Adotar as melhores técnicas de atendimento fará a diferença no seu negócio, sobretudo, para atender o cliente multicanal. Neste artigo, então, você verá:
- O que é e qual o perfil do consumidor multicanal.
- Quais são as melhores técnicas de atendimento.
- Como oferecer um atendimento excelente para os clientes.
- Por que conhecer os clientes é essencial.
Como o nome já diz, um consumidor multicanal não é atendido apenas por um meio. Ele usa diferentes plataformas para ter contato com a empresa, solucionar problemas ou serviços. Por exemplo: o consumidor pode começar falando com você pelo site, depois verifica que há informações adicionais no aplicativo e termina com a busca por dados nas redes sociais.
Por isso, é importante ter uma estratégia para garantir a eficiência do atendimento em diferentes plataformas. E quais técnicas de atendimento devem ser usadas? Te mostramos a seguir.
Técnicas de atendimento: escolhas certeiras
Uma questão fundamental é unificar a qualidade e também a linguagem do atendimento. Lembre-se de que é uma empresa só, então o cliente não pode ser atendido de diferentes maneiras.
Por isso, é essencial ter a linguagem bem definida para que, então, você possa apresentar à equipe. Faça um treinamento inicial com todos. Mostre quais são os melhores caminhos, quais são os níveis de eficiência e porque é tão importante seguir aquelas regras.
Para reforçar, programe treinamentos periódicos. Inclusive, são boas ocasiões para você apresentar dados, resultados e outros fatores motivadores das equipes.
Outra estratégia interessante é a do SAC 3.0. Como funciona? Softwares de gestão são responsáveis por captar e armazenar dados do cliente, como hábitos de compra e características pessoais. Portanto, com base nessas informações, é possível garantir um atendimento mais personalizado.
O multitouch, inclusive, integra a estratégia de SAC 3.0. Trata-se de um sistema que permite que as informações de acesso do cliente sejam armazenadas em um sistema. Assim, ele não precisa fazer login ou incluir dados cadastrais toda vez que mudar de plataforma para entrar em contato. É muito mais prático!
Além disso, como todos os dados ficam armazenados, qualquer profissional que o atender já terá todo o histórico. Assim, consegue resolver qualquer situação com muito mais facilidade, sem que o cliente precise repetir tudo sempre.
Conhecer o cliente é essencial
Você precisa usar essas ferramentas para extrair dados e facilitar o atendimento. No entanto, é muito importante conhecer o seu cliente. Saber quais são as preferências dele, o que pode agradá-lo ou o que pode impactar negativamente.
Essa análise, inclusive, poderá servir de base para a criação de campanhas de marketing muito mais efetivas. Além disso, as técnicas de atendimento são aprimoradas com base no perfil e nos desejos dos consumidores.
Outra maneira de adotar as técnicas de atendimentos certas é fazer pesquisas de satisfação com o cliente depois das compras. Assim, você consegue detectar em quais pontos errou e de quais maneiras é possível melhorar para aproximar-se ainda mais do seu público.
O atendimento é uma etapa importantíssima no seu negócio. Por isso, conheça o seu cliente, melhore os processos e esteja disponível. Inclusive, você pode checar, neste artigo, o que é uma estratégia multicanal e como montar uma para a sua loja virtual.
Aliás, recentemente fizemos um artigo sobre experiência de compra (clique aqui para conferir). Veja também se a sua empresa tem uma boa estratégia multicanal e omnichanel.
Agradecemos a sua leitura e fazemos um convite especial: então, continue navegando no blog para conferir outros artigos que podem contribuir para o sucesso da sua empresa.