Trabalho do futuro: conheça as tendências e veja como preparar a sua empresa

No dia do Orientador Educacional, saiba como a tecnologia ajuda pessoas na busca por profissões e como vai ser o trabalho do futuro.

30/11/2020 às 15:39

Em 2020, diversas transformações esperadas para os próximos anos acabaram ocorrendo de maneira acelerada e muito começou a se especular sobre como será o trabalho do futuro

Nesse tema, a tecnologia acaba aparecendo de maneira central, uma vez que muitas funções ainda nem foram criadas. Isso acontece porque a inovação traz sempre drásticas mudanças à maneira como são realizadas diversas atividades.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você vai ver:

  • Tendências para o trabalho do futuro;
  • Como se preparar para o trabalho do futuro;
  • Conheça uma varejista que mudou a sua estratégia quase que da noite para o dia;
  • Quais profissões estão e estarão em alta pela próxima década;
  • Como a sua empresa pode se preparar para o futuro.

Tendências para o trabalho do futuro

De acordo com a Michael Page, empresa global em recrutamento especializado, há oito características do mercado de trabalho do futuro, que são:

  1. Maior concorrência profissional;
  2. Diversos empregos ao longo da vida;
  3. Mais estudo;
  4. Escritório remoto;
  5. Mudanças de horários;
  6. Desenvolvimento tecnológico;
  7. Globalização da economia;
  8. Novas profissões.

É interessante notar que, desses oito pontos, o foco está no trabalho remoto um dos desafios que o isolamento social impôs. Segundo a companhia, não importa onde o profissional vive, uma vez que a maioria dos trabalhos pode ser realizado remotamente

Sem a necessidade de um escritório, qual seria a diferença se o candidato mais adequado para uma vaga fosse de outro estado ou até de outro país?


LEIA MAIS: Home office definitivo: prepare sua empresa para essa nova realidade


Ou seja, isso deve fazer com que o trabalhador busque projetos específicos, em vez de passar a vida toda em um mesmo emprego. Sem um local físico e possibilidades diversas de trabalho, é normal que o próximo passo seja a flexibilização do horário de trabalho. Não necessariamente será preciso trabalhar no horário comercial padrão.

Home Office é uma das principais tendências para o trabalho do futuro (Getty Images)

É por isso que, para o profissional que quer embarcar em novos projetos, o MBA e a pós-graduação deixam de ser o foco principal e cursos pontuais e de reciclagem passam a ter maior protagonismo para na qualificação do trabalhador.

Setores mais impactados, adaptação e segurança

Segundo a McKinsey, entre os setores mais propensos a poder trabalhar à distância ou no modelo híbrido sem perda de produtividade estão:

  • Finanças e seguros;
  • Gerenciamento;
  • Serviços profissionais, científicos e técnicos. 

O Gartner, por sua vez, aponta que cuidar da experiência dos funcionários passou a ser uma preocupação de 31% dos líderes de Recursos Humanos. Isso ocorre justamente por conta da tendência a exercer a profissão parcialmente no modelo remoto.

Para que tudo isso ocorra, contudo, é preciso que as empresas contem com soluções tecnológicas virtualizadas, como as ferramentas de colaboração, para integrar times remotos com mais eficiência, assim como aplicações em cloud

Adicionalmente, também é preciso dar foco à segurança de dados, de modo que seus funcionários adotem as melhores práticas de proteção. De acordo com a consultoria Forrester, em 2021, um terço dos vazamentos de dados corporativos devem acontecer em decorrência de erros dos próprios funcionários.

LEIA MAIS: Cibersegurança: saiba como blindar sua empresa

Webinar | Tendências em tecnologia proteger sua empresa_V1

Como se preparar para o trabalho do futuro

Se a maneira com a qual nos relacionamos com o trabalho está mudando, então como é possível estar preparado para essas tendências? A Microlins, maior empresa de cursos profissionalizantes do Brasil, cita alguns pontos que já servem para o dia a dia do trabalhador:

De acordo com eles, as características essenciais ao profissional que quer se preparar para o trabalho do futuro são:

  • Procurar novas maneiras de solucionar problemas;
  • Saber tomar decisões;
  • Entender como funciona a gestão de pessoas;
  • Ter inteligência emocional.

É por isso que trabalhadores criativos, que entendem os processos e têm empatia com o outro, serão fundamentais nesse processo de mudança. Por exemplo: quando algo fora da normalidade ocorre, como uma crise, de que maneira a empresa pode se reinventar para continuar lucrando, sem precisar demitir?

Case: conheça a varejista que mudou a sua estratégia quase que da noite para o dia

Com a pandemia da Covid-19, a Fast Shop, varejista de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, com 101 lojas físicas (cem delas em shoppings centers) e 70% de receita proveniente do negócio offline em 2019, precisou fazer uma virada digital para continuar atendendo o consumidor e manter o negócio funcionando.

Assim, a varejista criou uma força-tarefa para a sua estratégia de mídia, focando 100% das ativações nos canais virtuais com a ajuda de relatórios de buscas. Além disso, aproveitou o mar de funcionários de lojas e investiu na comunicação por aplicativo de mensagem, o WhatsApp.


ASSISTA AO WEBINAR: Como as soluções em nuvem podem resolver alguns dos principais problemas das empresas


Com esses dois investimentos, eles garantiram a continuidade dos negócios, e também um atendimento personalizado para o consumidor.

Quais profissões estão – e estarão – em alta pela próxima década

Pensando em profissões, especificamente para o trabalho do futuro, quando se fala no varejo o foco está na experiência do usuário. E em quão bem e quão rápido ele consegue navegar por uma página, encontrar o que quer e comprar — e no atendimento personalizado. 

Desenvolvedor de Softwares é uma das profissões que deve seguir em alta (Getty Images)

Segundo a Hotmart, plataforma que promove a intermediação da venda de produtos digitais, há uma série de profissões que estarão em alta nos próximos anos. Conheça algumas delas:

  • Desenvolvedor de softwares;
  • Especialista em experiência de usuário (UX);
  • Criadores de conteúdo digital, os ‘creators’;
  • Analista de Big Data;
  • Segurança da informação;
  • Especialista em e-commerce;
  • Desenvolvedor web;
  • Engenheiro Ambiental;
  • Walker Talker (prestador de companhia à pessoas solitárias).

O interessante dessas profissões é o foco na área da tecnologia. Assim, um engenheiro ambiental, por exemplo, precisará alinhar os parâmetros da construção com a preservação do meio ambiente, utilizando as ferramentas digitais. É por isso, inclusive, que tem sido amplamente discutida a pegada de carbono da tecnologia.


LEIA MAIS: Entenda como as tecnologias digitais aumentam a produtividade no campo 


Como sua empresa deve se preparar para o futuro

Ao apostar em tecnologias virtualizadas nos serviços de nuvem, por exemplo, é possível permitir que toda sua organização trabalhe remotamente online, acessando os dados necessários e com toda a segurança. Esse é um importante passo para garantir a autonomia do time, mesmo à distância e permite que sua empresa abra as portas para os próximos anos.


LEIA MAIS: Previsões para 2021: Forrester indica tendências em tecnologia 


Já para a manutenção, o Vivo Guru, por exemplo, é um serviço que conta com um time preparado 24 horas por dia, sete dias na semana, para tirar todas as dúvidas sobre computadores, smartphones, tablets e TVs sem você precisar sair de casa. 

Além disso, para o seu negócio, o Vivo Segurança Gerenciada oferece uma solução completa para a proteção dos dados da sua companhia contra ameaças digitais.

Conclusão

Assim, como é possível notar, o trabalho do futuro envolve muito mais que uma preocupação com quais serão as próximas profissões.

Diversos ofícios devem ser criados ou se vão se desenvolver nos próximos anos, baseados em habilidades necessárias e no desenvolvimento de novas tecnologias. E isso deve moldar totalmente o mercado de trabalho e a forma como encaramos nossa própria produção.

Além disso, a Vivo Empresas conta com soluções completas de Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, IoT e TI para que a sua companhia esteja preparada para o trabalho do futuro.

Quer saber mais sobre o assunto? Separamos estes artigos para você:

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio