ISO 9001: como ser sustentável com a certificação?

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Já era tempo! De uns anos para cá, consumidores vêm cumprindo o papel de vigilantes do meio ambiente, o que é absolutamente positivo, já que, quando a sociedade se soma a essa causa, empresas passam a dar mais valor à implementação de práticas sustentáveis como a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade. 

No setor de eletrodomésticos, por exemplo, 40% dos consumidores determinam suas escolhas por eletrodomésticos com baixo consumo energético e 35% optam pelos que produzem a menor pegada de carbono, de acordo com dados da pesquisa Whirlpool, fabricante do setor. 

Mas como seguir essa norma internacional, agora que os números demonstram que as preocupações ambientais de clientes devem requerer a mesma preocupação das organizações? 

Para responder a essa e outras perguntas, daqui até o final desta leitura você vai saber: 

  • O aumento dos níveis de consciência da população; 
  • ISO 9001, o que é? 
  • Os benefícios da certificação para pequenas e médias empresas; 
  • Quero conquistar meu certificado, mas como? 

ISO 9001: o brasileiro à frente da consciência ambiental  

Cenas recorrentes na TV, como a Amazônia em chamas, mexem com o coração dos brasileiros. E não é para menos. O coração de qualquer cidadão normal deveria apertar mesmo ao ver os impactos do fogo, especialmente na vida da fauna desses habitats. 

Para 86% dos entrevistados que participaram da pesquisa “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros”, divulgada em junho deste ano, os desastres ambientais são diretamente causados pelas mudanças no clima.  

O estudo, realizado pelo Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro e pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), ouviu 2.600 pessoas, em todo o Brasil, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano. 

Para 87% dos respondentes, o aquecimento global pode prejudicar muito as futuras gerações. Além disso, 70% acham que a crise do clima pode trazer prejuízos para si e para a família. Entre aqueles que se declaram negros, essa percepção sobe para 78%.  

Nesse cenário, o engajamento social em iniciativas de conservação só cresce e as pessoas vêm participando mais de projetos de reciclagem, proteção de habitats naturais, promoção de energias renováveis ​​e defesa de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade.  

Nessa mesma esteira, governos, organizações não governamentais e instituições de pesquisa também estão trabalhando mais para promover a conscientização ambiental e implementar medidas para proteger a natureza. 

Claro que tudo isso traz alertas para as companhias que querem se tornar mais competitivas e as provoca a se adequarem às normas internacionais da ISO 9001. 

O que é ISO 9001, afinal? 

ISO 9001 é uma norma que estabelece os critérios para um sistema de gestão de qualidade eficaz em organizações de diversos setores e tamanhos. Ela é desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), entidade responsável por criar padrões técnicos para uma ampla variedade de indústrias. Daí sua importância para pequenas e médias empresas. 

Ao seguir suas diretrizes, elas podem demonstrar conformidade com os padrões reconhecidos internacionalmente, dando maior confiança aos clientes, parceiros comerciais e outras partes interessadas. 

Funciona como uma certificação baseada em processos, gestão de riscos e melhoria contínua que colabora muito para que gestores possam encontrar e corrigir processos ineficientes, além de ser uma forma de documentar a cultura da companhia, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados, de forma sustentável. 

Se você é gestor e, como todo empresário, quer escalar seu negócio, lembre-se que a melhoria da sua gestão acontece quando: 

  • Você consegue identificar o contexto em que a empresa está inserida; 
  • Obtém uma visão holística da organização, utilizando a abordagem de processos
  • Identifica riscos que podem prejudicar o andamento das atividades; 
  • Mede e avalia os resultados do desempenho e eficácia da sua operação; 
  • Assegura a melhoria contínua do negócio; 
  • Monitora continuamente a satisfação dos clientes. 

É aí que a ISO 9001 pode te ajudar (e muito!) a ganhar credibilidade no mercado e prospectar consumidores comprometidos com o planeta. 

Sustentabilidade e benefícios para pequenas e médias empresas 

Agora, vamos listar os benefícios de sua implementação para que você entenda que, no todo, o principal deles é o diferencial competitivo capaz de proporcionar às empresas que conseguem aderir à certificação.  

Nós, da Vivo, por exemplo, sabemos que a conquista desse selo representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do nosso trabalho, o que de cara ainda traz redução de custos com reflexos diretos nos caixas da nossa companhia. E isso não é diferente para pequenas e médias empresas que, com o certificado ISO 9001, conseguem: 

  • Melhorar a qualidade: sua implementação ajuda a identificar e corrigir falhas na produção ou prestação de serviços; 
  • Aumentar a eficiência: promover a implementação de processos padronizados que podem resultar em redução de custos e aumento da produtividade; 
  • Maior confiabilidade: aumentar a confiança dos clientes na empresa e em seus produtos ou serviços, já que demonstra que a empresa segue padrões de qualidade rigorosos; 
  • Facilitar relacionamentos comerciais: muitas empresas exigem que seus fornecedores tenham a certificação, por isso, essa conquista pode abrir novas oportunidades de negócio; 
  • Melhorar a imagem da companhia: com as novas exigências e preocupações de consumidores, você pode melhorar a imagem da sua marca, aumentando sua reputação entre o público-alvo; 
  • Estar em conformidade com regulamentações: algumas normas ISSO 9001 são requisitos legais em setores diversos. Nesse cenário, a obtenção do certificado ainda ajuda pequenas e médias empresas a se manterem em conformidade com essas exigências. 

Quero conquistar o certificado ISO 9001, mas como? 

No Brasil, a ISO 9001 é concedida por Organismos de Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade (OGCs) – entidades independentes cuja responsabilidade é conduzir auditorias nas empresas interessadas em obter a certificação. 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é o responsável por conceder a acreditação aos OGCs que atendem aos requisitos rigorosos de competência e imparcialidade no país. Portanto, ao buscar a certificação ISO 9001, é essencial verificar se a OGC escolhida possui acreditação.  

Saiba qual organização poderá te atender melhor escrevendo para: dicor@inmetro.gov.br

Bom para empresas, clientes e todo o planeta! 

Gestores antenados já sabem que a certificação ISO 9001 é um instrumento poderoso no fomento de práticas sustentáveis, mas também já perceberam que esse objetivo é muito mais facilmente alcançado quando as companhias não abrem mão da tecnologia. 

Por isso, sustentabilidade move a Vivo e, também por isso, o portfólio de Vivo Empresas foi desenhado para que a transformação digital de pequenos e médios negócios se mantenha alinhada aos valores ESG

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