As viagens de negócios são essenciais na economia global, especialmente em países de dimensões continentais como o Brasil, que oferecem um leque enorme de oportunidades comerciais.
Essas agendas não só fortalecem parcerias já existentes, também abrem portas para novos mercados e possibilidades de colaboração. Lembrando que mesmo com a naturalização da cultura remota uma coisa é fato: a interação olho no olho é insubstituível – gera mais confiança, fator crucial em negociações.
Um empresário que visita uma nova fábrica pode verificar processos, discutir ajustes e construir um relacionamento mais sólido com o fornecedor local, não é verdade?
Essa forma de viagem ainda permite uma imersão cultural que pode ser decisiva, principalmente em mercados internacionais. Por isso, entender as nuances culturais e as expectativas de negócios em diferentes regiões pode transformar a maneira como você conduz negócios globalmente.
Nesse cenário, com o preparo correto, cada viagem pode ser uma ferramenta estratégica para o crescimento e o desenvolvimento profissional.
Se você já está pronto para embarcar nessa, fique, porque este conteúdo vai te ajudar a planejar e executar viagens de negócios, além de explicar:
- O planejamento da sua viagem de negócios
- Arrumando as malas
- Preparação cultural e linguística
- Oportunidades de networking
Viagens de negócio: planejamento primeiro
O planejamento é a chave. Defina objetivos claros e específicos para cada viagem. Isso pode requerer ampliar sua rede de contatos, aprender a fechar contratos ou mesmo usar novas tecnologias.
A seleção de voos e acomodações deve ser feita com foco na eficiência, cenário em que optar por voos diretos sempre que possível e escolher hotéis próximos aos locais dos compromissos pode economizar tempo e dinheiro.
Considere também o acesso a facilidades capazes de melhorar sua estadia, como academias, piscinas e serviços de quarto 24 horas, ofertas que ainda podem entregar aquele relaxamento que não tem preço após um dia de agenda cheia de compromissos.
Viagens de negócios: com que roupa eu vou?
Nem sempre é fácil entender o que ou quantas peças levar dentro da mala, mas algumas dicas podem facilitar essa missão.
Para viagens mais longas, de mais de uma semana, escolha um acervo versátil e adequado para diferentes ocasiões, desde reuniões formais até eventos casuais. O uso de acessórios, aliás, pode diversificar seu visual sem ocupar muito espaço na bagagem.
Também considere incluir itens de uso pessoal que possam ser necessários se alguma situação fora do previsto acontecer, como medicamentos básicos.
Conexão e gadgets
Não esqueça seus equipamentos. Laptops, adaptadores nacionais ou internacionais, e dispositivos de armazenamento são indispensáveis. Conectividade móvel, então? Nem se fala!
Se estiver pelo Brasil, você pode contar com a Vivo, melhor rede móvel do país segundo o prêmio P3 Mobile Benchmark Brazil. Conheça nossos planos neste link!
Mas claro que também não te deixamos na mão se você estiver fora do país. Ou pelo menos nos maiores países do mundo.
Conte com o Vivo Travel, pacote que oferece uma solução robusta de roaming internacional para profissionais que viajam para o exterior.
Com ele, os usuários podem manter acesso contínuo à internet e aos serviços de voz e SMS em mais de 150 países, sem a necessidade de trocar de número ou depender de Wi-Fi. Fica muito mais fácil manter a comunicação tanto com contatos locais, quanto com colegas de trabalho, amigos e a família no Brasil.
O Vivo Travel ainda inclui benefícios como a manutenção da mesma franquia de dados do plano nacional e tarifas mensais fixas, garantindo previsibilidade nos custos para não ter surpresas na fatura.
Preparação cultural e linguística
Entender a cultura e o idioma do destino pode fazer uma grande diferença. Aí vale investir tempo para aprender pelo menos frases básicas da língua local para facilitar a comunicação e ainda impressionar seus contatos do país.
Sabia que em muitos países asiáticos, por exemplo, é costume entregar cartões de visita com as duas mãos?
Nesse sentido, conhecer as etiquetas de negócios locais, como cumprimentos e vestimentas adequadas, e saber respeitar esses costumes pode fortalecer suas relações internacionais e ainda te livrar de cometer gafes culturais.
Maximizando oportunidades de networking
Em cada evento ou reunião, veja cada interação como uma oportunidade de expandir sua rede.
Seja proativo ao se introduzir, buscando compartilhar suas experiências e conhecimentos sem jamais deixar de ouvir o que as pessoas também têm para dizer.
Não deixe de levar materiais de marketing bem elaborados – cartões de visita podem ajudar a deixar uma impressão boa e duradoura, mas você já pode utilizar apps de networking específicos para se conectar com os participantes antes mesmo do evento. O recurso pode facilitar encontros mais produtivos durante a agenda.
Equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso
A gente sabe que nem sempre é possível, mas vale a pena tentar planejar atividades leves entre compromissos para explorar o local ou simplesmente descansar.
Essas pausas não apenas revitalizam sua mente, mas também proporcionam oportunidades de networking informal, como encontros casuais com pessoas bacanas no hotel ou em pontos turísticos locais.
Pense que, às vezes, uma breve caminhada pelo centro histórico da cidade após um dia de conferências pode desestressar as horas sequenciais em que você recebeu um turbilhão de informações e ainda oferecer insights culturais que enriquecem sua experiência global.
Agora que você já tem as principais dicas para não ter dor de cabeça na sua viagem, relaxe! Siga o passo a passo com antecedência e ótimos negócios!
Forte abraço,
Equipe Vivo Meu Negócio!