Qual velocidade de internet sua empresa precisa?

Foto do autor

Sempre tem uma hora na vida que a gente queria ser da área de TI, não é mesmo?  

E essa hora às vezes chega quando gestores e empresários se perguntam: “como descobrir de que velocidade de internet minha empresa precisa?”. 

Nesse cenário, e como especialistas nesse assunto, preparamos este conteúdo para que você saiba, de vez, como fazer essa escolha, mas vamos entregar também: 

  • A relação com o Mbps 
  • Como descobrir de qual velocidade de internet minha empresa precisa? 
  • Atividades que consomem mais internet no mundo empresarial 
  • O que uma internet rápida precisa entregar? 
  • Velocidade de upload X Velocidade de download 
  • Fatores externos que podem interferir em sua conexão 

Velocidade de internet corporativa: o Mbps 

Para saber de qual velocidade de internet sua empresa precisa, primeiro vale entender o que é Mbps, ou Megabits por segundo, geralmente chamado de “mega”. 

Falamos de uma medida da largura da banda ou de quantos dados podem ser transmitidos em um determinado período de tempo. 

Essa é a medida usada quando nos referimos às velocidades de banda larga – as mesmas da internet de fibra ou a cabo. 

Nesse cenário, funciona assim: um plano de internet de 100 megas deverá oferecer 100 Mbps de download, o que quer dizer que planos acima desse oferecerão mais velocidade, permitindo que sua empresa possa fazer mais coisas de uma vez – streaming de vídeo HD, o download de arquivos pesados e outros, sem perder o desempenho. 

Mas como descobrir de qual velocidade de internet minha empresa precisa? 

Aí você vai precisar analisar alguns fatores. Comece mapeando: 

  • Quantas pessoas usam a internet ao mesmo tempo e 
  • Para que usam 

Verifique se o consumo do seu time se dá mais para a execução de tarefas básicas, como navegação na web e acesso a e-mails ou se as demandas incluem, por exemplo, transmissões de vídeo. 

Entenda melhor no próximo bloco, mas saiba que, no todo, a maioria dos negócios pode sobreviver com uma velocidade de internet de 10 a 25 Mbps por colaborador e não se perca dessa dica: a regra geral é somar o uso de banda de cada atividade e adicionar uma margem para outros usos. 

Quais atividades consomem mais internet no mundo empresarial? 

Para que você possa ser ainda mais efetivo na escolha do plano de internet para sua empresa, listamos as tarefas que demandam maior consumo de banda. São elas: 

1. Videoconferências 

Ferramentas de colaboração corporativa, como o Microsoft Teams e o Google Meet, que facilitam muito as reuniões remotas, exigem uma conexão estável para a transmissão de áudio e vídeo, sem interrupções. Por exemplo: uma videoconferência com 5 pessoas pode precisar de uma conexão de 4-8 Mbps para funcionar de forma fluida. 

Saiba mais sobre todas as vantagens das reuniões virtuais do Microsoft Teams e do Google Workspace e conheça os pacotes de Vivo Empresas para as soluções dessas gigantes do mercado! 

2. Upload de arquivos para a nuvem 

Plataformas como o Google Drive ou One Drive descomplicam muito o compartilhamento de arquivos entre equipes. Mas se eles forem pesados, como vídeos ou apresentações grandes, podem consumir mais banda, especialmente se várias pessoas estiverem fazendo upload ao mesmo tempo. Nesse caso, uma taxa de upload acima de 5 Mbps pode fazer a diferença. 

3. Streaming de vídeo 

Assistir a vídeos online para treinamentos ou entretenimento interno em serviços como YouTube ou Netflix demanda banda significativa. Uma qualidade HD (1080p) requer aproximadamente 5 Mbps, enquanto vídeos 4K podem precisar de 25 Mbps. 

4. Sistemas de gestão e CRM online 

Muitas empresas utilizam sistemas que funcionam na nuvem, como ERPs e CRMs. Essas aplicações podem consumir mais banda quando os funcionários acessam grandes bancos de dados ou baixam relatórios. 

Se você não conhece sistemas ERP, sugerimos que entenda porque sua empresa vai precisar desse software e conheça nossa solução acessível, desenvolvida para as necessidades específicas de PMEs. 

5. Transferência de dados entre lojas/filiais 

Se a empresa tem várias unidades conectadas via VPN ou outro sistema, o envio e recebimento de dados entre elas pode consumir uma parte considerável da internet, especialmente ao compartilhar relatórios, catálogos ou fazer backups. 

Agora que você já conhece quais tarefas despendem maior consumo de banda, faça uma lista das atividades mais recorrentes da sua empresa e avalie quantas pessoas as executam simultaneamente.  

Mas o que uma internet rápida precisa entregar? 

No ideário das pessoas, internet rápida diz respeito à transmissão de filmes e vídeos de alta qualidade sem os malfadados bugs, mas não é só isso. 

Sua velocidade precisa estar habilitada a baixar e enviar arquivos grandes, entregar uma navegação fluida na web e não dar brechas naquela apresentação importante para um cliente com rapidez e qualidade. 

Nessa perspectiva, para escolher um provedor, você precisa entender também sobre… 

Velocidade de upload X Velocidade de download 

Na maior parte dos casos, as pessoas usam mais internet para fazer download do que para fazer upload, mas essa nem sempre é a realidade do mundo corporativo. 

Uma agência de publicidade, por exemplo, acaba fazendo downloads e uploads de peças pesadas com mais frequência, enquanto um escritório de contabilidade manipula documentos menores e recebe mais documentos (faz downloads) do que envia (uploads). 

Mas se você usa regularmente serviços hospedados na nuvem ou costuma fazer bate-papos e reuniões por vídeo ou se hospeda transmissões ao vivo, certamente precisa de uma velocidade de upload boa. 

Os provedores de internet quase sempre oferecem velocidades de upload muito mais baixas do que as velocidades de download, caso que não se aplica à Vivo – para não te deixar na mão, por aqui você tem taxas muito superiores à média do mercado para subir arquivos e fazer transmissões online com segurança, na velocidade contratada. Contratando qualquer plano de Vivo Fibra, sua empresa conta com 50% da taxa de download para upload. 

Fatores que podem interferir na velocidade da internet de sua empresa 

Não deixe de validar se as configurações de TI realizadas nos switches (aparelhos usados para conectar todos os computadores dentro da mesma empresa/rede) e se o seu cabeamento estruturado está instalado corretamente – cerca de 70% dos chamados atribuídos a provedores de internet são, na verdade, problemas relacionados a problemas internos das companhias. 

Sua escolha com assistência profissional 

A gente espera que este artigo tenha ajudado nessa missão importante, especialmente porque sabemos que conexão e digitalização são fatores cruciais para o progresso das pequenas e médias empresas. 

Mas se você ainda se sente inseguro na escolha do plano de internet para a sua empresa, conte com nossos especialistas. Porque, para nós, mais importante que sua contratação é a experiência que sua conectividade proporciona para a escalada do seu negócio! 

Se você curtiu o conteúdo de hoje, fique, porque pode ser que se interesse também por: 

Nos vemos em breve! 

Abraços, 

Equipe Vivo Meu Negócio. 

Foto do autor
Solicite um contato