Newsletter: o que é, como criar e dicas importantes

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A newsletter é um dos principais formatos de e-mail marketing, sendo, inclusive, uma das primeiras ações adotadas por empresas que começaram a trabalhar com este tipo de conteúdo. Na maioria das vezes, são compostas por recomendações de artigos e comunicam novidades sobre os negócios. Por isso, é um formato ótimo para manter um relacionamento com os clientes e gerar leads de maneira mais leve.

Além disso, a newsletter também reforça a marca e redireciona os usuários para outros canais do empreendimento, como redes sociais e blogs. Neste artigo, serão abordados os seguintes tópicos para esclarecer melhor o assunto:

  • O que é newsletter?
  • Para que serve?
  • Por que a newsletter é importante?
  • Qual é a diferença entre newsletter e e-mail marketing?
  • Dicas de como melhorar sua newsletter;
  • Investir em relacionamento com o cliente é o caminho certo.

O que é newsletter?

Pessoa digita uma newsletter em seu computador

Uma newsletter está sendo criada

Basicamente, a newsletter é um tipo de comunicação eletrônica regular que, diferentemente de e-mails promocionais, aborda diversos assuntos relacionados ao negócio — não somente uma oferta ou produto em específico.

A recorrência do envio é definida pela própria companhia, de acordo com a preferência ou com o nicho do mercado. No entanto, a tendência é que seja mensal ou quinzenal, uma vez que traz um compilado de informações relevantes que interessam aos usuários inscritos. Por isso, em geral, não pode ser tão recorrente a ponto de parecer spam.

O processo de construção desse tipo de e-mail já foi mais complexo. Felizmente, hoje, existem softwares online que fazem esse trabalho por meio de sistemas que simplificam muito essa etapa.

Para que serve?

Normalmente, as newsletters são utilizadas por pessoas e empresas que têm sites, e-commerces ou blogs, seja para divulgar um artigo, conteúdo ou produto, comunicar um evento ou realizar campanhas de remarketing, como o “carrinho abandonado” ou o anúncio de promoções.

Além disso, há também as típicas comunicações transacionais que não configuram esse formato de mensagem eletrônica: pedido recebido, enviado, confirmação de pagamento etc.

De forma geral, o envio de newsletter tem os seguintes objetivos:

  • Manter um contato frequente com clientes, leads e usuários;
  • Não deixar um site, blog ou e-commerce cair no esquecimento;
  • Incentivar consumidores a visitarem a página da empresa;
  • Enviar conteúdos relevantes para atrair tráfego e criar hábitos de visita.

Por que a newsletter é importante?

O envio desse tipo de mensagem para os clientes, quando bem-feito, aumenta o nível de engajamento com a sua marca. Ou seja, uma boa newsletter pode ser o diferencial para que uma pessoa compre na loja ou opte pelo seu serviço.

Por outro lado, uma comunicação indesejada pode sequer ser aberta. Ou, pior, pode ir direto para a caixa de spam do comprador.

Por esse motivo, é fundamental verificar quais são as preferências dos usuários e em qual etapa do seu funil de vendas eles se encontram. Dessa forma, o risco de enviar algum conteúdo irrelevante e o consumidor se descadastrar da base de e-mails diminui.

Qual é a diferença entre newsletter e e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta essencial da publicidade digital, que utiliza o correio eletrônico como canal de vendas e veículo para manter comunicação periódica com o público. O envio desse conteúdo é definido por estratégia das organizações. Já a newsletter não tem, necessariamente, essa mesma finalidade, podendo também ser uma das ferramentas dos e-mkt.

A seguir, serão destacadas as principais diferenças da elaboração de cada abordagem.

Objetivo

  • Newsletter: fortalecimento da marca e construção de relacionamento.
  • E-mail marketing: captação e conversão de novos clientes.

Formato

  • Newsletter: oferecer conteúdos relevantes e apresentar informações no formato de boletim.
  • E-mail marketing: divulgar novos produtos e serviços e comunicar uma ação.

Periodicidade

  • Newsletter: tem frequência definida pela estratégia de comunicação, podendo ser semanal, quinzenal, mensal etc.
  • E-mail marketing: sazonal, com periodicidade alinhada ao calendário comercial e à venda de produtos ou serviços.

Dicas de como melhorar sua newsletter

Homem recolhe informações para escrever a sua newsletter

Homem faz pesquisa para escrever sua newsletter

Agora, tendo estabelecido os parâmetros que diferenciam uma newsletter, serão apresentadas dicas de como melhorar sua estratégia e conteúdos.

Só faça os envios mediante autorização prévia do usuário

A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Ou seja, gira em torno do consentimento e da autorização do usuário.

Por isso, a newsletter deve ser enviada apenas para pessoas que concordarem em recebê-la. Para tal, é necessário fornecer essa opção no momento de cadastro do cliente no site.

A LGPD prevê sanções de 2% sobre o faturamento (ou até R$ 50 milhões) como multa para quem descumprir esse acordo e enviar comunicação de forma irregular. Vale ressaltar que o valor é calculado por infração. Dessa forma, caso seja cometida mais de uma violação, será multiplicado.

Preze por um conteúdo de qualidade

Ter atenção ao que é enviado é essencial para que os consumidores abram as mensagens. Dessa forma, antes de disparar a newsletter, é importante se certificar de que o conteúdo será do interesse do público-alvo.

Para isso, é preciso conhecer o perfil dos clientes e estar atento às tendências relacionadas ao mercado em que o negócio está inserido. Especialmente porque a produção e a mediação do que é dito é vital para o sucesso das ações de marketing da empresa.

Atente-se ao formato da newsletter

Ainda que o conteúdo seja ótimo e os usuários tenham interesse em consumi-lo, isso não terá serventia se o correio eletrônico estiver mal formatado e as mensagens caírem direto na caixa de spam dos consumidores.

Por isso, é preciso elaborar o tema da mensagem com cuidado, tornando a chamada atrativa e identificando o nome da empresa. Além disso, o endereço do remetente também é importante, pois, caso seja desconhecido, o usuário dificilmente abrirá a newsletter.

Só use imagens necessárias

Mesmo que receba um e-mail com assunto interessante, caso a pessoa clique e se depare com o carregamento lento de uma imagem, é possível que simplesmente feche a comunicação. Então, é imprescindível evitar essa situação para atingir o maior número possível de usuários.

Fazer o envio do conteúdo em somente uma grande figura não é recomendado, pois há chance de nem todos conseguirem baixá-la. Esse recurso deve ser usado apenas para enriquecer a mensagem e não para substituir o texto principal.

Avalie os resultados da newsletter

Para empreendimentos pequenos, o ideal é buscar serviços de e-mail marketing que ajudem na montagem, organização e disparo da newsletter — existem muitos gratuitos, como o Mailchimp.

Uma vantagem é que essas plataformas oferecem relatórios sobre a efetividade da ação, trazendo informações sobre a taxa de abertura, os assuntos que receberam mais cliques, os horários em que as pessoas mais abrem o e-mail, entre outros.

Ou seja, são dados importantes para entender cada vez mais os clientes. Assim, é possível moldar os próximos envios com bases nesses parâmetros e fazer testes de novos modelos e formatos para as mensagens.

Investir em relacionamento com o cliente é o caminho certo

O universo digital é imenso e possui inúmeras ferramentas de comunicação que ajudam as empresas a estreitarem o relacionamento com os clientes. Redes sociais, blogs, e-mail marketing, sites e newsletters são excelentes recursos, mas precisam fazer parte de uma estratégia para que resultados significativos sejam alcançados.

Atualmente, é indispensável que as melhores práticas estejam alinhadas aos objetivos da companhia, pois é dessa maneira que alcançará o sucesso. Investir na relação com o cliente ajuda as companhias a se destacarem entre os concorrentes e pode contribuir na geração de valor ao consumidor.

Entretanto, mesmo a melhor estratégia precisa de uma boa estrutura, que pode ser providenciada por um conjunto de soluções tecnológicas adequadas às necessidades de cada organização.

É nesse ponto que a Vivo Empresas pode ajudar, impulsionando a digitalização de organizações e fornecendo recursos de conectividade, Cloud, IoT e Big Data, para que um bom plano de marketing seja colocado em prática.

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Até a próxima!

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