O relatório Digital 2020, divulgado pela We Are Social, provedora de serviços para redes sociais, em parceria com a Hootsuite, revelou que 71% da população brasileira já está conectada à internet, superando a média global de 59%. Esse recorte confirma que a conectividade já é parte do dia a dia da população.
Em consequência, a qualidade da conexão de internet utilizada por uma organização é premissa básica não só para a continuidade dos negócios, mas é fator crítico para a digitalização da empresa.
O que você vai encontrar aqui:
- A conectividade em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19)
- O que é a conectividade
- Vale a pena investir em conectividade nas empresas?
- A importância da conectividade para a economia
A conectividade em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19)
Hoje, estamos vivendo um momento de exceção em todo mundo. Com a pandemia do Covid-19, que iniciou na China e se espalhou por todos os continentes, medidas extremas são realizadas para evitar que o vírus se espalhe.
Uma delas é o isolamento social da população. Com isso, diversas empresas tiveram de adotar medidas de home office com seus funcionários. Um movimento que já é tendência, mas que, com o novo coronavírus, foi acelerada.
Recentemente, a IT Mídia, empresa de comunicação com foco em negócios do setor de Tecnologia da Informação, fez um levantamento com empresas da área de tecnologia e identificou que mais de 130 companhias brasileiras adotaram medidas de trabalho remoto. Isso representa 43% das empresas do setor.
Estratégias
De acordo com a Vox, importante portal de notícia americano, empresas como Microsoft, Google e Zoom adotaram estratégias excepcionais para acompanhar a demanda de softwares de vídeo e bate-papo que permitem às pessoas manterem seus projetos funcionando. A Microsoft, por exemplo, teve um aumento de 500% no uso de aplicativos para reuniões e videoconferências na China, desde final de janeiro.
No fim de semana dos dias 21 e 22 de março o Brasil bateu o recorde em volume de dados transmitidos, que chegou a 11 terabits por segundo, de acordo com os dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br). Isso representa um aumento de 25% desde janeiro.
Com esses dados, devido a pandemia, ficou ainda mais do que claro a importância da conectividade nas empresas. Além da expansão de softwares e ferramentas online e uma boa infraestrutura tecnológica para garantir a efetividade do trabalho remoto.
Para garantir plena conectividade, acesso em tempo real e informações segura para a população que hoje está trabalhando remoto, a Vivo Empresas está trabalhando para atender a essa população neste momento de isolamento social. Além de tomar algumas medidas emergências para garantir toda a conectividade exigida nesse momento, de forma rápida e segura, ela irá disponibilizar bônus de internet para seus clientes e outras iniciativas.
O que é conectividade?
Com a ascensão da Indústria 4.0 e o investimento em tecnologias que permeiam o relacionamento entre pessoas e máquinas, conectividade passou a significar mais do que aparatos tecnológicos. Ela diz respeito sobre pessoas, comportamentos, interações sociais e dados. E, sem dúvida, impacta diretamente o planejamento e as ações das empresas.
O dicionário Michaelis define o termo conectividade como a capacidade de sistemas, programas, computadores ou outros dispositivos operarem em um ambiente em rede. E, complementando, que possam trocar informações, captando e compartilhando dados entre eles. Porém, tudo isso depende do investimento em uma conexão com a internet de qualidade.
Dessa forma, quando falamos em conectividade para as empresas, referimo-nos à capacidade que a organização tem de criar um ambiente em rede seguro, com tecnologia moderna, dispositivos e sistemas avançados e capazes de melhorar a produtividade do negócio.
Afinal, em um processo produtivo eficiente, as atividades que dependem de uma boa conexão impactam diretamente nos resultados de toda a companhia.
Assim, uma empresa que investe em uma boa conectividade, tem mais impactos positivos. Ela gera melhores resultados em relação àquela que possui conexão ruim.
Vale a pena investir em conectividade nas empresas?
De acordo com as principais pesquisas do setor, investir em conectividade e fazer parte desse movimento de transformação digital não é mais uma escolha por parte das empresas. É uma uma necessidade para se manter competitivo no setor.
Segundo ranking divulgado pela Huawei, empresa chinesa de tecnologia, o Brasil é o 44º colocado entre as 79 regiões pesquisadas no mundo. No que diz respeito ao preparo e adequação para inovações tecnológicas e economia digital. E, se tratando de América Latina, o país ficou atrás do Chile, porém à frente da Argentina e da Colômbia. Número positivo, mas que ainda pode melhorar.
A Cisco, líder mundial em TI e Redes, prevê que o tráfego de dados em todo o mundo triplicará entre 2017 e 2022. Sendo que teremos 3,6 dispositivos conectados por pessoa, dos quais 51% das conexões serão M2M (máquina-a-máquina) e 44% entre smartphones. De acordo com o mesmo estudo, no Brasil, até 2022, o número de usuários de internet chegará a 80% da população.
Estes dados mostram o quanto a conectividade já faz parte do dia a dia da população global. E que, não investir na digitalização do seu negócio é andar na contramão dos avanços. Portanto, um risco muito alto a sobrevivência da companhia.
A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), aponta que os investimentos no setor de tecnologia e transformação digital devem atingir cerca de R$ 396,8 bilhões até 2022. Ainda, segundo o levantamento, essas tecnologias serão dependentes do uso intensivo de dados. Como, por exemplo, nuvem, Internet das Coisas, Big Data e Analytics, Segurança da Informação, Inteligência Artificial, entre outros.
A importância da conectividade para a economia
Em 2013, gigantes como Google e Amazon.com observaram um grande prejuízo decorrente de instabilidades de conexão. Para o Google, o breve período que seus usuários ficaram sem acesso às suas páginas, causou uma queda de 40% no tráfego da web. Já para plataforma de comércio eletrônico da Amazon.com, uma interrupção que chegou a 30 minutos fora do ar, custou à empresa uma perda de US$ 66.240 por minuto. Ou o total de quase US$ 2 milhões no período todo, com base nas vendas líquidas da empresa no ano anterior.
Apesar dos dados brasileiros de 2020 em relação à conectividade mostrarem que o país é promissor. Uma vez que o crescimento de usuários de internet em relação à 2019 subiu 6%, taxa elevada se comparado ao crescimento da população total do país, que foi de 0,7%. Questões globais como essas reforçam a importância das empresas se adaptarem ao cenário de digitalização do negócio. E, dessa forma, é possível enxergar o potencial da conectividade para a economia do país e do mundo.
Caminhos
Um dos caminhos promissores da conectividade e o impacto na economia, são os negócios que funcionam pelas mídias sociais. Ainda segundo a pesquisa Digital 2020, 66% dos brasileiros com 13 anos ou mais são ativos nas plataformas sociais. Um número alto se comparado com os 45% em todo o mundo. Fora isso, 99% dessa população também acessa suas plataformas sociais via mobile. Portanto, um dado importante no que se diz respeito à necessidade de investimentos em conexões móveis no país.
Esse é um ambiente que gira bilhões de dólares. É onde marcas e serviços precisam estar e investir em tecnologias de conexão que ofereçam uma boa experiência do usuário. Além de agilidade nos negócios e praticidade de informação.
Só em 2019, de acordo com o mesmo estudo, o investimento em publicidade digital no Brasil, foi de US$ 8,3 bilhões. Desse total, mais de US$ 2,4 bilhões foram investindos em mídias sociais. Tudo para que as empresas aumentem ainda mais seu poder de atuação, sendo mais competitivas no mercado e aumentando lucros.
O que podemos concluir?
Em resumo, podemos concluir que a penetração de tecnologias de conectividade podem garantir maior movimentação econômica. Além de gerar empregos e oportunidades, como o empreendedorismo digital.
Pode, também, conectar pessoas e trazer bem-estar. Na saúde, garantir acesso mais rápido e ágil nos atendimentos em hospitais. Pode transformar as regiões em cidades inteligentes, ajudar na segurança, impedir desastres como incêndios e outras situações emergenciais. E, como estamos vendo recentemente, ser uma grande aliada na economia. Para que negócios não sejam freados em meio ao aumento de trabalho remoto por conta da pandemia de coronavírus.
Enfim, empresas que investem em conectividade podem promover mudanças nos panoramas mais profundos em todo o mundo.
Já que estamos falando de conectividade que tal aproveitar e descobrir qual a internet ideal para o seu negócio?
Além disso, entenda mais sobre Wi-Fi corporativo e saiba sobre os principais problemas que podem afetá-lo.
Então, até a próxima!