O ano de 2020 foi completamente atípico para as companhias. A pandemia pressionou o botão “turbo” do processo de transformação digital, uma vez que a atuação remota exigiu a adoção de recursos tecnológicos eficientes. E toda essa movimentação influenciou também a lista de tendências para 2021.
Diversas consultorias, como Gartner e McKinsey, estudaram as mudanças ocorridas nos últimos meses no mundo inteiro. Com base nisso e em projeções de mercado, elencaram soluções e conceitos capazes de impulsionar os negócios em meio à crise.
Neste artigo, você verá, portanto, quais inovações despontarão como prioritárias no próximo ano. Saiba também:
- O que ocorreu em 2020;
- Quais são as tendências para 2021;
- Que tipo de tecnologia será imprescindível para driblar a crise.
Tendências para 2021: o que é promissor
Quando elaboraram as listas de tendências para 2020, as consultorias especializadas jamais poderiam imaginar o cenário atual. Uma pandemia que obrigou a adoção do trabalho remoto, impôs distâncias mínimas entre as pessoas, fechou estabelecimentos, automatizou processos e fez as aulas acontecerem a distância, entre muitas outras mudanças.
A lista de restrições foi extensa. No entanto, as operações tiveram de seguir em frente, seja em escritórios, restaurantes ou instituições de ensino. E foram os recursos tecnológicos que permitiram tal continuidade.
Mas como será a evolução disso tudo? Ou seja, o que será levado adiante? Quais ferramentas ajudarão a superar obstáculos causados pela crise?
São muitos os questionamentos. Para ajudar a sua empresa a avançar nesse novo cenário, nós, da Vivo Empresas, fizemos um compilado das principais projeções tecnológicas para 2021, usando como base estudos de instituições e organizações como Gartner, McKinsey, Forrester e Google.
Confira a seguir:
Dados
Em sua lista de tendências para 2021, o Gartner colocou o uso de dados em primeiro lugar. As informações captadas por meio de dispositivos móveis conectados, por exemplo, são capazes de oferecer feedbacks efetivos para a melhoria de processos. Ou, então, para a criação de campanhas mais assertivas.
Tomar decisões com base em números e fatos reais é um caminho bastante promissor, de acordo com a consultoria. Trata-se de um conceito chamado de “Internet of Behavior” (Internet do Comportamento, na tradução para o português), capaz de reunir informações de múltiplas fontes, como setor público, agências governamentais, comércio, redes sociais e geolocalização, entre outros.
De acordo com a consultoria, a sofisticação dos recursos de captação e processamento foi o que impulsionou o crescimento dessa tendência.
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Multiexperiências
Já o estudo Predictions 2021, da Forrester Research, apontou que haverá um interesse maior das pessoas em experimentar novos formatos para comprar, sobretudo os que proporcionem conforto, controle e felicidade. E isso envolve o uso de tecnologias de suporte, tais como a realidade aumentada (AR) e a virtual (VR).
Segundo a pesquisa, em 2021, quase metade da população norte-americana terá vivenciado algo do gênero. A lista elaborada pelo Gartner traz um tópico semelhante. No entanto, em vez de ser direcionado apenas ao percurso cliente, apresenta uma nova palavra: multiexperiência.
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Ou seja, para a consultoria, uma operação eficiente dependerá da soma da jornada do cliente, da satisfação dos colaboradores e das ferramentas tecnológicas utilizadas.
“O objetivo é melhorar a experiência geral, onde essas peças se cruzam, tornando-a mais segura e integrada para todos. É preciso conectar fortemente todas elas, em vez de aprimorá-las em silos.“
Fonte: Gartner.
Privacidade e segurança
Recursos e ferramentas que asseguram privacidade e segurança são destaques em 2021, de acordo com as listas elaboradas por Gartner, Forrester e McKinsey. Cabe às companhias a estruturação de um ambiente confiável, no qual dados confidenciais podem ser processados e analisados.
Tal configuração, segundo o Gartner, permite que as organizações desenvolvam suas atividades a distância, sem colocar em risco a confidencialidade das informações. “Essa abordagem é projetada especificamente para a necessidade crescente de compartilhar dados, mantendo a privacidade e a segurança“, detalhou o estudo.
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Operação remota
Uma das principais mudanças em 2020 foi a adoção, em larga escala, do trabalho a distância. O modelo colheu resultados positivos, tanto que diversas empresas decidiram adotá-lo de maneira definitiva. O Gartner definiu tal tendência como “operação em qualquer lugar”.
A Forrester Research destacou que o trabalho remoto aumentará 300% em comparação aos níveis pré-COVID. Essa configuração permite que negócios e atividades sejam acessados, entregues e executados em ambientes virtuais, sem a necessidade de estarem todos no mesmo espaço físico.
Isso não quer dizer que o modelo presencial deixará de existir, mas também precisará passar por uma evolução digital. Uma loja, por exemplo, deverá oferecer a possibilidade de escolher os produtos localmente e realizar o pagamento online.
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Processos automatizados
A lista de tendências para 2021 da Forrester Research trouxe, com destaque, a automatização de processos. O atendimento é um deles. De acordo com o estudo, suportados por tecnologias de ponta, os chatbots podem oferecer experiências mais ágeis e customizadas.
O Gartner corrobora com a previsão. Segundo a consultoria, a inteligência das máquinas tornará as tarefas rápidas e ajudará a detectar possíveis melhorias nas operações. Além disso, permitirá que as equipes deem mais atenção a questões estratégicas (em vez de mecânicas).
Tal benefício também é apontado como tendência pelo IDC, que previu a adesão de 50% dos CIOs (Chief Information Officer) à robotização até o final de 2024.
Nuvem distribuída
Segundo o Gartner, os serviços serão alocados em diferentes locais físicos, mas a governança permanecerá sob a responsabilidade do provedor de nuvem pública. O conceito chama-se nuvem distribuída (distributed cloud) e, de acordo com a consultoria, promete garantir mais economia, baixa latência e maior facilidade para gerenciar os dados de acordo com as leis locais.
A Forrester Research, por sua vez, apontou que 30% das companhias vão acelerar e expandir a migração das cargas de trabalho para ambientes cloud. A expectativa é de que o mercado cresça 35% até o final de 2021.
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Concluindo
A tecnologia digital foi essencial para viabilizar as operações em 2020 e seguirá marcando forte presença nos negócios. Entretanto, todas as tendências apontadas pelas consultorias mencionadas aqui necessitam de um recurso específico para funcionar: uma solução robusta de conectividade, capaz de manter sistemas, dispositivos e programas operando em rede.
É imprescindível preparar essa base, que irá suportar todo o resto, desde as soluções em nuvem aos processos automatizados.
Seguindo firme em seu propósito de ‘digitalizar para aproximar’, a Vivo Empresas apoia a evolução tecnológica de organizações de todos os tamanhos e setores, com soluções completas não apenas de Conectividade, como também em locação de Equipamentos, Cloud, Segurança da Informação, Big Data, Ferramentas de Colaboração, IoT e TI.
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Até a próxima!