietários rurais que buscam diminuir a conta de luz das fazendas cuja energia elétrica é fornecida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Energia solar off grid

Nesse sistema, os painéis solares estão totalmente apartados da rede pública de eletricidade. Dessa forma, a propriedade pode ser totalmente abastecida sem depender da infraestrutura pública local.

Nesses casos, o equipamento fotovoltaico é munido de bateria, que armazena a energia produzida durante o dia. Assim, o local é abastecido continuamente durante a noite ou em momentos de baixa produção energética.

A desvantagem do sistema off grid é que os painéis são menos eficientes em comparação à ligação on grid. Em contrapartida, esse modelo viabiliza a energia elétrica em locais muito afastados.

Panorama da energia solar no Brasil

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), maior entidade representativa do setor no País, reúne e divulga regularmente diversos dados sobre o desempenho dessa fonte de energia no Brasil.

De acordo com o Panorama da solar fotovoltaica no Brasil e no mundo, de novembro de 2022, a energia solar representa 10,2% de toda a matriz energética brasileira. Isso a coloca como a 3ª fonte de maior produção, atrás apenas da eólica (11%) e da hídrica (52,2%).

Em relação à distribuição energética fotovoltaica por classe de consumo, a energia solar rural possui 8% de todos os sistemas instalados – 112.053 unidades, em números absolutos. A energia solar residencial é a líder absoluta nesse quesito, compondo 78,7% de todos os sistemas, seguida do uso em comércio e serviços, com 11,3%.

As 9 vantagens da energia solar no campo

vivo meu negocio energia solar rural interno21

O crescimento da energia solar no Brasil é vertiginoso, passando de uma potência instalada de apenas 91 megawatts (MW), em 2016, para 23.349 MW, em outubro de 2022, conforme os dados apurados pela Absolar.

Tal expansão é explicada pelos benefícios gerados pelo sistema em diversos setores em que pode ser aplicado, incluindo o agronegócio. Veja as principais vantagens do sistema fotovoltaico nessa vertical

1. Economia a longo prazo

A instalação de um sistema fotovoltaico é um investimento que compensa ao longo dos anos, devido à redução mensal dos custos energéticos. O tempo do retorno depende de diversos fatores, como localização da propriedade, material e inclinação das telhas, entre outros. Em média, o custo de implantação é pago entre 4 e 6 anos de uso.

A diminuição do valor da conta de luz também é difícil de estimar com precisão, mas a redução pode chegar até 95%. Ela nunca chega a 100%, pois em todos os Estados da Federação existe um pagamento mínimo aos usuários da rede.

Vale salientar, no entanto, que os painéis fotovoltaicos perdem eficiência com o tempo e possuem uma vida útil média entre 25 e 30 anos. Mesmo assim, o ciclo desse material proporciona mais economia em relação à energia elétrica convencional.

2. Linhas de crédito específicas

Diversos bancos nacionais possuem linhas de créditos dedicadas a pessoas físicas ou jurídicas que queiram implantar um sistema fotovoltaico. Esses empréstimos possuem taxas menores que a média do mercado, além de longos prazos e período de carência.

Muitas empresas fornecedoras dessa tecnologia também oferecem condições de pagamento diferenciadas, facilitando a aquisição dos equipamentos.

3. Atende diversas necessidades energéticas

A energia solar rural vai muito além de fornecer energia elétrica à habitação. Com esse sistema, toda a propriedade agropecuária pode ser alimentada, auxiliando em todas as atividades que fazem uso de eletricidade.

Dessa forma, esse modelo contribui com diferentes processos, como:

  • bombeamento de água de poços;
  • irrigação das lavouras;
  • resfriamento e aquecimento para o processamento de alimentos;
  • eletrificação das cercas;
  • iluminação das estradas e entorno da propriedade;
  • alimentação energética de tanques de piscicultura, granjas, armazéns etc.

4. Promove a sustentabilidade

Utilizar energia solar na agricultura significa aproveitar uma fonte renovável, inesgotável e com impactos ambientais mínimos, muito menores se comparados à energia gerada por hidrelétricas. Embora esse modelo também seja considerado limpo, ele causa danos socioambientais significativos devido aos alagamentos.

Ainda assim, a construção dos painéis fotovoltaicos também gera pegadas de carbono. Apesar disso, eles são mais sustentáveis do que outros sistemas, principalmente por conta da longa vida útil e por serem cada vez mais eficientes.

5. Proporciona autossuficiência energética

Em lugares isolados, os painéis fotovoltaicos podem ser a única possibilidade de geração de energia elétrica. Com o sistema off grid, a propriedade rural pode ter total autossuficiência energética.

6. Manutenções mais baratas 

Sistemas fotovoltaicos não precisam de uma vistoria muito constante para se manter funcionando. Em geral, a limpeza e a manutenção de placas, inversores, estruturas de fixação e demais equipamentos ocorre anualmente. A não ser que ela seja colocada em um local com muito pó e poeira: nesses casos, ela precisará de manutenção mensal.

7. Valorização do imóvel

Propriedades rurais que contam com energia solar são mais valorizadas no mercado. Isso é mais um ponto favorável à viabilidade econômica desse sistema, demonstrando que ele se sustenta a longo prazo.

8. É compatível com os princípios ESG

A energia solar tem profunda relação com os princípios da ESGEnvironmental, Social e Governance. Afinal, esse sistema energético é mais sustentável e socialmente responsável, contribuindo para um modelo de negócios que impacte positivamente a comunidade.

9. Maior competitividade

O resultado de todas essas vantagens é uma fazenda mais competitiva frente ao mercado. Com menos gastos energéticos, é possível fazer mais investimentos em equipamentos agrícolas, qualificar a mão de obra, oferecer preços mais atrativos aos compradores, entre outros benefícios.

O que é preciso para instalar

A princípio, qualquer propriedade rural pode contar com energia solar fotovoltaica. O primeiro passo para instalar é entrar em contato com alguma empresa especializada e decidir em conjunto qual o sistema apropriado (on grid ou off grid), onde e como serão instalados os equipamentos.

O padrão mais comum são painéis solares colocados no telhado, o que exige a implantação de uma estrutura para suportar o peso dos componentes. 

Outra possibilidade é a instalação no solo, com a desvantagem de ser mais caro e necessitar da Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental (DDLA). Já a vantagem dessa alternativa é a maior facilidade para a manutenção.

Existem, também, empresas que criam uma estrutura à parte, no qual o equipamento pode servir como cobertura. Dessa forma, o espaço pode ser utilizado como garagem, armazém de suprimentos, entre outros. 

A instalação de todos os equipamentos duram, geralmente, de 2 a 3 dias. O processo on grid ainda inclui a regularização da unidade com a companhia elétrica do respectivo estado, mas toda a burocracia pode ser verificada com a fornecedora de energia solar.

Se a propriedade tiver conectividade, também é possível instalar um kit solar com sistema de monitoramento. Por meio dessa tecnologia, dados sobre economia, energia gerada, redução de emissão de poluentes, entre outros, são enviados em tempo real a uma interface. Assim, o proprietário pode acompanhar o desempenho de seu equipamento e fazer as otimizações necessárias para produzir mais.

Determinadas regiões do País ainda enfrentam limitações na conexão, mas existem soluções em internet que permitem que o sinal chegue a qualquer área. Mesmo que não haja fibra ótica, a internet via satélite e modens portáteis 4.5G são alternativas para que esse recurso chegue às propriedades do campo.

Outras tecnologias que auxiliam o produtor rural

A energia solar na agricultura é um ótimo exemplo de como a tecnologia apoia o produtor rural. Mas a inovação pode ir muito além, proporcionando soluções que otimizam as tarefas e melhoram a produtividade.

Por meio da digitalização das fazendas, ferramentas baseadas em Internet das Coisas (IoT) podem ser habilitadas, permitindo que diversos processos e equipamentos, como o maquinário pesado, possam ser monitorados.

As tecnologias digitais ainda levam automação, que pode ser utilizada, por exemplo, na irrigação inteligente, contribuindo para o uso consciente da água.

Para que sua propriedade se digitalize por completo, a Vivo Empresas oferece uma série de soluções para o agronegócio. São produtos que elevam o grau de automação, eficiência energética e monitoramento das atividades, tornando o seu negócio mais produtivo, competitivo e sustentável.

Descubra outras tecnologias além da energia solar rural nos seguintes artigos:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato