Networking tem a ver com qualidade, e não quantidade. Ter uma boa rede de relacionamentos traz resultados incríveis para qualquer profissional, ampliando a oportunidade de negócios entre as empresas. Acompanhe nosso artigo sobre o tema, tire suas dúvidas e comece hoje mesmo a fortalecer seus contatos profissionais.
O mercado não para de crescer. Nesse cenário, manter-se em constante desenvolvimento é um grande desafio para as empresas. É preciso ir além de oferecer um bom atendimento, produto e serviço se quiser ter sucesso. Sabendo disso, trabalhar em parceria e conseguir o apoio de outras empresas é essencial para garantir o seu espaço no mercado. E qual a forma mais eficaz de fazer isso? Com o networking, é claro!
O networking é uma ferramenta que vem ganhando bastante espaço. Por isso, trabalhá-la de forma recorrente pode gerar bons frutos para o seu negócio. No entanto, para garantir o sucesso dessa estratégia, é preciso um pouco de atenção. Aliás, desenvolver uma rede de contatos não é, simplesmente, adicionar pessoas nas redes sociais e distribuir cartões de visitas.
Sendo assim, preparamos esse artigo para você entender o que, de fato, é networking, para que ele serve, qual a sua importância e como praticá-lo corretamente. Boa leitura!
O que é networking e para que ele serve?
Ter uma boa rede de relacionamento é essencial em qualquer esfera da nossa vida. Aliás, ao contrário do que pensamos, não existe apenas o networking entre pessoas. Esse tipo de movimentação entre empresas é bastante comum. Isso porque os seres humanos se baseiam muito nas opiniões e indicações de outros seres humanos. E se você enxergar isso como uma oportunidade de crescimento para o seu negócio, com certeza só tem a ganhar!
Praticar o networking nada mais é do que trabalhar a sua rede de contatos. Ou seja, por meio desta importante ferramenta, é possível viabilizar a construção de relações com pessoas do seu entorno profissional.
Mas fique atento: não basta interagir com o maior número de pessoas que conseguir e achar que está fazendo networking. Para ter sucesso na prática, é preciso escutar e focar sua atenção em relacionamentos com potencial. Ou seja, contatos que realmente agreguem profissionalmente, seja como fornecedor, parceiro, colaborador ou sócio.
Possuir e manter uma sólida rede de relacionamentos serve para diversos objetivos diferentes. Ao final do dia, quando somados, tudo isso multiplica o resultado da sua empresa. Inclusive, conheça alguns abaixo:
- Obter informações relevantes.
- Aprofundar relações com clientes.
- Tornar sua empresa (ou ideia de empresa) conhecida.
- Aumentar a visibilidade do seu negócio.
- Detectar oportunidades de negócio (parceiros, fornecedores, colaboradores).
- Desenvolver-se profissionalmente.
- Aumentar a produtividade por meio da troca de ideias em busca de melhores práticas.
- Realizar vendas.
O ideal nessa prática é possuir uma rede de relacionamentos composta por diferentes perfis. Dessa forma, inclui aquelas pessoas que já são do seu campo de atuação e aquelas que são de outras áreas, mas possuem interesses em comum.
Como praticar um bom networking entre empresas?
O networking entre empresas vale muito a pena. Mas antes de começar, lembre-se que, mesmo sendo entre empresas, você estará sempre lidando com uma pessoa do outro lado.
Sendo assim, busque se envolver. Faça perguntas e demonstre interesse genuíno. Não saia falando apenas sobre o seu negócio logo de início. Aliás, construir uma conversa é fundamental para revelar as oportunidades de crescimento que deverão ser aproveitadas no futuro por ambas as partes.
E lembre-se: nada como encontros presenciais para solidificar a relação. Ou seja, na incapacidade de um “olho no olho”, o telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais também são bastante eficientes.
Inclusive, veja a seguir um passo a passo simples para realizar um bom networking entre empresa.
1. Defina o seu objetivo
Antes de iniciar qualquer contato, tenha claro na sua mente o que você pretende conseguir com essa conexão. Saiba onde a sua empresa está agora e onde pretende chegar assim que alcançar esse objetivo.
2. Selecione os contatos
Foque na qualidade, e não na quantidade dos seus contatos. Defina muito bem quais empresas podem agregar valor e gerar boas oportunidades de negócio. Mas fique atento, o contato ideal não é aquele onde apenas você vai tirar algum proveito, mas sim quando você também consegue auxiliar em algo.
3. Parta para a interação
Eventos, telefonemas, compartilhamento de conteúdos e comentários nas redes sociais são opções interessantes para começar. Mostre-se aberto à novas ideias e oportunidades. Aliás, ouça diferentes opiniões e esteja pronto para abrir mão de algumas certezas.
4. Analise os resultados
Toda parceria deve ser analisada de tempos em tempos, por mais que tudo indique a construção de algo melhor. Rever seus parceiros, fornecedores, colaboradores, entre outros, é fundamental para garantir que está indo no caminho certo.
E lembre-se que o networking é um trabalho sem fim. O mercado é enorme e conseguir novas parcerias faz parte do dia a dia de uma empresa de sucesso.
Faça do networking parte do seu planejamento estratégico! Aprofunde-se neste tema e leia agora sobre a diferença entre plano de negócio e planejamento estratégico, descubra como definir metas para a sua empresa e aproveite para começar a praticar o que aprendeu sobre networking hoje mesmo com uma das 7 startups que podem ajudar a sua empresa a crescer!