Soluções integradas: sua importância e como fidelizar clientes

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A necessidade crescente de aumentar a produtividade e ganhar competitividade levou empresas a pensarem em adotar as chamadas soluções integradas. Afinal, o ecossistema corporativo é repleto de ferramentas, como aplicativos, serviços em nuvem, softwares de gestão e dispositivos móveis. E, para que tudo funcione bem, é necessário que todos eles se comuniquem e trabalhem em conjunto. 

Os escritórios precisam de mais do que uma simples ferramenta que una os sistemas, precisam de uma solução de integração completa para dar suporte às necessidades corporativas. Dessa forma, conseguirá dar mais visibilidade aos produtos, ter maior controle sobre os processos, obter eficiência nas operações e agilidade organizacional. 

Sendo assim, a palavra principal de uma solução integrada é: facilidade. As companhias que adotam esse tipo de ferramenta querem simplificar os processos de maneira geral. 

Ou seja, precisam de um meio capaz de otimizar o trabalho dos funcionários, melhorar a comunicação com os clientes, incrementar a logística, o marketing e a própria produção. Em resumo, algo que as ajude a se diferenciar e aumentar seu potencial de sucesso. 

Uma solução integrada permite que a companhia conecte todos os seus dados, pessoas e processos em uma única solução. Esse tipo de abordagem virou tendência devido aos enormes benefícios. Continue lendo, pois a seguir vamos falar sobre: 

  • O que são soluções integradas?
  • Diferença entre soluções integradas e pontuais
  • As vantagens dessa tecnologia para os negócios
  • Os setores que podem se beneficiar 
  • A importância da automação para empresas 

O que são as soluções integradas?

Soluções integradas é o nome dado ao processo de interligação a um sistema. De forma mais explicativa, é preciso pensar na evolução das tecnologias dentro das empresas. O processo de digitalização empresarial foi intensificado à medida que a Internet avançou em todos os setores da sociedade. 

No Brasil, o investimento em TI nas empresas representa 8,7% da receita e continua crescendo, como apontou a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada em maio de 2022 pela Escola de Administração de Empresas da FVG (FGV-EAESP).

De maneira prática, vamos imaginar como uma corporação funciona. Ela é dividida em vários departamentos: contabilidade, departamento de vendas, finanças, jurídico, comunicação, marketing e RH. Essa separação é essencial, pois ajuda a manter as diferentes funções de negócios organizadas. 

Quando começou o processo de digitalização, alguns setores trataram de implementar ferramentas para facilitar o trabalho. 

Por exemplo, apareceram os softwares de contabilidade para o Departamento Financeiro. Vamos imaginar que, depois disso, o RH decidiu instalar uma ferramenta para controle de férias e ponto dos funcionários. Alguns anos mais tarde, a empresa instalou solução para comunicação entre os funcionários. 

Todos esses sistemas, embora pareçam independentes, podem estar relacionados de alguma forma, afinal, fazem parte da mesma empresa. Alguns dados do RH podem ser usados pelo marketing ou pela comunicação. O mesmo com a contabilidade ou a área de compliance.

Não seria melhor que esses sistemas estivessem todos vinculados? Trocando informações entre si e funcionando juntos?  

Diferença entre soluções integradas e soluções pontuais 

Esse processo de interligação de vários sistemas ou aplicativos é o que podemos chamar de uma solução integrada, pois irá permitir que a empresa conecte todos os seus dados, pessoas e processos em uma única solução. É importante, portanto, entender a diferença dela para uma solução pontual. 

As soluções pontuais têm como finalidade resolver uma lacuna funcional específica de uma área. Elas são criadas com um objetivo único. A desvantagem é que são limitadas em termos de escalabilidade e flexibilidade. 

Além disso, é preciso considerar que a empresa terá que lidar com diversas interfaces diferentes, pois muitas das soluções podem ser de desenvolvedores distintos. O custo também tende a ser mais alto. 

Por isso, o mercado de soluções integradas não para de crescer. De acordo com um relatório publicado pela Allied Market Research, System Integration Market, o mercado global de integração de sistemas está projetado para atingir US$ $1,838  bilhões até 2031, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,1%. 

Ainda segundo o estudo, publicado em setembro de 2022, a pandemia de Covid-19 foi um grande impulsionador desse mercado porque ofereceu oportunidades para digitalizar e expandir os negócios entre regiões, adotando tecnologias como nuvem, Inteligência Artificial (IA) e IoT.

7 benefícios das soluções integradas 

Uma plataforma de solução integrada traz muitos benefícios a curto e a longo prazo. Por serem mais flexíveis e escaláveis na abordagem, apresentam inúmeras vantagens que, no futuro, irão se reverter em lucro. Vamos ver a seguir alguns desses benefícios.

1. Mais produtividade 

Quando um sistema é fragmentado, com soluções diferentes em cada ponto, pode ser difícil ter uma visão global das operações. Ao conectar todos os dados, pessoas e processos em uma solução integrada, é possível alcançar melhores resultados. Afinal, todas as partes interessadas estão conectadas em um fluxo de trabalho automatizado 

2.  Interface única

Quando uma empresa decide implementar uma nova solução, deve ficar preocupada se os funcionários irão aceitar o uso ou se haverá resistência. Há muita vantagem quando uma plataforma é fácil de entender e conta com uma boa usabilidade. 

As soluções integradas têm uma abordagem mais universal e são mais simples de assimilar.

3. Menos sistemas de software para manter

As soluções integradas, de modo geral, podem desafogar o trabalho dos profissionais de TI. Isso porque serão menos softwares para fazer manutenção.  

Nas soluções pontuais, cada ferramenta tem suas especificidades, suporte, data de licenciamento, gerando trabalho extra para o time.

4. Mais transparência  

As soluções integradas oferecem mais transparência, maior controle da segurança e protocolos mais confiáveis. É bem mais fácil adaptar a empresa para regras de compliance se as ferramentas internas falam a mesma língua. 

Além do quê, demonstrar os benefícios de uma solução integrada é mais fácil e simples quando em comparação com soluções pontuais. 

5. Redução de custos 

Uma empresa que investe em diversas soluções pontuais corre o risco de pagar pela mesma coisa várias vezes. Por exemplo, o suporte será diferente, será preciso pagar diversas taxas de instalação e treinamento. Com uma solução integrada, esses custos podem ser resumidos a uma única vez.  

6. Melhor integração de dados 

Com uma solução integrada, o acesso às informações fica mais simples e acessível a todos na empresa.  A consequência é que facilita o processo de tomada de decisão, deixando-a mais assertiva. 

7. Mais colaboração 

Quando tudo está bem integrado e com excelentes soluções de conectividade, a comunicação entre funcionários fica mais simples. O resultado disso é que os dados irão circular com mais facilidade e as informações serão compartilhadas de maneira mais eficiente. 

Com um sistema de software integrado, os problemas podem ser resolvidos e as alterações podem ser feitas com apenas alguns cliques, em vez de ter que visitar vários sistemas.

Como aplicar as soluções integradas?

As soluções integradas podem beneficiar todo tipo de negócio, pois todos tendem a se favorecer de uma melhor coordenação dos processos, recursos e comunicação entre os departamentos. É isso que permite superar a concorrência e atender com precisão às demandas dos clientes. Vamos ver a seguir como cada setor pode tirar vantagem dessa tecnologia. 

Varejo 

A nuvem é uma das melhores ferramentas para integração de sistemas. Por isso, os  varejistas que usam soluções avançadas baseadas em cloud computing estão mais bem equipados para responder aos desafios de longo prazo. 

A tecnologia é capaz de fornecer  uma gestão de estoque aprimorada, segurança mais eficiente, personalização e escalabilidade necessária para os momentos de crescimento. A Vivo Empresas possui uma série de soluções em nuvem capazes de atender a todo tipo de varejista. 

Escritórios

Uma das formas de uma empresa prosperar é fazer com que as informações circulem da maneira correta, com eficiência. Os times de colaboradores também precisam conseguir se comunicar entre eles para que os projetos avancem. É nesse sentido que aparecem as  ferramentas de colaboração como Microsoft  365, uma solução integrada que traz mobilidade, escalabilidade e agilidade. 

Bares e restaurantes 

Um dono de bar ou restaurante está constantemente em busca de ferramentas que simplifiquem as operações do dia a dia. Assim, ele pode se concentrar na atividade-fim que são os pratos, drinques e o atendimento aos clientes. 

Uma solução integrada pode centralizar os dados de compras, controlar o estoque, fazer o controle da escala da equipe e ajudar na gestão dos dados financeiros. Nesse cenário, é importante também contar com o suporte de bons equipamentos de informática

Saúde 

Algumas inovações da área de saúde, como o prontuário eletrônico, os sistemas de gestão, agendamento de consultas ou as receitas digitais, dependem fortemente de conectividade e soluções integradas. 

Além disso, uma clínica ou hospital precisa trabalhar como uma empresa na área administrativa, com um bom gerenciamento da área financeira, tributária e na segurança de dados.

Educação 

Uma das integrações que promete revolucionar a educação é entre o 5G e a Internet das Coisas (IoT). 

Com a alta conectividade e baixa latência proporcionadas pela quinta geração de telefonia móvel, será possível integrar diferentes recursos como alarme, sensores de presença, câmeras, controle de entrada e saída. Tudo com uma mesma plataforma de gestão, totalmente integrada. 

As salas de aula ou os pátios podem ser monitorados em tempo real, aumentando a segurança. Confira os benefícios das soluções IoT da Vivo Empresas.

Solução integrada e automação andam lado a lado 

Por fim, em uma era em que os softwares e a conectividade se tornaram partes fundamentais das empresas, é essencial investir em ferramentas para que tudo funcione perfeitamente. A centralização das soluções, ou seja, as soluções integradas, com certeza, geram ganho de tempo, de recursos e mais eficiência. 

As soluções integradas são parte fundamental do processo de automação das empresas. Por isso mesmo, espera-se que o tamanho do mercado global de automação inteligente de processos atinja US$ 37,63 bilhões até 2030, conforme o relatório Automation As A Service, de setembro de 2022. 

As vantagens do processo de automação são inegáveis. Afinal, podem incrementar procedimentos de seleção de pessoas, contas a pagar, gerenciamento de contratos, delivery e outros. Seja como for, as inovações ajudam a aumentar a produtividade e a eficiência do negócio. 

Para aproveitar todas as vantagens das tecnologias, é preciso contar com parceiros de qualidade capazes de oferecer um portfólio variado e integrado de soluções. A Vivo Empresas oferece diversas opções de ferramentas tecnológicas para ajudar no sucesso de todo tipo de negócio. 

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Até a próxima!

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