Live commerce: entenda as vantagens e como usar a estratégia

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Em 2020, a pandemia de covid-19 levou o e-commerce a um crescimento sem precedentes e incluiu, também, o surgimento de novas tendências no setor. Entre elas, o live commerce que, junto ao social commerce, tornou-se uma aposta forte para as empresas.

Como o nome indica, essa modalidade consiste no uso de plataformas digitais para promover ou vender produtos e serviços em tempo real. Diferentemente da tradicional venda de itens pela TV, esse formato é online.

Com isso, permite uma comunicação realmente interativa, em que o cliente sai de uma posição passiva de consumo de conteúdo. Dessa maneira, os consumidores podem adquirir itens de forma praticamente instantânea, o que facilita todo o processo de compra.

Neste artigo, serão abordados os seguintes assuntos:

  • O que é live commerce;
  • Como funciona;
  • Quais as vantagens de investir;
  • Expectativas para o Brasil;
  • Como fazer uma transmissão com qualidade;
  • Tendências em live commerce.
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O que é live commerce

Em linhas gerais, live commerce é uma combinação entre um streaming ao vivo e uma sessão de compras online. O formato, também chamado de shopstreaming e livestream shopping, na verdade, atrai o público justamente por reunir diversas experiências em uma. 

Afinal, os consumidores são conquistados pelo entretenimento e dinamismo de participarem de uma transmissão ao vivo, muitas vezes com influenciadores famosos. Eles também podem comentar em tempo real o que estão assistindo e, se desejarem, comprar naquele mesmo momento os produtos que mais gostaram.

De acordo com relatório da Market Research Future, de agosto de 2020, o mercado de livestream valerá mais de US$ 534,37 bilhões até 2030, crescendo em média 29,3% ao ano.

Live commerce se destaca pela conveniência

Apostar no formato de streaming para realizar vendas é uma estratégia que se mostra certeira entre as empresas. De acordo com dados do Statista de 2021, aproximadamente 84% dos consumidores de live commerce em plataformas de mídias sociais sentiram que o canal proporciona a oportunidade de comprar coleções limitadas e edições especiais.

Além disso, 80% dos respondentes destacaram a conveniência de fazer a compra durante os eventos de transmissão pela internet. Em paralelo a isso, 70% das pessoas preferem o livestream em comparação com outros tipos de venda em redes sociais.

Nesse contexto, a digitalização das empresas se mostra cada vez mais importante para que as tendências possam ser aproveitadas, a depender do setor do negócio.

China foi pioneira no formato

Na China, o live commerce transformou a indústria do varejo e se estabeleceu como um canal de vendas de destaque em menos de 5 anos. Segundo uma análise da McKinsey, de julho de 2021, o formato reserva um enorme potencial para marcas e plataformas de e-commerce

De acordo com a consultoria, se a experiência chinesa puder servir de exemplo, acredita-se que as vendas iniciadas por esse meio serão responsáveis por 10% a 20% de todo o e-commerce em 2026.

Como funciona

Uma versão atualizada de propagandas de TV aberta usada por empresas de vendas de produtos, o live commerce funciona como um evento virtual ao vivo. Pode ser usado para lançar mercadorias, explicar a utilização de determinado item ou apenas apresentá-lo para o público, por exemplo.

Um dos seus principais objetivos é aproximar o consumidor do produto ou serviço vendido por meio da criação de uma experiência intimista e interativa. Afinal, os clientes podem comentar durante a transmissão para elogiar, criticar, tirar dúvidas ou pedir mais informações para, em seguida, fazerem sua compra de maneira quase instantânea.

Por mais que o live commerce tenha similaridades com as vendas na TV, a estratégia foi adaptada para o público atual e, também, de acordo com as tecnologias disponíveis no momento. Dessa forma, utiliza serviços de streaming e redes sociais.

Para comercializar os produtos, entram em cena artistas e influenciadores que tenham relevância no setor do negócio. Em pequenas empresas, é a própria equipe interna que apresenta os itens e faz a demonstração.

Tipos de live commerce

A facilidade para o cliente efetuar uma compra é um destaque do formato. Se, nos antigos comerciais de TV, era preciso ligar para um número de telefone, no live commerce, é possível fazer a transação diretamente da tela do smartphone.

A conveniência na aquisição é um aspecto em comum. No entanto, há tipos diferentes, como eventos de lançamento de mercadorias, lives com influenciadores e tutoriais para explicar o uso de um item.

Lançamento de produtos

Muito presente no setor de moda, o uso de live commerces para o lançamento de produtos é uma forma de criar valor. O método estimula a compra por impulso ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência exclusiva para os usuários. 

Live com influenciadores

Uma das estratégias mais usadas pelas empresas em relação ao shopstreaming é apostar em influenciadores relevantes no mercado ou no segmento em que atuam. Entre as vantagens dessa abordagem, destaca-se a possibilidade de atrair os seguidores das celebridades digitais; afinal, com um público engajado, as chances de conversão costumam ser maiores. 

Tutoriais

Hoje, as plataformas de vídeo (como TikTok, YouTube e o próprio reels do Instagram) têm ganhado cada vez mais adeptos com este tipo de conteúdo. É possível, também, aplicar os tutoriais no live commerce. Ao apresentar produtos, é possível ensinar como usá-los, mostrar as aplicações.

A possibilidade de destrinchar para os clientes novas formas de utilização de um item ou, então, tirar dúvidas comuns sobre eles está entre as vantagens dessa estratégia.

Vantagens de investir em live commerce

Investir em live commerce traz benefícios para organizações dos mais diversos segmentos. Entre as vantagens, destacam-se a aceleração da conversão, o aumento da interatividade com o cliente e o impulsionamento do apelo do negócio, diferenciando-o das demais.

Conversão acelerada

Por ser um formato divertido e imersivo, faz com que os usuários assistam ao vídeo por mais tempo. A estratégia também é uma forma de mapear a jornada do consumidor desde a etapa da conscientização até a compra. 

Empresas podem usar, por exemplo, táticas que limitam o tempo para adquirir determinado produto ou serviço, como cupons de curta validade. Dessa forma, cria-se um senso de urgência que estimula os clientes a participarem de outros eventos para terem acesso a descontos exclusivos.

Maior interatividade

Outro benefício é aumentar a interatividade com os consumidores. Como as pessoas que estão assistindo à transmissão ao vivo podem comentar e reagir em tempo real, essa é uma oportunidade de avaliar o nível de engajamento e ter insights sobre o que público acha da companhia e/ou do item que está sendo apresentado.

Diferenciação

Quando bem-feita, essa abordagem tem o potencial de expandir o apelo da marca, diferenciá-la das concorrentes e, ainda, gerar tráfego adicional ao site. Isso porque investir em live commerce pode fortalecer a imagem do negócio perante seus clientes, além de atrair outros em potencial. 

Apostar na estratégia pode ser especialmente relevante para empresas que querem atingir leads mais novos, que, em geral, são atraídos por formatos inovadores e experiências diferenciadas.

Cenário no Brasil

O live commerce vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil. Segundo o estudo Usage of live commerce in Brazil 2021, do Statista, 8 entre 10 consumidores no País usaram novos canais digitais de venda no ano da pesquisa, como WhatsApp e mídias sociais. 

Além disso, 10% dos respondentes participaram de uma sessão de live commerce no passado e metade afirmou ter comprado um produto na ocasião. Quando perguntados se compareceriam a outro evento do tipo no futuro, 88% dos entrevistados disseram que sim. 

Além disso, a categoria de roupas e acessórios é apontada pelo estudo como a mais desejada em termos de transmissão online no País.

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Como fazer uma transmissão de sucesso

O live commerce está em expansão, principalmente porque as pessoas buscam experiências inovadoras conjugadas com conveniência. No entanto, para usar a estratégia a favor da empresa, é essencial ter atenção a certos pontos para fazer um stream com qualidade, aliada aos objetivos comerciais.

Definir o público-alvo

O primeiro passo para aderir com sucesso à tendência é definir e conhecer o público que deseja atingir. Entre as perguntas que precisam ser feitas, estão o tipo de conteúdo que esse grupo quer consumir, quais são seus gostos e o que desejam comprar. É indicado, ainda, mapear os influenciadores que são considerados relevantes por eles. 

Escolher a plataforma com sabedoria

Há várias plataformas disponíveis no mercado, por isso, é muito importante identificar as opções e seguir com as mais adequadas às necessidades da empresa. Apostar em alternativas oferecidas por gigantes das mídias sociais também é um caminho.

Conforme a pesquisa Most popular live commerce platforms in Brazil 2022, do Statista, o principal portal usado pelos brasileiros para assistir a live commerces foi o Instagram. De acordo com o estudo, 70% dos respondentes afirmaram que usam essa rede social para consumir este tipo de conteúdo. Em segundo lugar, ficou o YouTube, com 55% dos usuários.

Investir em equipamentos de qualidade

Para não ter chance de a transmissão cair ou da câmera não ter qualidade para mostrar os detalhes dos produtos, é importante cuidar dos detalhes. Nesse sentido, é essencial garantir toda a infraestrutura necessária. 

Caso não tenha o que é preciso, um passo relevante para a empresa pode ser investir no aluguel de equipamentos. Ao definir uma estratégia de apresentação, é possível adquirir bons notebooks e smartphones, uma vez que são fatores inegociáveis para fazer um live commerce de sucesso.

Atenção à conectividade

É impossível falar dessa abordagem sem mencionar soluções de conectividade. Afinal, ter uma internet estável, rápida e que permita que a transmissão ao vivo ocorra sem falhas é indispensável.

Para isso, é possível contar com o Vivo Fibra, uma conexão de ultravelocidade para empresas. Nos combos com serviços digitais, por exemplo, são disponibilizadas internet fixa e vantagens como e-mail profissional, o que reforça a reputação e a confiabilidade da marca no relacionamento com os clientes.

Criar ofertas e experiências exclusivas

Um dos fatores que levam os consumidores a participarem de eventos é ter acesso a promoções e experiências exclusivas. Nesse sentido, é importante caprichar nas ofertas que serão divulgadas e garantir que os itens estejam de fato em estoque para arcar com a demanda pelos produtos trabalhados. 

Tendências em live commerce

Investir nesse formato é uma ação que não pode faltar no planejamento dos varejistas dos mais diversos segmentos. Além de acompanhar os números da estratégia, é essencial ter atenção quanto a algumas tendências. 

Entre elas, pode-se apostar em modalidades de perguntas e respostas para tirar dúvidas dos clientes ou mesmo no livestream multicanal. E, por exemplo, depois da apresentação, o vídeo também pode ser disponibilizado no site da companhia.

Para usar o live commerce a favor dos negócios, conte com as soluções da Vivo Empresas. Com produtos sob medida para cada necessidade, é a parceira ideal para preparar sua marca para fazer transmissões ao vivo e converter conteúdo em vendas.

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