Como criar experiências personalizadas para clientes com assistentes de IA?

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Há alguns anos, assistíamos aos filmes de ficção científica e ficávamos horrorizados com a possibilidade de ter que lidar com robôs. Só que agora eles estão por toda a parte, por trás de soluções em Inteligência Artificial (IA) que contribuem para a diminuição de custos com receita em atendimento e ainda dão mais velocidade para atender às demandas dos clientes. 

Assistentes de IA já desempenham um papel fundamental na criação de experiências personalizadas por meio da combinação de dados, algoritmos e aprendizagem de máquina que compreendem e antecipam as preferências e necessidades individuais dos consumidores. 

Mas como ela pode potencializar a operação das pequenas e médias empresas e por que o mundo ficou tão prático após a chegada da inovação que, nos filmes, parecia tão “gelada”? 

Este post pretende responder a essas e outras perguntas: 

  • IA: muito antes do ChatGPT 
  • O novo mundo dos negócios personalizado pela Inteligência Artificial 
  • 7 passos para criar experiências para clientes com IA que geram valor 

Do fim de 2022 para cá, o avanço exponencial do ChatGPT e outras ferramentas de Inteligência Artificial generativa tomaram as manchetes de todo o mundo – seu potencial de transformar sistemas, processos e conceitos fez com que as maiores líderes do mercado tech corressem atrás da inovação, como o novo ouro. 

De acordo com o banco suíço UBS, em janeiro, apenas dois meses após seu lançamento, o chatbot especializado em diálogo atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais – evento que teria levado o app ao posto da plataforma com o crescimento mais rápido da história. 

O que muita gente não sabe é que, quando o assunto é diálogo, há outra tecnologia ainda mais popular, que bebe da mesma fonte: os assistentes de voz. No Brasil, eles foram usados por cerca de 91% das pessoas só no ano passado, segundo pesquisa da Ilumeo. 

Chatbots e assistentes virtuais são exemplos de IA que interagem diretamente com os clientes. Eles podem entender e responder a perguntas, dar suporte personalizado, auxiliar nas decisões de compra e até mesmo realizar transações.  

Muito usada pelas grandes varejistas do país, a IA por trás dessas interações é treinada para compreender a intenção dos consumidores e fornecer respostas relevantes. E você já viveu isso! 

Já percebeu que, ao buscar por um produto no site de uma grande varejista, a própria plataforma passa a recomendar produtos similares e da mesma categoria daquele que você procura? 

Pois bem, é exatamente isso. E se não tivéssemos chegado a essa etapa da aprendizagem de máquina, pode ter certeza de que tampouco teríamos assistido ao surgimento do ChatGPT.  

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Como a Inteligência Artificial está personalizando o mundo corporativo? 

Além dos chatbots e assistentes virtuais já mencionados, listamos abaixo outros recursos possíveis por meio de IA para empresa nenhuma botar defeito. Entenda: 

Recomendações personalizadas  

A IA é capaz de analisar os dados de um cliente, como histórico de compras, preferências de navegação, avaliações e interações para gerar recomendações personalizadas. Essas recomendações podem aparecer em sites de comércio eletrônico, plataformas de streaming de música ou vídeo, aplicativos de notícias e muito mais. 

Análise de sentimentos  

Aqui, a IA analisa o sentimento expresso pelos clientes em interações textuais via e-mail, avaliações nas redes ou mídias sociais. Nesse cenário, a tecnologia pode avaliar a entrada de texto e fornecer pontuações e rótulos no nível do documento e da frase, até para que as empresas possam usar os insights para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a reputação da marca. 

Personalização de marketing  

A tecnologia segmenta os clientes com base em cada comportamento, preferência e histórico de compras, permitindo que as empresas personalizem suas estratégias de marketing. Isso pode incluir o envio de e-mails e campanhas direcionadas em mídias sociais, além da exibição de anúncios relevantes, com base no que, de fato, vai chamar a atenção de seu consumidor, de acordo com seu perfil. 

Personalização de produtos  

A Inteligência Artificial também está sendo usada para desenvolver produtos com mais exclusividade. Por exemplo, empresas de vestuário podem usar IA para criar roupas sob medida, nas dimensões corporais e preferências individuais da clientela. 

Experiências de atendimento ao cliente  

Vem sendo aplicada para melhorar as interações de atendimento, fornecendo suporte bem mais eficiente. Chatbots e assistentes virtuais podem ajudar os clientes a resolverem problemas de baixa dificuldade sozinhos, oferecer orientações passo a passo e encaminhar para atendimento humano os casos mais difíceis, quando necessário, proporcionando uma experiência personalizada. 

Criando experiências envolventes com assistentes de IA em 7 passos! 

Agora é hora de levar mais praticidade e magia para a jornada de compras de seus clientes – lembrando que a implementação de assistentes de IA personalizados pode variar dependendo do contexto e dos recursos disponíveis. Por isso, é importante adaptar essas diretrizes às necessidades específicas da sua empresa e de seus consumidores. 

Siga essas etapas: 

1. Defina seus objetivos  

Comece identificando quais são seus objetivos ao implementar um assistente de IA. Por exemplo, você pode querer melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas ou fornecer suporte técnico. Compreender o propósito da tecnologia para sua operação empresarial ajudará a direcionar suas iniciativas de personalização. 

2. Colete dados dos clientes 

Para oferecer uma experiência personalizada, é necessário coletar dados do seu público. Isso pode ser feito por meio de diferentes canais, como histórico de compras, interações anteriores, dados demográficos e preferências já declaradas por seus consumidores. 

3. Utilize algoritmos de aprendizado de máquina  

Os assistentes de Inteligência Artificial podem ser alimentados com algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os dados coletados, identificar padrões e preferências individuais. Esses algoritmos ajudam a segmentar os clientes em grupos com características e interesses semelhantes, permitindo uma personalização mais eficaz. 

4. Crie respostas e recomendações personalizadas 

Com base nas informações coletadas e nas análises feitas pelo assistente de IA, é possível adaptar as respostas e recomendações para cada consumidor oferecendo produtos ou serviços relevantes de acordo com suas preferências ou respondendo a perguntas específicas com informações mais estratégicas, de acordo com seu perfil. 

5. Teste  

Realize testes A/B para avaliar diferentes abordagens de seu assistente de IA e mensure os resultados. Aprenda com os feedbacks de seu público e faça ajustes conforme necessário para aprimorar a experiência continuamente. 

6. Garanta a privacidade e a segurança dos dados 

Ao lidar com dados de consumidores, é fundamental garantir a privacidade e a segurança. Lembre-se que a Lei Geral de Proteção de Dados já está aí, a todo vapor. Por isso, certifique-se de cumprir as regulamentações e implemente medidas de segurança robustas para proteger as informações pessoais dos seus clientes. 

7. Ofereça opções de personalização ao cliente 

Além de fornecer experiências personalizadas automaticamente, permita que os clientes personalizem suas próprias interações com o assistente de IA. Nesse cenário, eles poderão incluir a opção de escolher tópicos de interesse, ajustar as configurações de notificação ou personalizar a interface do assistente. 

IA: só se for com 5G!! 

Viu como a experiência do cliente foi absolutamente ressignificada com a tecnologia mais comentada da vez?  

Mas qual a relação da IA com o 5G e por que daqui para frente uma não vai andar sem a outra? 

Pense que a IA é justamente a tecnologia por trás de muitos dispositivos inteligentes que, para funcionar, precisam transmitir muitos dados. É ela que vai permitir que as aplicações aprendam, raciocinem e processem informações como humanos. 

E a IA pode ser aprimorada com o 5G, que está longe de ser apenas uma internet rápida. A quinta geração da telefonia móvel é também uma quebra de paradigma da nossa era, pois permitirá o uso de dispositivos e aplicações que só funcionam mediante um grande tráfego de dados: falamos de carros dirigindo sozinhos, médicos fazendo operações à distância, robôs desempenhando tarefas importantes nas indústrias, e muito mais! 

Mas se você é PME e nem está pensando em colocar carros para voar, não pense que essa pauta não diz respeito ao aprimoramento da sua operação, já que a implementação do 5G introduzirá mudanças para todos os portes de empresas e seus consumidores, tais quais:  

  • Melhor automatização de processos e de recursos;  
  • Possibilidade de conectar mais elementos e equipamentos à internet, facilitando o trabalho remoto, economizando custos de manutenção e viagens de pessoal; 
  • Uso mais amplo dos serviços na nuvem – isso permitirá que as empresas evitem ter que comprar e manter servidores locais;  
  • Também não será necessário manter uma rede de cabeamento físico para que os computadores e equipamentos possam se conectar à internet de alta velocidade. 

Ainda não somou a quinta geração a seus processos e não quer comer a poeira da concorrência? 

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Até a próxima! 

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