Soluções digitais como itens de primeira necessidade nos negócios

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Você consegue se imaginar desconectado? Provavelmente não. 

Estamos tão ambientados à vida facilitada por produtos e serviços digitais que os avanços tecnológicos nos atravessam sem que sequer tenhamos noção de que tudo mudou. Ou, em tempos de 5G, você ainda se lembra de como a internet discada também foi revolucionária nos anos 90?

Nesse ambiente interligado, nossos clientes estão cada vez mais cercados por serviços e produtos. E, da mesma forma, querem soluções transformadoras para seus negócios. 

Como promotores de ecossistemas digitais para diversos segmentos da economia, na Vivo Empresas estamos focados em colocar o consumidor no centro, ambientado em um modo de vida em que os produtos interagem em harmonia com o dia a dia dos nossos consumidores.

Nossa estratégia não é oferecer apenas conectividade aos clientes, mas soluções horizontais, que atendam às necessidades de cada um. 

Nosso propósito vai além da conectividade como provedor de acesso à internet. Conectamos nossos clientes com soluções de tecnologia que facilitam e melhoram a eficiência dos negócios. Trazemos a digitalização na prática. Um exemplo é a IoTCo Brasil, uma joint venture brasileira entre Vivo Empresas e Telefónica Tech dedicada a oferta de serviços de Internet das Coisas (IoT) e Big Data para empresas. 

Desta forma, a Vivo Empresas comercializa soluções de tecnologia, capturando oportunidades de crescimento. Tudo isso faz parte da estratégia de ampliação no nosso ecossistema digital, que reúne serviços de finanças, saúde, retail, utilities, mobilidade, agro e indústria 4.0, além dos tradicionais canais digitais.

Afinal, hoje, IoT, Big Data e Cloud são itens de primeira necessidade nos empreendimentos, de pequeno a grande porte, do escritório à indústria, sem nos esquecermos das fazendas. 

Campo mais conectado

Engana-se quem pensa que essas soluções estão restritas a alguns segmentos econômicos. O agronegócio é um ótimo exemplo de como são cada vez mais essenciais em todos os setores. 

Sabe-se que melhores serviços de internet podem aumentar a conectividade das propriedades rurais, para expandir a produção.

Mais do que ampliar o acesso à informação, as conexões nas áreas rurais devem aprimorar a operação remota de equipamentos, como drones e maquinários, permitindo uma gestão mais próxima da operação baseada nos dados captados. 

Pode, ainda, elevar a segurança, impedindo roubos, detectando incêndios, inundações, ameaças climáticas e outras ocorrências

A Vivo Empresas tem serviços capazes de otimizar as operações no campo com ganhos em eficiência e produtividade. 

Um deles é o Maquinário Inteligente, que oferece telemetria e gerenciamento de veículos pesados, como tratores e colheitadeiras. 

A aplicação, acoplada dentro da cabine, capta informações em tempo real e possibilita ao agricultor total autonomia na gestão e controle da frota. Já o Clima Inteligente oferece estações meteorológicas para monitoramento do clima e do microclima das fazendas, subsidiando as tomadas de decisão de plantio, pulverização e colheita.

Em 2022, lançamos duas novas soluções de tecnologia integradas à nossa plataforma de serviços. 

O Drone Pro, permite que os produtores pulverizem quaisquer tipos de cultivo com precisão e sustentabilidade. O Gestão Pecuária torna possível um acompanhamento e controle da operação para as diferentes atividades de criação de gado de corte: cria, recria ou engorda.  

Mais uma vez, estamos juntos a startups, com o propósito de criar inovação.

Elaboramos também uma estratégia para disponibilizar conectividade ao campo com qualidade, rapidez e eficiência. Desenvolvemos um ecossistema digital que combina hardware, software, serviços profissionais e uma metodologia de dados, que é o guarda-chuva de tudo isso.

Ecossistemas digitais sob medida

A Vivo Empresas tem entre seus clientes do agro grandes produtores rurais. E vislumbramos crescimento. Para isso, queremos atuar juntamente com esse público, para torná-los cocriadores das soluções que eles necessitam. 

O setor pede personalização. Estamos atentos às demandas do mercado. Para cada segmento do agronegócio, definimos uma estratégia de atuação e entendemos quais produtos têm mais viabilidade em curto e longo prazos. 

Não chegamos para o cliente com uma ideia pronta. Pelo contrário, construímos juntos. Isso nos dá celeridade, eficiência e permite maior aderência ao projeto feito sob medida. 

Diversificação de canais de vendas

A personalização de serviços e produtos, que vão muito além da conectividade, é uma das demandas dos nossos clientes B2B. Ou seja, ser uma companhia de telecomunicação que extrapola o fornecimento de conexão é imperativo hoje, mas precisamos estar atentos a outras tendências, tanto nas empresas que atendemos como nas que queremos trazer para nossa carteira.

Já se fala em novas equações de crescimento para o B2B. A diversificação dos canais de venda, ou omnichannel, é uma delas. 

O conceito não é novo. Surgiu no início dos anos 2000, mas demorou a ganhar popularidade. O termo é uma combinação de omni, que, em latim, significa “tudo” ou “todos”, com channel, “canal” em inglês. 

A ideia é utilizar diversos meios para a interação com o cliente. Para isso, é necessário criar pontos de contato, sejam virtuais, físicos ou híbridos. O importante é que atuem em total integração, oferecendo uma experiência única ao usuário, independentemente da forma de atendimento.

Podemos dizer que a covid-19 foi a gota d’água para que o omnichannel saísse do plano dos desejos e virasse moeda de fidelização de clientes.

A crise sanitária global fez nascer uma necessidade sem precedentes por novas formas de consumir e, consequentemente, de vender. Muitas companhias se viram quase obrigadas a aderir ao comércio eletrônico, aos aplicativos de delivery e ao atendimento por aplicativo de mensagens. 

A pandemia impôs um novo estilo de vida, outros formatos de trabalho e uma inédita experiência de consumo. O que, para algumas empresas, eram planos para o futuro, precisaram virar solução em meses ou semanas. 

Mas essa demanda pelo omnichannel, agora sem volta, não é fruto da realidade recente.

A transformação no nosso meio de viver e de trabalhar possibilitou às organizações entregarem aos clientes algo que eles buscavam há bastante tempo: o equilíbrio entre os mais variados canais. 

E, como veremos a seguir, eles gostam de todos, e em igual medida, durante a jornada de compra.

Mais canais, mais conveniência e experiência mais personalizada

Recente pesquisa global da McKinsey and Company sobre o business to business, a B2B Pulse, ouviu 3,5 mil tomadores de decisão de 12 mercados para identificar as demandas dos clientes. A análise descobriu que eles querem mais canais, mais conveniência e experiências mais personalizadas. 

Dados do estudo revelam que mais de 90% das organizações ouvidas reconhecem que seu modelo de atuação no mercado é tão ou mais eficaz do que antes do início da pandemia. E 31% acreditam que ele é “muito mais” eficaz em alcançar e atender clientes. 

Entretanto, a McKinsey reforça a necessidade de um equilíbrio de canais. À medida que mais empresas permitem interações presenciais, remotas e de comércio eletrônico, cresce a satisfação dos consumidores e, em consequência, as vendas. 

Os negócios que foram mais rápidos em entender a demanda por diversificação lucraram na frente: 72% das companhias que vendem por meio de sete ou mais meios aumentaram sua participação de mercado. 

De acordo com a McKinsey, quase 80% dos clientes B2B dizem que a garantia de performance é fundamental para a fidelidade à marca, incluindo a possibilidade de reembolso total se a aquisição não chegar ao nível de desempenho acordado. 

Outros itens obrigatórios incluem mostrar a disponibilidade do produto online, permitir compras em qualquer canal, oferecer atendimento ao consumidor em tempo real e possibilitar uma experiência consistente à medida que os compradores alternam entre as possibilidades. 

Ou seja: quanto mais canais abertos, mais chances de participação no mercado!

Assim, por meio do omnichannel e das novidades tecnológicas, companhias com atuação B2B têm uma grande oportunidade de mudar significativamente a forma de seus clientes interagirem com seus respectivos públicos, com maior orquestração, integração e personalização no atendimento.

Você não vai querer ficar de fora dessa revolução, vai?

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