Como criar experiências personalizadas para clientes com assistentes de IA?

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Há alguns anos, assistíamos aos filmes de ficção científica e ficávamos horrorizados com a possibilidade de ter que lidar com robôs. Só que agora eles estão por toda a parte, por trás de soluções em Inteligência Artificial (IA) que contribuem para a diminuição de custos com receita em atendimento e ainda dão mais velocidade para atender às demandas dos clientes. 

Assistentes de IA já desempenham um papel fundamental na criação de experiências personalizadas por meio da combinação de dados, algoritmos e aprendizagem de máquina que compreendem e antecipam as preferências e necessidades individuais dos consumidores. 

Mas como ela pode potencializar a operação das pequenas e médias empresas e por que o mundo ficou tão prático após a chegada da inovação que, nos filmes, parecia tão “gelada”? 

Este post pretende responder a essas e outras perguntas: 

  • IA: muito antes do ChatGPT 
  • O novo mundo dos negócios personalizado pela Inteligência Artificial 
  • 7 passos para criar experiências para clientes com IA que geram valor 

Do fim de 2022 para cá, o avanço exponencial do ChatGPT e outras ferramentas de Inteligência Artificial generativa tomaram as manchetes de todo o mundo – seu potencial de transformar sistemas, processos e conceitos fez com que as maiores líderes do mercado tech corressem atrás da inovação, como o novo ouro. 

De acordo com o banco suíço UBS, em janeiro, apenas dois meses após seu lançamento, o chatbot especializado em diálogo atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais – evento que teria levado o app ao posto da plataforma com o crescimento mais rápido da história. 

O que muita gente não sabe é que, quando o assunto é diálogo, há outra tecnologia ainda mais popular, que bebe da mesma fonte: os assistentes de voz. No Brasil, eles foram usados por cerca de 91% das pessoas só no ano passado, segundo pesquisa da Ilumeo. 

Chatbots e assistentes virtuais são exemplos de IA que interagem diretamente com os clientes. Eles podem entender e responder a perguntas, dar suporte personalizado, auxiliar nas decisões de compra e até mesmo realizar transações.  

Muito usada pelas grandes varejistas do país, a IA por trás dessas interações é treinada para compreender a intenção dos consumidores e fornecer respostas relevantes. E você já viveu isso! 

Já percebeu que, ao buscar por um produto no site de uma grande varejista, a própria plataforma passa a recomendar produtos similares e da mesma categoria daquele que você procura? 

Pois bem, é exatamente isso. E se não tivéssemos chegado a essa etapa da aprendizagem de máquina, pode ter certeza de que tampouco teríamos assistido ao surgimento do ChatGPT.  

Como a Inteligência Artificial está personalizando o mundo corporativo? 

Além dos chatbots e assistentes virtuais já mencionados, listamos abaixo outros recursos possíveis por meio de IA para empresa nenhuma botar defeito. Entenda: 

Recomendações personalizadas  

A IA é capaz de analisar os dados de um cliente, como histórico de compras, preferências de navegação, avaliações e interações para gerar recomendações personalizadas. Essas recomendações podem aparecer em sites de comércio eletrônico, plataformas de streaming de música ou vídeo, aplicativos de notícias e muito mais. 

Análise de sentimentos  

Aqui, a IA analisa o sentimento expresso pelos clientes em interações textuais via e-mail, avaliações nas redes ou mídias sociais. Nesse cenário, a tecnologia pode avaliar a entrada de texto e fornecer pontuações e rótulos no nível do documento e da frase, até para que as empresas possam usar os insights para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a reputação da marca. 

Personalização de marketing  

A tecnologia segmenta os clientes com base em cada comportamento, preferência e histórico de compras, permitindo que as empresas personalizem suas estratégias de marketing. Isso pode incluir o envio de e-mails e campanhas direcionadas em mídias sociais, além da exibição de anúncios relevantes, com base no que, de fato, vai chamar a atenção de seu consumidor, de acordo com seu perfil. 

Personalização de produtos  

A Inteligência Artificial também está sendo usada para desenvolver produtos com mais exclusividade. Por exemplo, empresas de vestuário podem usar IA para criar roupas sob medida, nas dimensões corporais e preferências individuais da clientela. 

Experiências de atendimento ao cliente  

Vem sendo aplicada para melhorar as interações de atendimento, fornecendo suporte bem mais eficiente. Chatbots e assistentes virtuais podem ajudar os clientes a resolverem problemas de baixa dificuldade sozinhos, oferecer orientações passo a passo e encaminhar para atendimento humano os casos mais difíceis, quando necessário, proporcionando uma experiência personalizada. 

Criando experiências envolventes com assistentes de IA em 7 passos! 

Agora é hora de levar mais praticidade e magia para a jornada de compras de seus clientes – lembrando que a implementação de assistentes de IA personalizados pode variar dependendo do contexto e dos recursos disponíveis. Por isso, é importante adaptar essas diretrizes às necessidades específicas da sua empresa e de seus consumidores. 

Siga essas etapas: 

  1. Defina seus objetivos: Comece identificando quais são seus objetivos ao implementar um assistente de IA. Por exemplo, você pode querer melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas ou fornecer suporte técnico. Compreender o propósito da tecnologia para sua operação empresarial ajudará a direcionar suas iniciativas de personalização. 
  2. Colete dados dos clientes: Para oferecer uma experiência personalizada, é necessário coletar dados do seu público. Isso pode ser feito por meio de diferentes canais, como histórico de compras, interações anteriores, dados demográficos e preferências já declaradas por seus consumidores. 
  3. Utilize algoritmos de aprendizado de máquina: Os assistentes de Inteligência Artificial podem ser alimentados com algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os dados coletados, identificar padrões e preferências individuais. Esses algoritmos ajudam a segmentar os clientes em grupos com características e interesses semelhantes, permitindo uma personalização mais eficaz. 
  4. Crie respostas e recomendações personalizadas: Com base nas informações coletadas e nas análises feitas pelo assistente de IA, é possível adaptar as respostas e recomendações para cada consumidor oferecendo produtos ou serviços relevantes de acordo com suas preferências ou respondendo a perguntas específicas com informações mais estratégicas, de acordo com seu perfil. 
  5. Teste: Realize testes A/B para avaliar diferentes abordagens de seu assistente de IA e mensure os resultados. Aprenda com os feedbacks de seu público e faça ajustes conforme necessário para aprimorar a experiência continuamente. 
  6. Garanta a privacidade e a segurança dos dados: Ao lidar com dados de consumidores, é fundamental garantir a privacidade e a segurança. Lembre-se que a Lei Geral de Proteção de Dados já está aí, a todo vapor. Por isso, certifique-se de cumprir as regulamentações e implemente medidas de segurança robustas para proteger as informações pessoais dos seus clientes. 
  7. Ofereça opções de personalização ao cliente: Além de fornecer experiências personalizadas automaticamente, permita que os clientes personalizem suas próprias interações com o assistente de IA. Nesse cenário, eles poderão incluir a opção de escolher tópicos de interesse, ajustar as configurações de notificação ou personalizar a interface do assistente. 

IA: só se for com 5G!! 

Viu como a experiência do cliente foi absolutamente ressignificada com a tecnologia mais comentada da vez?  

Mas qual a relação da IA com o 5G e por que daqui para frente uma não vai andar sem a outra? 

Pense que a IA é justamente a tecnologia por trás de muitos dispositivos inteligentes que, para funcionar, precisam transmitir muitos dados. É ela que vai permitir que as aplicações aprendam, raciocinem e processem informações como humanos. 

E a IA pode ser aprimorada com o 5G, que está longe de ser apenas uma internet rápida. A quinta geração da telefonia móvel é também uma quebra de paradigma da nossa era, pois permitirá o uso de dispositivos e aplicações que só funcionam mediante um grande tráfego de dados: falamos de carros dirigindo sozinhos, médicos fazendo operações à distância, robôs desempenhando tarefas importantes nas indústrias, e muito mais! 

Mas se você é PME e nem está pensando em colocar carros para voar, não pense que essa pauta não diz respeito ao aprimoramento da sua operação, já que a implementação do 5G introduzirá mudanças para todos os portes de empresas e seus consumidores, tais quais:  

  • Melhor automatização de processos e de recursos;  
  • Possibilidade de conectar mais elementos e equipamentos à internet, facilitando o trabalho remoto, economizando custos de manutenção e viagens de pessoal; 
  • Uso mais amplo dos serviços na nuvem – isso permitirá que as empresas evitem ter que comprar e manter servidores locais;  
  • Também não será necessário manter uma rede de cabeamento físico para que os computadores e equipamentos possam se conectar à internet de alta velocidade. 

Ainda não somou a quinta geração a seus processos e não quer comer a poeira da concorrência? 

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Até a próxima! 

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