O mercado de casamentos na era digital

Foto do autor

O sonho de entrar em uma igreja ou marcar na história um enlace com os pés fincados na areia, em frente a uma bela paisagem, está cada vez mais digital. Por isso o mercado de casamentos, cada vez mais tech, vem transformando as expectativas de noivas e noivos. 

E olha que essas expectativas já não eram baixas para os casais nem na era analógica, imagine agora! 

Claro que, em um cenário cada vez mais exigente, pequenas e médias empresas que conversam diretamente com esse público não podem ficar para trás. 

Já está preparado para expandir seu universo de possibilidades e ganhar muitas recomendações de casais apaixonados, não é mesmo? 

Fique, porque daqui até o fim desta leitura você vai saber sobre: 

  • Mercado digitalizado de casamento em números; 
  • Os avanços proporcionados por cenários adversos; 
  • Plataforma digital em foco: um case para inspiração; 
  • 5 dicas para entregar experiências digitais personalizadas para o casal. 

A digitalização do mercado de casamentos: uma guinada bilionária 

Com consumidores cada vez mais conectados, surfando nas praticidades da era digital, noivos e noivas buscam por soluções ainda econômicas, mas eficientes e inovadoras.  

Por isso as definições do termo “casório” foram absolutamente atualizadas e os números recentes são promissores. 

Em 2020, o mercado global de serviços de casamento teve o saldo impressionante de $ 160,5 bilhões. A projeção para 2030 segue em ascensão: daqui até lá, essa marca deve alcançar os $ 414,2 bilhões, segundo o relatório da Allied Market Research.  

No Brasil, de acordo com o levantamento anual Cartório em Números, os casamentos civis vêm aumentando. Em 2022, foram registradas 814.576 uniões. Esses índices refletem uma indústria em plena evolução, que se adapta com maestria às mudanças promovidas pela era digital. 

Mas como, afinal? 

Um processo impulsionado pelo cenário pandêmico 

Esse mercado também ganhou um empurrãozinho da pandemia, já que as restrições impostas colaboraram para que as empresas do ramo encontrassem mais soluções online para não ter que adiar o sonho de noivas e noivos – convites virtuais e as já famosas listas de casamento fakes convertidas em dinheiro fazem parte desse combo. No auge da famigerada covid-19, teve até quem se recusou a desmarcar a data e casou com transmissão ao vivo e festa virtual! 

Com criatividade e a entrega de um amplo menu de serviços, muitas plataformas miram esse nicho para auxiliar no planejamento e atender às novas necessidades desses consumidores – desde a criação de sites personalizados até as demandas por experiências interativas. 

No fim, todo esse processo acelerado de digitalização proporcionou experiências otimizadas e personalizadas também para os convidados. 

Vamos entender! 

Um case de muitas inspirações 

Um exemplo de plataforma digital a ser seguido é o do site iCasei, que oferece uma ampla variedade de funcionalidades para tornar mais simples o planejamento dessa ocasião tão especial. 

Ao longo de seus 15 anos, a marca já atendeu mais de dois milhões de casais, somando cerca de R$ 1,5 bilhão em presentes comercializados com todo aquele cuidado pertinente a essas ocasiões: sistemas que não permitem a compra de presentes repetidos. 

De cara, a plataforma auxilia os casais no desenvolvimento de um site personalizado, que traz todas as informações relevantes sobre o casamento, como local, tipo de traje recomendado e muito mais (são 150 recursos gratuitos disponíveis). 

Quem vive o corre-corre típico dos meses que antecedem a cerimônia agradece, já que uma das funções da plataforma permite aos noivos acesso a um painel de controle que mostra os convidados confirmados e os valores arrecadados com a lista de presentes. 

Como posso entregar casamentos mais digitalizados para meu público? 

Tome nota e prepare-se para fisgar um público que quer economia, mas com conforto e sem dores de cabeça. 

  1. Lista de presentes “fake” virtual: O recurso funciona como um menu que traz as opções comuns às listas de presente de casamento – eletrodomésticos, mobiliário, entre outros – só que com um diferencial: os convidados até escolhem o que querem dar e efetuam o pagamento. Só que, na verdade, o item escolhido é convertido em dinheiro. A funcionalidade de presentes fictícios é a queridinha de quem está para colocar a aliança na mão esquerda. Com o dinheiro diretamente depositado na conta do casal, ele pode se planejar para usar como bem entender: muitas vezes para custear a lua de mel ou até a própria festa que vai colocar todo mundo para dançar após a cerimônia. 
  2. Cotas de lua de mel: Algumas empresas já oferecem listas de presentes com cotas de lua de mel embutidas. A alternativa é bastante procurada por casais que já moram juntos e que não precisam de itens para montar uma casa do zero. A contribuição financeira fica para que possam desfrutar da sonhada viagem pós-casamento. 
  3. RSVP: “Répondez S’il Vous Plaît”: O conceito baseado na expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, ou “Responda, por favor”, na tradução, é utilizado quando é necessário pedir a confirmação de presença dos convidados em um determinado evento. Para as datas do casamento são mais que vantajosos, afinal, a partir da ideia de quantas pessoas irão à cerimônia, é possível planejar toda a festa com mais assertividade. A confirmação se torna simplificada quando organizada pelas plataformas digitais e os noivos podem aproveitar para disparar alertas periódicos para que a data não saia do radar dos confirmados para a ocasião. 
  4. Diretório de fornecedores: Empresas do nicho já oferecem em suas plataformas indicações de empresas em diversas categorias com a entrega de locais para a cerimônia, fotógrafos, músicos, floristas, cerimonialistas e uma série de serviços pertinentes. Muitas vezes é possível solicitar orçamentos sem ter que migrar de site, o que já facilita bastante a organização de recebíveis dos noivos. Sem contar que algumas contam com avaliações sobre os fornecedores, ajudando casais a tomarem decisões com mais segurança. 
  5. Gerenciamento de tarefas: Os recursos para dar aquela mãozinha para quem passa longos meses quase sempre morrendo de ansiedade já vão muito além dos sites personalizados para os noivos. Muitas plataformas oferecem ferramentas para que o casal possa gerenciar tarefas, cumprindo mais facilmente o cronograma desafiador desse tipo de evento.  

Sua marca cravada em álbuns eternizados nos corações apaixonados! 

Quem trabalha no mercado de casamentos sabe que o consumidor prestes a se casar é mais complexo, não tem jeito. E não por menos! 

Falamos de uma ocasião regada a sentimentos, em que as pessoas trabalham para que aconteça uma única vez, “até que a morte os separe”. Por isso as expectativas nem de longe são baixas nesse mercado absolutamente promissor para o pequeno e médio empresário. 

Claro que você, que está ou pretende entrar para o ramo, não vai querer decepcionar por problemas de conectividade ou mesmo por conta de uma plataforma que não convença nenhum casal, não é mesmo? 

Por isso o portfólio de Vivo Empresas traz um menu completo e acessível para companhias de todos os portes, com soluções que vão de hospedagem a construtores de sites seguros e intuitivos até planos de conexão fixa e móvel para turbinar o seu negócio, na medida certa. 

Porque a gente sabe o poder da digitalização em qualquer cenário e em qualquer setor! 

Conte com o auxílio dos nossos consultores, venha com a gente entrar para essa era sem volta e aproveite para conferir nossas dicas de conteúdo de hoje: 

Até breve!

Foto do autor
Solicite um contato