Você já entrou em algum supermercado e pensou que estava em um filme de ficção científica? Com prateleiras inteligentes, diversas telas mostrando informações sobre produtos, sem fila para passar e mais novidades tecnológicas?
O mundo do varejo está sempre de olho nas últimas tendências para conquistar mais clientes e aprimorar o relacionamento com eles.
Não é diferente com os supermercados. Cada vez mais, novas tendências invadem gôndolas e mudam prateleiras, transformando a relação de consumo dos consumidores com os supermercados.
Neste texto, você terá um panorama geral sobre:
- A evolução dos supermercados nos últimos anos;
- A inteligência de dados e surgimento de experiências customizadas;
- No que você precisa ficar de olho para aplicar na sua empresa.
Boa leitura!
Tecnologia e inovação: moldando a experiência de compra nos supermercados
O surgimento de novas tecnologias e as inovações a partir delas estão transformando profundamente a experiência dos consumidores nas mais diversas áreas do comércio, varejo e da vida humana.
Há alguns anos, era impensável poder realizar compras de supermercado pela tela do celular, ter produtos importados chegando na mesma semana do pedido na porta de casa ou ainda pedir comes e bebes para um encontro com os amigos e não esperar mais do que dez minutos.
São mudanças que transformam a relação do consumidor com o ato de comprar. As experiências de compra estão mais confortáveis, rápidas, personalizadas e eficientes.
Os supermercados são testemunhas dessas tendências. A revolução digital que está moldando o futuro do varejo é, hoje, um item de primeira necessidade em qualquer tipo de negócio e muda a forma como planejamos compras, como escolhemos produtos e até como pagamos.
Inteligência de dados e personalização: adaptando-se às necessidades dos consumidores
Um dos exemplos é o uso de algoritmos avançados e inteligência artificial para analisar os hábitos de compra dos clientes. O setor de varejo já emprega profissionais especializados na análise de dados para oferecer recomendações personalizadas e sugerir produtos com base nas preferências individuais e histórico de compras de cada um.
A coleta e análise inteligente de dados permitem que as empresas entendam profundamente os padrões de comportamento de seus clientes. Cada clique, cada compra torna-se uma peça valiosa de informação, e assim, supermercados podem transformar esses dados em insights valiosos e personalizar o consumo.
Como isso acontece? Com sugestões de produtos com base em compras anteriores, enviando ofertas especiais no momento certo. É muito mais do que saber o que o cliente quer. É saber quando e como os consumidores preferem comprar. Dessa forma, o supermercado oferece o que, quando e como desejam.
É possível personalizar também simplificando ao máximo o processo de compra na criação de cestas ou compras recorrentes. Os consumidores se sentem compreendidos e valorizados quando suas necessidades são antecipadas e atendidas de forma proativa.
Com essa relação, supermercados abraçam tendências e constroem uma relação de
satisfação e lealdade com clientes, que se sentem genuinamente compreendidos e cuidados são mais propensos a retornar e a recomendar a empresa para outros, o que gera fidelidade e cumpre as metas do marketing de aumentar vendas.
Boa parte dos dados gerados pelas análises são computados em sistemas de armazenamento em nuvem. É uma forma válida para grandes redes de supermercados, que precisam gerar análises unificadas de diversas unidades em um só local.
Sustentabilidade: o compromisso dos mercados com consumidores e o planeta
Outro ponto no qual a tecnologia está sendo empregada é a sustentabilidade. Diversos supermercados abraçam tendências ESG e usam sistemas inteligentes de gestão de energia e algoritmos de previsão de demanda. Dessa forma, o setor de produtos perecíveis (como a feira) consegue reduzir o desperdício de alimentos no supermercado, bem como pode direcionar alimentos que estão perto do prazo de validade para o setor de promoções.
Consumidores estão cada vez mais preocupados com o descarte consciente e o uso de produtos que sejam recicláveis. Com o uso de novas tecnologias, os supermercados podem entender a quantidade e a periodicidade do consumo de embalagens e apostar em modelos retornáveis.
Seguir tendências de sustentabilidade não é mais um diferencial: é uma exigência. Clientes estão cada vez mais conscientes da necessidade de práticas sustentáveis. Ao adotar essa tendência, o supermercado larga na frente na concorrência.
As principais estratégias adotadas pelos supermercados
Agora que você já sabe como a internet revolucionou e criou tendências que estão mudando a forma de consumo nos supermercados, é hora de entender quais são as principais novidades que já podemos ver nos estabelecimentos.
Separamos quatro delas:
- Cashback
- Omnichannel
- Pagamento por aproximação (NFC)
- Autoatendimento
- Realidade aumentada e virtual
Vamos conferir em detalhes:
Cashback
Quer um exemplo claro de uma tendência em supermercado? É só conferir a fatura de sua compra: provavelmente alguns pontos te esperam para resgate. É o cashback, que caiu no gosto popular. O retorno de parte do valor da compra para os clientes não apenas fideliza, mas aumenta o valor médio das compras e a taxa de recompra. Todo mundo ganha!
Omnichannel
Manter tudo em um canal conectado, no qual o cliente pode comprar online e retirar na loja ou comprar na loja e ter os produtos entregues em casa. Essa tendência quebrou a ideia de separação de ambientes físicos e online e permite aos supermercados uma experiência de compra que seja fácil e personalizada.
Pagamento por aproximação (NFC)
Consumidores estão cada vez mais dispostos a adotar métodos de pagamento sem dinheiro para evitar o contato físico com máquinas de cartão ou dinheiro. Ter máquinas de pagamento que dão suporte a cartões com aproximação e a mecanismos de pagamento por celular é fundamental.
Autoatendimento
Neste modelo o cliente passa as compras, realiza o pagamento e embala os produtos. Pode parecer muito trabalho, mas o grande atrativo é ter menos tempo de espera em filas, especialmente para compras pequenas. Para os supermercados, economizar com agentes de compra permite contratar profissionais para funções mais estratégicas.
Realidade aumentada e virtual
A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR) estão chegando para transformar a experiência do cliente. Alguns supermercados já estão testando a ideia de experimentar produtos de forma virtual antes da compra ou receber orientações interativas sobre produtos e ofertas. Essa é uma tendência que deve chegar com bastante força nos próximos anos.
Qual dessas tendências você já usou ou pretende adotar em seu negócio?
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Até breve!