Comportamento empreendedor: como iniciar um negócio de sucesso 

Foto do autor

Muito se fala em comportamento empreendedor, mas será que esse é um dom nato ou é possível desenvolver habilidades para construir projetos e negócios de sucesso?  

Se você arrisca dizer que a opção dois está correta e vem ensaiando se somar ao universo de pequenas e médias empresas (PMEs), comemore! É possível adquirir as habilidades necessárias para empreender com qualidade, sim. 

O empreendedorismo é um conjunto de ações que pode ser definida por meio dos verbos: 

  1. Identificar (oportunidades); 
  2. Solucionar (problemas); 
  3. Agregar (valor); 
  4. Promover (mudanças); 
  5. Vencer (desafios);  
  6. Transformar (ideias em negócios). 

Entre cada verbo há, claro, outras aptidões envolvidas, mas para que você entenda melhor, preparamos este conteúdo, que vai te mostrar também: 

  • Comportamento empreendedor na prática 
  • As 13 habilidades empreendedoras principais 
  • 8 dicas para desenvolver o comportamento empreendedor 
  • Formação gratuita para se tornar um empreendedor de sucesso 

Comportamento empreendedor: o ponto comum 

Entre as abordagens antigas até as mais modernas, um ponto comum define o comportamento empreendedor: as capacidades essenciais para transformar ideias e oportunidades em ação. 

A definição parece simples, mas por trás dela há muitas fases e, em cada uma delas, uma série de aptidões cuja soma nos torna capazes de gerar valor, superar desafios e resolver problemas para construir negócios lucrativos, com diferencial frente à concorrência. 

Mas vale ressaltar que o comportamento empreendedor vai muito além do mundo business e se aplica a muitos outros casos – empreender pode estar no ato de pensar em estratégias que resolvam um projeto dentro de uma empresa, escola ou mesmo um problema de uma comunidade.  

Vamos de exemplo? 

Pense em um professor do Ensino Básico.  

Entre as premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia a educação pública e particular de todo o país, constam a adoção de tecnologias digitais para a modernização dos recursos e práticas pedagógicas. Mudanças importantes para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao século 21. 

A ideia central é desenvolver nossas crianças hoje para que tenham empregabilidade amanhã em um mundo cada vez mais digital. Nesse cenário, não basta apenas mudar o conteúdo, é necessário mudar a forma de ensinar. 

Por isso o professor que adotar práticas inovadoras, com a utilização da tecnologia como instrumento poderoso na complementação de práticas pedagógicas, estará, invariavelmente, adquirindo um comportamento empreendedor. 

Webinar | Como projeto SD-WAN pode dar certo_V1

Habilidades empreendedoras 

Na maioria das vezes, o sucesso está atrelado à atitude empreendedora do gestor e isso é perceptível quando alguns negócios dão certo e outros não, mesmo atuando de formas muito similares. 

Por isso as características essenciais para o destaque no mundo business se relacionam diretamente com as seguintes habilidades: 

  • Persistência; 
  • Criatividade; 
  • Comprometimento; 
  • Iniciativa e proatividade; 
  • Motivação e entusiasmo; 
  • Busca de oportunidades e iniciativa; 
  • Busca de qualidade e eficiência; 
  • Estabelecimento de metas; 
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos; 
  • Independência e autoconfiança; 
  • Atualização constante; 
  • Foco em resultados; 
  • Visão inovadora. 

Dicas fundamentais para desenvolver o comportamento empreendedor 

O mercado já disponibiliza alguns cursos para que gestores de pequenas e médias empresas desenvolvam o comportamento empreendedor com foco na potencialização de resultados e na identificação de oportunidades. 

Na seção seguinte, entregaremos nossas indicações de formação gratuita, mas você já pode conferir oito dicas fundamentais que te ajudarão a começar.  

  • Seja proativo 

A proatividade desempenha um papel crucial no mundo dos negócios e é considerada uma característica fundamental porque colabora para antecipar soluções, enxergar oportunidades nas dificuldades, tomar iniciativa e mostrar alternativas de como algo poderia ser feito de forma melhor. 

Para desenvolver essa competência, é necessário adquirir características do famoso perfil “mão na massa”, buscando novas responsabilidades e maneiras de motivar a equipe sempre. 

  • Busque visões inovadoras 

O mundo está em constante transformação, por isso o gestor que busca adquirir o comportamento empreendedor se mantém correndo atrás das mudanças – daí a necessidade da visão inovadora.  

Essa característica requer criatividade para oferecer soluções diferenciadas, além de pensar em produtos, serviços e projetos inovadores capazes de oferecer diferenciais competitivos que, consequentemente, te darão maior diferencial. 

  • Aceite riscos 

Essa é da série “quem não arrisca, não petisca”, afinal, o mercado está sempre mudando, e os empreendedores que aceitam riscos estão melhor posicionados para se adaptar a essas mudanças. Isso pode envolver a introdução de novos produtos, a expansão para novos mercados ou a adoção de novas tecnologias. 

Aceitar riscos implica em, eventualmente, enfrentar fracassos. No entanto empreendedores bem-sucedidos veem o fracasso como uma oportunidade de aprendizado e desenvolvem resiliência para se recuperar e continuar buscando o sucesso. 

  • Tenha persistência e pensamento positivo 

Não há um empreendedor sequer no mundo dizendo que o universo dos negócios é um mar de rosas, e isso indiferentemente do porte da empresa. No todo, é necessário encarar os desafios com positividade e otimismo, já que, se você tiver que superar alguma situação complexa, será necessário recalcular a rota para entender como resolvê-la, ao invés de desistir. 

Nesse cenário, trabalhe para que sua mente drible os pensamentos negativos e conte com uma equipe confiável para te ajudar. 

  • Mantenha a mente aberta 

Pense que algumas ideias podem parecer infalíveis no papel, mas, no meio do caminho, você poderá ter que fazer alguns ajustes. 

Essa dica exige versatilidade para pensar fora da caixa e redesenhar, se necessário, planos e estratégias para alcançar os resultados almejados. 

  • Forme uma rede de contatos 

Aqui cabe o ditado “duas cabeças pensam melhor que uma”, ou muitas! O trabalho em conjunto sempre trará mais benefícios, mas é necessário, claro, estar aberto a novas ideias. 

Ouça a experiência de outros empreendedores, converse com colaboradores, amigos e familiares para fortalecer seu networking. Às vezes o fornecedor ou parceiro mais adequado está ao seu lado, mas você não descobriu porque deixou de conversar com pessoas que saberiam recomendá-los. 

  • Seja confiante 

Ser confiante e demonstrar confiança é o limite para quem quer ser um empreendedor de sucesso. Mostre confiança em tudo que fala, faz e na forma de engajar seus colaboradores. 

Isso deverá transmitir maior confiança a todo o seu time e às pessoas com quem você se relaciona. De cara, você ainda será um líder mais respeitado e inspirador. 

  • Se atualize sempre! 

Achar que sabe tudo é um erro clássico de gestores fadados ao insucesso, por isso a necessidade de manter-se atualizado sempre, sobre os mais diversos assuntos que se relacionam com o seu negócio. 

No Brasil, por exemplo, leis e tributações mudam a todo momento, cenário que requer uma gestão antenada. A própria tecnologia, que já melhora muito a performance de PMEs, se mantém em pleno movimento. Nessa perspectiva, as lideranças não podem parar de acompanhá-la. 

Mantenha-se bem preparado para o que estiver por vir. 

Cursos 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) conta com o programa Movimenta, plataforma de cursos gratuitos desenvolvida justamente para capacitar e promover o desenvolvimento econômico e a competitividade de micro e pequenos negócios. 

Por lá, você passa por formação sobre equilíbrio financeiro, crescimento planejado, oportunidades de expansão e muito mais! 

De pequenos a grandes negócios! 

Após a leitura de nossas dicas para desenvolver o comportamento empreendedor e a possibilidade de aprender com uma instituição séria como o Sebrae, entenda: você conta com mais um aliado rumo à expansão do seu negócio – a Vivo Empresas. 

Nosso trabalho é mapear cada dor do micro, pequeno e médio empresário para criar inovações acessíveis para seu crescimento sustentável, com competitividade. 

Conheça nossos planos de conectividade e de soluções digitais porque, no que depender de nós, ser uma pequena empresa será só o começo de sua história rumo a um grande negócio! 

Aproveite e confira as dicas de conteúdo que trazemos hoje: 

. Feedback de clientes: como lidar com sugestões, elogios e críticas 

. Como fidelizar seus clientes na era digital? 

. Desvendando o atacarejo: estratégias de sucesso para PMEs 

Ótima leitura! 

Foto do autor
Solicite um contato