Prepare-se para vender mais no Dia dos Pais 2023!

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Na primeira data comercial do segundo semestre, pequenas e médias empresas devem se planejar com antecedência para aproveitar as oportunidades de vendas do Dia dos Pais 2023 que, este ano, será comemorado em 13 de agosto. 

E olha, a data em memória aos homens responsáveis por termos chegado à vida tem boas perspectivas se mantiver o mesmo ritmo dos últimos anos. 

Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) para as vendas da semana do Dia dos Pais em 2022 mostram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O levantamento também apontou alta de 9,2% nas vendas em lojas físicas, enquanto o e-commerce cresceu na casa dos 33%. 

Mas, segundo especialistas, nosso varejo ainda pode explorar muito mais a data para aproximar os consumidores dos pais brasileiros que não se sentem totalmente representados pelas campanhas publicitárias e confessam, muitas vezes, que até gostariam de receber presentes diferentes dos que costumam ganhar. 

Sim, os pais vêm assumindo novos papéis na masculinidade. Mais participativos em casa e protagonistas na criação dos filhos, parte deles vêm se desconectando das marcas que investem nas comunicações habituais. 

Continue a leitura porque neste post entregaremos: 

  • Como preparar seu negócio para o Dia dos Pais 2023; 
  • Dicas para vender mais na data; 
  • A criação de oportunidades atrativas para destacar o seu negócio. 

Preparando sua loja para vender mais no Dia dos Pais 2023 

Quando os consumidores se programam para presentear as pessoas que amam, é necessário estar preparado, afinal, datas comemorativas relevantes são moedas de duas faces: muitas oportunidades se abrem, mas, em contrapartida, há um aumento enorme da concorrência.  

Por isso, é indispensável traçar um bom planejamento para alcançar o sucesso nas vendas já que, assim como você, outras empresas também aproveitarão a data.  

Comece preparando sua loja para o aumento na demanda: 

  • Com base nas últimas datas comemorativas, faça uma análise do seu estoque;  
  • Verifique quais itens tiveram maior aumento nas vendas; 
  • Avalie se a sua equipe de atendimento foi suficiente para cumprir todas as demandas. 

Faça um levantamento de todos os pontos que julgar pertinentes e crie sua própria projeção para 2023. O mapeamento te ajudará a entender melhor, por exemplo, se será necessário adquirir estoque maior, sistemas mais eficientes ou contratação de mão de obra temporária, dentre outros. 

E isso vale para todo o varejo físico e virtual. Se sua loja for on-line e tiver mais de um ano, verifique o histórico de pedidos da data anterior para usar como referência. 

Dicas para vender mais no Dia dos Pais 2023 

Agora que você já sabe identificar se seu negócio está preparado para a data, tome nota de alguns eixos imprescindíveis para que você possa vender mais no Dia dos Pais 2023.  

1. Tenha foco nos filhos e nas mães 

Quem deverá presentar são os filhos e as mães, não é mesmo? Daí a importância de que sua comunicação tenha como foco esses públicos, buscando entender como se comportam para que sua empresa crie opções de presentes alinhadas tanto às suas expectativas quanto às dos pais que deverão presentear. 

2. Escolha dos canais de venda  

Muitos consumidores pesquisam e efetivam compras por canais digitais. Mas a internet deve estar na sua mira mesmo se sua loja física não contar ainda com um e-commerce. 

Talvez agora fique corrido desenvolver sua plataforma de vendas, porque isso requer planejamento e recursos. Mas vale investir em divulgação acessível via redes sociais. 

Se sua marca tem um Instagram, por exemplo, entenda como funciona o shopping da plataforma e dê seus primeiros passos no comércio virtual. O mesmo vale para o TikTok: não deixe de conhecer dicas infalíveis para engajar seu público e atrair mais consumidores na plataforma. 

Se você já trabalha com campanhas pagas no Facebook Ads, busque sempre segmentar o público e a região desejada, para ter o máximo de aproveitamento dos recursos utilizados. 

Por exemplo, se você tem uma pizzaria e pretende alcançar os pais do seu município, faz mais sentido segmentar sua campanha em sua própria região, com mira para mães e filhos e promoções que poderão despertá-los a levar os pais para jantar no seu espaço. 

3. Atendimento personalizado  

Quando seu consumidor não faz ideia do que escolher de presente para o Dia dos Pais, é hora de personalizar o atendimento e aproveitar essa oportunidade tirando o máximo de informações possível sobre o presenteado. 

Dê todo o suporte necessário, oferecendo as opções do seu catálogo com base nas informações levantadas, e o ajude no momento da tomada de decisão. 

Se seu negócio é on-line, vale a pena dedicar uma sessão exclusiva para a data e criar catálogos de produtos específicos que possam agradar aos pais do público com quem você precisa conversar. Como dissemos acima: os filhos e as mães. 

4. Vitrines com a temática da data  

Essa dica nunca envelhece e vale para comércios físicos e virtuais, porque facilita a comunicação entre o comprador e sua loja. Portanto, seja criativo e original. 

Faça postagens nashttps://www.sebrae-sc.com.br/webinar/como-as-redes-sociais-podem-impulsionar-o-seu-negocio redes sociais com layouts que remetam à data para estimular o consumo, já que plataformas como Facebook, Instagram e TikTok sempre podem funcionar como vitrines para os produtos que você deseja comercializar.  

Tem o contato de WhatsApp de mães e filhos que são seus consumidores? Se sim, vale investir em listas de transmissão do WhatsApp, com o envio de catálogos elaborados para a data. 

5. Ofereça vales-presentes 

Outra opção bem bacana para vender mais no Dia dos Pais 2023 são os vale-presentes – muito úteis, especialmente para o comprador indeciso, que quer presentear mas não quer correr o risco de comprar algo que não agrade. 

A alternativa deixa o cliente mais tranquilo ao saber que a escolha ficará por conta do próprio pai.  

Só não esqueça que cada pessoa tem um potencial de compra, por isso, não vale estipular valores engessados. Deixe que o consumidor decida o quanto quer investir, porque não tem erro! 

6. Jamais atrase as suas entregas 

Datas comemorativas só são comemorativas justamente porque foi criado um dia somente para elas, por isso, é inadmissível que pedidos cheguem com atraso. 

Cumpra os prazos prometidos, monitorando a chegada das suas vendas constantemente, com atenção e agilidade. Se no meio do caminho houver qualquer problema com a entrega, nunca deixe de comunicar o consumidor com o máximo de antecedência. 

Criando oportunidades atrativas para vender mais no Dia dos Pais 2023 

Agora, entregamos alguns reforços para que pequenas e médias empresas se destaquem nesse período estratégico, indiferente se seu negócio for físico ou virtual. 

As ações listadas abaixo trazem benefícios a clientes que podem aumentar as vendas dos negócios a partir de alguns caminhos: 

  • Ofereça descontos ou vantagens para quem comprar em sua loja; 
  • Dê brindes a cada compra. Pode ser com a opção de entrega gratuita de outro produto ou frete grátis; 
  • Crie combos e kits com preços acessíveis: colabore para que o cliente compre mais de um produto – o que, consequentemente, vai aumentar suas vendas; 
  • “Compre um e leve outro”: a velha tática chama a atenção da clientela porque, em muitos momentos, o gosto de pais e filhos pode ser bastante parecido; 
  • Dê descontos progressivos: quando você cria uma porcentagem atrativa de desconto para a compra da segunda unidade, da terceira e assim por diante, a estratégia traz vantagens para o consumidor já que, além do presente, dá brecha para que ele possa comprar algo para ele mesmo com um valor especial. 
  • Sorteio de Dia dos Pais: clientes adoram ganhar mimos e a ideia dos sorteios para quem compra na sua loja pode ser uma boa opção. A prática de criar campanhas nas redes sociais (curta, marque amigos e compartilhe nos stories) também pode trazer bons resultados, por dar maior alcance à sua divulgação; 
  • Serviços de entregas: o delivery caiu no gosto popular com a pandemia, cenário em que investir em um serviço de entregas pode ser um grande diferencial para os comércios físicos; 
  • Produtos personalizados: se seu negócio não trabalha com a personalização de produtos, procure ser criativo e disponibilize opções diferentes das tradicionais. Nesse caso, a criação de um cartão personalizado com o nome do presenteado pode ser um diferencial. 

Criatividade com foco e muita tecnologia  

Você, que chegou até aqui, percebeu que, com planejamento e criatividade, dá para aproveitar todo o universo de possibilidades abertas no período para vender mais no Dia dos Pais 2023, não é mesmo?  

Para que as dicas do post tenham efeitos diretos no fluxo de caixa de pequenas e médias empresas, já existem ferramentas disponíveis a preços superacessíveis para que negócios vendam mais, indiferente se o calendário é favorável para o consumo. 

A máxima do “quem não é visto não é lembrado” é cada vez mais real no mundo hiperconectado, e parte do seu sucesso vai depender muito das estratégias usadas para que você saiba aumentar as visitas ao seu site.  

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Nas dicas de conteúdo de hoje, pode ser que você se interesse por estas recomendações: 

. Datas não sazonais: como é possível vender o ano todo? 

. Como preparar o comércio para vender no Natal? 

. Franquias digitais: o futuro do empreendedorismo 

Até a próxima! 

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