A Inteligência Artificial (AI) está presente em diversos sistemas, como os comerciais, de produção e de segurança. De modo geral, a tecnologia atua nos processos, gerando resultados que se traduzem em otimização de tempo, recursos e custos.
No caso da experiência do usuário, a IA ajuda, por exemplo, com a personalização de serviços e de recomendações.
Outro ponto importante é a previsibilidade que essa inovação tecnológica oferece, desde que exista uma base de dados prévia. No comércio, isso significa saber quais produtos serão os mais vendidos, volume de estoque necessário ou quais itens devem entrar em promoção.
Para ajudá-lo a aproveitar o melhor que essa tecnologia tem a oferecer, neste artigo, você verá:
- Conheça a Inteligência Artificial
- Tecnologia teve grande evolução nos últimos anos
- Adoção da Inteligência Artificial nos negócios
- Aplicações em diferentes setores
- Tendências de AI para os próximos anos
Conheça a Inteligência Artificial
Com um conceito que surgiu na década de 1950, no primeiro momento, o termo Inteligência Artificial estava mais relacionado às máquinas conectadas. Agora, a concepção é mais direcionada: a AI é um agrupamento de diversas tecnologias que trabalham em sincronia para replicar algum aspecto da mente humana.
Atualmente existem dispositivos considerados inteligentes, mas principalmente devido à sua capacidade de conexão e coleta de dados. Ou seja, esses equipamentos funcionam com base na Internet das Coisas (IoT).
Por sua vez, a Inteligência Artificial consegue identificar padrões em grandes bases numéricas e prever resultados. Enquanto isso, um cérebro humano tem dificuldade com essa mesma tarefa.
Em suma, a AI trata de diversos elementos complexos. Por exemplo, a capacidade de coletar informações, de tomar decisões baseadas em parâmetros predeterminados ou mesmo de identificar objetos em uma imagem.
Por esse motivo, essa tecnologia é tão abrangente que é agrupada em outros subconjuntos de tecnologias. É o caso do Machine Learning. A aprendizagem de máquina é uma prática dominante em diversos mercados, pois consegue detectar padrões por meio de algoritmos matemáticos sofisticados. São recursos como esse que conseguem montar um sistema certeiro de recomendações, como os utilizados pelas plataformas de streaming.
Dados são necessários
É preciso lembrar que a Inteligência Artificial depende de informações prévias para poder construir um ponto de vista. Ou seja, quanto maior a quantidade e, principalmente, a qualidade dos dados, melhor será o desempenho dessa tecnologia.
Na prática, a AI depende de um ecossistema tecnológico. Sendo assim, a conectividade e os equipamentos IoT podem ajudar na coleta de informações em uma fazenda ou indústria, por exemplo. E, a partir da base histórica, a AI consegue realizar uma análise e definir as melhores práticas ou até prever situações.
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Tecnologia teve grande evolução nos últimos anos
Se, antes, esse tipo de tecnologia era algo para negócios privilegiados, hoje isso não é mais a realidade. A popularização de recursos, como IoT, Big Data e a computação em nuvem aproximou a Inteligência Artificial de pessoas e empresas.
Para exemplificar, os provedores de cloud disponibilizam recursos de AI na nuvem pública, para que as companhias possam usar. Dentre as técnicas estão a compreensão de fala em linguagem natural e até ferramentas de reconhecimento facial.
Em outras palavras, não é necessário investimento em hardware de última geração para adotar essa inovação.
Segundo o relatório O estado da Inteligência Artificial em 2021, da McKinsey & Company, a nuvem está sendo crucial para esse desenvolvimento. Segundo o documento, 64% das cargas de trabalho de AI de alto desempenho são executadas em nuvem pública ou híbrida.
Por fim, vale ainda ressaltar que conforme a nuvem e a conectividade se desenvolvem, a coleta e o processamento de dados também evoluirão. Enfim, esses e outros avanços tecnológicos influenciarão diretamente nas habilidades e aplicações da Inteligência Artificial nos próximos anos.
Adoção da Inteligência Artificial nos negócios
O levantamento da McKinsey, compilação da entrevista realizada com 1.843 participantes entre maio e junho de 2021, mostra um crescimento significativo na adoção da tecnologia. De fato, a maioria dos respondentes (56%) confirmou ter implementado a AI em pelo menos uma função. No ano anterior, a taxa já havia sido alta, chegando aos 50%.
A saber, os benefícios do investimento nesse recurso também vêm se tornando mais visíveis. Na pesquisa, a parcela de entrevistados que atribuiu à AI ao menos 5% do lucro antes dos juros e tributos (EBIT) no negócio subiu de 22 para 27%.
Além disso, para 79% dos respondentes, a AI ajudou a diminuir custos, seja na produção e no desenvolvimento de produtos ou ainda nas estratégias corporativas.
De modo geral, as funções de negócios em que a adoção da IA é mais comum são
- operações de serviços;
- desenvolvimento de produtos ou serviços;
- marketing e vendas.
Já dentre os principais casos de uso estão a otimização de operações de serviço, o aprimoramento de produtos com base em AI e a automação de contact center.
Aplicações em diferentes setores
A princípio, as vantagens trazidas pela Inteligência Artificial estão bastante atreladas ao setor no qual são empregadas. Enquanto em algumas instituições essa tecnologia já acompanha todo o processo produtivo, em outras ela figura especialmente no relacionamento com o cliente.
Confira a seguir algumas formas de utilizar AI em diferentes setores econômicos.
Agronegócio
No campo, a conectividade e a IoT já estão facilitando o monitoramento geral. E, com esses dados em mãos, os produtores têm maior embasamento para escolherem o melhor caminho a seguir.
Entretanto, para dar ainda um próximo passo, é possível auxiliar esse ecossistema com a adoção da AI. Com as informações captadas, bots com habilidades de AI podem ajudar a responder perguntas complexas, como
- Qual o plantio mais indicado para a época?
- Quais as melhores áreas para essa cultura?
- Qual a melhor opção para o controle de pragas na sua lavoura?
Somado a isso, com a análise inteligente, é possível diagnosticar sinais de doenças em plantações e rebanhos de forma precoce. Ou seja, os problemas são resolvidos rapidamente e, assim, os prejuízos são reduzidos – ou, ao menos, controlados.
Também cabe à Inteligência Artificial criar modelos de previsão sazonal que ajudam em importantes decisões sobre as safras e o plantio, para buscar maior eficiência no campo.
Educação
Tanto o ensino híbrido quanto as aulas remotas ganharam destaque nos últimos meses, em todos os níveis de educação. Inclusive, nos cursos superiores e de formação continuada, a educação a distância já estava em ascensão mesmo antes da pandemia.
Contudo, conforme a busca por essa aprendizagem digital cresce, é necessário entender que vai muito além de uma mudança de ambiente de aula. Como exemplo, vale ressaltar a trajetória das edtechs, startups que incorporam tecnologia à educação, que estão aprimorando o ambiente virtual de ensino.
Uma plataforma de aprendizagem online pode utilizar a AI para personalizar o espaço do aluno. Sendo assim, o estudante tem entre suas recomendações a revisão de matérias em que mostrou dificuldades e pode acompanhar sua evolução.
Somado a isso, o sistema pode usar a AI e mapear oportunidades para o usuário. Então, os melhores concursos públicos e processos seletivos podem ser indicados de acordo com seu perfil.
Indústria
O setor industrial tem muito a se beneficiar com a automação inteligente dos processos, segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG). O estudo, divulgado em novembro de 2021, focou em companhias de aço em dois principais mercados globais.
Dessa forma, foi registrado que as indústrias que conectam ativos por meio de dados e geram insights quanto ao processamento e aos insumos foram capazes de
- Reduzir os custos de entrada de matéria-prima em mais de 5%;
- Melhorar o rendimento em gargalos em mais de 6%;
- Aumentar o rendimento do produto de ponta a ponta em mais de 15%.
A AI tem esse papel de otimizar processos, por exemplo, ajustando a velocidade de processamento ou a temperatura de máquinas. Com uma base de dados robusta e análises complexas, a AI apoia a tomada de decisão para um negócio mais sustentável e rentável.
Saúde
A AI tem a capacidade de analisar e identificar padrões em grandes volumes de dados. Dessa maneira, no setor de saúde, essa tecnologia tem o potencial de otimizar processos essenciais, como o diagnóstico de uma doença ou o tipo de tratamento mais eficaz.
Além disso, a inovação é fundamental para dentro de instituições hospitalares, junto a recursos de IoT. Algumas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), por exemplo, já possuem uma central inteligente para monitorar pacientes em tempo real, evitando deslocamentos desnecessários de profissionais.
Por conta dos benefícios de rapidez e praticidade, as indústrias farmacêutica e de biotecnologia já vêm investindo em AI e em recursos de Big Data. Uma análise da Frost & Sullivan estima que a AI estará presente em todas as áreas de saúde até 2025.
Sustentabilidade
A crise climática é um desafio para os mais diversos setores da economia. Para evitar que esse problema se agrave, a preservação da mata é uma prioridade, tanto quanto o combate a focos de incêndio.
No Maranhão, no Parque Nacional Chapada das Mesas, uma tecnologia baseada em AI foca na previsão de situações como essas. Em cenários com baixíssima umidade e alta temperatura, o sistema consegue prever incêndios com seis a 12 horas de antecedência e uma taxa de 85% de acerto.
A solução, divulgada pelo Estadão em outubro de 2021, já está em prática há mais de sete anos, mas pode ser ampliada. Assim, poderia antecipar outros cenários, como deslizamentos e até focos de aumento de doenças respiratórias, indicados pela combinação de dados.
Varejo
A AI é uma poderosa aliada no varejo. Em primeiro lugar, a tecnologia possui recursos que aprimoram a experiência do consumidor, criando ambientes e recomendações personalizadas e atuando durante e pós-venda.
Esse é um dos recursos cruciais para criar uma jornada do cliente que favoreça a fidelidade, mesmo em um momento de alta competitividade digital.
Em segundo lugar, ao analisar os padrões de compra de usuários, a AI consegue atuar para evitar fraudes, reforçando a segurança em transações que destoam do padrão do usuário. Juntamente a outros protocolos de proteção, a AI ajuda a manter os dados da empresa e dos clientes seguros.
Acima de tudo, essa inovação pode trazer muito valor ao negócio devido à sua capacidade de previsão de demandas. Com base no histórico de informações das lojas e seus clientes, é possível estimar as próximas vendas, prevendo estoque necessário e oportunidades promocionais.
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O que será da AI nos próximos anos?
Em resumo, a AI otimiza e potencializa processos. Dessa maneira, ajuda não apenas as empresas a ter mais rentabilidade, mas também otimiza cargas de trabalho e resolve questões sem a necessidade de intervenção humana.
Devido às amplas vantagens da AI e do Machine Learning, estas estão entre as tecnologias de maior impacto no mundo nos próximos anos. Pelo menos, é isso que mostra o estudo internacional do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).
Ao lado de soluções de conectividade, cloud, IoT e Big Data, que compõem um ecossistema de negócio digitalizado, a AI se tornará ainda mais potente. Afinal, as melhorias em conexão, com a chegada do 5G, irão expandir massivamente o volume de dados gerados.
Além disso, o levantamento, divulgado pelo UOL em novembro de 2021, aponta a AI como guia dos processos de inovação em quase todos os setores industriais nos próximos cinco anos.
Do mesmo modo, a IDC trouxe a AI nas suas previsões para 2022. De acordo com a consultoria:
“Até 2023, 40% das 5.000 maiores empresas da América Latina usarão serviços governamentais assistidos por Inteligência Artificial ligados à nuvem para gerenciar, otimizar e proteger dados e recursos dispersos, mas 30% não atingirão o valor total devido a incompatibilidades de habilidades de TI.”
Conclusão
A Inteligência Artificial não é mais uma coisa do futuro. Ela já está presente em casas, escritórios, lojas e indústrias, sendo uma grande parceira na missão de otimização e gestão inteligente de negócios.
Porém, há muito mais para ser aproveitado dessa tecnologia. Como vimos, a AI ajuda na produtividade, na segurança e até na sustentabilidade.
Tanto é que entre os especialistas entrevistados pelo IEEE, cerca de 80% acreditam que um quarto das tarefas desempenhadas atualmente serão aprimoradas por robôs até 2026. Já em um panorama da década, essa taxa de atividades cresce para 50% ou mais.
Sobretudo, podem existir até mesmo desdobramentos que ainda não foram descobertos e que se tornarão visíveis com a chegada de outras evoluções, como o 5G.
Em conclusão, seja quais forem as oportunidades futuras, é preciso se adaptar para poder aproveitar todo o potencial da AI.
Para conhecer outras tecnologias que já foram consideradas futuristas, mas que hoje já ajudam negócios a crescer e se destacar, confira estes artigos:
- Tendências para 2022: a evolução da Internet das Coisas e como ela pode beneficiar sua empresa
- Blockchain: como funciona essa tecnologia que promete revolucionar o mercado
- Conheça o small data, alternativa para análise de dados que será tendência nos próximos anos
Até a próxima!