A possibilidade de abrir um negócio sem precisar de ponto comercial, vendendo produtos ou serviços de onde estiver, via internet. À primeira vista, essa é uma das principais vantagens das franquias digitais. Como o próprio nome indica, neste modelo, as marcas atuam no ambiente online, ou seja, não precisam de um espaço físico para funcionar.
Entre os benefícios de investir nesse tipo de negócio, estão, ainda, o investimento, que costuma ser mais competitivo do que o modelo tradicional, além da flexibilidade de trabalhar de casa ou de onde quiser.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o que você verá neste artigo:
- O que são franquias digitais
- Como abrir um empreendimento do tipo
- O que é preciso para começar uma franquia digital
- Quais as vantagens deste modelo de negócio
- Exemplos para se inspirar
O que são franquias digitais
Franquias digitais são um nicho do franchising que se caracteriza pela operação totalmente online. Ou seja, diferentemente da opção tradicional, que exige um espaço comercial, essa modalidade permite que o franqueado trabalhe de casa ou de onde quiser, desde que tenha acesso à internet.
Também conhecido como franquia virtual, o modelo, no entanto, ainda segue as regras desse tipo de negócio. Nesse sentido, mesmo sem um ponto comercial, o franqueado deve pagar para a franqueadora taxas que permitem, por exemplo, o uso da marca e acesso ao know-how. Em contrapartida, recebem todo o suporte da responsável pela franquia.
Em um contexto em que a digitalização das empresas se mostra indispensável para o crescimento e a consolidação no mercado, investir em franquias digitais torna-se uma opção interessante para quem deseja empreender, mas prefere fazê-lo com o apoio de uma marca consolidada. E, ainda, busca a flexibilidade de atuar sem a necessidade de um espaço comercial.
Entre as principais características de uma franquia digital estão:
- Não precisar de uma loja ou de escritório físico para vender produtos nem prestar serviços;
- Geralmente, exigir um investimento mais baixo do que uma franquia tradicional;
- Oferecer ao franqueado e seus funcionários a liberdade de atuar de qualquer lugar.
Como abrir uma franquia digital
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março de 2022, divulgada em junho pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que formatos mais enxutos de franquia, os quais exigem menor investimento, são uma tendência no mercado.
O modelo virtual, aliás, apareceu pela primeira vez no levantamento, representando 0,8% das operações.
O estudo destaca ainda a força do modelo de franquias home based. Isso porque, em 2020, a modalidade representava 7,1% do total das unidades das redes que fizeram parte da pesquisa. Em 2021, a porcentagem era de 10,3% e, neste ano, cresceu para 14,8%.
Nesse sentido, abrir uma franquia digital é aproveitar um movimento de mercado que, cada vez mais, revela que flexibilidade e criatividade estão em alta.
Assim, optar por uma empresa virtual pode ser uma alternativa interessante para empreendedores que acreditam na importância de não só ter uma presença online como, também, querem uma atuação a distância, investindo em empresas que, muitas vezes, já surgem com essa proposta.
Confira a seguir como abrir uma franquia.
Capital disponível
Um dos passos mais importantes para abrir uma franquia digital é analisar o capital que tem disponível para investir. No Portal do Franchising, por exemplo, é possível pesquisar opções de acordo com o investimento inicial desejado.
Nicho de mercado
Para abrir uma franquia digital é preciso, ainda, definir o nicho em que deseja atuar. Nesse sentido, alguns pontos devem ser avaliados, como se quer uma empresa que atue apenas no Brasil ou que foque na internacionalização; se a área exige algum tipo de conhecimento específico ou não, etc.
Entre os segmentos mais comuns quando o assunto é franquia digital estão:
- Venda de produtos pela internet;
- Comercialização de seguros;
- Realização de processos de recrutamento e seleção.
Além disso, na área de educação, vender cursos online é outra alternativa para quem quer aderir a uma franquia digital.
Reputação da franqueadora
Outro passo indispensável para abrir uma franquia digital é buscar a marca ideal. Nessa direção, é importante pesquisar sobre a reputação da franqueadora, procurar depoimento de franqueados e entender as condições oferecidas pela empresa para quem quer abrir uma unidade da marca.
Além disso, conhecer como funciona a Lei de Franquias é essencial para garantir que entende todos os pormenores da relação entre franqueador e franqueado, certificando-se de que esse é o melhor modelo de negócio para empreender.
O que é preciso se preocupar para abrir uma franquia digital
Para abrir uma franquia digital com segurança é importante se preocupar com alguns pormenores, além de investimento inicial, nicho e marca. Isso porque são aspectos práticos, essenciais para uma empresa ter sucesso no mercado.
Entre eles estão ter um e-mail profissional, contar com um site para a marca e garantir sua otimização para conquistar os clientes. Isso vale para este modelo de negócio, mas não se restringe a ele: é importante para todos que querem ter presença digital.
E-mail profissional
Um dos pontos de atenção para abrir uma franquia digital é garantir que a empresa conte com um e-mail profissional. Dessa forma, além de causar uma primeira impressão junto aos clientes, há a garantia de que todas as informações estão centralizadas.
Há diversos planos disponíveis. Assim, é possível escolher uma opção adequada ao tamanho da franquia digital. Mesmo o plano iniciante já traz vários benefícios para a empresa, como contas ilimitadas de e-mail; redirecionamento e resposta automática; além de antivírus e antispam, pontos importantes para garantir a cibersegurança.
Site profissional
Segundo a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada em maio de 2022 pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), o avanço dos dispositivos digitais em uso no Brasil chama atenção.
Isso porque o estudo revela que computadores, notebooks, tablets e smartphones superam a marca de 447 milhões de unidades, o que representa mais de dois dispositivos por habitante. Segundo a pesquisa, portanto, os celulares inteligentes assumiram papel predominante, sendo usados para transações bancárias, compras e redes sociais.
Nesse sentido, é impossível pensar em uma franquia digital sem ter uma página profissional na internet. Para isso, contar com um construtor de sites é indispensável. Com o apoio da ferramenta, pode-se não só criar uma página institucional como, até mesmo, uma loja online.
Conforme a pesquisa Social Commerce 2.0, realizada pela Opinion Box em parceria com a All In e divulgada em junho de 2022, 87% dos consumidores já fazem compras online. Nesse contexto, marcar presença na internet é um passo importante para uma franquia digital, independentemente do nicho de atuação. Dessa forma é possível aproveitar ao máximo essa tendência.
Para isso, além de uma página de qualidade e fácil de administrar, é preciso contar com uma hospedagem de site confiável. Assim, garante-se não só que a página esteja sempre disponível, como também com aspectos relativos à segurança.
Otimização de sites
Diante da grande concorrência de empresas e serviços no digital, aqueles que não têm uma presença online marcante acabam diminuindo o alcance. Por isso, além de ter um site, para ingressar no mundo das franquias digitais, é importante, ainda, investir na otimização da página. Com a ferramenta SEO Tool fica mais fácil assegurar que o site estará nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Entre os principais benefícios da ferramenta, destacam-se o fortalecimento e a autoridade da marca ao melhorar o seu posicionamento; além do recebimento dos relatórios por e-mail automaticamente. Investir na otimização de sites é o segredo para ter mais acessos e, desse modo, conquistar mais clientes para o seu negócio.
Vantagens das franquias digitais
Investir em uma franquia digital traz diversas vantagens. Entre elas estão, por exemplo, investimento competitivo, escalabilidade e possibilidade de atuar de forma remota, o que aumenta a flexibilidade no dia a dia. Confira quais são.
Custo-benefício
Investir em franquias digitais é uma forma de desfrutar dos benefícios do franchising com um investimento que, em geral, costuma ser mais baixo do que no modelo tradicional. Isso porque nesse segmento não é necessário arcar com uma longa folha de pagamento, aluguel de ponto e contas de consumo.
Para operar uma, só é preciso, geralmente, ter um computador com acesso à internet e investir no site e no marketing, além das taxas que devem ser pagas à franqueadora, como franquia e royalties — para citar algumas. É, portanto, um bom custo-benefício para quem quer um negócio, mas não dispõe de alto valor para investir.
Possibilidade de expansão
Essas empresas podem oferecer maior possibilidade de expansão. Isso porque, diferentemente do modelo tradicional, em que é preciso pensar em aspectos como ponto comercial, nessa modalidade o empreendedor pode aumentar sua carteira de clientes e seu faturamento sem necessariamente ter mais custos.
Além disso, muitas vezes o franqueado não precisa se preocupar com estoque e armazenamento de produtos, o que pode facilitar o crescimento do seu empreendimento.
Flexibilidade
Por fim, franquias digitais são sob medida para quem busca flexibilidade no dia a dia de trabalho. O empreendedor não precisa ocupar um espaço físico, podendo operar a sua empresa de casa ou de onde estiver.
Exemplos de franquias virtuais
Para saber se as franquias virtuais são opções adequadas, é essencial conhecer alguns exemplos para se inspirar e analisar se vale a pena realizar esse tipo de investimento. Nesse sentido, opções como Dank Idiomas, BMZ Concessionárias Digitais e Quisto Corretora de Seguros são algumas alternativas.
Dank Idiomas
Eleita uma das melhores franquias para investir pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a Dank Idiomas tem em seu portfólio a opção home office. Na prática, isso quer dizer que não há necessidade de ponto comercial ou estocar materiais. Além disso, há isenção de taxa de propaganda e o material é entregue sob demanda.
O modelo home office, em dezembro de 2022, cobra taxa de franquia de R$ 8,5 mil e royalties de R$ 290 por mês. O prazo de retorno é de 6 a 18 meses e o faturamento é de R$ 5,8 mil a R$ 22,8 mil. Uma vantagem é que a franqueadora não cobra royalties nos primeiros dois meses.
BMZ Concessionárias Digitais
Especializada na compra e venda de veículos seminovos pela internet, a BMZ Concessionárias Digitais tem modelo de negócios 100% online. Ou seja, não exige ponto comercial nem carros em consignação. Segundo a rede, o prazo de retorno do investimento varia de 1 a 8 meses.
Com mais de 350 franquias, exige investimento inicial a partir de R$ 28 mil — dados de dezembro de 2022 — e pode ser operada diretamente do home office. Além disso, os contratos são digitais e o showroom, por exemplo, também é pela internet, o que elimina a necessidade de investir em estoque de veículos.
Quisto Corretora de Seguros
Outra opção para inspirar quem quer ingressar no mercado das franquias virtuais é a Quisto Corretora de Seguros. No modelo home office, com investimento a partir de R$ 18 mil — em dezembro de 2022 —, é preciso apenas computador, telefone e internet. São 1.815 franqueados e a rede não exige experiência prévia no mercado de seguros.
Ou seja, apostar em franquias virtuais é uma possibilidade para empreendedores que valorizam a flexibilidade e querem contar com o apoio de uma marca forte, sem necessariamente ter que fazer um alto investimento.
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