Uma solução da Microsoft criada há algumas décadas conseguiu modificar profundamente a atuação de quem trabalhava com desenvolvimento de softwares. O nome é dotNet ou .Net – um framework, ou conjunto de bibliotecas, capaz de suportar diversos tipos de linguagem de programação.
Em outras palavras, quer dizer que um código desenvolvido para dotNet pode ser executado em qualquer dispositivo que tenha um framework da plataforma. A intenção da Microsoft era fornecer aos desenvolvedores uma ferramenta para resolver qualquer tipo de problema. Assim, a criação de aplicativos para Internet, smartphones ou desktop foi ficando menos complicada.
A aplicação dele gerou um salto enorme em produtividade e eficiência, representando uma verdadeira revolução no mundo da programação. Isso trouxe inúmeras vantagens para o setor corporativo, uma vez que permitiu a criação de sites, jogos, softwares de gestão ou aplicativos de forma mais veloz, mais personalizados e com funcionalidades mais complexas.
Para entender melhor do que se trata e o impacto no meio corporativo, continue lendo. Vamos abordar os seguintes assuntos a seguir:
- O que é dotNet ou .Net?
- Suas principais características
- As vantagens para o meio corporativo
- Os benefícios da programação para as empresas
- As principais tendências no desenvolvimento de softwares
O que é dotNet?
É um framework ou conjunto de bibliotecas que suporta diversos tipos de linguagem de programação. Foi criado pela Microsoft no fim dos anos 1990 e início de 2000, praticamente junto com a popularização da Internet.
A finalidade dele era simplificar a criação de softwares, afinal, a empresa esperava que, dali para frente, a demanda por desenvolver esse tipo de solução iria explodir.
Com o dotNet, o desenvolvedor pode usar várias linguagens, editores e bibliotecas para criar soluções para dispositivos móveis, desktop, jogos, IoT, entre outros.
Hoje em dia, o dotNet tem um papel fundamental na indústria de desenvolvimento de softwares. É uma das plataformas preferidas dos desenvolvedores pelas facilidades que proporciona.
Tanto que o Statista, em agosto de 2022, usou uma metodologia de análise de dados e machine learning no estudo Most used frameworks para concluir que 34,55% dos desenvolvedores do mundo usam o dotNet para trabalhar.
As características essenciais do dotNet
Como abordado anteriormente, o dotNet foi criado pela Microsoft para tornar o processo de desenvolvimento de programas mais simples. Vamos ver algumas características do framework que justificam a preferência dos desenvolvedores.
Executado em CRL
A sigla vem do inglês Common Language Runtime, um componente que fica com a responsabilidade de executar os programas gravados nas diversas linguagens que o dotNet suporta. É uma parte fundamental do framework.
É open source
O dotNet é um software livre, de código aberto e gratuito mantido pela .Net Foundation. Isso quer dizer que não é preciso pagar para o licenciamento, mesmo que o uso seja para fins comerciais.
Oferece a Framework Class Library (FCL)
Essa característica fornece serviços e objetos necessários para escrever uma aplicação. Isso significa que, se o desenvolvedor precisar de alguma funcionalidade, pode reutilizar o que existe nessa biblioteca e ganhar tempo.
Um framework verdadeiramente multilíngue
A linguagem principal do dotNet é o C#, mas ele permite que o desenvolvedor escolha outras linguagens se tiver necessidade. Vamos ver as principais:
C#
É a linguagem preferida para quem está começando no mundo da programação por ser mais simples. Apesar disso, possibilita desenvolver projetos complexos.
F#
Essa é uma linguagem orientada a funções que inclui, principalmente, a definição automática de formulários e funções simplificadas. Isso ajuda o programador a se concentrar em informações de programação exatamente na área do problema.
Sua sintaxe é considerada simples.
Visual Basic
Essa é a linguagem de programação histórica da Microsoft e orientada a objetos capazes de executar tarefas. Também possui um ambiente de desenvolvimento integrado, que facilita a construção de interfaces.
Quais são as vantagens em usar o dotNet?
Uma vez que ele tem as características propícias para os desenvolvedores, iremos analisar a seguir as vantagens de usar o dotNet. Confira!
Orientado a objetos
Essa é considerada uma grande vantagem do dotNet, pois é uma Programação Orientada a Objetos (OPP). Então, o programa pode ser dividido em pequenos pedaços e os desenvolvedores conseguem trabalhar por etapas. No momento oportuno, pegam uma dessas partes menores para desenvolver.
Assim que um lado fica pronto, passam para o outro. O ganho em produtividade é evidente ao final.
Simplicidade para manter e implementar
A implementação e a manutenção de aplicativos são bastante facilitadas ao contar com a ajuda das ferramentas de desenvolvimento dotNet. Graças à estrutura modular, os desenvolvedores conseguem desmontar os aplicativos e, em seguida, consertar o que precisa ser consertado ou atualizado, e depois montá-los novamente.
Caso contrário, teriam que percorrer uma quantidade enorme de scripts até encontrar a linha onde se encontra o erro.
Tem a característica de ser multiplataforma
Desde que foi lançado, o dotNet passou por modificações e diversas versões. Ao longo do tempo, foi se tornando multiplataforma. Ou seja, pode ser usado para desenvolver aplicativos em sistemas operacionais variados.
Esse é um benefício enorme para os desenvolvedores que preferem outros tipos de linguagens de programação. Vale relembrar que o dotNet é aberto, ou seja, os programadores podem modificá-lo sem restrições.
Mais agilidade no trabalho
Desenvolver aplicativos usando dotNet significa aproveitar muito o trabalho, porque não vai ser preciso fazer a mesma coisa para cada nova plataforma.
Com a Framework Class Library (FCL), cuja biblioteca é muito grande, os desenvolvedores têm em suas mãos quase todas as funções que os programadores podem precisar.
Possui uma enorme comunidade
Como já mencionamos anteriormente, o .NET é uma das plataformas preferidas dos desenvolvedores e, por isso, conseguiu reunir uma enorme comunidade desde o lançamento.
Assim, podem trocar informações e conseguir aperfeiçoar o uso de forma conjunta.
Segurança é peça fundamental no desenvolvimento de softwares
À medida que a circulação de dados aumentou e houve um processo massivo de digitalização das empresas, a segurança passou a ser um elemento central no desenvolvimento de softwares. Na hora de programar, os cuidados devem ser redobrados.
Por exemplo, o pacote Apache Log4j 2 sofreu um ataque que abalou o mundo corporativo. Afinal, era a biblioteca de registro Java mais popular, com mais de 400 mil downloads em seu projeto GitHub.
A vulnerabilidade no código remoto abriu espaço para que os hackers lançassem mais de 800 mil investidas nas 72 horas após o surto inicial no final de 2021.
Vale considerar que os vazamentos de dados são uma ameaça à reputação das empresas, que têm a obrigação de proteger as informações confidenciais dos clientes. Além do mais, o custo médio de uma violação de dados subiu para um recorde histórico de U$ 4,4 milhões em 2022, segundo o relatório Data Breach Costs. Por isso, todo cuidado é pouco.
A segurança de aplicativos móveis e da web é um processo complexo, que começa com a análise de requisitos e termina com o conhecimento do usuário sobre as práticas de segurança. Abrange todo o ciclo de vida do desenvolvimento do programa, e qualquer passo em falso pode trazer prejuízos para a empresa.
Nesse sentido, o dotNet fornece um ambiente altamente seguro pois tem vários recursos que podem ser usados pelos desenvolvedores. Conta com autenticação integrada do Windows, a qual pode ser usada para tornar aplicativos seguros e protegidos. Ele também possui classes de criptografia para proteger dados com criptografia/descriptografia.
Qual é a importância da programação para as empresas?
No mundo com alta conectividade em que vivemos, as soluções de internet já chegaram em todos os setores da economia. Dessa forma, as empresas estão em uma busca constante para desenvolver aplicações que melhorem
- a experiência dos clientes;
- as soluções em marketing;
- as etapas de produção com mais agilidade.
Por isso, compreender melhor como os softwares são criados e como funcionam deixou de ser um requisito apenas para as companhias de TI especializadas em criação de soluções. Atualmente, é aconselhável que todos os profissionais tenham algum tipo de conhecimento de programação.
Vamos ver a seguir algumas razões pelas quais as empresas precisam entender de desenvolvimento de software.
Personalização das soluções
Cada empresa e ramo de negócio têm suas particularidades. É por esse motivo que o que serve para alguns não, necessariamente, serve para outros. Então, uma solução de software que já vem pronta pode não suprir as necessidades para determinados tipos de situação no dia a dia corporativo.
Dessa forma, é importante que a companhia tenha a opção de projetar e desenvolver com precisão uma ferramenta que irá resolver um problema específico.
Existem muitas empresas capazes de oferecer um software customizado, mas é importante que membros da companhia também entendam do assunto para que consigam fazer a demanda e acompanhar o funcionamento da solução de modo mais eficiente possível.
Customização traz segurança
A personalização citada anteriormente gera inúmeras vantagens para as empresas, mas uma das mais importantes é a cibersegurança. Os níveis aprimorados de segurança para um aplicativo de software personalizado são, normalmente, superiores aos softwares comerciais, desenvolvidos para atender às demandas de inúmeras empresas ao mesmo tempo.
Sendo uma solução única, os dados ficam mais seguros e protegidos. Além disso, a companhia pode adicionar várias camadas de segurança caso considere necessário.
Participação no desenvolvimento
É evidente que o empresário é a pessoa que melhor conhece o próprio negócio, portanto, quem realmente sabe das necessidades da empresa.
A programação se torna importante porque muitas desenvolvedoras de softwares permitem ou até convidam integrantes da companhia-cliente para participar do processo de produção, ou seja, dando sugestões e fazendo comentários sobre o que é útil ou não.
Dessa forma, o resultado consegue ser o mais assertivo possível. Por isso, mais uma vez, é interessante que a companhia tenha na sua equipe pessoas que entendam de programação e que sejam capazes de fazer essa interação com os desenvolvedores.
Redução de custos
Muitas empresas ficam em dúvida sobre os custos no desenvolvimento de um software específico para o negócio. Com certeza, pode ser uma solução, a princípio, mais custosa do que comprar soluções já prontas. Porém, os ganhos lá na frente podem significar uma redução de custos e melhor Retorno do Investimento (ROI).
Ao desenvolver uma solução de software personalizada, haverá aumento da produtividade, e isso dará um impulso importante no fluxo de trabalho.
Diferenciação da concorrência
Quando as soluções são feitas sob medida, a empresa pode obter uma vantagem competitiva. A ferramenta cresce junto com a empresa, adaptando-se conforme a necessidade.
Por isso, é preciso sempre prestar atenção se os programas comerciais que já vêm prontos são realmente a melhor solução ou se não é hora de partir para ferramentas personalizadas.
Incrementar a automação
Uma solução de software customizada consegue automatizar atividades que são consideradas repetitivas de forma mais eficiente, dependendo do ramo do negócio.
Assim, a equipe ficará livre para trabalhar em atividades-chave, como desenvolvimento de novos produtos relacionados à atividade-fim da empresa.
Principais tendências no desenvolvimento de softwares personalizados
Segundo o estudo Custom Software Development Services Market, publicado na Maximize Market et Research em janeiro de 2023, o mercado de serviços de desenvolvimento de software personalizado foi avaliado em US$ 21,96 bilhões em 2021 e deve ter uma taxa de crescimento anual composta de 8,2% até 2029.
Ainda de acordo com o relatório, entre as principais tendências tecnológicas que irão contribuir para esses números, estão inovações relacionadas a:
- Cloud: Devido à disseminação de serviços baseados em nuvem como Microsoft Azure.
- Internet das Coisas: Infraestrutura que permitiu que as empresas entregassem diversas soluções de conectividade.
- 5G: Essencial ao desenvolvimento de aplicativos em razão das características, como alta velocidade e baixa latência.
Nesse cenário, o dotNet desenvolve um papel central para auxiliar a criação de aplicativos, sites, ferramentas de gestão, entre outros. Além disso, a Vivo Empresas pode unir sua expertise em soluções de conectividade à eficiência dos produtos Microsoft para atuar como uma parceira tecnológica estratégica, acelerando a transformação digital do seu negócio.
Aproveite e leia mais sobre inovação aqui nestes artigos publicados anteriormente:
- Cultura DevOps quebra barreiras entre os setores de desenvolvimento e operação; conheça
- Do suporte à solução: conheça a estreita relação entre tecnologia e startups
- Big Techs: o que são e o que podem nos ensinar sobre negócios
Até a próxima!