Consumidor 50+: foco em quem tem poder de compra de verdade!

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Esqueça as publicidades de farmácia e tente lembrar quantas propagandas você viu nos últimos tempos com personagens mais maduros, voltadas ao consumidor 50+.  

Poucas, não é mesmo? E sabe por quê? Porque a capacidade de gasto dos adultos mais jovens é superestimada pelo marketing e o varejo, no geral. 

Há uma distância enorme entre o que se espera do consumo por faixa etária e o que efetivamente ocorre no mercado, por isso, quem pensa que a turma abaixo dos 35 anos é a que realmente tem bala na agulha para gastar pode estar voltando seus esforços em marketing de forma equivocada. 

Nesse cenário, hoje viemos chamar a atenção das pequenas e médias empresas para as oportunidades pouco exploradas quando a pauta é conversar com o consumidor de 50 anos ou mais. Afinal, hoje, só no e-commerce, esse público já supera os jovens entre 18 e 25 anos, com ticket médio de compras lá nas alturas. 

Mas, se você não sabe como vender para o grupo, fique, porque neste post você vai saber: 

  • A participação do consumidor 50+ na economia; 
  • Ranking de categorias de maior consumo; 
  • 7 perfis de consumidores com 50 anos ou mais; 
  • Como vender para esse público? 

Consumidor 50+ em números 

Se você iniciou essa leitura já pensando no termo “velho”, reveja seus conceitos porque, ao contrário do que muita gente pensa, não é o jovem que mais retira produtos das prateleiras virtuais, mesmo sendo a geração mais associada às evoluções do mundo tech. 

Nos últimos anos, o percentual de brasileiros com mais de 60 anos navegando na rede mundial de computadores cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021, segundo dados do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

O e-commerce se tornou muito popular entre os 50+ e essa foi mais uma quebra de paradigma promovida pela pandemia, reforçando a necessidade de batalharmos contra o etarismo, em todos os setores. 

A maior parte dos acessos do grupo é por smartphones (84%), seguido do notebook (37%) e do computador desktop (36%). 

Aí, você imagina. No Brasil, a população com 50 anos ou mais já soma quase 5 milhões de pessoas, ou seja, 25% da nossa população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

E, se você ainda acha que movimentam pouco os caixas das empresas, entenda: ainda de acordo com o IBGE, falamos de um mercado que gira dois trilhões de reais no país. No mundo, o valor ultrapassa 15 trilhões de dólares. 

Em 2021, os pedidos on-line desse público mais do que dobraram, com participação de mercado de 18,57% em 2021, totalizando, no Brasil, 49,5 milhões de compras e faturamento do comércio eletrônico, com alta de 27% em relação a 2020 – arrecadação que ostenta R$ 29,5 bilhões, segundo dados da Neotrust. 

E os números acima não dizem respeito à maior parte de transações sobre compras de medicamentos, não. Porque o consumidor com 50 anos ou mais quer se sentir bem com ele mesmo e, antes de tudo, se divertir. 

Entenda. 

O consumo 50+ por categorias 

Entre as cinco categorias do ranking no e-commerce, o destaque vai para o setor de beleza, perfumaria e saúde que, em 2021, atingiu seu ápice nos números de pedidos pela primeira vez, saindo à frente da categoria que liderava desde 2019: moda e acessórios. 

Nesse cenário, entre os top 5 ficam: 

  • Beleza; 
  • Perfumaria e saúde; 
  • Moda e acessórios; 
  • Artigos para casa, móveis, construção e decoração; 
  • Entretenimento. 

Já os segmentos que mais faturaram no varejo on-line com as movimentações de compra do consumidor 50+ foram telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática, moda e acessórios. 

Hábitos de pagamento do consumidor 50+ 

De volta aos levantamentos da Neotrust para 2021, confira as preferências por meios de pagamento desse público para compras online: 

  • Cartão de crédito: representou 76,5% das vendas dos pedidos no e-commerce no período; 
  • Boleto bancário: aparece em segundo lugar, com 11,7% das compras virtuais; 
  • PIX: com menor adesão, aparece como terceiro método de pagamento mais utilizado pelo grupo, com 4,1%. 

7 perfis de consumidores com 50 anos ou mais que você desconhece 

Agora que você se convenceu da relevância dos consumidores 50+ na economia do país e percebeu que o grupo traz muitas oportunidades de atuação para pequenas e médias empresas, conheça algumas de suas características apresentadas no Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada da Fenaprevi: 

  1. Autossuficientes: projetam suas escolhas considerando que um dia poderão se tornar dependentes, por isso, buscam custear estruturas que não gerem impactos financeiros para as famílias; 
  2. Entusiastas da vida: têm uma visão mais positiva das coisas, querem viver com intensidade pequenos bons momentos como um bom vinho ou jantares e passeios culturais com amigos; 
  3. Fazedores: têm como maior motivação se manter ativos, envolvidos em projetos. Para quem está de fora, parece que nunca conseguem relaxar; por isso, quase sempre estão na categoria de empreendedores; 
  4. Sábios: contam com reconhecimento e poder de influência devido à bagagem acumulada ao longo da vida, seja por uma carreira profissional bem-sucedida ou pelas próprias experiências adquiridas, o que os diferencia dos demais; 
  5. Agregadores: fazem parte de grupos mais tradicionais, que buscam agregar a família a seu redor e, muitas vezes cuidam de parentes, inclusive financeiramente; 
  6. Cuidadores: quase sempre com tendência ao estresse, demandam mais apoio emocional porque se responsabilizam diretamente por familiares e param de trabalhar justamente para se dedicar a eles;  
  7. Exploradores: evitam amarras familiares. São mais livres e querem explorar as possibilidades da maturidade, investindo apenas em si. Este perfil tende a gastar mais do que ganha. 

Como vender para os consumidores 50+ 

Agora é hora de aprender a se aproximar desse consumidor. Fidelize com transparência, transmita segurança, use métodos que facilitem a conclusão de compras, usando as melhores práticas: 

Segmente o seu público 

Não subestime a capacidade plural do grupo, que é bastante heterogêneo. A tática do “achismo” também não vale para entender quais são as principais dores dos consumidores de 50 anos ou mais. Por isso, um dos maiores erros é generalizar suas necessidades e preferências. 

Invista em pesquisas e entrevistas que busquem trazer insumos sobre seus hábitos, interesses, valores e principais desafios, falando com eles diretamente. 

Fuja dos estereótipos 

É muito comum no ideário popular a representação de pessoas mais velhas como fragilizadas, ranzinzas ou dependentes de pessoas mais jovens. Quebre já esse estigma social e aposte em campanhas publicitárias com personagens que de fato representem seu público-alvo. 

Ao se reconhecerem nas ações de marketing, os consumidores terão muito mais chances de se identificar com a marca, conhecê-la melhor e consumir seus produtos. 

Adapte suas comunicações 

Não deixe de lado a acessibilidade de sua comunicação. Isso passa pela atenção com o uso de fontes maiores para facilitar a leitura, cores contrastantes e a construção de sites intuitivos. 

A jornada de compras no e-commerce para o público deve ser a mais simples possível, para que o usuário consiga finalizar seus pedidos em poucos cliques. Daí a importância de criar comandos e linguagens objetivas.  

Uma das ferramentas já bastante utilizadas pelas populações mais velhas são os assistentes de voz. Nesse cenário, vale a pena adaptar sua loja virtual para o voice commerce: as compras por voz. 

Ganhe a confiança 

Mais do que o preço, o que o consumidor 50+ quer é saber quais benefícios seu produto ou serviço deverá trazer. Por isso, apresente o que ele significa e como melhorará sua vida. 

Nesse cenário, aposte em um bom branding, conte sua história, deixe bem claros os valores da sua empresa e não deixe de usar depoimentos de outros consumidores para dar credibilidade ao que você está promovendo. 

Pequenas e médias empresas: conexão para competitividade 

Bons entendedores já sabem: com mais de 90% de consumidores com 50 anos ou mais desbravando o universo on-line, nenhum negócio sequer pode estar digitalmente despreparado. 

A transformação digital de pequenas e médias empresas traz benefícios para a experiência de clientes e potenciais clientes, aumentando as chances de sucesso. E isso sem contar os ganhos em produtividade – a tecnologia digital permite fazer mais com menos, o que é fundamental para empresas com poucos recursos se tornarem competitivas no mercado. 

Aqui na Vivo a gente já deixou tudo pronto para que as PMEs se empoderem. Só no portfólio de Vivo Empresas, trazemos pacotes para todos os bolsos com as soluções de conectividade mais seguras do mercado: planos móveis, de internet fixa, e combos desenhados para cada necessidade. 

Acelere seu progresso com conexões robustas e não deixe de conferir os conteúdos que selecionamos para você hoje: 

Até logo! 

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