Mudança sem burocracia. Essa máxima vem regendo a relação entre empresas e clientes desde as primeiras linhas escritas, lá atrás, no Código de Defesa do Consumidor. E nessa esteira, a portabilidade numérica vai às últimas consequências.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) – entidade estatal responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores – a portabilidade numérica é a possibilidade de o usuário mudar de operadora, móvel ou fixa, sem precisar trocar seu número telefônico.
E que bom que o recurso está à disposição de pessoas físicas e jurídicas, com uma série de outros benefícios.
Mas você os conhece e sabe quais os tipos disponíveis?
Para esclarecer de vez suas dúvidas, siga na leitura, porque daqui até o final deste post você vai saber também:
- Mudança de cultura: antes e pós-portabilidade
- Tipos de portabilidade numérica
- Em que casos pedir
- Como pedir
Portabilidade numérica: voltando um pouco atrás dessa revolução
Se você tem 30 anos ou mais, deve se lembrar de um mundo absolutamente diferente deste que estamos acostumados agora. Nos anos 1990, quando poucas pessoas tinham um aparelho celular, era comum sabermos de cabeça os números dos telefones fixos das pessoas mais próximas.
Isso porque raramente havia mudanças de números e a gente tinha que digitar o número inteiro para completar a chamada, o que colaborava para que decorássemos facilmente as cifras de amigos e familiares.
Naquela época, aliás, ter uma linha fixa de telefone era algo, até certo ponto, caro e complexo – quem conseguia contratar o serviço ficava com o número por muito tempo. Mas os tempos mudaram. Hoje, números fixos ganharam maior relevância para empresas, mas mesmo no mundo corporativo o celular ganhou força.
Nossos smartphones viraram ferramenta de trabalho, essenciais aos negócios, independentemente do segmento de atuação do empresário ou colaborador.
Nesse cenário, a portabilidade numérica permite às empresas e usuários que utilizam o número para trabalho migrar para as operadoras que lhes trouxerem melhores benefícios. Isso tanto na telefonia móvel quanto na fixa.
Tipos de portabilidade numérica
Nossos consumidores têm três tipos disponíveis:
- De operadora: o cliente muda de operadora e mantém o mesmo número de telefone;
- De endereço: o cliente transfere a mesma linha de telefone fixo para outro endereço e não é preciso trocar de operadora nem de número;
- De plano: o cliente altera o plano contratado junto a uma operadora e mantém o mesmo número – vale, inclusive, para mudanças entre pré-pago, pós-pago e controle.
Em que casos posso pedir a portabilidade?
Nas normas estabelecidas pela Anatel, a portabilidade só é possível em um mesmo tipo de serviço. Ou seja, você só pode pedir portabilidade de fixo para fixo e de móvel para móvel, não há como usar um número originalmente de celular para o telefone fixo da sua empresa ou vice-versa.
Como pedir a portabilidade?
Para migrar seu número para os planos pós-pagos Vivo Empresas, o processo todo é bem simples: basta ir a uma loja, acessar o site, ligar para nossa central de atendimento ou mandar um WhatsApp para o time de atendimento de Vivo Empresas, especializado em portabilidade numérica empresarial.
Siga os passos:
- Validação: valide todos os pontos relacionados do seu contrato atual na operadora doadora para que não tenha a portabilidade negada por regra da Anatel. Por nossos canais de atendimento, você confirmará todos os dados (é necessário que a nova linha esteja no nome do titular da linha anterior) e a operadora estabelecerá uma data para concluir a habilitação do serviço;
- CNPJ: cheque se o número da portabilidade da operadora doadora consta no mesmo CNPJ ao qual está solicitando a compra no nosso site;
- Assine: visite nossa página de ofertas com chip empresarial e clique em “Assine já”;
- Dados: na opção “Tipo de linha” selecione “Portabilidade”, informe o número que deseja portar, preencha e valide as informações solicitadas;
- Pedido: finalize seu pedido;
- Chip: após aprovado o seu pedido, você receberá um chip com número provisório que em até 30 dias da data da portabilidade será alterado para o número oficial;
- Ativação: certifique-se de ter respondido o SMS de confirmação no chip antigo, depois, insira o novo chip e faça uma ligação de efetivação.
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