Pesquisa de clima organizacional para home office: atenção às necessidades do seu colaborador!

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Trabalhar com o pet no colo, ter a oportunidade de ver as crianças crescendo e mais disposição para ir à academia – já que, agora, o home office livra muitos profissionais dos desgastes diários com o trânsito e o transporte coletivo não tem preço. Quer dizer, só para os colaboradores, porque a nova dinâmica vem exigindo mais de gestores e RHs.   

Depois do experimento pandêmico, quem viveu o trabalho remoto ficou mais exigente: trabalhadores ouvidos em 27 países pelo estudo Trabalhando em casa ao redor do mundo disseram estar dispostos a aceitar cortes salariais para manter a opção remota. Muitos disseram que, se forçados a voltar para o modelo presencial todos os dias, abandonariam seus empregos. 

Mas como você, gestor, já sabe, a operação home office pode trazer ruídos nas comunicações, especialmente entre os times de pequenas e médias empresas.  

E se há quem pense que de casa se trabalhe menos, é necessário rever os próprios conceitos – na contramão do conforto, há funcionários dizendo que passaram a trabalhar muito mais. 

Nesse cenário, a pesquisa de clima organizacional para home office pode trazer insights valiosos para que você entenda as necessidades da sua equipe, antes de encarar um eventual motim! 

Permaneça na leitura porque neste post você vai saber: 

  • Pesquisa: levantando problemas e oportunidades por meio da empatia; 
  • Os benefícios da pesquisa de clima organizacional para home office; 
  • Critérios que não podem faltar no seu levantamento; 
  • Dados em mãos: entenda como avaliar seus resultados. 

Pesquisa de clima organizacional para home office: por mais empatia! 

Segundo novos estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentre as principais queixas dos profissionais em regime remoto estão os problemas relacionados à: 

  • Falta de feedbacks positivos;  
  • Falta de diálogo com gestores; 
  • Falta de confiança no trabalho das equipes.  

Parte desses problemas se dá pela queda do contato social – a ausência daquele “tititi” saudável da convivência do dia a dia e os bate-papos rápidos nos corredores.  

Aliás, por aqui nós já dissemos que a comunicação empresarial na era do trabalho remoto tem solução. Só que, para isso, é preciso identificar seus gargalos operacionais e, muitas vezes, ceder às facilidades proporcionadas por muitas tecnologias. 

Mas esse pode não ser o maior problema enfrentado pelo seu time. Ainda que a enorme maioria queira permanecer em casa, de acordo com a FGV, quase metade dos profissionais em home office apresentam níveis menores de bem-estar e saúde mental. 

Mas não adianta ficar fazendo suposições. Até porque, para entender como tornar sua organização mais querida e com funcionários mais produtivos, o que vai valer é a empatia: daí a importância da pesquisa de clima organizacional para home office, um baita caminho para que os RHs de pequenas e médias empresas saibam identificar e colocar em prática as medidas que deverão entrar em ação, estabelecendo prioridades. 

Mais que empatia – conheça todos os seus benefícios 

Quer mais razões para planejar agora a pesquisa organizacional para home office da sua companhia?  

Então, abaixo, entregamos algumas razões pelas quais ela se torna uma ferramenta essencial para gestores e RH: 

  • Identificação de problemas e oportunidades: Ajuda a descobrir se os colaboradores estão enfrentando obstáculos que impedem seu desempenho ou satisfação, como alguns já citados: falta de comunicação, de reconhecimento, sobrecarga de trabalho, entre outros. Além disso, a pesquisa também pode revelar oportunidades para melhorar a cultura organizacional, promover a colaboração e aumentar a produtividade. 
  • Avaliação do engajamento: A participação ativa é um fator chave para o sucesso do pequeno e médio negócio, no todo, especialmente no home office. Funcionários engajados são mais produtivos, têm maior satisfação para desenvolver tarefas, são mais propensos a permanecer na empresa e contribuir positivamente para a manutenção de bons ambientes. Nesse contexto, a pesquisa de clima organizacional para home office ajuda a medir o nível de participação ativa dos funcionários, além de identificar áreas que precisam ser melhoradas para aumentar o engajamento geral da equipe. 
  • Retenção de talentos: Sobre aquele eventual “motim” mencionado lá no topo: a ferramenta pode ajudar a identificar as razões pelas quais os funcionários podem estar insatisfeitos ou pensando em deixar uma companhia. Ao compreender suas preocupações e necessidades, os RHs podem implementar mudanças para melhorar a retenção de talentos. Isso, às vezes, inclui a criação de programas de desenvolvimento de carreira, melhorias nas políticas de benefícios, ajustes na carga de trabalho, entre outros. 
  • Comunicação e dinâmica entre equipes: Essa você já sabe, mas de qualquer forma, vale reforçar. O levantamento fornece informações sobre a eficácia da comunicação interna dentro do negócio em regime remoto. Ajuda a identificar lacunas na comunicação e a melhorar a troca de informações entre os diferentes níveis hierárquicos e departamentos e, além disso, colabora para a promoção de climas organizacionais saudáveis, construtivos e colaborativos, identificando problemas de relacionamento ou de dinâmica entre as equipes. 
  • Tomadas de decisão: A pesquisa de clima organizacional para home office fornece dados concretos e objetivos que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. Com base em seus resultados, sua empresa identifica áreas que precisam de investimentos em treinamento e desenvolvimento, eventuais ajustes nas políticas e práticas de RH, mudanças na liderança e até implementação de programas de bem-estar dos colaboradores. 

O que não pode faltar na pesquisa de clima organizacional para home office? 

Agora que você deu valor aos benefícios que o levantamento pode trazer para seus colaboradores e, consequentemente, toda a companhia, saiba o que não pode faltar no seu questionário. 

Fica a dica: prefira dar mais de duas opções de respostas para cada pergunta. Vale usar as 5 clássicas: 

  1. Excelente 😃 
  2. Muito bom 🙂 
  3. Satisfatório 😐 
  4. Ruim ☹️ 
  5. Muito ruim 😣 

Agora, use os critérios abaixo para não deixar nenhum eixo importante de fora: 

  • Ferramentas de trabalho e de comunicação; 
  • Relacionamento entre equipe e gestores; 
  • Dificuldade no atingimento das metas; 
  • Satisfação, empenho e motivação; 
  • Empecilhos nas atividades rotineiras; 
  • Desafios enfrentados diariamente; 
  • Oportunidades de melhoria; 
  • Engajamento do time; 
  • Avaliação da produtividade diária. 

Trouxemos os critérios clássicos, mas você pode inserir quaisquer outros que julgar pertinentes para entender melhor como aperfeiçoar sua operação em regime home office!  

Muitas vezes, queremos mais de uma resposta para um só critério. Então, a depender do seu objetivo, não se preocupe se achar que mais de uma pergunta deve contemplar qualquer um dos eixos, ok? 

Como avaliar os resultados obtidos? 

É hora de fazer a leitura para obter os insights da sua operação remota. 

A análise do questionário requer a tabulação de todas as respostas para que você possa avaliar a quantidade de profissionais satisfeitos ou insatisfeitos em relação a cada critério mencionado. 

Nesse cenário, analise o percentual de colaboradores que classificaram seu superior imediato como um bom gestor, que se sentem felizes na empresa ou que recomendariam o local de trabalho para amigos ou familiares.  

Faça o mesmo para identificar os eixos que mais receberam avaliações negativas e, assim, você terá informações bem mais precisas para promover melhorias pontuais, úteis ao progresso do clima. 

IMPORTANTE: garanta o sigilo das informações. Para obter respostas sinceras, você deve passar confiança para seu time no ato da divulgação da pesquisa. Lembre-se que o colaborador jamais pode sentir que será prejudicado ao responder o questionário. 

Por ambientes de trabalho mais fluidos 

Enquanto fanáticos por tecnologia, a gente não pode dizer que está pronto para melhorar a relação direta entre seus colaboradores com a chefia. Mas de uma coisa a gente tem certeza: a Vivo Empresas se tornou expert no desenvolvimento de ferramentas de colaboração para pequenas e médias empresas

Porque trabalho tem que ser fluido e gostoso, independentemente se de casa ou alocado no escritório. 

Se esse não é o seu sentimento, nem o de sua equipe em home office, conte com a gente. Nosso portfólio traz soluções para gestão e monitoramento de times internos e externos, de qualquer lugar, com facilidade para acessar, compartilhar e editar arquivos na nuvem e muito mais! 

Conte com o auxílio dos nossos consultores e prepare-se para uma nova era do trabalho em regime remoto da sua organização. 

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Até a próxima! 

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