Compras online, participação ativa e redes sociais. Tais características, entre muitas outras, mostram que o comportamento do consumidor mudou. Por isso, é preciso estudar, compreender e saber usar as informações corretas sobre o seu público-alvo para aumentar as vendas. Portanto, neste artigo, você vai saber como deixar clientes satisfeitos entendendo melhor o seu comportamento.
Quais são os principais fatores que influenciam a compra do consumidor?
Entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços e marcas é fundamental para uma empresa prosperar. Além disso, saber de quais maneiras eles fazem escolhas pode fazer toda a diferença no dia a dia. Para alcançar tal objetivo, um dos melhores caminhos é a pesquisa de mercado.
É preciso pesquisar para compreender. Mas, afinal, o que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. O objetivo é orientar a tomada de decisão ou solucionar problemas. Quando realizada corretamente e com certa regularidade, as pesquisas podem oferecer informações valiosas e concretas. Assim, as empresas conseguem aprimorar produtos e serviços, oferecendo o que realmente o consumidor deseja.
Não ignore as pequenas ações, pois elas servem como pesquisa
Ações de menor escala também podem ser classificadas como excelentes fontes de pesquisa do consumidor. Por exemplo:
- Visitar concorrentes para fazer um checklist de pontos fracos, fortes e intermediários.
- Anotar frases de clientes sobre os pontos negativos e positivos da sua empresa.
- Observar qual é o comportamento do consumidor dentro do ambiente físico, como ele pega o produto, o que ele olha primeiro, quanto tempo demora na frente do produto, etc.
Como se dá o processo de decisão de compra?
Portanto, o comportamento do consumidor pode ser definido como um conjunto de atividades racionais e emocionais que ocorrem no indivíduo no momento da seleção, da compra e do uso dos produtos/serviços. Inclusive, algumas variáveis influenciam esse comportamento.
Aliás, elas podem ser retratadas por meio de quatro fatores principais: culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
E-commerce ainda é o futuro da experiência de compra
Aliás, de cinco anos para cá, o brasileiro está mudando seus hábitos de consumo. Antes, o mercado de compras pela internet ainda percebia certa resistência do público em trocar a loja física pela virtual. Porém, hoje em dia, as empresas de e-commerce conseguiram colocar em prática estratégias essenciais para atrair consumidores do país. Dessa forma, consolidaram a atividade de consumo online como o futuro da experiência de compra.
Contudo, pesquisas de mercado revelam que em cada mil brasileiros com acesso à internet, 90 já realizaram pelo menos uma compra online.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o faturamento das vendas deste segmento chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, representando crescimento de 16% com relação a 2018.
Redes sociais influenciam diretamente o comportamento do consumidor
As redes sociais nunca estiveram tão presentes na jornada de compra. Por isso, podemos também classificar como um fator que influencia diretamente o comportamento do consumidor. Aliás, a maioria das pessoas acredita que as redes são ideais para o compartilhamento de experiências sobre produtos e serviços, assim como divulgação de resenhas e testes.
Portanto, seguindo essa lógica, comentários negativos adquirem um peso enorme nas redes. Aliás, consequentemente, são os que mais influenciam a decisão de compra.
Além disso, hoje há a possibilidade de inserir links nas redes sociais, o que as torna um canal direto e exclusivo do e-commerce.
Você já sabe que é muito importante entender o comportamento do consumidor para oferecer melhores produtos e serviços. Porém, o próximo passo para manter a curva crescente de vendas da sua empresa é analisar como está a experiência deste consumidor em todas as fases de compra.
Aliás, saiba como melhorar a interação do público com a sua empresa nesse artigo aqui. Inclusive, confira também como transformar os dados coletados sobre o comportamento do consumidor em insights incríveis para melhorar as vendas. Além disso, continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas.